Pesquisa personalizada

sábado, 3 de outubro de 2009

Escola Bíblica Dominical

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

*

No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.

*

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.

*

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.

*

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

*

Lição 01 10 de Outubro de 2009

*

TEMA – DAVI E A SUA VOCAÇÃO

*

TEXTO AUREO - "Porem, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sabre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou" (1 Sm 13.14).

*

VERDADE PRÁTICA – A vocação de Davi atendeu ao propósito divino de preservar o povo escolhido e a linhagem real do Messias.

*

HINOS SUGERIDOS – 115, 298, 409.

*

LEITURA BÍBLICA – 1 Samuel 16.1,3,10-13.

*

1 - Então, disse o SENIIOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vazo de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seu filhos me tenho provido de um rei.

*

3 - E convidarás Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.

*

10 - Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porem Samuel disse a Jessé: o SENHOR não tem escolhido estes.

*

11 - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.

*

12 - Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.

*

13 - Então, Samuel tomou o vazo do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.

*

INTRODUÇÃO

*

Não há dúvida de que a história de Davi é uma das mais belas e instrutivas da Bíblia. Somente ele é denominado nas Escrituras de o homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14).O motivo dessa consideração deve-se ao fato de que Davi sempre estava disposto a cumprir vontade do Todo-Poderoso (At 13.22). Para nós, que conhecemos a providencia divina, sabemos que Davi surge como um homem escolhido pelo Senhor para cumprimento de seus propósitos.

*

I. AS CIRCUNSTANCIAS EM QUE DAVI FOI CHAMADO

*

1. Em meio a uma crise espiritual. De certa forma, a vocação ou o chamado de Davi por parte de Deus externou-se a partir da rejeição de Saul pelo Senhor (1 Sm 13.13 ,14; 15.26-28). É preciso lembrar-se que, antes de ter um rei, o povo de Israel possuía uma liderança teocrática, formada por juizes escolhidos por Deus, os quais defendiam suas causas Jz 2.16-19). Não obstante, a vontade de Israel manifestada publicamente naqueles dias (cf. 1 Sm 8.1-22), foi esquivar-se do sistema político da teocracia para se tornar uma monarquia como as nações incrédulas vizinhas (1 Sm 8.1-7, 19-22). A vontade do povo não era apenas a de ter um rei, mas de se tornar "como as outras nações" (v. 20). Não era, portando, apenas por uma simples mudança de regime que o povo estava ansiando, mas por uma troca de governante. Aquela má escolha deixou o profeta Samuel alarmado e triste (1 Sm 8.6).

*

É nesse contexto que vemos, na historia bíblica, surgir Saul (I Sm 9.1-27), alguém que preenchia os requisitos e as expectativas do povo (1 Sm 8.4-6). Muito cedo em seu governo Saul demonstra não ser um homem disposto a buscar a direção de Deus para dirigir Israel (1 Sm 13). Samuel logo observou ser Saul um rei carnal, fraco, desobediente e sem espiritualidade, e, portanto, desqualificado como líder do povo eleito de Deus (1 Sm 13.14; 15.26-28). O maior problema era que um fracasso iminente do rei significava a derrocada de toda a nação. E isso, infelizmente, não tardou acontecer. Saul assemelhava-se a uma árvore, cujas raízes foram cortadas, permanecendo com sua folhagem verde por algum tempo. E é neste contexto que o Senhor buscou "para si um homem" que lhe agradasse e que se tornaria príncipe sobre o seu povo (l Sm 13.14). E Davi era esse homem escolhido (1 Sm 16.12,13).

*

Hoje, assim como naquela época, a obra de Deus sofre, em certos lugares, por desobediência de alguns que chegam a "ensinar" somente por obrigação e vontade humana sem, contudo, ter a aprovação de Deus. Entretanto, não é possível alguém permanecer a frente da obra Deus e ir muito longe se os seus fundamentos espirituais foram derrubados.

*

2. A gravidade da crise. Diante de uma crise de tal gravidade que se abateu sobre a liderança do povo de Deus, Samuel chorava não somente a queda de Saul, mas também se preocupava com a lacuna gerada por sua rejeição definitiva. Deus, que controla as situações, declarou a Samuel que já havia se provido de um rei (1 Sm 16.1).

*

Em toda a historia bíblica, é possível verificar esta forma de Deus tratar com o seu povo. Durante a peregrinação no deserto, vemos como o Senhor não aceitou a desobediência de Moises, impedindo sua entrada na Terra Prometida (Nm 20.11,12; Dt 32.51,52). Mesmo não permitindo que Moises em sua rebeldia continuasse a governar o seu povo e entrasse em (Canaã, o Todo-Poderoso não desamparou a sua Tribo Nômade, pois já havia provido outro líder para finalmente introduzi-la na Terra Prometida (Dt 1.37,38).

*

II. A NATUREZA DA VOCAÇÃO DE DAVI

*

1. Um desígnio divino. No ensino revelado na Palavra de Deus, a vocação divina e um fato declarado e demonstrado entre o povo de Deus. Ele chama a quem quer, quando quer e capacita como quer e para o que quer. Essa verdade é demonstrada na vida do sucessor de Saul. Quando lemos o Salmo 89.20: "Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi", vemos claramente que Davi foi escolhido por Deus. Ele foi chamado ou "recebeu uma vocação" da parte do Senhor.

*

Em um contexto maior, é importante entender que o Messias prometido ao povo de Deus seria um descendente da tribo de Judá e, portanto, Davi é parte direta do cumprimento das promessas divinas a Israel (Is 11.1 ,2;Jr 23.5,6; At 2.29,30; Rm 1.3).O primeiro versículo do Novo Testamento (Mt 1 .1) enuncia o cumprimento desta profecia messiânica. No ultimo livro da Bíblia, o próprio Senhor Jesus, o Messias prometido declara: "[ ... ] Eu sou a Raiz e a Geração de Davi" (Ap 22.16). Tais textos são uma evidência do cumprimento da Aliança Davídica: "Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre" (2 Sm 7.16).

*

2. A resposta humana. Um dos princípios da vocação divina é a soberania de Deus (1 Cr 28.4,5). Todavia, isso não significa que o Eterno não leve em conta a responsabilidade humana na realização de seus propósitos (I Cr 28.6,7).

*

Saul subiu ao trono em resposta a pretensão do povo (l Sm 8.4-6), que, após ouvir a "descrição" divina do perfil do rei (l Sm 8.9-18), respondeu categoricamente: "Não, mas haverá sobre nós um rei. E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras" (vv.19b,20). Assim, de acordo com o discurso do apostolo Paulo na sinagoga de Antioquia, o Eterno deu Saul em resposta ao injusto clamor do povo e segundo o que eles idealizaram (At 13.21). Em seguida, Paulo declara que Deus "levantou como rei a Davi" (At 13.22). Enquanto Davi foi levantado em decorrência da vontade divina (1 Sm 13.13; 15.26-28; 16.1), Saul foi dado por Deus segundo o desejo de Israel de ter alguém com o perfil desse rei (1 Sm 9.14-20; 10.17-27).

*

Isso mostra que a escolha divina de homens para o seu serviço leva também em conta a liberdade humana e não a invalida. Saul não estava predestinado ao fracasso (1 Sm 13.13), tampouco Davi estava destinado ao sucesso continuamente (1 Rs 11.38). Contrastando a vida de ambos, observamos que os dois foram ungidos da parte de Deus por Samuel sob iguais condições de conduzirem o reino de Israel. Mas a forma como cada um procedeu ante a esse chamado foi muito diferente.

*

III. O PROPÓSITO DA VOCAÇÃO DE DAVI

*

1. Abençoar a nação judaica. Para entendermos o contexto da chamada de Davi, devemos levar em conta o caráter profético da nação hebraica: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha" (Ex 19.5). Apesar de estar atualmente sob provação divina e temporária por causa de sua incredulidade, Israel continua a ser uma nação profética (Rm 1 1.1 5526). Deus escolheu Israel dentre os demais povos para que, através desta nação, tivesse lugar o seu maravilhoso plano de salvação para a humanidade inteira. Davi estava consciente disso ao exclamar: "E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para seu povo (2 Sm 7.23a). Sob a Nova Aliança feita pelo sangue precioso do Filho de Deus (Lc 22.20), o Pai também tem um propósito especial com a sua Igreja, chamada de "Israel de Deus" (Gl 6.16; I Pe2.9,10).

*

2. Abençoar a humanidade. Davi foi uma benção para o seu povo porque estabeleceu um poderoso reino firmado em Deus e também deixou uma imensa riqueza espiritual e cultural, contida nos seus muitos maravilhosos Salmos (2 Sm 23.1,2). Além de rei de Israel, Davi foi também profeta de Deus (At 2.29,30; 2 Sm 23.2). Cristo Jesus, o legitimo herdeiro de Davi, abençoaria a humanidade com o seu reinado e domínio em todos os sentidos (Lc 1.32). Ele é Rei e brevemente reinará em dimensões nunca conhecidas entre os homens Jr 23.5,6).

*

CONCLUSAO

*

Vimos, pois, que a vocação de Davi fez parte da vontade de Deus, que na sua soberania e presciência escolhe a quem quer para a realização dos seus desígnios. Nada está fora do seu controle e nada acontece sem a sua permissão. Mesmo em meio as crises e reveses da vida, Ele continua sendo Senhor da historia.

*

Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: JOSÉ GONÇALVES, 4º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.










http://costa-transformando.blogspot.com/2009/10/escola-biblica-dominical.html

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Número de mortos por tsunami causado por terremoto passa de 100 na Oceania

O tsunami que se seguiu a um terremoto de magnitude 8 nesta terça-feira (29) na Oceania provocou mais de 100 mortos no território americano de Samoa Americana e em Samoa, segundo as autoridades locais.

Até agora, foram registrados 100 mortos em Samoa e 14 em Samoa Americana. Há relatos de vários feridos e de muita destruição, com vilas inteiras alagadas. O medo levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger.

O tremor ocorreu às 6h48 locais (14h48 de Brasília), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA.

O epicentro localizou-se no mar, a 195 km de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, na escala de momento, mas depois revisou para 8. A Defesa Civil da Nova Zelândia avaliou o tremor em 8,3 graus na escala Richter.

Embora ainda seja usada, a escala Richter, ou escala de magnitude sísmica, tem sido substituída pela escala de magnitude de momento. As medições em ambas as escalas costumam ser bastante semelhantes, apesar de calculadas por fórmulas diferentes.

O tremor gerou um alerta de tsunami do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, dos EUA, levantado horas depois.

Depois de várias réplicas menores, um novo forte tremor, de magnitude 5,9, foi registrado às 12h25 locais de quarta-feira (20h45 de Brasília).
fotos: Agência EFE
Terremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na Oceania

Terremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na OceaniaTerremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na OceaniaTerremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na OceaniaTerremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na OceaniaTerremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na Oceania
foto: Agência EFE
Terremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na Oceania
Terremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na OceaniaTerremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na OceaniaTerremoto e tsunami atingem Samoa e Samoa Americana, na Oceania

Samoa Americana

Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional de Samoa Americana, disse que quatro ondas do tsunami, entre 4,6 metros e 6 metros de altura, avançaram entre 0,8 km e 1,6 km em direção à ilha de Tutuila, onde localiza-se Pago Pago.

"O centro de visitantes do Parque Nacional de Samoa Americana e seus escritórios parecem ter sido destruídos completamente", disse.

"Por enquanto, todo mundo está no alto das serras", disse Senetenari Malele, locutor da rádio local Showers of Blessings.

A Fema (Agência Americana de Emergências) disse que mandou duas equipes para ajudar aos trabalhos de resgate em Samoa Americana.

"Trabalhando em cooperação com a Guarda Costeira dos EUA, a Fema enviou uma equipe de assistência e uma de planejamento e resposta a Samoa Americana para dar apoio e assessoria", disse o diretor da agência, Craig Fugate.

Samoa


O chefe-executivo-assistente de Samoa, Ausegalia Mulipola, disse que equipes de resgate ainda procuravam vítimas do tsunami. Havia o registro de que alguns vilarejos no sudeste do país foram destruídos. Segundo ele, danos no sistema de telecomunicações do país dificultam as buscas.

Theresa Falele Dussey, moradora de uma aldeia litorânea do país, disse a uma rádio da Nova Zelândia que sua casa foi destruída por uma onda, assim como casas e carros em uma aldeia vizinha.

"Várias pessoas têm ligado para emissoras de rádio para relatar ondulações elevadas atingindo as áreas costeiras de Fagaloa e Siumu, no lado leste da ilha de Upolu, e mais ao sul", disse o serviço Samoalive News.

"A escola foi suspensa pelo resto do dia devido aos alertas de tsunami orientando as pessoas a seguirem para terrenos mais elevados."

Uma das ilhas mais castigadas foi Upolu, em Samoa Ocidental, segundo fontes policiais locais citadas pela Rádio Nova Zelândia.

A maioria das mortes teria ocorrido na aldeia de Lalomanu, situada ao sudeste da ilha de Upolu, a segunda maior de Samoa.

Upolu, de 1,125 mil quilômetros quadrados, é a segunda maior ilha do arquipélago de Samoa, depois da de Savai'i, e abriga a capital, Ápia.

De acordo com a polícia, aldeias da pequena ilha vizinha de Monono também foram danificadas, e uma extensa parte está debaixo d'água.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu após o terremoto um alerta destinado, em particular, à Nova Zelândia, Ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga.

Depois, foram emitidos vários alertas de tsunami para as Ilhas Cook, Tokelau, Niue, Marshall, Ilhas Salomão, Kermadec, Palmyra, Howland, Baker, Jarvis, Vanuatu e Nauru. Também há avisos para Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Austrália e outras ilhas do Pacífico.









http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/minuto_a_minuto/internacional/materia.php&cd_matia=541639

Temporais afetam 110 mil pessoas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul

Redação SRZD | Nacional |

Temporais afetam 110 mil pessoas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Foto: Wikimedia Commons Os temporais do fim de semana no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina afetaram cerca de 110 mil pessoas. As defesas civis dos dois estados informaram que cerca de 10 mil casas foram danificadas pelo vento forte e pelos deslizamentos.

As chuvas fortes atingiram 43 municípios em Santa Catarina e 17 no Rio Grande Sul. A maioria localizada na região limítrofe dos dois estados.

O Centro de Informações e Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina prevê para esta terça-feira a chegada de uma nova frente fria na região, com a possibilidade de rajadas de vento e descargas elétricas.

As defesas Civis dos estados estão distribuindo mantimentos, lonas plásticas e fornecendo abrigos às pessoas desalojadas.

Informações da Agência Brasil





http://www.sidneyrezende.com/noticia/57869+temporais+afetam+110+mil+pessoas+em+santa+catarina+e+no+rio+grande+do+sul

Tufão Ketsana deixa 38 mortos no Vietnã

Tufão Ketsana deixa 38 mortos no Vietnã


DANANG, Vietnã — O tufão Ketsana, cuja passagem devastadora pelas Filipinas matou 246 pessoas, deixou 38 mortos no Vietnã, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira.

Segundo as autoridades em Danang, o número de vítimas fatais deve aumentar, já que há ao menos 10 desaparecidos.

Em Hanói, os serviços meteorológicos informaram que Ketsana perdeu força e passou a depressão tropical na madrugada desta quarta-feira, antes de chegar ao Laos.

No Camboja, o tufão matou ao menos 11 pessoas e feriu outras 28, no centro e no nordeste do país, segundo funcionários locais.





http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hwXQV-xL8gsMRIr9eV7MGgTG93gA

Guiné-Conacri: 157 manifestantes mortos

Milhares de pessoas juntaram-se ontem num estádio de Conacri para protestar contra a junta militar. Pelo menos 157 foram mortos pelas forças de segurança. Veja o vídeo SIC no fim do texto com a reportagem do protesto.




Deixe aqui o seu comentário 3 comentários [1009 visitas]
Aumentar Texto Diminuir Texto Link para esta página Imprimir Enviar por email
del.icio.us technorati digg facebook myspace reddit google search.live newsvine

Guiné-Conacri: 157 manifestantes mortos

Pelo menos 157 pessoas foram mortas e 1.253 ficaram feridas ontem, em Guiné-Conacri , na repressão de uma manifestação da oposição pelas forças de segurança, indicou hoje um responsável da Organização Guineense de Defesa dos Direitos Humanos (OGDH).

"Registámos até agora 157 mortos e 1.253 feridos", afirmou Thierno Maadjou Sow, da OGDH.

Um balanço divulgado ontem à noite pela polícia apontava 87 mortos, mas já hoje a oposição tinha afirmado que morreram 128 pessoas.

O chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, anunciou que a França decidiu suspender de imediato a sua cooperação militar com a Guiné-Conacri e rever toda a ajuda bilateral, após a repressão "selvagem e sangrenta" da manifestação.

A França, antiga potência colonial da Guiné-Conacri, anunciou também a realização quarta-feira de uma reunião da União Europeia em Bruxelas para analisar a situação.

"A nosso pedido, a União Europeia reúne-se quarta-feira em Bruxelas
para analisar medidas complementares que possam ser adoptadas rapidamente", afirmou o ministro francês em comunicado.

No final de Julho, a União Europeia decidiu colocar a Guiné-Conacri sob observação durante dois anos e manter congelada a ajuda ao desenvolvimento, esperando o regresso do país à ordem constitucional após o golpe de Estado de Dezembro de 2008.

Na sequência do golpe, uma junta militar liderada pelo capitão Moussa Dadis Camara tomou o poder e suspendeu a Constituição pouco depois da morte do general Lansana Conté, que presidia aos destinos da Guiné-Conacri há 24 anos.

Milhares de pessoas concentraram-se ontem num estádio de Conacri para protestar contra a possibilidade de uma candidataura do chefe da junta militar às presidenciais de Janeiro.











http://aeiou.expresso.pt/guine-conacri-157-manifestantes-mortos=f538581

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas (...) Leiam com atenção

Estranho caso clínico

O parto foi através de cesariana, pois até a data prevista 31/3 não houve
sinais, então optamos pela cirurgia.

Pedro nasceu muito bem. Chorou logo e teve nota 9 de Apgar.

Nasceu com 48 cm e pesou 3,430kg.

Seu primeiro ano de vida foi ótimo, com desenvolvimento perfeito e nenhuma
doença.

Sentou com cinco meses, andou com 11 meses, disse as primeiras palavras com
7 meses e antes disso já emitia sons naturais de um bebê.

Com um ano e dois meses, certa tarde durante o sono, Pedro acordou
assustado como estivesse se engasgando.

Isso se repetiu por mais alguns dias até que fomos ao médico.

Este viu uma crise, suspeitou de refluxo-gastresofágico e solicitou alguns
exames.

Nesta época, estas crises aconteciam mais ou menos 10 vezes ao dia e
duravam aproximadamente 15 segundos.

Como os exames não acusaram nada, por indicação do médico, procuramos um
neurologista infantil que disse tratar-se de crises convulsivas.

Fizemos um primeiro eletro encefalograma que foi normal.

Procuramos o Dr.Salomão Schwartzmam, que o avaliou e considerou-o logicamente perfeito.

Nesse período, as crises aumentavam em quantidade e intensidade.

Assim, em agosto de 90 ele foi internado na UTI pela primeira vez com aproximadamente uma crise a cada 3 minutos.

Ficou no Hospital 20 dias e saiu com as crises mais controladas. Fez uma Tomografia Computadorizada que foi normal.

O segundo eletro acusou foco irritadiço do lado direito cérebro.

Apesar de tudo isso, seu desenvolvimento continuava normal, porém mostrava-se mais sonolento.

As crises continuavam; eram crises mistas.

Em outubro de 90, percebemos que ele estava sorrindo menos, chorando menos e que quando sorria, o lado esquerdo de seu rosto parecia paralisado.

Em novembro de 90, percebi que ele usava menos o braço esquerdo. Os médicos chamaram de seqüelas. Em dezembro de 90, fizemos uma ressonância magnética de crânio, um exame de Fundo de Olho alguns exames para detectar erros inatos do metabolismo. Todos os exames foram normais.

Nessa época, ele já apresentava dificuldade para caminhar e falava menos. Mantinha uma média de mais ou menos 20 crises por dia.

No decorrer de sete meses mudamos de médicos por diversas vezes vários anticonvulsivantes foram testados.

Porém o efeito nunca era totalmente satisfatório.

E esteve internado mais duas vezes para controlar crises mais frequêntes Em janeiro de 91, Pedro foi internado mais uma vez e saiu do hospital sem andar, sentar ou falar.

Em fevereiro, novamente foi internado com crises muito fortes, ficou 20 dias no Hospital.

As crises já duravam 1 min, manifestando-se a cada 10 min.

Nessa ocasião, foi medicado com cortisona e fez vários exames de Metabolismo, porém nada foi encontrado....

A habilidade motora dele ficou debilitada.

Quando teve alta, não segurava a cabeça, não sentava sozinho e parecia não reconhecer ninguém, além de não fixar o olhar em nada.

O tempo foi passando, e com seções de fisioterapia e muito carinho Pedro foi conseguindo alguns pequenos progressos.

Continuávamos nossa maratona em médicos e exames, porém nada acontecia.

Suas crises ficaram um pouco mais controladas, manifestando-se somente durante o sono, aproximadamente 8 episódios por noite, com duração de cerca de 1 min.

No final de 95, ele ficou alguns dias consecutivos sem apresentar crises.
Nestes últimos anos, repetiu alguns exames, porém nada de novo foi encontrado.

Teve complicações pulmonares e tomou muito antibiótico. Nos últimos meses de 95, Pedro readquiriu o controle da cabeça e ganhou maior firmeza no tronco.

Passou a fixar o olhar nas pessoas e objetos, porém ainda não manifestando desejo de pegá-los.

Seu rosto ficou mais expressivo, apesar de ainda não rir ou chorar.

Em janeiro de 96, repetimos a Ressonância Magnética que se apresentou tal e qual a anterior, segundo o médico que assinou o laudo.

O Dr. Fernando Arita, seu médico atual, diagnosticou que Pedro tem um cérebro um pouco menos denso do que uma criança de 7 anos.

Repetimos também o eletro encefalograma, que se apresentou bem melhor que o anterior, com crises mais localizadas. Fizemos também, um estudo
de Cariótipo (pai, mãe e filho) com a Dra.Rita de Cássia Stoco e nada foi encontrado.

Disse suspeitar de Doenças Mitocondriais e sugeriu que fizéssemos um estudo de DNA. Foi feita também, uma dosagem de aminoácidos no sangue e
cromatografia de açúcares na urina.

Atualmente, Pedro mantém cerca de 4 crises convulsivas durante o sono, principalmente a partir das horas da madrugada. Em suas crises estica
braços e pernas, gira a cabeça para a esquerda e chora..

Duram cerca de 45 segundos. Sua atenção continua fixa nas pessoas e objetos, porém não se movimenta espontaneamente.

Readquiriu razoável controle de tronco, porém não senta, não fica em pé, não fala, não sorri ou chora.

De dois anos para cá, desenvolveu uma escoliose bastante preocupante. Está medicado com Rivotril, Valpakine e Tryleptal.

Pedro, atualmente, está com 15 anos. Durante todos estes anos, não encontramos uma resposta para o que acontece com Pedro, e, também nunca
encontramos alguém com problema semelhante para trocar experiências.

Se você puder ajudar, se for médico ou já conheceu alguma criança com o mesmo problema, por favor, nos escreva.

Se não, passe essa mensagem para frente para que encontre o destino certo.



Muito Obrigado,

Liane e Manoel.

Nosso endereço: Rua Conselheiro Brotero, 1559 apto 134 CEP 01232-011 São
Paulo - SP - BRASIL

Fone: (11) 3662.4826



PS: O simples fato de repassar esta mensagem, já é por si só, um ato de solidariedade.
Peço a todas as pessoas que receberam esta mensagem que, por favor, tentem se conscientizar da necessidade que nós, seres
humanos,temos de receber a ajuda um do outro.


Enviem essa mensagem para todas as pessoas da sua lista, desde aquela que você escreve todos os dias, até a pessoa que você não escreve há muito tempo...

Assim poderemos, quem sabe, ajudar essa família....

'Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas (...)






http://alairliberdade.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails