Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Liberdade: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Liberdade: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A publicação da  Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram  espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão. 


No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.


Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.


Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.




À Missão Nacional, Internacional e Igrejas. 


LIÇÃO 09
29 de Novembro de 2009






TEMA:   


TEXTO ÁUREO:
“Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR te traspassou o teu pecado; não morrerás” (II Sm 12.13).


VERDADE PRÁTICA:
O caminho da restauração passa pelo arrependimento e confissão do erro cometido e abandono da prática.


HINOS SUGERIDOS:
20, 29, 33.


LEITURA BÍBLICA:
Salmos 51.1-4,7-12,17 



1 - Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.


2 - Lava-me completamente da minha iniqiiidade e purifica-me do meu pecado.


3 - Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.


4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos e mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.


7 - Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.


8 - Faze-me ouvir jubilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.


9 - Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.


10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.


11 - Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.


12 - Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustem-me com um espírito voluntario.


1 7 - Os sacrifícios para Deus São o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.


INTRODUÇÃO
o relacionamento pecaminoso de Davi com Bate-Seba foi rápido, mas as suas conseqüências foram duradouras. Ate ser confrontado pelo profeta, ele agiu a semelhança dos nossos primeiros pais, que também tentaram ocultar seus pecados (Gn 3.1-13). Todavia, uma vida de pecados ocultos apenas prolonga o sofrimento de quem os comete, já que de Deus ninguém consegue esconder nada. Por certo, Davi só obteve paz espiritual após dizer a frase que resume a atitude de um pecador arrependido: "Pequei contra o Senhor" (25m 12.13).


I. A RESTAURAÇÃO E A PALAVRA DE DEUS


1. Davi e a Palavra de Deus. Davi certamente era um homem que amava a Palavra de Deus. Entretanto, podemos afirmar com segurança que no momenta de sua queda espiritual ele estava longe da lei divina. Poderia um homem estar agindo de acordo com a Palavra de Deus e ainda assim possuir a mulher do seu próximo e mandar matar seu marido? Por certo não! O mais simples é entendermos que Davi se tornara um burocrata, e um crente com uma vida devocional pobre, e que, por isso, não percebera sua fragilidade nem tampouco a cilada de Satanás.


Davi foi confrontado pela Palavra de Deus pronunciada pelo profeta Natã (1 Sm 12). Qual outra fonte se atreveria a confrontar o rei? Somente a Palavra de Deus é poderosa para lançar luz em nossas densas trevas.


2. O cristão e a Palavra de Deus. Em o Novo Testamento encontramos várias atitudes que o cristão deve tomar em relação a Palavra de Deus, a fim de que não venha tropeçar (Rm 10.17; 1 Ts 1.6).O crente necessita ouvir a Palavra, recebê-Ia e também nela meditar (51 1 .2). A Palavra precisa ser aceita e acolhida por nossas mentes e corações. Quantos tropeçam porque não recebem aquilo que Deus está a lhes falar? Armar-se com a Palavra é outra atitude fundamental para não fracassar (Ef 6.17). Contudo, o que adianta armar-se com a Palavra ou estar cheio dela se não soubermos como usa-Ia? É preciso manejar hem a Palavra da verdade (2 Tm 2.15).


II. A RESTAURAÇÃO E A INNFLUÊNCIA DE FATORES EXTERRNOS EM NOSSAS DECISÕES


1. A influência do meio. Embora não sirva de desculpa, não ha como negar que Davi se deixou influenciar pelo meio no qual vivia. Na cultura do Antigo Oriente os reis eram quase semi-deuses, podendo exercer um poder absoluto e ter praticamente tudo o que queriam. Ser o homem de varias mulheres era algo considerado "normal" naqueles dias. Com Davi não foi diferente. Essa influência do meio fez com que ele desejasse e possuísse Bate-Seba, sem se dar conta do grande mal que estava praticando.


Veremos mais adiante que o meio não deve servir de justificativa para nos eximir de nossas responsabilidades morais, no entanto, não devemos subestimar o poder exercido por ele (Rm 12.2). Tomemos cuidado com o meio no qual vivemos.


2. Nossa responsabilidade moral. Já falamos que Davi estava no lugar errado e na hora errada. Porem, em seu processo de restauração, isso não é levado em conta e nem deveria, já que a Escritura coloca sobre nós toda a responsabilidade pelas decisões que tomamos. Devemos dar a resposta adequada ao meio onde nos encontramos. A restauração de Davi começa por essa conscientização.


É bom sabermos que, como agentes morais livres, somos responsáveis por nossas ações ou decisões. Não é possível nenhum processo de restauração quando desconsideramos esse fato. Por que Davi caiu? Por que Pedro negou a Jesus? Por que Judas o traiu? Em todos os casos, de quem era a culpa? Deus pode ser responsabilizado pelas ações desses homens? Algum deles foi predestinado a cometer tal ato? Em todos esses casos, quer estivessem motivados por agentes da tentação externos, quer não, a Escritura põe a responsabilidade desses atos sobre cada um deles. A culpa foi de Davi, a culpa foi de Pedro, a culpa foi de Judas. A culpa é nossa. É por isso que, para ser restaurado, Davi exclamou: "Porque eu conheço as minhas transgressões; e o meu pecado está sempre diante de mim" (51 51.3).


III. A RESTAURAÇÃO E A ATIITUDE DIANTE DO PECADO


1. Reconhecendo a misericórdia de Deus. Possivelmente nenhum obstáculo é maior no processo de restauração do que o sentimento de indignidade que a culpa produz.Satanás é sabedor desse fato e costuma explorá-Io até as últimas conseqüência. Quantos cristãos estão encostados porque, após terem fracassado, acham-se eternamente indignos de ser restaurados e de levantar a cabeça? Quando Davi tropeçou, consciente de seu erro, exclamou do fundo de sua alma: 'Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias" (51 51.1). A restauração só é possível, porque Deus é gracioso para conosco e está pronto a mostrar o seu favor imerecido. De fato, um dos significados da palavra graça é "favor imerecido". Davi estava consciente de que, para ser restaurado, ele necessitava do favor e da compaixão do Eterno.



2. Reconhecendo a nossa pecaminosidade e a santidade de Deus. Nos versículos 2 e 3 do Salmo 51, Davi reconhece sua iniqüidade e transgressão. Essas duas palavras são usadas para nomear a malignidade do pecado. A transgressão é maligna, e sua conseqüência imediata e a culpa. Somos portadores de uma natureza pecaminosa, e o reconhecimento desse fato é importantíssimo no processo de restauração (Rm 7.18). Par que culpar o outro quando na verdade somos a causa do problema? A ordem do processo de restauração é sempre essa: arrependimento, conscientização, confissão e abandono da pratica pecaminosa.


Davi ora e diz: "Esconde a tua face dos meus pecados" (SI 51.9). Nenhum pecado é tratado devidamente se não se leva em conta a santidade do Senhor. O pecado é cometido primeiramente contra Deus e sua Palavra. A nossa transgressão deve provocar um sentimento de vergonha diante da divindade, que é santa. Se o pecado mancha nossa vida e agride a santidade de Deus, precisamos urgentemente ser purificados. Por isso, Davi exclama: "Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve" (SI 51.7).


CONCLUSAO


A Escritura comprova que Davi foi totalmente restaurado diante de Deus, e suas poesias expostas nos Salmos confirmam essa restauração. Não há porque vivermos sob o domínio do pecado, uma vez que a Escritura assegura-nos de que o sangue de Jesus quebrou esse domínio e tem poder para nos purificar totalmente dele (Rm 6.14; 1 Jo 1.7,9). Contudo, no processo de restauração, cabe a nós demonstrar uma atitude de arrependimento, confissão, quebrantamento e abandono do pecado, assim como fez Davi.




Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.



Reproduzido Por: Liberdeda






quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Não temas, filho! Ageu 2.4-5 - por Alberto M de Oliveira


“Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte,

Josué, filho de Jozadaque,
o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR,
e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos;
segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito,
o meu Espírito habita no meio de vós; não temais.


Ageu estava junto ao grupo dos judeus que voltaram do cativeiro na Babilônia à Jerusalém, por volta do ano 536 aC, liderados por Zorobabel. Nesta época, o império Persa, com Ciro, havia conquistado o império babilônico. Neste retorno, nem todos os judeus voltaram a Jerusalém. O imperador Ciro, havia dado liberdade e materiais para a reconstrução do templo. Mas, após uma contenda com seus adversários (provavelmente samaritanos), a obra parou (1). Com o abandono da obra, o povo passou a dar vazão aos seus interesses próprios e egoístas, deixando a obra do templo de lado, mesmo quando tiveram oportunidade de retomá-la (2). Depois da chamada de atenção, por parte do Senhor, através de Ageu (3), a obra recomeça, mas os mais velhos desanimam ao comparar o esplendor do templo de Salomão que fora derribado, com a reconstrução da “segunda casa”. Neste contexto é que Ageu profetiza os versos de hoje.


Por que não temer? 1 porque o Senhor nos despertou da morte para a vida; 2 porque o Senhor promete nos acompanhar e dar descanso; 3 porque temos promessa que a nossa segunda casa será mais gloriosa do que tudo que conhecemos.


Aplicação: Nossa vida é cheia de altos e baixos. Culpamos os outros pelos baixos, e constantemente desanimamos nas subidas, pois estas tendem a ser lentas. Veja o povo judeu: apesar de todas as advertências sobre a idolatria, só se arrependeu quando o império babilônico os destruiu. Depois ao reconstruir o templo, após uma parada obrigatória, abandonaram tudo e foram cuidar de suas vidas. Ao terem sua atenção chamada novamente, reclamam que o antes era melhor. Este é o nosso retrato. Em nossa vida cristã, cedo abandonamos o cuidar e o santificar o templo do Senhor, ou seja, nós mesmos (4), para cuidar “de nossos interesses”. Não entregamos ao Senhor nossas vidas ao seu cuidado? Não O declaramos como Senhor e Salvador? Então deixemos que Ele cuide de nós, e façamos nossa parte, sem O deixar de lado. Aqui falhamos novamente. Ao lermos sobre a plenitude que Adão gozou, as promessas escatológicas do Reino Celestial que nos foram feitas, e o chamado de Cristo para que sejamos como Ele; comparamos a nossa realidade e ao progresso espiritual alcançado e desanimamos (ou pior, nos acomodamos, achando que está tudo bem). Aqui é que a promessa do Senhor deve nos animar. Ageu 2.9 diz: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”. A palavra glória, Kabod no hebraico, significa esplendor, riquezas. Mas não riquezas com a ênfase como o pessoal adepto da prosperidade gosta de proclamar. No verso 7, entendemos que o Senhor abala as nações, as riquezas preciosas de todas as nações – melhor traduzido segundo o NCBSJ (5) como – objeto de desejo; e Ele encheria o templo. Quem era o objeto de desejo dos judeus (esperado até hoje) senão a vinda do prometido Messias? Nós já O conhecemos e Ele já habita em nós (6), e temos já em nós certa medida da plenitude de Sua glória, que será completada em Sua segunda vinda. Hoje, vemos esta glória (a da Sua salvação e as Boas Novas) em vasos frágeis, como de barro (7), mas Ele nos prometeu um corpo igual ao corpo da sua glória, quando Sua obra em nós for finalizada (8).

Não olhe, nem desanime com as circunstâncias ao seu redor. Lute para mudar e progredir. Não precisa viver “espiritosféricamente” como alguns lunáticos vivem, muito menos como um estóico que tentando ficar impassível diante da dor dizendo: “glória a Deus”.Quando estiver doendo, clame, quando precisar desabafe, chore, mas não se perca em meio a suas lágrimas, e não vire as costas para tamanha glória que lhe foi proposta. O Senhor já te chamou, o Seu Espírito Santo já lhe deu uma medida de fé para você crer que Jesus é o Filho de Deus e este Jesus morreu por você, ressuscitou e lhe fez grandes promessas. Agora, leia a bíblia, conheça mais e creia. Ciro foi despertado pelo Espírito Santo para autorizar e auxiliar a obra em Jerusalém (9). O Senhor também despertou Zorobabel para que este continuasse a obra(10). O Senhor “despertou” (movendo/abalando) céus e terra (11) para estabelecer a glória verdadeira da segunda casa (12). O Senhor também nos despertou da morte para a vida (13), sirvamos então, a Ele, de modo agradável, reverente e em santo temor (14), e façamos Sua obra; pois o que Deus prometeu, ao povo judeu na saída do Egito, que Sua presença os acompanharia e daria descanso (15) é reforçada aqui, afirmando que Seu Espírito habita em nosso meio, por isso não devemos temer! Como servir? Como fazer Sua obra? Crendo em Jesus, Seu Filho nosso Salvador, e em Suas promessas (16). Ageu significa festivo e sua mensagem é digna que recebamos em festa, esperando sem medo nem desânimo a glória da segunda casa.


Referências:
(1) Esdras 4.1-24;
(2) Ageu 1.3-11;
(3) Ageu 1.4;
(4) 1Coríntios 3.16 e 6.19;
(5) Novo Comentário Bíblico São Jerônimo – AT, Raymond E Brown, Joseph A Fitzmyer e Roland E Murphy (editores) – Academia Cristã e Paulus, p. 704;
(6) Se você ainda não pediu, peça que Ele habite em seu coração, conforme Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”;
(7) 2Coríntios 4.7;
(8) Filipenses 3.21;
(9) Esdras 1.1;
(10) Ageu 1.14;
(11) Idem 2.6-9;
(12) Hebreus 12.26-28;
(13) João 5.24; Roamnos 6.4 e 1João 3.14;
(14) Hebreus 12.28;
(15) Êxodo 33.14;
(16) João 6.40 e 6.29.

Ave Crux, Unica Spes! "Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." Lutero


http://ecclesiareformanda.blogspot.com/



Reproduzido Por: Liberdade

Breve análise do julgamento judaico de Jesus

Por Daniel Grubba
Aproximadamente um terço dos evangelhos narram os eventos derradeiros da vida de Jesus. De fato, muitas coisas importantes aconteceram neste pequeno espaço de tempo chamado de "Semana da Paixão". Teologicamente podemos dizer que foi um momento crucial no desenvolvimento da história da Redenção.
Um trecho bastante explorado por estes biógrafos autorizados de Jesus trata-se exatamente das acusações e dos julgamentos legais em que o rabi da Galiléia foi submetido pouco antes de ser morto cruelmente. Tudo foi muito rápido: ele foi traído por um "amigo", preso, espancado e acusado de blasfêmia pelas autoridades judaicas, entregue ao poder governamental de Roma e condenado à morte da cruz.

Na verdade, podemos observar dois tribunais de julgamento atuando no controverso caso deste simples judeu de Nazaré: o julgamento judaico e o julgamento romano. Ambos, diga-se, cheios de contradições, engodos, e incoerências. O fato é que um homem justo e inocente foi condenado a uma morte escandalosamente brutal. Vejamos agora somente o primeiro julgamento.

01º erro: Ação investigativa violenta e desmedida contra integridade física e moral de um Inocente desprotegido (ver: Jo 18.12-24 ; Mt. 26.57-68; Mc. 14.53-65)
O pobre Jesus foi tomado a força enquanto orava no jardim do Getsêmani por uma turba violenta, sem nenhuma chance de defesa. O condenado em questão queixou-se da conduta desmedida dos algozes e também da falta de razão legal. Em sua própria defesa ele disse: Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham me prender com espadas e varas? Todos os dias eu estive com vocês, ensinando no templo, e vocês não me prenderam (Mc. 14.48-49). Podemos ver que a conduta de Jesus era típica de um rabino judeu, ele ensinava publicamente a vista de todos, e não havia nada de errado nesta atividade, nem a seus próprios olhos como vimos, nem aos olhos do povo. A violência, portanto, além de gratuita foi desproporcional.

02º erro:
O julgamento do Inocente ocorreu em secreto, desconsiderando os procedimentos legais da época.
A principio não há nenhum erro aqui, nem todos julgamentos são públicos. Porém, a convocação geral das autoridades judaicas (O Sinédrio) para julgamentos de acusados nunca poderia acontecer na alta madrugada, como aconteceu neste caso. O fato do julgamento ocorrer na clandestinidade, revela a perversidade da trama que o Sinédrio envolveu Jesus, com o intuito de calá-lo, condenando-o a morte (Mt 26.3-4). Estes líderes sabiam que o julgamento não poderia ser durante o dia - a vista do povo - pois certamente haveria tumulto e protesto.

03º erro: As incoerências das acusações contra o Inocente.
Marcos, em seu registro, especifica o imbróglio que envolveu o julgamento. Todas acusações não passavam de falsos testemunhos, o que por sinal é condenado veementemente em todo Lei dos judeus, até mesmo no Decálogo (Dez Mandamentos). No capítulo 14 de seu evangelho, dos versículos 55 a 59, ele nos diz que as autoridades judaicas não encontravam nenhuma denuncia que fosse verdadeira. Estava claro, até mesmo para os juízes presentes, que todas as acusações eram incoerentes, falsas, e baseadas em uma compreensão distorcida de uma profecia de Jesus (Jo. 2.19).

04º erro: O Inocente foi condenado por blasfêmia pelas autoridades judaicas.
O rabi nunca blasfemou contra o D´us dos judeus. Nunca ouve alguém tão dedicado ao zelo pela honra do Eterno Adonai. Bastavam algumas testemunhas a favor do mestre para comprovar que a declaração de Jesus diante do Sinédrio (de que ele era o Messias) não era uma ofensa a Deus. Mas as tais, testemunhas a favor, sequer foram convocadas, portanto estamos presenciando um julgamento secreto e macomunado. É bem possível que se elas fossem convocadas para testemunhar a favor do réu, não tivessem muita coisa a dizer. Bastava mostrar ao Sinédrio os leprosos, cegos, paralíticos, possuídos e enfermos; todos curados como evidência cabal de que aquele Inocente em juízo, não poderia nunca, ser um homem comum, ou um impostor.
Fechamento
O Inocente foi bem cedo ao amanhecer, logo após ser condenado pelo Sinédrio, levado ao governador romano Pilatos, para ali ser mais uma vez acusado pelas autoridades judaicas, mas desta vez de “sedição contra César”, o Soberano senhor do mundo antigo. Mas esta parte fica para depois.
Os únicos que poderiam ajudar Jesus eram seus amigos e seguidores. Bom...estes fugiram, morrendo de medo de serem presos e mortos também. As mulheres, mais corajosas, não tinham voz alguma para reverter. O povo que o amava, virou as costas. Sim, o mesmo povo que há uma semana atrás estavam com os ramos nas mãos proclamando na entrada triunfal “bendito o que vem em nome do Senhor” eram exatamente os mesmos que gritavam “crucifica-o”. E Deus?...Deus sabia que este era o Plano Eterno. Jesus também pouco fez em seu favor, ele veio ao mundo para isto mesmo: Morrer em nosso lugar. Ninguém o matou, foi ele mesmo que voluntariamente entregou-se por nós. Jesus disse: Ninguém tira de mim a vida de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Eu não sou o promotor de defesa de Jesus. Ele não precisou de ninguém para defendê-lo. Alias, este evento já estava predito há séculos pelos profetas hebreus (Isaías 53). Nada mudaria o destino de Jesus, que ele mesmo aceitou em adoração ao Pai. Pois mais importante que a justiça cumprida na terra, era a Graça oferecida ao penitentes e algozes que “não sabiam o que estavam fazendo”. Por isto o Compassivo pôde dizer com amor incompreensível aos seus próprios assassinos:

"Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem."


Autor: Daniel Grubba
Fonte: [
Soli Deo Gloria ]
.
Poderá também gostar de:
 
 
http://bereianos.blogspot.com/2009/10/breve-analise-do-julgamento-judaico-de.html
 
 Reproduzido Por: Libredade 
 
 



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cresce avaliação positiva do governo e de Lula

Dida SampaioPesquisa registrou aumento de quase 5% na avaliação positiva do Governo LulaPesquisa registrou aumento de quase 5% na avaliação positiva do Governo Lula
A avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo voltaram a crescer segundo a pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje (23) pela Confederação Nacional do Transporte.

Em novembro, o governo Lula obteve avaliação positiva de 70% dos pesquisados, contra os 65,4% registrados em setembro. A pesquisa avaliou também o desempenho pessoal do presidente, que chegou, em novembro, a 78,9% – em setembro esse índice estava em 76,8%.

Realizada entre os dias 16 e 20 de novembro – período posterior ao blecaute ocorrido no dia 10 –, a pesquisa abrangeu 24 estados e entrevistou 2 mil pessoas em 136 municípios das cinco regiões do país. A margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

“A princípio, o blecaute não influenciou negativamente a avaliação do presidente ou do governo e nem colou na imagem do presidente ou de sua candidata, Dilma Roussef. Mas isso precisa ser melhor avaliado para ficar mais claro, uma vez que não fizemos perguntas específicas sobre o tema, como também não fizemos sobre [o desmoronamento de três vigas na obra do] Rodoanel. Mas isso deverá ser feito na próxima pesquisa”, disse o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, o crescimento da avaliação de Lula tem como carro-chefe a economia. “Está claro para a população que Lula melhorou o país e o projetou no exterior.

Fonte: Agência Brasil


http://tribunadonorte.com.br/noticia/cresce-avaliacao-positiva-do-governo-e-de-lula/132485


Reproduzido Por: Liberdade







 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails