Pesquisa personalizada

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ministro quer atrasar amistoso por caso Battisti

Após ter fracassado a idéia de cancelar o amistoso entre Brasil e Itália como forma de protesto contra a decisão do governo brasileiro de dar refúgio político a Cesare Battisti, o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, pediu nesta sexta-feira que os jogadores de seu país atrasem em cinco minutos sua entrada em campo. A informação é da Agência Ansa.

Desde que foi concedido o status de refugiado político a Battisti, no último dia 13, políticos italianos criticam o Brasil e pedem a extradição do ex-militante, condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos ocorridos no fim da década de 1970.

Battisti, 54 anos, é o pivô de uma grave crise diplomática entre Brasil e Itália que está prestes a completar um mês. Dentre as inúmeras manifestações de protesto promovidas contra a decisão do governo brasileiro, lideranças políticas italianas chegaram a pedir o cancelamento do amistoso da próxima terça-feira.

O caso tramita agora no Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá decidir se o italiano será extraditado ou se permanecerá no Brasil, neste caso sob o status de refugiado político.

"Eu apoiei o pedido de suspensão do amistoso entre Itália e Brasil para mostrar a milhões de pessoas que o problema existe e que não esquecemos dele", lembrou La Russa, em uma entrevista coletiva concedida em Munique, na Alemanha, onde participa da 45ª Conferência Mundial sobre Segurança.

Para o ministro, o atraso de cinco minutos no início da partida, que ocorre em Londres na próxima terça-feira, fará com que os canais de televisão de todo o mundo que transmitirão o jogo ao vivo tenham de explicar o motivo do gesto dos italianos.

Ele disse que discutirá a idéia com o presidente do canal italiano RAI, que transmitirá o jogo. La Russa afirmou também ter conversado com o presidente da Federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abete, sobre a possibilidade de os jogadores italianos iniciarem a partida com um sinal de luto no braço, mas o cartola negou o pedido.




http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=170166

Ford paralisa produção e dá férias coletivas a 800 trabalhadores

Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC

Depois da Mercedes-Benz, agora é a vez da Ford Caminhões anunciar férias coletivas para todos os seus 800 trabalhadores da linha de produção, em São Bernardo. A parada da produção será entre os dias 19 de fevereiro e 16 de março. A empresa alegou a necessidade de ajustar a produção para se adequar ao mercado.

A Ford que conta com 3.200 funcionários - somando as plantas de caminhões e automóveis - vai dar quatro dias deste período como banco de horas e compensação.

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que as férias coletivas, normais, banco de horas, licença remunerada, redução de jornada são mecanismos de preservação de emprego. Tudo está previsto em lei e acordos coletivos e negociados entre o sindicato e empresas da sua base, sempre com o objetivo de evitar demissões e prejuízo ao trabalhador.

A diretoria da entidade defende ainda que todos esses mecanismos de negociação têm de ser utilizados e esgotados antes de qualquer outra alternativa.

No mês de janeiro, a Ford emplacou 1.238 caminhões, atrás da Mercedes-Benz que emplacou cerca de 1.894 unidades, enquanto a Volkswagen emplacou 1.846. Com números mais distantes, a Volvo é a quarta a vender mais caminhões, com 473 e a Scania a quinta, com 424 unidades emplacadas. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Desde o início do ano o segmento de caminhões sofreu uma queda nas vendas de 24,45% em relação ao mês de dezembro de 2008, como reflexo direto da crise financeira. Ao todo, 6.389 caminhões foram emplacados em janeiro de 2009, contra 8 457 do último mês do ano passado.

MERCEDES-BENZ - Na quinta-feira a montadora alemã anunciou férias coletivas para seus 7 mil funcionários entre os dias 23 deste mês a 4 de março, também alegando a necessidade de readequar à demanda do mercado que ainda não reagiu no início deste ano. Em nota, o sindicato ainda afirmou que a Mercedes abonaria dois dias do Carnaval.





http://economia.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=3&id=5726737&titulo=Ford+paralisa+producao+e+da+ferias+coletivas+a+800+trabalhadores

Brasil construirá quatro usinas nucleares

O Ministério de Minas e Energia do Brasil anunciou ontem(6), que está mantendo o plano da construção de quatro usinas nucleares.

Segundo o plano, serão duas usinas nucleares no Nordeste e duas no Sudeste brasileiro. Até o momento, apenas o Estado da Bahia se candidatou para receber uma das instalações nucleares.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse não esperar que a crise global afeta os investimentos do setor energético brasileiro. Para o ministro, é preciso recuperar a confiança dos empreendedores e do sistema financeiro em geral para se manter os investimentos.




http://portuguese.cri.cn/101/2009/02/07/1s102852.htm

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Toyota prevê as primeiras perdas anuais de sua história

TÓQUIO, 6 Fev 2009 (AFP) - A principal montadora de automóveis do mundo, a japonesa Toyota, anunciou nesta sexta-feira que prevê perdas operacionais de 4,9 bilhões de dólares este ano, as primeiras de sua história e motivadas por uma crise econômica que provocou uma queda espetacular das vendas.

O prejuízo operacional atingirá neste ano fiscal, que vai até março de 2009, 450 bilhões de ienes (4,9 bilhões de dólares) e as perdas líquidas serão de cerca de 350 bilhões de ienes (3,8 bilhões de dólares), informou a empresa em um comunicado.

Apesar dessas previsões, a Toyota assegurou que, por enquanto, não planeja fechar fábricas ou cortar mais postos de trabalho, ao contrário de outras grandes empresas japonesas atingidas pela crise econômica mundial.

Em suas últimas previsões, divulgadas em dezembro, a Toyota havia previsto um lucro líquido de 50 bilhões de ienes (540 milhões de dólares) e um prejuízo operacional de 150 bilhões de ienes (1,64 bilhão de dólares).

Esta será a primeira vez que a Toyota, que recentemente se tornou a número um do mundo, registra perdas anuais em mais de 70 anos de história.

No trimestre que vai de outubro a dezembro, a montadora japonesa sofreu uma perda líquida de 164,7 bilhões de ienes (1,8 bilhão de dólares) contra um lucro líquido de 458,6 bilhões de ienes (5,04 bilhões de dólares) no mesmo trimestre de 2007-2008.

"Esses resultados negativos são em grande medida devidos a uma queda no volume de vendas de veículos causada pelas condições de mercado difíceis, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, e à rápida valorização do iene frente ao dólar americano e ao euro", comentou o vice-presidente executivo da Toyota, Mitsuo Kinoshita.

A gigante japonesa vendeu 1,84 milhão de veículos no último trimestre, ou seja, cerca de 443.000 unidades a menos que no mesmo período do ano anterior.

As previsões de vendas também caíram para o conjunto do ano fiscal em 220.000, para até 7,32 milhões de carros.

A Toyota superou a General Motors em 2008 no posto de maior montadora mundial, porque as vendas da gigante americana caíram mais rapidamente que as da japonesa.

A empresa nipônica já decidiu reduzir sua produção e cortar 3.000 empregos temporários no Japão. Seu objetivo é reduzir em 10% seus custos fixos.

Apesar de se encontrar em uma posição menos arriscada do que as suas rivais americanas, os analistas consideram que a Toyota está muito vulnerável a atual queda das vendas.

"Tempos muito duros esperam as montadoras japonesas", considerou Yasuaki Iwamoto, analista da Okasan Securities, prevendo que "pelo menos alguns anos" terão que passar para que se recuperem do que está ocorrendo.





http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL989826-9356,00-TOYOTA+PREVE+AS+PRIMEIRAS+PERDAS+ANUAIS+DE+SUA+HISTORIA.html

Mercedes dá férias a 7 mmil funcionários da produção em São Bernardo

SÃO PAULO - A Mercedes-Benz dará férias coletivas a todos os funcionários do setor produtivo da planta de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A informação foi confirmada hoje pela assessoria da montadora. Ao todo, segundo a assessoria, são 7 mil trabalhadores afetados pela medida. A produção da fábrica será interrompida de 23 de fevereiro até 4 de março. A assessoria explicou que iniciativa visa adequar a produção à demanda por veículos.

A planta de São Bernardo do Campo tem ao todo 12 mil funcionários e é focada na produção de caminhões e chassis para ônibus.

Segundo a pesquisa da Fenabrave, divulgada no dia 4 deste mês, a venda de veículos subiu 1,53% em janeiro. No entanto, a de ônibus e caminhão caiu 26,7% em relação à dezembro .

Esta é a segunda vez desde o fim do ano passado que a Mercedes dá um período de descanso para os operários desta fábrica. Em 15 de dezembro, a montadora já havia anunciado férias coletivas, que duraram até 4 de janeiro.

A crise já afeta outras fábricas no país. Em janeiro, a General Motors decidiu demitir 744 funcionários da unidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo . Em seguida, anunciou que cerca de 400 trabalhadores ficarão em casa entre os dias 9 de fevereiro e 1º de março .

Em novembro, a Ford anunciou a antecipação das férias coletivas dos 8.800 funcionários de sua fábrica em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, para o dia 10 de dezembro .




http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/02/06/mercedes-da-ferias-7-mmil-funcionarios-da-producao-em-sao-bernardo-754294653.asp

Ex-refém das Farc diz que pensou em suicídio no cativeiro

Bogotá, 6 fev (EFE).- O ex-deputado colombiano Sigifredo López, libertado na quinta-feira pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) após quase sete anos em cativeiro, admitiu hoje que em alguns momentos pensou em se suicidar.

"Pensei no suicídio como uma opção, mas desisti depois de pensar em minha família", disse López à "Rádio Caracol".

"Não fiquei louco nestes anos de cativeiro (...) porque Deus estava comigo e por causa da força do amor", disse López, advogado de 45 anos.

O ex-deputado afirmou ainda que desistiu da ideia do suicídio depois de ouvir as mensagens nas emissoras de rádio de sua família.

"Ouvia minha mamãe, de 72 anos, que tem diabetes, e minha esposa me dizendo o quanto me amavam e esperavam por mim, e meus filhos, que sempre me lembravam o quanto precisavam de mim", disse. EFE





http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL990106-5602,00-EXREFEM+DAS+FARC+DIZ+QUE+PENSOU+EM+SUICIDIO+NO+CATIVEIRO.html

COBERTURA DO CONGRESSO

Por Alberto Dines em 6/2/2009
Comentário para o programa radiofônico do OI, 6/2/2009

O deputado-corregedor da Câmara Federal está encalacrado: corre o risco de perder o cargo de vice-presidente, perder a legenda e até de perder o mandato recém-iniciado.

Edmar Moreira, do DEM-MG, imaginou que nossa imprensa continua adormecida ou entretida com assuntos mais apaixonantes do que a cobertura do Legislativo. Arrogante e mal informado, Edmar Moreira achou que jamais seria cobrado pelo que dissesse. Não vacilou em afirmar que a função de corregedor deveria ser extinta, que a Câmara não tem poder de polícia e não pode punir transgressões de parlamentares. Ao explicar que os deputados são boa gente, admitiu que têm um único vício, o "vício da amizade".

Caso exemplar

Os jornalistas que cobrem o Congresso perceberam que havia um novo Severino Cavalcanti na Mesa Diretora da Câmara: registraram a estapafúrdia declaração e, na quinta-feira (5/2), O Globo revelou na primeira página a extensão do vício da amizade do deputado Edmar Moreira: um enorme castelo compartilhado com o filho, Leonardo Moreira, deputado estadual, avaliado em 25 milhões de reais mas declarado à Justiça eleitoral pelo valor de 17.500 reais.

Em 18 anos, o deputado só apresentou 14 projetos, menos de um por ano, dois deles favorecendo a privatização dos serviços de segurança em presídios, o que ampliaria substancialmente os seus negócios nesta área.

O caso é exemplar: surgiu no início de uma nova sessão legislativa, no momento em que o Congresso tem as piores avaliações e a escolha dos presidentes das duas casas foi recebida com desagrado.

Nossa imprensa anda desatenta, desnorteada, mas ao revoltar-se contra o "vício da amizade" talvez reencontre a vocação esquecida.




http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=523IMQ010&codsit=51&codparext=2054

DEM recomenda que corregedor da Câmara renuncie ao cargo

BRASÍLIA - O DEM divulgou nota ontem recomendando a renúncia do deputado Edmar Moreira (DEM-MG) da 2ª Vice-Presidência da Mesa Diretora, que acumula as funções da Corregedoria da Casa. Na nota, o presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), argumenta que o DEM decidiu pedir a renúncia depois da recomendação de Edmar Moreira de retirar da Câmara a prerrogativa de julgar deputados, e das contradições em sua declaração de bens.

O Democratas, segundo a nota, " considera que quaisquer decisões, mesmo que corretas, tomadas pelo deputado no exercício das suas funções serão sempre eivadas de suspeição, com evidentes prejuízos para a imagem do Poder Legislativo " .

O deputado não foi localizado pela reportagem para comentar a decisão do DEM, mas, em entrevista coletiva hoje, afirmou que não há motivo para renúncia, já que ele não foi condenado por nenhum crime. Sobre sua atuação no cargo, ele afirmou que se considera " tranquilo " para analisar qualquer processo que chegue à Corregedoria. " Eu acho que toda denúncia que chegar à Casa, seja de que natureza for, tem que ser analisada e levada em consideração às últimas consequências. "

Na entrevista coletiva, Edmar Moreira negou as notícias de que tenha omitido à Justiça Eleitoral a propriedade de um castelo, no interior de Minas Gerais, avaliado entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões. Segundo o deputado, o castelo e todos os seus outros imóveis foram transferidos para os filhos, Julio e Leonardo, em dezembro de 1993.

O deputado ainda abordou, na entrevista, o processo contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) por apropriação indébita previdenciária. Edmar Moreira declarou que ainda não foi ouvido pela Justiça, mas garantiu que o débito com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já foi pago.

Sobre a sugestão de que os deputados passem a ser julgados pelo Judiciário, ele esclareceu que, ao sugerir o debate sobre o tema, não pensou em acabar com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Ele criticou, no entanto, o fato de os processos serem julgados por voto fechado no Plenário da Câmara (o julgamento prévio no Conselho de Ética é por voto aberto).

A nota ainda informa que o DEM vai encaminhar as denúncias, divulgadas pela imprensa, à comissão de ética do partido, para que seja concedido o direito de defesa " conforme os ritos estabelecidos estatutariamente " , antes da decisão final.

Edmar Moreira foi eleito para o cargo na última segunda-feira como candidato avulso. Ele concorreu com o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA), que tinha o apoio do partido.





http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/02/06/dem-recomenda-que-corregedor-da-camara-renuncie-ao-cargo-754294132.asp

Gotas Bíblicas

Pr. Olavo Feijó

Jeremias 32:27 - Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?

No mesmo contexto em que o Senhor se refere à idolatria dos babilônios e o significado deles para a história dos israelitas, Ele revela a Jeremias sua soberania universal: "Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade" (Jeremias 32:27).

Por causa de uma miopia espiritual, muito própria de nós humanos, temos a tentação de achar que o Senhor, seguido por nós e por nossa tribo, é uma espécie de propriedade nossa. Porque nós O adoramos, concluímos que Ele tem responsabilidades exclusivas conosco, providenciando nosso bem-estar diário. Quanto aos "incrédulos", isto é, aqueles que não são membros de nossas igrejas ou de nossas tradições teológicas... bem, com relação a eles, a providência divina não tem obrigação de se importar.

A universalidade da soberania do Senhor ficou bem clara, nos ensinos de Jesus e Paulo, no Novo Testamento. Um estudo cuidadoso do Antigo Testamento, porém, já revela a preocupação ultra-nacional do Senhor. Na Sua palavra a Jeremias, o ensino do Senhor é super claro, apresentando-se como o "Deus de toda a humanidade". Muitos cristãos têm dificuldade em conciliar o cuidado cósmico revelado pelo Senhor com os exclusivismos de suas doutrinas denominacionais. É a triste confusão entre nossas "igrejinhas" e a abrangência da igreja espiritual universal. Em João 3:16 o ensino é evidente: o Senhor ama o mundo.




https://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&nsr=1&zx=jrujrhctrysz&shva=1#inbox/11f4a1ce91889757

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Em artigo, Obama enfatiza importância de aprovação do pacote

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu nesta quinta-feira, 5, que a demora para se aprovar um pacote de recuperação econômica poderia levar o país a uma recessão duradoura que pode ser irreversível. O artigo publicado por Obama no jornal The Washington Post foi mais um pedido para que o Congresso aja rápido para conter a crise.



Veja também:

especialDe olho nos sintomas da crise econômica

especialDicionário da crise

especialLições de 29

especialComo o mundo reage à crise



O presidente argumenta que, a cada dia de demora para se aprovar o pacote, mais norte-americanos perdem seus empregos, suas economias e também as residências. A mensagem é divulgada enquanto os líderes congressistas lutam para controlar o grande pacote de estímulo, que tem crescido a cada dia no Senado. O acréscimo de uma nova renúncia fiscal para pessoas que compraram casas na quarta-feira levou o pacote a passar dos US$ 900 bilhões.



Os líderes democratas no Senado gostariam de passar o texto até a sexta-feira, no máximo. Porém a tendência é que haja uma série de reduções de gasto no projeto, para convencer congressistas do centro democratas e republicanos.



Obama delineou um cenário sombrio, caso os parlamentares não ajam. "Essa recessão pode se estender por anos. Nossa economia perderá cinco milhões de empregos. O desemprego se aproximará dos dois dígitos. Nossa nação se afundará mais na crise até que, em algum momento, nós podemos não ser capazes de reverter", escreveu Obama, no texto intitulado "A ação de que os norte-americanos precisam".



O presidente rejeitou o argumento segundo o qual mais cortes de impostos são necessários no plano e que medidas fragmentadas seriam suficientes. "Eu rejeito essas teorias, e também o povo norte-americano quando foi às urnas em novembro e voltou claramente por mudança."



A Câmara dos Representantes aprovou sua versão do pacote na semana passada. As discussões no Senado ocorrem em meio ao anúncio de que o número de pedidos de seguro-desemprego nos EUA

chegou a 626 mil na última semana do mês passado. O número é o maior registrado na série em 26 anos, segundo o Departamento de Trabalho.






http://www.estadao.com.br/noticias/economia,em-artigo-obama-enfatiza-importancia-de-aprovacao-do-pacote,318872,0.htm

Piratas mantêm cargueiro ucraniano, segundo organizações quenianas

Nairóbi, 5 fev (EFE).- Piratas somalis ainda mantêm retido o navio cargueiro ucraniano "Faina", sequestrado há quatro meses, mas alguns seqüestradores começaram a deixar o navio, informaram hoje à Agência Efe o Programa de Assistência aos Marinheiros (PAM) e a ONG Ecoterra, ambos com sede no Quênia.

As duas organizações afirmam que os piratas receberam um resgate da companhia proprietária do navio e que, após a divisão, alguns deixaram a embarcação, mas outros ainda continuam a bordo.

Andrew Mwangura, diretor do PAM, com sede no porto queniano de Mombaça, disse à Efe que "os piratas estão abandonando o 'Faina' pouco a pouco, em pequenos grupos", mas alguns "ainda permanecem a bordo", apesar da Presidência ucraniana ter anunciado hoje que o navio já tinha sido liberado.

A porta-voz da Presidência ucraniana, Irina Vannikova, disse que o "Faina" foi libertado ontem, "como resultado de uma complicada operação realizada pelos corpos de inteligência da Ucrânia em cooperação com serviços secretos estrangeiros", e que se dirigia ao porto queniano de Mombaça, escoltado por uma embarcação da Marinha dos Estados Unidos.

Ontem, o Governo ucraniano já havia anunciado a iminente libertação do "Faina" e a agência digital "Unian" estimou em US$ 3,2 milhões o resgate que a empresa do navio pagou aos piratas.

No entanto, a Ecoterra afirma que a libertação "ainda não é definitiva", pois alguns piratas permanecem a bordo, e indica que "a informação que circula são bons desejos", em referência às declarações da Presidência ucraniana. EFE

pa/an

|K:ECO:ECONOMIA,AREAS-EMPRESAS,TRANSPORTES TRI:JUSTICA-POLICIAIS,POLICIAIS|


|Q:ECO:pt-BR:04015003:Economia, negócios e finanças:Transporte:Transporte rodoviário JEI:pt-BR:02001007:Justiça:Crimes:Seqüestro|





http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL988347-5602,00-PIRATAS+MANTEM+CARGUEIRO+UCRANIANO+SEGUNDO+ORGANIZACOES+QUENIANAS.html

Câmara suspende sessão por causa de morte de Adão Pretto

l
A sessão desta quinta-feira, 5, na Câmara foi suspensa em razão da morte do deputado Adão Pretto (PT-RS). Ele morreu nesta manhã, às 7h50, aos 63 anos, devido a complicações de uma pancreatite. O parlamentar estava no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde havia sido submetido a uma cirurgia para retirada do pâncreas.

É tradição, tanto na Câmara quanto no Senado, que nos casos de falecimento de parlamentares, as sessões sejam suspensas.

Nesta quinta, seria analisada a MP 446/08, das Filantrópicas, que fica agora para ser discutida na próxima semana. A medida renova automaticamente concessões de entidades filantrópicas pendentes no Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas). O velório do corpo do parlamentar será realizado a partir das 9h30 na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.





http://www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=1067153

Deputado diz que castelo não foi declarado por estar no nome do filho

Castelo em Minas Gerais vale mais de R$ 20 milhões.
Edmar Moreira foi eleito corregedor da Câmara.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília




Ampliar Foto Foto: Leonardo Costa/D.A Press/Agência O Globo Foto: Leonardo Costa/D.A Press/Agência O Globo
O castelo do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), novo corregedor da Câmara, avaliado em mais de R$ 20 milhões. (Foto: Leonardo Costa/D.A Press/Agência O Globo)

O deputado Edmar Moreira (DEM-MG), eleito nesta semana para o cargo de segundo vice-presidente e corregedor da Câmara, afirmou nesta quinta-feira (5) que o castelo em São João do Nepomuceno (MG) está registrado em nome de um de seus filhos, Leonardo Moreira. Ele confirmou que construiu o empreendimento na década de 80, mas disse ter colocado o imóvel no nome do filho em 1993.

Ele foi acusado de ter ocultado o bem de sua declaração de bens entregue à justiça nas últimas eleições. O deputado disse que a construção do castelo começou em 1982 e foi concluída em 1990. A intenção, segundo Moreira, era explorar mais o turismo da região. Ele avaliou que o castelo vale entre R$ 20 e R$ 25 milhões.
saiba mais

*
Líder do DEM defende punição para novo corregedor da Câmara
*
Novo corregedor da Câmara não quer julgar colegas
*
Conheça a nova composição da Mesa Diretora da Câmara



Moreira foi questionado ainda sobre reportagem da "Folha de São Paulo" que relata uma ação contra a sua empresa da área de segurança em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de ter dívidas com o INSS no valor de até R$ 1 milhão. Segundo a denúncia, a empresa recolhia a contribuição previdenciária dos trabalhadores, mas não encaminhava ao INSS. Moreira afirma que já enviou à justiça comprovantes do pagamento da suposta dívida.

O corregedor diz não ver motivo para deixar a função. “Estou sendo condenado porque tribunal?”, questionou. Ele considerou como “justo” um eventual processo para investigá-lo na Casa, mas disse não desejar que isto aconteça. Disse também não ver problemas em dar explicações à Executiva do partido, como defendeu o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO). O corregedor, no entanto, não apresentou nenhum documento para comprovar suas afirmações.

Ele voltou a defender sua posição de que a Câmara não pode julgar colegas por quebra de decoro. Segundo ele, caberia à Casa apenas dar a admissibilidade de processos e encaminhá-los à Justiça. “Não temos a fórmula ainda. O que precisamos é evitar que, amanhã, por exemplo, um colega tenha mandato cassado e depois, quando isso for à justiça, ele seja absolvido. Então, o erro é irreparável e absolutamente irreversível”.



Punição



O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), defendeu nesta quinta uma punição dentro do partido para o deputado Edmar Moreira. Caiado lembra que o candidato do partido para a função era Vic Pires Franco (PA), que foi derrotado por Moreira em plenário. O líder afirma que o DEM não concorda com as posições do corregedor relativo ao julgamento dos colegas. Ele afirmou que a Executiva do partido irá se pronunciar sobre o caso.



“Não pode o DEM responder por um candidato eleito contra o indicado do partido. Mas o DEM sabe que terá de tomar uma atitude porque ele (Moreira) está filiado ao partido”, disse o líder do partido.




http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL988281-5601,00-DEPUTADO+DIZ+QUE+CASTELO+NAO+FOI+DECLARADO+POR+ESTAR+NO+NOME+DO+FILHO.html

Palavra Que Transforma

Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 3:18 - Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,

Paulo asseverava constantemente sobre a realidade sempre presente, de que falsos mestres, infiltrados na Igreja, poderiam transtorná-la a ponto de desviar os irmãos da genuína fé em Cristo. Quando lemos neste verso a expressão "inimigos da cruz de Cristo", pensamos imediatamente em opositores do evangelho, ateus e de outras expressões religiosas. Não eram desses que Paulo falava.

Os inimigos da cruz de Cristo são todos aqueles que, renunciando a salvação pela fé em Cristo apenas, tentam infiltrar, nas comunidades, diversos outros tipos de meios de redenção. Você já ouviu algo assim alguma vez: "não basta apenas crer em Cristo, você tem que participar de um retiro onde a unção vai ser ministrada em sua vida". Ou talvez: "olha, crer em Jesus é só o primeiro passo, agora você terá que quebrar todas as maldições da sua vida". Ou ainda, o pior: "Não basta crer no Senhor Jesus, você deve fazer parte de nossa igreja para ser salvo, pois esta é a verdadeira graça de Deus". Misericórdia!

Todos que interpretam que a morte de Cristo não é suficiente nossa redenção, se fazem inimigos da Sua cruz. O fim destes é a perdição! Se você tem vivido dentro de ambientes assim, reflita sobre suas mensagens e sua tradição. Quem é Jesus dentro da comunidade? O suficiente Salvador, ou haverá outras formas de salvação? Se Jesus não for o Rei, ele não aceitará nenhuma outra função e deixará o lugar. Pense nisso!




http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=11nlmu1q94vye&shva=1#inbox/11f44f8406349fb9

Líder do DEM contesta números do PAC apresentados pelo governo

BRASÍLIA - O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), afirmou nesta quinta-feira que "são virtuais" os números apresentados pelo governo no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dando conta que os investimentos do PAC vão subir de R$ 513,9 bilhões para R$ 646 bilhões. Caiado classificou a novidade como "um factóide, um engodo".

Para Caiado, o governo não vai conseguir gastar esse total, já que em 2007 e 2008 foram gastos apenas R$ 18,7 bilhões do orçamento fiscal e da Seguridade Social. Caiado afirmou ainda que, pelos dados do Siafi, somente 22% das obras do PAC foram executadas com o Orçamento de 2008. Segundo ele, foram executados R$ 11,4 bilhões nesse período, mas a maior parte desse valor veio de restos a pagar do Orçamento de 2007. Caiado informou que o DEM vai programar viagens para os estados para explicar esses números.

Caiado apontou que a previsão do governo para o PAC também inclui investimentos de estatais e de empresas privadas, sendo que a maior parte dos valores acrescidos ao PAC virá da exploração do pré-sal. Caiado avaliou, no entanto, que a Petrobras não tem como conseguir o dinheiro necessário para investir, por causa das dificuldades de obtenção de financiamentos externos em razão da crise econômica e da redução do preço do barril de petróleo. O líder do DEM disse também que o governo não está contendo despesas e que está anunciando para o eleitor quantias superiores a R$ 1 trilhão para o PAC após 2010, com o objetivo de fazer o seu sucessor.




http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/02/05/lider-do-dem-contesta-numeros-do-pac-apresentados-pelo-governo-754273356.asp

Petrobras vai investir US$ 92 bilhões em projetos até 2013

RIO DE JANEIRO – O Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, apresentou à imprensa na última quarta-feira (4), o Plano de Negócios destinado à área de energia e petróleo (E&P) para o período de 2009 a 2013, que prevê investimentos de US$ 92 bilhões, somente no Brasil. Esse valor representa um crescimento de US$ 26,9 bilhões com relação ao plano anterior (2008/2012), que previa US$ 65,1 bilhões. Com esses investimentos, a estimativa da empresa é aumentar a produção nacional de petróleo para 2 milhões e 680 mil barris por dia (bpd) em 2013.

Do total que será investido em E&P, cerca de US$ 29 bilhões serão destinados somente aos projetos do pré-sal nas bacias de Santos e Campos. A projeção é que em 2013 os campos do pré-sal atinjam uma produção de 219 mil bpd, volume que deverá ser elevado para cerca de 1 milhão 800 mil barris por dia em 2020, incluindo produção da Petrobras e de seus parceiros. O volume praticamente irá dobrar a atual produção diária da companhia no Brasil.

A intensificação da atividade exploratória é outro pilar do novo plano. A previsão é que a Petrobras invista US$ 13,8 bilhões até 2013 na exploração de 278 blocos nas bacias da Margem Equatorial, do Ceará e Potiguar, do Solimões, de Sergipe e Alagoas, da Bahia Sul, do São Francisco, do Espírito Santo, de Campos, Santos e Pelotas.

A companhia espera chegar a 2013 com uma produção total de óleo e gás, incluída a contribuição de seus campos no exterior, de cerca de 3,6 milhões barris de óleo equivalente por dia (boed). Um volume que deverá alcançar 5,1 milhões boed em 2020. A meta é atingir um índice de conteúdo local de 53% na construção das unidades de produção.

Novos projetos de produção

Em 2009 a empresa deverá colocar em produção cinco novos sistemas de produção de óleo e cinco de gás. O Plano de Negócios prevê que até 2010 as primeiras plataformas que viabilizarão a produção do pré-sal estejam em operação, como o sistema piloto de Tupi, na Bacia de Santos – com capacidade para produzir 100 mil bpd – e a unidade destinada à produção do Parque das Baleias. Para 2013, está prevista a entrada do segundo sistema de produção do pré-sal da bacia de Santos.

Além da produção no pré-sal, para 2011 o Plano prevê o início de operação das plataformas P-57, no campo de Jubarte, na Bacia do Espírito Santo, e P-56, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. No ano seguinte, a previsão é a entrada em produção da unidade destinada ao campo de Baleia Azul, no Espírito Santo.

Mais gás

O aumento da oferta de gás será promovido por projetos de produção não-associada ao óleo nos campos de Uruguá–Tambaú, na bacia de Santos, com capacidade de 8 milhões m3/dia, e Mexilhão, que poderá produzir até 15 milhões m3/d. Previstos para começarem a produzir em 2010. Para 2011, a Petrobras espera colocar em operação os projetos de Juruá e Araracanga, nos campos terrestres na bacia Amazônica.





http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=6&id_noticia=272856

Senado dos EUA modifica claúsula protecionista 'Compre América'

O Globo com agências internacionais

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Dê seu voto

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Média: 3,0

Comente
Comentários

WASHINGTON - A maioria esmagadora do Senado dos Estados Unidos votou nesta quarta-feira à noite a favor da modificação da cláusula protecionista "Buy american" (Compre América), que faz parte do plano de estímulo econômico de cerca de US$ 900 bilhões que o governo Barack Obama tenta aprovar. A expectativa é de que o pacote termine de ser votado hoje pelos senadores.

Pelo texto inicial da medida, apenas ferro, aço e bens manufaturados produzidos no país poderiam ser usados nos projetos públicos contemplados pelo plano bilionário de Obama. De acordo com a emenda do Senado, a cláusula "deve ser aplicada de forma consistente com as obrigações dos Estados Unidos sob os acordos internacionais". Ou seja, não pode violar acordos de comércio entre os EUA e outros países.

A modificação da medida "Compre América" foi decidida depois que o presidente americano se mostrou preocupado com a possibilidade de a redação original da cláusula gerar uma guerra comercial. No último Fórum Econômico Mundial, representantes de vários países, inclusive do Brasil, manifestaram repúdio à medida protecionista. A Organização Mundial do Comércio (OMC) também tem manifestado preocupação com a tendência protecionista diante da atual crise financeira global.

Em outra votação do Senado americano nesta quarta-feira à noite, foi aprovada mais uma medida do pacote anticrise do presidente Obama. Os senadores republicanos conseguiram incluir uma emenda que garante corte de impostos de até US$ 15 mil para quem comprar casa.

No mesmo dia, Obama tinha advertido que um atraso na aprovação do plano de estímulo econômico no Senado americano transformaria a crise em uma catástrofe . A advertência foi feita durante o discurso em que anunciou medidas para impor limites aos salários dos executivos cujas empresas recebam dinheiro do plano de resgate financeiro, em vigor desde outubro passado.



http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/02/05/senado-dos-eua-modifica-clausula-protecionista-compre-america-754270981.asp

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sucessão

Nem a crise internacional e seus primeiros efeitos no Brasil abalaram, pelo menos por enquanto, a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente e seu governo registraram, em janeiro deste ano, a maior avaliação positiva na história da pesquisa CNT/Sensus, realizada desde 1998. E as boas notícias para Lula não ficaram por aí. Na simulação dos cenários para a sucessão presidencial de 2010, os potenciais candidatos do PSDB tiveram oscilação negativa, enquanto a candidata preferencial do presidente, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), cresceu.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ainda aparece como líder absoluto na pesquisa, mas suas intenções de voto caíram de 46,5% em dezembro de 2008 para 42,8% em janeiro. Na segunda colocação, Dilma subiu de 10,4% para 13,5% no mesmo período. Em terceiro lugar ficou a ex-senadora Heloísa Helena (PSol), que recuou de 12,5% para 11,2%.

"As divergências internas dentro do PSDB favorecem a ministra. A Dilma começa a subir com a identificação que o PT tem com a população”, disse o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Ainda assim, Serra venceria em todos os cenários da disputa com Dilma, Heloísa Helena e também contra Ciro Gomes (PSB) - ou ainda com a substituição de Dilma pelo ministro Patrus Ananias (PT) ou pela ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT).

Em todos os cenários nos quais o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), ele também aparece na frente em intenções de voto, mas com percentuais menores que os de Serra. Enquanto o governador de São Paulo venceria Dilma e Heloísa Helena com 42,8% dos votos, Aécio receberia com 23,3% dos votos -- contra 18,2% da candidata do PSol e 16,4% da ministra da Casa Civil. A situação caracteriza empate técnico entre o tucano e a pré-candidata do PSol. Aécio também aparece em vantagem na disputa com Ciro e Heloísa Helena, e com Ciro e Marta Suplicy.

Não foi feita nenhuma simulação na qual apareçam tanto Dilma quanto Ciro como candidatos. Mesmo figurando como candidato único da base do governo Lula, Ciro Gomes ficou em terceiro - em listas com três nomes - nas duas simulações em que aparece. Seu melhor desempenho é no cenário no qual disputa com Aécio, que fica com 21,9%, e Heloísa Helena, que alcança 18,9%. Ciro fica com 16,1%.

Quando Serra é o candidato tucano, Ciro cai para 10,6%. Permanece atrás de Heloísa, com 13,8%.

Avaliação
Já na avaliação sobre o desempenho do governo, 72,5% dos entrevistados consideraram a gestão Lula positiva, contra 5% que avaliam negativamente o governo. Entre os entrevistados, 21,7% avaliaram o governo como regular.
A avaliação pessoal do presidente é ainda melhor, subindo de 80,3% em dezembro de 2008 para 84% em janeiro. Somente 12,2% dos entrevistados desaprovaram o presidente e 3,9% não responderam.

Os índices de popularidade de Lula são superiores às avaliações de sua popularidade registradas em janeiro de 2003 - ano em que foi empossado no cargo -, quando obteve 83,6% de aprovação.

Na última edição da pesquisa CNT/Sensus, em dezembro de 2008, a avaliação positiva do governo era de 71,1% - um crescimento de pouco mais de um ponto percentual. Desde fevereiro do ano passado o governo Lula vem obtendo recordes sucessivos de popularidade a cada edição da pesquisa.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre 26 e 30 de janeiro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.




http://www.opovo.com.br/opovo/politica/853374.html

Vaticano exige que bispo peça desculpas por negar Holocausto

O Vaticano exigiu nesta quarta-feira (4) que o bispo Richard Williamson se desculpe publicamente por ter negado o Holocausto e volte atrás em suas declarações se quiser exercer seu sacerdócio dentro da Igreja, segundo informou a Santa Sé.

Em comunicado da Secretária de Estado, a Santa Sé precisou que Bento XVI "desconhecia" a posição do prelado tradicionalista "no momento de revogar a excomunhão".




Foto: AP
O papa Bento XVI durante sua audiência semanal nesta quarta-feira (4) no Vaticano. (Foto: AP)

O Vaticano também exigiu da Fraternidade São Pio X, fundada pelo arcebispo Marcel Lefebvre e à qual pertencem Williamson e os outros três cujas excomunhões o papa anulou, que se quiser ser reconhecida pela Santa Sé é "indispensável" que reconheça plenamente o Concílio Vaticano II.

O Vaticano precisou que a revogação da excomunhão só representa supõe a "abertura de uma porta ao diálogo" com os "lefebvrianos", que a situação jurídica da Fraternidade São Pio X "não mudou", por isso não goza de reconhecimento canônico dentro da Igreja.

A Santa Sé lhe exige como "condição indispensável" para seu futuro reconhecimento canônico "o plenário reconhecimento do Concílio Vaticano II e dos magistérios dos papas João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI".

Além disso, o Vaticano reitera de novo que as posições de Williamson sobre o Holocausto "são absolutamente inaceitáveis e totalmente rechaçadas por Bento XVI".





http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL986363-5602,00-VATICANO+EXIGE+QUE+BISPO+PECA+DESCULPAS+POR+NEGAR+HOLOCAUSTO.html

Google lança serviço para localizar pessoas através do celular

WASHINGTON, 4 Fev 2009 (AFP) - O Google lançou um novo aplicativo, o Google Latitude, que permite aos usuários localizar fisicamente, através do celular, seus contatos que também estejam registrados nesse serviço, informou a empresa em seu blog oficial.

Disponível desde terça-feira, o Google Latitude é promovido como "uma forma divertida de estar em contato com as pessoas mais chegadas", já que indica a localização próxima dessas pessoas, indicou o grupo com sede no Mountain View (Califórnia).

"De agora em diante você saberá se sua esposa está engarrafada no trânsito, se um de seus amigos veio à cidade para o fim de semana ou podem se tranquilizar de que um ente querido que viajou de avião chegou a seu destino", explica o Google.

Antecipando-se às críticas pelas possíveis invasões à vida privada que o serviço implica, a empresa reconhece "o caráter sensível da localização on-line", mas insiste nas garantias de segurança para os usuários do novo aplicativo: tudo é opcional, uma pessoa pode escolher a quem localizar e existe o 'modo oculto'.

Disponível em 27 países, 14 deles na União Européia, o serviço será expandido progressivamente para outras regiões.

O grupo britânico de telefonia móvel Vodafone e a empresa informática americana Loopt já haviam desenvolvido um serviço de localizadores para celulares.





http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL986324-9356,00-GOOGLE+LANCA+SERVICO+PARA+LOCALIZAR+PESSOAS+ATRAVES+DO+CELULAR.html

Obama admite erros em nomeações para o gabinete

O presidente americano Barack Obama disse que "pisou na bola" ao comentar o modo como lidou com a controvérsia que levou dois políticos a declinar postos em seu governo.

Em apenas um dia, Obama teve de abrir mão de dois nomes indicados para o alto escalão da nova administração americana pelo mesmo motivo, o não pagamento de impostos.

Nesta terça-feira, o ex-senador Tom Daschle desistiu de ser o novo secretário de Saúde americano, dias após ter vindo à tona o fato de que ele deixara de pagar US$ 140 mil em impostos atrasados e juros.

Horas antes da desistência de Daschle, Nancy Killefer, que iria ser a supervisora do setor da Presidência responsável pela fiscalização de gastos públicos, também abriu mão do posto devido a impostos que deixou de quitar.

Em uma série de entrevistas à TV, Obama disse que sentia pelo modo com tinha lidado com o caso.

"Tenho que assumir meu erro já que, em última instância, é importante para esta administração enviar uma mensagem de que não há dois conjuntos de regras", disse ele à NBC News.

"Você sabe, um para as pessoas proeminentes e outro para as pessoas comuns, que têm que pagar seus impostos."

"Acho que pisei na bola", disse Obama à CNN, "e assumo a responsabilidade por isso. Agora vamos consertar o problema e garantir que ele não ocorra de novo".

Poucos dias atrás foi a vez de Timothy Geithner, que acabou tendo seu nome confirmado como secretário de Tesouro mesmo após uma constrangedora sabatina no Senado na qual ele teve de pedir desculpas por ter deixado uma dívida de US$ 34 mil com o fisco americano.

Na ocasião, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que Geithner era um nome essencial para a administração americana, daí ser aceitável perdoar o suposto deslize do titular do Tesouro.

Mas tais episódios constituíram, sem dúvida, um constrangimento para Barack Obama que, desde o momento de sua posse, falou em oferecer aos americanos uma ‘‘nova era de responsabilidade''.

Questionamentos

Obama também foi obrigado a voltar atrás nas medidas que ele próprio definiu como as mais duras restrições à atuação de lobistas na administração de um presidente americano, quando indicou como vice-secretário de Defesa William Lynn, um ex-lobista ligado justamente ao setor de defesa.

A justificativa da Casa Branca para a exceção oferecida a Lynn foi similar à que foi dada para manter Geithner à frente do Tesouro, a de que ele era uma peça essencial no tabuleiro da nova administração.

Em princípio, parecia que com Tom Daschle a história iria se repetir. Mas a imprensa americana começou a questionar as práticas que começaram a ser adotadas pelo governo Obama.

‘‘Nos primeiros dias de sua administração, a equipe Obama está sendo criticada por blogueiros da esquerda à direita, satirizada por humoristas televisivos e questionada por repórteres sobre se ele estaria realmente mudando a maneira pela qual Washington funciona ou apenas mudando o partido que a faz funcionar'', afirmou o jornal New York Times em reportagem de capa na edição desta terça-feira.

Na mesma edição, em editorial, o diário pediu ainda a saída de Daschle, não apenas pelo não pagamento de impostos, mas pelas ligações do ex-senador com grandes nomes da indústria de saúde, que o ajudaram a acumular milhões de dólares com trabalhos de consultoria.

Além das duas indicações mal sucedidas, ao menos nesta terça-feira Obama conseguiu indicar para o seu gabinete um político sobre o qual - pelo menos por enquanto - não pairam dúvidas de natureza ética.

Trata-se do senador republicano Judd Gregg, indicado para ser o novo secretário de Comércio.

Mas Gregg, conhecido pela lisura administrativa no seu período de Senado, só chegou ao posto devido a outro contratempo, a desistência do governador do Novo México, Bill Richardson, que abdicou da pasta depois do surgimento de detalhes sobre uma investigação sobre supostas irregularidades em negócios do governo do Novo México com uma empresa.

Padrão ético

Chris Arterton, reitor da Faculdade de Gerenciamento Político da George Washingotn University, em Washington, disse à BBC Brasil que as denúncias acabaram "retardando a administração de alguma forma".

O analista acredita que os problemas enfrentados pelo líder americano foram, em parte, gerados por ele mesmo.

"Ao criar um senso de ética tão elevado em sua administração, há pessoas que não conseguirão alcançar esse patamar e alguns terão que ficar de fora", disse.

De acordo com Arterton, o próprio Obama havia dito durante a campanha o quanto era difícil trazer mudanças para Washington devido à quantidade de diferentes interesses e grupos de lobistas que estão ligados ao processo político.

"Agora, a retórica dele de reformas e mudanças se deparou com a realidade de Washington", afirma.






http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/02/090204_obama_erro_bg_ba_tc2.shtml

Polícia detém fugitivo e apreende caça-níqueis em Paraisópolis

Jovem foi detido no começo da tarde; polícia ampliou Operação Saturação no começo desta quarta-feira

Elvis Pereira, do estadao.com.br


Clique para AmpliarClique para Ampliar Criança brinca enquanto policiais patrulham ruas da Favela de Paraisópolis nesta quarta

Hélvio Romero/AE

Criança brinca enquanto policiais patrulham ruas da Favela de Paraisópolis nesta quarta
SÃO PAULO - Um fugitivo da Fundação Casa (ex-Febem) foi detido no começo da tarde desta quarta-feira, 4, na Favela Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Nesta quarta, a polícia ampliou a Operação Saturação no local. Além do jovem detido, nove máquinas de caça-níqueis foram apreendidas pela polícia. A Polícia Militar reforçou o efetivo nas principais entradas e saídas da Favela Paraisópolis. A operação conta com 400 policiais militares, 20 cavalos, quatro cães, cerca de 100 viaturas e um helicóptero. Policiais da Tropa de Choque também participam da ação. O funcionamento de creches e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) deve ocorrer normalmente durante o dia.



Além de vigiar as saídas da comunidade e patrulhar o local, a missão do policiais é tentar prender os envolvidos no protesto da segunda-feira, 4. Durante o tumulto, os manifestantes destruíram e atearam fogo em veículos, apedrejaram comércios e fecharam ruas com barricadas. Na terça-feira, 3, o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, afirmou que o cerco à favela vai continuar por tempo indeterminado, até que a situação volte ao normal.



Veja também:

linkPolícia aumenta efetivo na favela de Paraisópolis

linkPolícia apura se ordem para conflito veio da prisão

linkParaisópolis cresceu ignorada pelo poder público

linkParaisópolis passa por mudança

video TV Estadão - O confronto com a PM

mais imagens Galeria de fotos do confronto em Paraisópolis

lista Todas as notícias sobre o confronto em Paraisópolis







A porta-voz da operação, a tenente da Polícia Militar Cibele Marsolla, afirmou que foram montados 33 pontos de bloqueio na favela para revistar suspeitos e tentar localizar foragidos da Justiça. Para tanto, os policiais estão munidos de informações de banco de dados. "Vai ser por prazo indeterminado", respondeu a tenente, ao ser perguntada sobre o duração da operação. Na terça, 3, a polícia apreendeu um revólver e 216 recipientes utilizados para armazenar cocaína.







http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,policia-detem-fugitivo-e-apreende-caca-niqueis-em-paraisopolis,318208,0.htm

Panasonic vai fechar 27 fábricas e demitir 15 mil

A gigante japonesa Panasonic anunciou, nesta quarta-feira, que vai cortar 15 mil postos de trabalho e fechar 27 fábricas até 2010. A Panasonic informou que 50% dos cortes serão no Japão e a outra metade será em unidades em todo o mundo.

O anúncio foi feito após a empresa prever um prejuízo de 380 bilhões de ienes (US$ 4,244 bilhões) neste ano fiscal, que termina no fim de março. Será a primeira vez em seis anos que a maior fabricante mundial de telas de plasma terá prejuízo líquido.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa no Japão, é possível que parte dos 2 mil funcionários das plantas de São José dos Campos (SP) e de Manaus (AM) também seja atingida pela medida.

"Os cortes foram anunciados hoje e devem ser executados ao logo do ano. Porém, ainda não foi decidido onde nem a quantidade em cada país. É possível, portanto, que as fábricas no Brasil também sofram cortes de funcionários", disse à BBC Brasil Akira Kadota, da assessoria de imprensa da Panasonic no Japão.

Vendas em queda

Até o começo do ano passado, a Panasonic ainda esperava fechar o ano com lucro.

Depois do terceiro trimestre, a empresa viu suas vendas internas caírem 20%. As exportações também sofreram um recuo de 29%.

"As vendas caíram em todos os nossos segmentos no final do ano e prevemos que elas devam afundar ainda mais", disse Makoto Uenoyama, diretor da Panasonic numa coletiva de imprensa.

Os cortes anunciados representam 5% do total de 300 mil empregados da Panasonic no mundo.

Outros cortes

Por causa do agravamento da crise financeira mundial e da valorização do iene, que prejudica exportações, outras produtoras de eletrônicos japonesas também já esperam perdas até o fechamento deste ano fiscal.

Somente na semana passada, a NEC anunciou corte de 20 mil postos no mundo até março de 2010, enquanto a Hitachi disse que iria mandar sete mil embora. A Sony também já anunciou 16 mil demissões no mundo e o fechamento de até seis fábricas.

Além das fábricas de eletrônicos, as automobilísticas também amargam perdas e cortam postos de trabalho.

Nesta quarta-feira, a fabricante de carros Mazda disse que vai demitir mais 500 trabalhadores temporários. No total, dois mil trabalhadores serão demitidos pela empresa no Japão.





http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/02/090204_japaopanasonicdemiteet_ba.shtml

Valor de investimentos públicos triplica, mas ainda é pouco, diz Mantega

Segundo ministro, governo continuará estimulando investimentos.
'Se não tivéssemos lançado PAC, teríamos que inventá-lo agora', diz.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília




saiba mais

*
Dilma diz que governo terá programa de habitação adicional ao PAC
*
Governo anuncia mais R$ 142 bilhões para o PAC, mas gastos ainda patinam
*
BNDES bate recorde em 2008, mas reduz projeção de investimentos até 2012

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (4), durante do balanço de dois anos de existência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que o valor dos investimentos do governo triplicou de 2003 até 2008, mas acrescentou que isso ainda é "pouco".



"O governo começou com um investimento modesto. Não havia recursos para investir. A estrutura de investimentos do governo estava desativada. Em 2003, investimentos 0,3% do PIB. Em 2008, conseguimos ampliar para 1% do PIB. Ainda é pouco, mas é tres vezes aquele valor que iniciamos", disse Mantega.

Mola mestra

Segundo sua avaliação, o investimento é uma das "molas mestras" do crescimento da economia brasileira. "Ele foi estimulado por uma série de fatores, entre os quais o crescimento da demanda interna, que se situa em torno de 7%. Além disso, também promovemos um aumento expressivo do crédito no país", disse o ministro.

Petrobras

O ministro da Fazenda observou que a Petrobras também vem elevando seu volume de investimentos nos últimos anos, totalizando 1,1% do PIB em 2008. Juntos, o governo e a Petrobras, investiram cerca de 2,1% do PIB no ano passado.

Expectativa para 2009

Segundo Mantega, os investimentos continuarão a subir neste ano. "A trajetória do PAC continuará nesta direção. Em 2009, o governo federal deverá investir 1,2% do PIB, e a Petrobras 1,4% do PIB. Continuaremos na mesma trajetória de estímulo ao investimento público e privado", disse Mantega.

Sem PAC, governo teria de 'inventá-lo'

O ministro Guido Mantega disse ainda que, caso o Brasil ainda não tivesse iniciado o PAC, teria de "inventá-lo" agora por conta da crise financeira internacional. Ele lembrou que vários governos já estão adotando este caminho, ou seja, realizando mais investimentos para evitar uma queda maior do Produto Interno Bruto (PIB).


"Em resumo, o que podemos ver é que, nestes dois anos, o PAC fortaleceu o país e colocou-o em condições mais favoráveis para enfrentar essa conjuntura mais adversa. Se não tivéssemos lançado o PAC em 2007, teríamos que inventá-lo agora. Outros países estão buscando agora investimentos em infraestrutura para ativar economia. Já estávamos fazendo política anticrise há mais de dois anos. Preparamos o país de forma sólida para enfrentar essa crise", afirmou.



Leia mais notícias de Economia e Negócios






http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL986177-5601,00-VALOR+DE+INVESTIMENTOS+PUBLICOS+TRIPLICA+MAS+AINDA+E+POUCO+DIZ+MANTEGA.html

Palavra Que Transforma

Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 3:14 - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Você alguma vez já parou para refletir sobre "por que motivo eu sou cristão?". Já parou para pensar seriamente nisso? Acredito que o cristianismo brasileiro vem perdendo a cada década sua maior marca, que é a sabedoria revelada na palavra de Deus, e o profundo entendimento da necessidade do homem ser redimido de seus pecados pelo sangue de Cristo Jesus!

Mas talvez você me responda: "sou cristão porque antes de conhecer a Jesus eu não tinha nada, agora tenho casa, carro e bom emprego". Eu lhe direi: "conheço diversos cristãos sinceros e cheios do Espírito que nem casa para morar tem! Talvez você me afirme: "eu sirvo a Jesus porque Ele me curou de uma enfermidade terminal". Eu lhe direi. Conheço muitos crentes ativos na obra que estão sofrendo com as enfermidades. Ou talvez: "ah, eu freqüento a minha igreja porque descobri que ela é mais certa que as outras", e eu lhe direi que qualquer igreja organizada é uma casa com telhado de vidro que não resiste a mais do que dez pedradas quando confrontada com o cristianismo bíblico.

Você deve ser cristão querido por uma única motivação: por entender que você tem necessidade de um Salvador! Você foi destituído da glória de Deus por causa do pecado. Sem Jesus, a única expectativa que você deve ter é de viver a sua vida a seu bel prazer e depois disso ter que apresentar diante de Deus com todos os seus pecados. O prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo é a consumação da nossa salvação espiritual. Terá sido essa sua motivação para estar na presença de Jesus Cristo?

Deus te abençoe!



https://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&nsr=1&zx=prfi6kg10odv&shva=1#inbox/11f3fd64d5e15de6

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Irã lança com sucesso 1º satélite fabricado no país

AE/AP - Agencia Estado


TEERÃ - O Irã lançou com sucesso seu primeiro foguete de fabricação doméstica, anunciou hoje o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad. Segundo ele, o fato foi um passo significativo em seu ambicioso programa espacial. O foguete levou o satélite chamado Omid, ou esperança em persa, e foi lançado ontem à noite depois de o presidente ter dado a ordem para o procedimento. Imagens da televisão estatal iraniana mostraram o lançamento noturno do foguete de um local não identificado no Irã.



Ahmadinejad disse que o satélite, que segundo ele é de telecomunicação, atingiu sua órbita e fez contato com uma estação no solo, embora nem todas as suas funções estejam ativas. O lançamento teve a intenção de ser uma mensagem de paz e amizade para o mundo, disse Ahmadinejad à televisão estatal. "Nós precisamos de ciência para a amizade, irmandade e justiça", disse ele.



Há tempos o Irã tem o objetivo de desenvolver um programa espacial, gerando desconforto entre líderes mundiais, que já estão preocupados com os programas iranianos nuclear e de mísseis balísticos. Uma das preocupações em relação ao programa espacial iraniano é que a mesma tecnologia empregada para colocar satélites em órbita pode ser usada para o disparo de mísseis.



O anúncio do lançamento do Omid ocorreu enquanto representantes dos Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, Alemanha e China preparam-se para uma reunião amanhã, nas proximidades de Frankfurt, sobre o programa nuclear iraniano. O grupo ofereceu ao Irã um pacote de incentivos, caso o país suspenda o enriquecimento de urânio e inicie conversações sobre seu programa nuclear. O Conselho de Segurança da ONU impôs sanções para pressionar o Irã a concordar.



Órbita - A televisão iraniana informou que o satélite vai orbitar a uma altitude entre 250 e 400 quilômetros. O satélite foi colocado em órbita por um foguete Safir-2 ou por um ambassador-2, que foi testado pela primeira vez em agosto e tem um alcance de 250 quilômetros.



De acordo com a rádio, o satélite foi projetado para dar a volta na Terra 15 vezes a cada 24 horas e enviar relatórios para o centro espacial no Irã. Ele tem duas bandas de frequência e oito antenas para transmitir dados.



Ahmadinejad disse que o Irã conquistou a capacidade de lançar satélites e agora vai procurar elevar a capacidade de seus foguetes para levar mais peso.



Temor - A França expressou preocupação sobre o primeiro lançamento doméstico de um satélite iraniano. O porta-voz do Ministério do Exterior da França, Eric Chevallier, disse que seu país está "preocupado que haja o desenvolvimento de capacidades que podem ser usadas na estrutura balística". Representantes franceses negaram-se a dizer de onde a França recebeu as informações sobre o satélite, mas confirmaram a ocorrência do lançamento.





http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-lanca-com-sucesso-1-satelite-fabricado-no-pais,317592,0.htm

Internet Summary

IBM desenvolve tecnologia para computador mais rápido do mundo

SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - Sete meses depois da IBM ter entregue o computador mais poderoso do mundo, a companhia anunciou nesta terça-feira que está desenvolvendo uma máquina ainda mais potente. A companhia anunciou que está desenvolvendo um novo supercomputador Sequoia que será entregue em 2011 ao Departamento de Energia dos Estados Unidos. A máquina será usada no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore.

Hitachi espera pior prejuízo já sofrido por fabricante no Japão

TÓQUIO (Reuters) - A Hitachi, maior fabricante de eletrônicos do Japão, divulgou nesta terça-feira prejuízo trimestral, pressionada por operações com chips e queda na demanda, e reafirmou previsão de perda anual de 7,8 bilhões de dólares, a maior já sofrida por um fabricante japonês. A recessão global está atingindo a maior parte das operações da Hitachi. A queda nas vendas de veículos está minando as vendas de autopeças da empresa e a divisão de TVs com telas planas está sendo atingida por quedas acentuadas nos preços dos produtos e competição ferrenha.

Vodafone tem receita acima do esperado e eleva previsões

LONDRES (Reuters) - A Vodafone, maior grupo de telefonia móvel em vendas do mundo, aumentou sua estimativa de desempenho anual nesta terça-feira devido a movimentos do câmbio favoráveis. Os anúncios, combinados com o fato da empresa ter superado previsões de receita no terceiro trimestre, faziam as ações do grupo se valorizarem mais de 6 por cento.

Teste suas habilidades ao pousar um avião no Rio Hudson

NOVA YORK (Reuters) - Primeiro veio a conduta heróica no pouso do avião de passageiros no Rio Hudson em Nova York. Agora são os videogames. "Herói no Hudson" provoca jogadores para firmar um pouso abrupto no rio agitado. Em "Double Bird Strike", o objetivo é fugir dos bandos de pássaros --uma causa provável do quase desastre do jato da US Airways em 15 de janeiro.

AMD revê expectativa de mercado e projeta queda nas vendas

LONDRES (Reuters) - A visão de mercado para 2009 da fabricante de chips AMD em termos de volume reverteu-se desde setembro de 2008, diante da redução nos níveis de estoque de clientes da empresa nas áreas de PCs, notebooks e servidores, disse um executivo da companhia nesta segunda-feira. "No espaço de um trimestre, a estimativa foi de uma alta de 10 por cento para uma queda de, no mínimo, 5 por cento", disse o vice-presidente de marketing da empresa, Nigel Dessau, à Reuters em uma entrevista.

Recessão ajudará jogos online a avançar no Ocidente

SEUL/SAN FRANCISCO (Reuters) - Enquanto a recessão se espalha pelo mundo, as produtoras asiáticas de jogos online esperam que as pessoas que procuram por entretenimento online, muitas das quais perderam seus empregos e têm muito tempo disponível, ajudem o segmento a promover uma espera expansão para os mercados ocidentais. Os jogos online, que permitem que milhares de participantes joguem simultaneamente via Internet, são uma das formas dominantes de videogame na China, Coréia do Sul e outras partes da Ásia.

Ceticismo do mercado na recuperação derruba ações da Hitachi

TÓQUIO (Reuters) - As ações da japonesa Hitachi Ltd. caíram 17 por cento em seu pior desempenho em 29 anos depois que a companhia chocou investidores com um alerta de prejuízo recorde de 7,8 bilhões de dólares e se propôs a promover um corte de custos que falhou em inspirar confiança em uma rápida recuperação da companhia. A Hitachi perdeu 1,9 bilhão de dólares em valor de mercado, enquanto o volume negociado atingia seu mais alto nível em pelo menos um quarto de século.

Lenovo vai se expandir em mercados emergentes

DAVOS, Suíça (Reuters) - O Lenovo Group, quarto maior fabricante mundial de computadores pessoais, planeja se expandir agressivamente nos mercados emergentes e diversificar sua gama de produtos a fim de expandir vendas, anunciou o presidente-executivo da empresa, no sábado. O Lenovo anunciou no começo deste mês a perspectiva de prejuízo no quarto trimestre, devido ao efeito da desaceleração na economia chinesa sobre as vendas, e anunciou 2,5 mil demissões como parte de uma reestruturação para enfrentar a queda na demanda por computadores.

PRÉVIA-Alcatel-Lucent limita perdas no 4o trimestre

PARIS (Reuters) - A companhia francesa de equipamentos de telecomunicação Alcatel-Lucent vai divulgar um fluxo de caixa positivo no quarto trimestre de 2008 e um declínio em vendas e lucro operacional na quarta-feira, mas sua fria estimativa para 2009 vai ser mantida. No dia 12 de dezembro, o presidente-executivo da Alcatel-Lucent, Ben Verwaayen, deu uma estimativa mais pessimista para 2009 que seus rivais, projetando um declínio entre 8 e 12 por cento no valor do mercado global de equipamentos para telecomunicações e afirmou que 2010 não será melhor.

Totvs abre mão de opção de compra acertada pela Datasul

SÃO PAULO (Reuters) - A Totvs, maior companhia brasileira de softwares de gestão, informou nesta segunda-feira ter aberto mão da opção de compra da Bonagura. A opção pertencia à Datasul, que em dezembro de 2007 anunciou a aquisição dos direitos de propriedade intelectual dos softwares, metodologia e processos da Bonagura. A empresa é especializada em terceirização de processos com ênfase nas áreas administrativo-financeiras, controladoria e recursos humanos.





http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL984156-6174,00-INTERNET+SUMMARY.html

CNT/Sensus: População espera aumento de renda e emprego, apesar da crise

BRASÍLIA - Em meio à crise financeira internacional, mais da metade da população acredita que o emprego e a renda vão melhorar nos próximos seis meses. Segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira, 51,1% dos entrevistados afirmaram em janeiro que o emprego vai melhorar, índice superior ao divulgado em dezembro, quando 47,3% diziam o mesmo. Outros 21,7% afirmaram que o emprego vai continuar igual, contra 20,3% que preveem piora.

Quanto à renda, 51,7% acham que ela vai melhorar nos próximos seis meses, contra 31,4% que não preveem mudança e 11,1% que apostam em redução. O pesquisador Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, associa a esperança da população à alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva . ( Como você avalia o governo Lula? Vote! )

- O presidente Lula é a âncora da esperança. O povo acredita em Lula e nas medidas do governo contra a crise. O cidadão percebe o desemprego, mas acredita que as medidas anunciadas por Lula vão funcionar - afirmou o analista.

" O presidente Lula é a âncora da esperança. O povo acredita em Lula e nas medidas do governo contra a crise "

O presidente da CNT, Clésio Andrade, faz, no entanto, um alerta:

- Mas isso não se sustenta se a crise continuar. Não tem como sustentar essa popularidade em cima de uma crise.

Em dezembro de 2008 houve 654.946 postos fechados no mercado formal de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Foi pior resultado mensal desde maio de 1999, quando começou a série histórica do Caged. Apesar dos dados de dezembro, o ano de 2008 fechou com um saldo positivo de 1.452.204 empregos criados, o terceiro melhor ano da história.

Já a taxa de desemprego aberto medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nas seis maiores regiões metropolitanas país caiu para 6,8% em dezembro de 2008 contra 7,6% em novembro, atingindo seu menor valor na série histórica iniciada em março de 2002. O indicador também diminuiu em relação a dezembro de 2007 (7,4%).

" Não tem como sustentar essa popularidade em cima de uma crise "

O levantamento mostrou também que 50% da população é favorável à redução da jornada de trabalho com consequente redução dos salários como forma das empresas enfrentarem a crise, contra 38,9% que são contra a ideia. A maioria - 74,2% contra 14,4% - também é a favor da abertura de linhas de crédito do governo para ajudar as empresas:

- Isso esboça uma linha de pensamento de economia de mercado por parte da população brasileira - afirmou Ricardo Guedes, acrescentando que a população está disposta a sacrifícios contra a crise.

Quando confrontados diretamente com perguntas sobre a crise financeira, os entrevistados foram menos otimistas, dividindo-se sobre o medo do desemprego. Questionados sobre o receio de perder o próprio emprego caso a crise se agrave, 42,7% admitiram o temor, contra 43,8% que dizem não ter medo. A pesquisa também mostrou que 56,5% da população conhece ou ficou sabendo de alguém que perdeu o emprego em decorrências das turbulências globais.

A pesquisa foi realizada entre 26 a 30 de janeiro em 136 municípios de 24 estados do país. Foram entrevistados 2 mil eleitores, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.




http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/02/03/cnt-sensus-populacao-espera-aumento-de-renda-emprego-apesar-da-crise-754238984.asp

Apoio a ação em Gaza indica endurecimento de israelenses

A falta de oposição significativa em Israel à sua recente operação militar na Faixa de Gaza indica um processo de endurecimento da sociedade israelense, na opinião de analistas ouvidos pela BBC Brasil.

Tal processo pode, de acordo com os especialistas, se refletir nas eleições gerais, marcadas para o dia 10 de fevereiro. Os beneficiados, nesse caso, seriam partidos mais conservadores, que defendem maior rigidez nas relações com os palestinos.

"Essa guerra marcou uma mudança dramática na sociedade israelense", avalia o historiador Arie Arnon, da Universidade Ben Gurion. "Dessa vez, quase não houve oposição."

Nos primeiros dias da ofensiva à Faixa de Gaza, chamada pelas autoridades israelenses de "Operação Chumbo Fundido", as pesquisas de opinião indicavam um apoio de cerca de 80% da população ao bombardeio intenso do territorio palestino.

"Exceto por alguns milhares de humanistas e pacifistas, que foram contra os ataques desde o inicio, a população apoiou o governo, e os canais de televisão colaboraram quase que totalmente com o Exército, filtrando as imagens da terrivel destruição causada em Gaza", afirma Arnon.

"Os canais de TV locais mostraram muito pouco das imagens que o mundo todo viu."

Segundo uma pesquisa encomendada pelo canal 2 da TV israelense, 84% do publico apoiou a cobertura da mídia israelense do que ocorreu na Faixa de Gaza. Apenas 15% reclamaram de falta de informações.

Justificativa

O governo israelense justificou a ofensiva dizendo que não tinha outra alternativa para lidar com o grupo Hamas, que tomou o controle da Faixa de Gaza em 2007 e vinha lançando mísseis de fabricação caseira contra o território israelense.

"Depois de oito anos de ataques constantes com foguetes contra civis israelenses, Israel não tinha outra alternativa exceto implementar seu direito legitimo de auto defesa", afirmou o governo na época.

Tal justificativa convenceu muitos dos que, em conflitos anteriores, costumavam criticar as operações militares de Israel contra grupos palestinos.

O escritor A. B. Yehoshua, considerado um dos mais importantes intelectuais da esquerda israelense, foi um deles. Em artigo publicado no jornal Haaretz, o escritor apoiou a ofensiva contra Gaza.

"O que estamos tentando fazer é levar os lideres (palestinos) a parar a agressão (contra civis israelenses)", escreveu Yehoshua. "Infelizmente, crianças também estão morrendo apenas por causa da mistura trágica e deliberada entre combatentes do Hamas e a população civil."

Cerca de 34 mil pessoas assinaram um abaixo-assinado contra o âncora do canal 2, Yonit Levi, por ele ter demonstrado empatia com o sofrimento dos "inimigos".

Durante as três semanas da ofensiva, pelo menos 1,3 mil palestinos morreram - quase um terço delas crianças - e 5,5 mil ficaram feridos durante o conflito, de acordo com médicos em Gaza. Treze israelenses morreram - três deles civis.

Poucos protestos

Apesar das poucas críticas, há quem acredite que o forte apoio ao governo seja um problema.

"A reação do publico à ofensiva em Gaza demonstrou uma grave deterioração moral da sociedade israelense", disse o professor de Sociologia Politica e diretor do Instituto Humphrey de Pesquisas Sociais, Lev Grinberg, à BBC Brasil.

"Em 1982, quando falangistas libaneses cometeram o massacre de Sabra e Chatila, com a ajuda indireta do Exército israelense, 400 mil manifestantes sairam às ruas para protestar", afirmou, para depois lembrar que "apenas alguns milhares" protestaram contra a ação em Gaza, em atos pouco registrados pela imprensa.

O sociólogo diz acreditar que, ao longo desta década, a esperança em uma solução pacífica para o conflito na região tenha diminuído em Israel.

"Desde o inicio da (segunda) Intifada, em 2000, a sociedade israelense abandonou a esperança em uma solução politica para o conflito com os palestinos e passou a apoiar mais e mais o uso da força, a linguagem do ódio está prevalecendo e isso explica o crescimento de (Avigdor) Liberman nas pesquisas de opinião", afirma Grinberg.

Liberman, líder do partido de extrema direita Israel Beiteinu ("Israel é nosso lar"), defende o cancelamento da cidadania de árabes que não demonstrarem "fidelidade" ao Estado.

Ele também é a favor da expulsão dos deputados árabes, os quais considera "infiéis", do Parlamento e sugere uma "troca de populações e territórios", em que as aldeias árabes de Israel seriam transferidas para um futuro Estado Palestino e os assentamentos israelenses na Cisjordania seriam anexados a Israel.

Pesquisas recentes de opinião indicam que, nas proximas eleições, o partido de Liberman poderá obter um aumento de quase 50% no número de cadeiras que ocupa no Parlamento, das 11 atuais para 16, o que faria dele o terceiro maior partido de Israel, depois do conservador Likud, líder nas pesquisas, e do partido governista Kadima, de centro.




http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/02/03/apoio-acao-em-gaza-indica-endurecimento-de-israelenses-754238983.asp

Usuários do Google Earth podem mergulhar no mar e viajar a Marte

Por Alexei Oreskovic

SAN FRANCISCO (Reuters) - O Google atualizou seu mapa online do planeta para acrescentar os mais de dois terços da Terra que ficam sob a água, e agora oferece uma maneira de acompanhar as mudanças nas geleiras e outros marcos geográficos, ao longo do tempo.

A nova edição do Google Earth, lançada em San Francisco com a participação do ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore, foi alardeada como uma ferramenta poderosa de conscientização sobre questões ambientais como o aquecimento global.

Usando fotografias e vídeos de peixes e outras formas de vida marinha de parceiros que incluem a National Geographic Society, o Google Ocean permite que os internautas mergulhem sob as ondas e deslizem por sobre o piso oceânico.

O projeto foi elogiado como o mais recente fruto da cultura de pesquisa ilimitada que dominada o Google, embora continuem a circular dúvidas sobre o compromisso da empresa para com o financiamento de projetos que não contribuam de imediato para sua lucratividade.

John Hanke, diretor do Google Earth and Maps, disse que o Google Ocean se concentra menos em criar receita imediatamente do que em ajudar a "construir base para a nossa percepção como líderes". As oportunidades de gerar receita com o Google Earth surgirão mais tarde, ele acrescentou.

O Google anunciou na semana passada que suas vendas no terceiro trimestre subiram em 18 por cento em termos anualizados, para 5,7 bilhões de dólares, em um período no qual a recessão e a desaceleração no investimento publicitário travaram o crescimento de rivais como o Yahoo.

Ao desenvolver o Google Ocean, a empresa utilizou dados de sonar da marinha dos EUA, da National Oceanic and Atmospheric Association e de outras fontes a fim de criar uma representação visual da paisagem topográfica oculta por sob o mar.

O Google também revelou um mapa tridimensional de Marte, na segunda-feira, baseado em imagens de satélite, bem como em fotos panorâmicas obtidas pelos veículos de exploração planetária enviados ao planeta.

E um novo recurso cronológico do Google Earth permite que um usuário acompanhe uma sucessão de imagens via satélite de um mesmo local ao longo dos anos, o que permite seguir as mudanças no meio ambiente.




http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE51207K20090203

Missão reinicia resgate de refém das Farc

Depois de uma crise política com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, a missão humanitária que resgatará o ex-governador colombiano Alan Jara deixou o aeroporto de Villavicencio na manhã desta terça-feira rumo a um local desconhecido onde as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) devem libertar o refém.

Trata-se de uma libertação unilateral e incondicional por parte da guerrilha, que, na opinião de analistas, pretende abrir novos espaços de diálogo político em meio a um processo de enfraquecimento militar do grupo.

O helicóptero brasileiro, cedido à operação, partiu levando a bordo a senadora Piedad Córdoba, principal mediadora com a guerrilha, membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e militares do Brasil.

O resgate de Jara, programado para segunda-feira, esteve a ponto de fracassar devido a desentendimentos entre o governo e o movimento Colombianos pela Paz, promotor do diálogo que permitiu a possibilidade de libertação do novo grupo de reféns.

Ex-governador do departamento (Estado) de Meta, Jara, de 51 anos, foi seqüestrado em 15 de julho de 2001, quando viajava em um carro das Nações Unidas no interior do Estado. Na ocasião, as Farc acusaram Jara de ter vínculos com paramilitares.

Durante o cativeiro, as Farc revelaram algumas provas de vida do ex-governador, nas quais ele revelou que dava aulas de inglês e russo a seus companheiros de cativeiro.

Jara pertence ao grupo de reféns que as Farc consideravam passíveis de troca por guerrilheiros presos em um suposto acordo humanitário com o governo, cujo diálogo não tem avançado.

Sobrevôos

A crise entre Uribe e o movimento Colombianos pela Paz teve início logo depois do resgate pela missão humanitária de quatro oficiais no último domingo.

Ainda no meio da selva colombiana, o jornalista Jorge Botero, que acompanhou a missão, denunciou que, no local onde foram libertados os reféns, houve sobrevôos de aeronaves do Exército, o que teria desrespeitado um prévio acordo de paralisação das atividades militares na área de resgate dos reféns.

Em seguida, Botero teria facilitado a comunicação telefônica entre um membro das Farc com o canal de televisão Telesur.

Na entrevista, o guerrilheiro disse que houve enfrentamento com as Forças Armadas, resultando na morte de um rebelde e no desaparecimento de outro. Essas declarações levaram a entender que o cessar-fogo de 36 horas anunciado pelo governo não teria sido cumprido.

Irritação

Uribe se irritou com as declarações e, na madrugada de segunda-feira, decidiu proibir a participação dos membros do grupo Colombianos pela Paz, incluindo a senadora Piedad Córdoba, nos próximos dois resgates, previstos inicialmente para segunda-feira e quarta-feira.

O presidente colombiano - que chegou a admitir que houve sobrevôo das aeronaves do Exército, mas a uma distância pré-acordada - autorizou o acesso apenas para a Cruz Vermelha e para a missão brasileira que presta apoio logístico nos novos resgates.

Mas, horas depois, Uribe voltou atrás em parte de sua decisão, ao permitir a participação de Córdoba na operação reiniciada nesta segunda-feira.

Os jornalistas Botero e Daniel Samper, porém, permaneceram com acesso vetado ao helicóptero de resgate.

De acordo com o jornal El Tiempo, a pressão de familiares de Jara e do deputado Sigifredo López, que deverá ser libertado na quinta-feira, teria levado o presidente colombiano a retroceder em sua decisão.

O governo colombiano vetou também a entrada de jornalistas ao aeroporto de Villavicencio, base das atividades da missão humanitária, alegando questões de segurança.




http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/02/03/missao-reinicia-resgate-de-refem-das-farc-754239452.asp

Gotas Bíblicas

Pr. Olavo Feijó

2 Coríntios 5:1 - PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

Depois de comentar a extensa série de problemas, perseguições, prisões, punições, que enfrentou na sua carreira missionária, Paulo olha para as compensações da vida eterna com Cristo: "Temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus" (II Coríntios 5:1).

Há ocasiões, na nossa existência cristã, em que as coisas ficam tão ruins, que somos tentados a apelar para uma atitude de escapismo. A vontade que dá, nestas circunstâncias, é largar tudo pra lá e anelarmos pelo céu, numa postura de fuga.

Só que suspirar pelo céu não resolve nossos problemas cristãos na terra. O contexto geral da esperança celestial, expressa por Paulo, é o de um "selo de garantia". A certeza da ressurreição e da vida eterna com Cristo fortalece, aqui na terra, nossas emoções, nossos projetos, nossos esforços, nossa confiança, nossa resistência. A certeza da vitória final fortalece nossa musculatura espiritual, em meio as nossas batalhas terrenos. O bom guerreiro, o guerreiro convicto, não foge à luta: sua atitude é a de coragem, de determinação. Nosso edifício definitivo nos céus visa a nos dar dignidade e coragem, enquanto vivemos nesta casa temporária da terra.




https://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&nsr=1&zx=v7qdj02fgfgl&shva=1#inbox/11f3aac4a7653845

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Casas Bahia inaugura site de vendas na internet

Agência Estado


Por Rodrigo Petry

São Paulo - A Casas Bahia inaugurou hoje seu site de vendas na internet, no endereço www.casasbahia.com.br. A rede investiu R$ 3,7 milhões no projeto, que está há três anos em desenvolvimento e tem como meta responder por 2% das vendas do grupo varejista no primeiro ano de funcionamento. O site de comércio eletrônico conta com categorias de produtos como móveis, eletrodomésticos, eletroportáteis, informática, bebê, saúde e beleza, esporte e lazer e brinquedos e games. Ao todo serão comercializados na fase inicial cerca de 4 mil itens. As entregas dos produtos utilizarão a estrutura logística da empresa, que só fará entregas nos mercados onde mantêm filiais. Para compras de mercadorias na Região Sudeste com valor acima de R$ 299 não haverá cobrança de frete. Para outras regiões, a taxa será estipulada de acordo com o produto adquirido. O serviço de garantia estendida também estará disponível na loja virtual. Segundo a empresa, o site oferece aos clientes um consultor virtual que auxilia o visitante na navegabilidade e permite que um atendente estabeleça contato com o consumidor. Outra funcionalidade do site é a exibição de vídeos postados no YouTube, que apresentam os detalhes dos produtos, atualizados semanalmente. A varejista oferece ainda aos usuários a opção de comprar pelo site e retirar o produto na filial física mais próxima. A Casas Bahia contabiliza 5 milhões de cartões de crédito "private label", em parceria com o Bradesco. Os pagamentos na loja virtual poderão ser realizados através de boleto bancário, cartões de débito on line (Banco do Brasil) e os de crédito das bandeiras Amex, Visa, Redecard e Casas Bahia/Bradesco, bandeira Visa.





http://www.abril.com.br/noticias/economia/casas-bahia-inaugura-site-vendas-internet-256780.shtml

José Sarney é eleito presidente do Senado

Candidato do PMDB vence Tião Viana (PT) por 49 votos a 32 e vai assumir a Casa pela terceira vez

Andréia Sadi e Giuliana Vallone, do estadao.com.br

Tamanho do texto? A A A A

Tião Viana (esq) cumprimenta José Sarney no Senado

Celso Junior/AE

Tião Viana (esq) cumprimenta José Sarney no Senado
SÃO PAULO - O senador José Sarney (PMDB) foi eleito nesta segunda-feira, 2, o novo presidente do Senado Federal. Sarney venceu o candidato do PT, Tião Viana, por 49 votos a 32. "Tenho a honra de proclamar eleito presidente do Senado Federal que exercerá o mandato no biênio 2009-2010 o nobre senador José Sarney", anunciou Garibaldi Alves, que deixa a cadeira hoje.



Veja também:

som"Vitória de Sarney levou votos do PSDB e dá poder a Renan ", diz analista

documentoPerfil: conheça o senador José Sarney

mais imagensGaleria de fotos do novo presidente do Senado

forum Blog: acompanhe as eleições na Câmara e no Senado em tempo real



"Assumo a Presidência do Senado pela terceira vez, com o senso da maior responsabilidade e o desafio que constitui essa eleição para a minha vida. Certamente, nenhum dos presentes duvidam do meu bem estar social, pessoal, estaria fora das atribuições que vou enfrentar. Mas a paixão da vida pública é maior que a paixão da própria vida. E é justamente no exercício desta paixão que aqui estou", afirmou Sarney, no seu primeiro discurso depois de ser eleito.



Antes do início da votação, Sarney prometeu que, se eleito, iria cortar 10% do Orçamento do Senado Federal por medida de economia. "Vou lutar pela reforma política, por todos os meios e resolver de uma vez por todas esse problemas das Medidas Provisórias, que é uma vergonha", disse.



Repercussão



O candidato derrotado Tião Viana afirmou ter muito respeito pelos votos dados a Sarney. "Fiz um bom combate, quero desejar pleno êxito ao senador José Sarney. Estarei aqui cumprindo as minhas obrigações de senador da República. Sou muito grato", disse.



Já o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), congratulou Sarney pela sua vitória. O PSDB fechou apoio ao candidato derrotado, Tião Viana (PT-AC). "Doze votos foram de tucanos", garantiu Virgílio a Viana. Sarney admitiu, em seguida, que ficou triste com a falta de apoio do PSDB, mas disse acreditar no apoio "fundamental" do partido daqui para frente.



O líder do DEM, José Agripino (RN), disse que as divergências entre os dois maiores partidos de oposição, PSDB e DEM, são pontuais, mas as convergências são permanentes. Nesta disputa no Senado, os partidos ficaram em lados opostos: O DEM apoiou o vencedor José Sarney, enquanto os tucanos optaram por Tião Viana. "Vossa excelência é homem de diálogo. Conduzirá essa Casa com acerto. Cumprimento vossa Excelência. O primeiro discurso me mostrou que nossos votos foram acertados", disse Agripino.



http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac316972,0.htm

Começa eleição para os cargos da Mesa Diretora da Câmara

Cristiane Jungblut e Maria Lima - O Globo; Agência Câmara

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Dê seu voto

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Média: 0,0

Comente
Comentários

Arlindo Chinaglia (PT-SP), comanda a sessão que está escolhendo o novo presidente da Câmara - Givaldo Barbosa

BRASÍLIA - Após uma sessão marcada por discursos inflamados, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), deu início à votação nominal e secreta para os cargos de presidente da Câmara e demais postos da Mesa Diretora. Até agora, foram contabilizados mais de 300 votos. Se um dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos, ele é considerado eleito, assume a presidência e realiza a apuração dos demais cargos. No caso de segundo turno, o atual presidente define o horário da nova sessão. ( Quem vai vencer a disputa na Câmara? )

Após a eleição de Sarney para a presidência do Senado, o líder do PT na Câmara, Maurício Rands, afirmou que o partido vai votar praticamente de forma unânime em Michel Temer (PMDB-SP) para presidente da Casa. Rands disse que a vitória de Sarney não vai interferir na Câmara. Para o deputado, a possibilidade de o PMDB comandar as duas Casas não vai afetar os rumos do governo Lula.

Rands disse que é importante o PT votar em peso em Temer porque isso evita a aproximação do PMDB com a possível candidatura do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a presidente em 2010 e reforça a possibilidade de a maior parte do PMDB vir a apoiar uma eventual candidatura de Dilma Rousseff. O líder do PT informou que Temer deverá receber até mesmo os votos dos deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Nazareno Fonteles (PT-PI), que antes admitiam votar em outros candidatos.

" Temer agora aposta tudo para ganhar ainda no primeiro turno porque, se houver segundo turno ele será o novo Greenhalgh "

O candidato do PP, Ciro Nogueira (PI), no entanto, disse acreditar que a vitória de Sarney vai influenciar o resultado da eleição na Câmara. Para o deputado, Temer "havia apostado tudo" na eleição do senador Tião Viana (PT-AC) para que houvesse "um equilíbrio de forças" já que Temer e Sarney são do mesmo partido.

- Temer agora aposta tudo para ganhar ainda no primeiro turno porque, se houver segundo turno ele será o novo Greenhalgh - disse Ciro Nogueira, em referência à eleição de 2005 para a Mesa Diretora, quando o então deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) era o favorito e foi derrotado no segundo turno por Severino Cavalcanti (PP-PE).

Temer diz que se eleito vai transformar a Casa

O deputado Michel Temer discursa na Câmara - Givaldo Barbosa

Interrompido pelo menos duas vezes por aplausos, Temer disse que, se eleito, vai transformar a Casa num local de debates dos grandes temas do país, a começar pela crise econômica. Favorito na disputa, Temer prometeu levar para votação em plenário todos os temas polêmicos.

- Queremos que a Casa participe dos debates dos grandes temas nacionais, como a crise que está batendo às portas do país, que queremos debatê-la. Faremos um calendário legislativo: não terá tema polêmico que não venha para o Plenário - disse Temer, afirmando que o Poder Legislativo também é governo, porque esse é formado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

" Faremos um calendário legislativo: não terá tema polêmico que não venha para o Plenário "

Temer disse ter certeza de que o deputado "trabalha mais lá", em seus estados, muitas vezes, do que nas sessões legislativas, sendo aplaudido. E prometeu espaço aos partidos menores, que estão reclamando do processo de eleição do novo presidente da Casa.

Ciro pede votos ao baixo clero; Aldo faz discurso duro

Ciro Nogueira (PI) se direcionou aos deputados do chamado baixo clero, maioria de menor influência política, ao pedir votos nesta segunda. Ele afirmou que os colegas, "para serem ouvidos, primeiro têm que ser enxergados". Em crítica a Temer, que tem o apoio oficial da maioria dos partidos, afirmou:

- Depois de eleitos, se isolam e elegem os deputados de primeira e segunda categoria. Na hora de votar, pensem bem se vocês querem continuar sendo apenas marionetes ou verdadeiros deputados, atores da mudança. A minha candidatura pertence a todos - disse Ciro, que criticou o processo eleitoral e reclamou do excesso de poder para o PMDB, que já levou o comando do Senado e pode garantir o da Câmara.

- Não estamos elegendo aqui o próximo presidente da Câmara, mas o próximo presidente da República, pelo fortalecimento de um só partido.

Ciro Nogueira e Aldo Rebelo se cumprimentam antes da votação - Givaldo Barbosa

Em um discurso duro, o candidato Aldo Rebelo (PCdoB-SP) também disse que o comando do Congresso para um só partido não seria "saudável para a democracia". Ele também criticou as especulações de que um eventual apoio do PMDB à pré-candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, estaria vinculado à eleição de Temer:

- Imagina depois a lista interminável de reivindicações que haverá - afirmou Aldo, recebendo aplausos em seguida.

Deputados passam mal durante a eleição

Dois deputados passaram mal durante o processo eleitoral. Carlos Wilson (PT-PE), que está em tratamento contra um câncer, entrou no plenário de cadeira de rodas e se sentiu mal antes do início da votação, sendo levado para o departamento médico. Segundo parlamentares, o petista, que foi presidente da Infraero no primeiro governo Lula, teria tido até convulsões. Nice Lobão (DEM-MA) também passou mal e deixou o plenário em uma cadeira de rodas. Segundo informações, ela sofre de problemas de coluna. A parlamentar é casada com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e mãe do senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA).

Sessão começa tumultuada com contestação sobre horário

Chinaglia abriu pouco depois das 10h a sessão. A estratégia dos líderes que apoiam Temer de iniciar o processo ao mesmo tempo do Senado, evitando assim eventuais insatisfações com o anúncio da provável vitória de Sarney por lá, foi levada tão ao pé da letra pelos deputados que a sessão da Câmara começou antes mesmo do Senado. (Conheça as regras para as eleições na Câmara e no Senado, e a importância de cada Casa)

No início da sessão, os defensores das campanhas de Aldo e Ciro Nogueira se revezaram nos microfones contestando a decisão de domingo que antecipou a sessão e, assim, retardar o processo para que o resultado do Senado saísse antes do início da votação na Câmara. Com isso, queriam abrir margem para as traições na base aliada.

" Temos que conseguir adiar ao máximo a votação. Vamos fazer obstrução, questão de ordem, usar o regimento para esperar o resultado do Senado "

- Temos que conseguir adiar ao máximo a votação. Vamos fazer obstrução, questão de ordem, usar o regimento para esperar o resultado do Senado. Sabemos que o Sarney já está eleito, mas na hora que for divulgado o resultado oficial, isso terá um impacto emocional, e isso é essencial. Por isso a turma do Temer tratorou e manobrou para antecipar a eleição aqui - afirmou o deputado Sílvio Costa (PMN-PE), aliado de Aldo Rebelo.

O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), comentou a saída do candidato avulso Osmar Serraglio (PMDB-PR) da disputa, anunciada na noite do domingo. Ele negou que o paranaense tenha desistido em troca de algum cargo na Mesa Diretora e afirmou que esta segunda ficaria marcada como "o dia da instituição", em referência ao amplo arco de apoios de Temer.
PP diz que Ciro tem cara dos 'desassistidos', PSOL declara voto em Aldo

O líder do PP, Mário Negromonte (BA), usou os argumentos da amizade com os deputados e da autonomia do Legislativo para defender a candidatura de Ciro Nogueira. Negromonte afirmou ainda que Ciro, popular entre o baixo clero, "tem a cara do parlamentar, principalmente os mais desassistidos" e comparou seu candidato ao ex-presidente da Câmara Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), morto em 1998:

O líder do "bloquinho" formado por PSB, PCdoB e PMN, Márcio França (PSB-SP), apelou para a postura de Aldo Rebelo durante o escândalo do mensalão, em 2005 e 2006, para pedir votos. Segundo ele, a "lealdade" de Aldo na época como presidente da Câmara o credencia para um novo mandato. Antes, o líder do PSOL, Ivan Valente (SP), declarou que os três deputados da legenda iriam votar em Aldo. O parlamentar aproveitou os cinco minutos a que teve direito para pedir mais espaço para o partido.
Chinaglia faz balanço de gestão e nega frustração

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia - Agência Câmara

Em discurso de despedida, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), fez um balanço da sua gestão, defendendo que seja finalizada a votação da proposta que muda o rito das medidas provisórias, sua principal bandeira no mandato. Ele negou qualquer tipo de frustração e também afirmou que sempre estimulou o debate na Casa:

- Não saio frustrado, não trabalho com a ideia de frustração. Salvo uma ou outra intempérie, tivemos aqui nesses dois anos um ambiente de respeito. Fizemos o que foi possível e, na reforma política, no que ela tem de essencial, nós avançamos - disse o petista.




http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/02/02/comeca-eleicao-para-os-cargos-da-mesa-diretora-da-camara-754228793.asp

Palavra Que Transforma

Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 3:12 - Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

Imagine o quanto o mundo seria sem graça se todos nós fôssemos perfeitos? Como seria uma vida sem possibilidade de erros? Onde residiria a necessidade de perdão? O que faríamos com a compaixão? Onde estariam os conselhos? Se todos acertassem sempre, seríamos meramente seres que vivem de acerto e acerto, sem com isso alcançarem nenhum crescimento significante!

Paulo sabia que não era perfeito. Ele diz cabalmente: "não alcancei e não sou perfeito ainda". Uma das principais falhas que vejo na forma brasileira de expressar o cristianismo é essa terrível visão do evangelho de desempenho. Gostamos de usar as palavras "excelência", "vitória", "triunfo", "conquista", mas não percebemos que nem todos nascem com os mesmos talentos (e com as mesmas aptidões). Exigimos perfeição, eficácia; as vezes, entretanto, deixamos de oferecer amor e misericórdia!

Talvez você esteja constantemente sendo cobrado para ser perfeito. É necessário todo o cristão dar o melhor de si! Seja santo, seja puro, seja amoroso! Mas se perceber que seu desempenho ainda não o levou para as maiores alturas da fé, lembre-se que o maior apóstolo que já existiu, Paulo, chegou a conclusão, depois de ter feito TUDO, de que ainda não era perfeito. Deus não quer que você seja O MELHOR. Ele quer que você seja dependente da graça dEle para tudo! Prossiga! Entre erros e acertos, você poderá encontrar o amor de Deus que sempre lhe colocará de pé!




https://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&nsr=1&zx=1l88q0vjcxr3p&shva=1#inbox/11f35891bcbf4691

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails