Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de março de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.
Lição 13
29 de Março de 2009.
Tema - A DESPEDIDA DE UM LÍDER
Texto Áureo - “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.1 5).
Verdade Prática - Deus usa homens obedientes á sua vontade e que estejam dispostos a serví-Lo com fidelidade e humildades.
Hinos Sugeridos - 142, 197, 242.
Leitura bíblica - Josué 24. 14 - 18.
14—Agora, pois, temei ao 5ENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.
1 5 — Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
16 — Então, respondeu o povo e disse: Nunca nos aconteça que deixemos o SENHOR para servirmos a outros deuses;
1 7 — porque o SENHOR é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
18 — E o SENHOR expeliu de diante de nós a todas estas gentes, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao SENHOR, porquanto é nosso Deus.
INTRODUÇÃO
Chegamos ao último capítulo do livro deJosué. Aqui temos o derradeiro discurso do servo do Senhor sobre a lealdade a Deus. josué aproveitou a ocasião solene para trazer à memória dos israelitas tudo o que Deus havia feito por eles. A partir daquele momento, Israel seria desafiado a decidir que caminho seguir. Estariam dispostos a servir ao Senhor com fidelidade? Ou ainda seriam influenciados pelos deuses dos amorreus?
Nesta lição, nos deteremos nas últimas palavras deste homem que fora integralmente leal ao seu povo, e ao Deus do seu povo.
I—JOSUÉ FAZ O POVO RECORDAR A FIDELIDADE DE DEUS
1. Uma retrospectiva histórica (vv.1-13). Josué mais uma vez reuniu o povo em Siquém a fim de fazer uma retrospectiva da história da nação israelita. A partir de Abraão, Josué lembrou aos filhos de Israel que foi o Senhor quem chamara o patriarca em Ur dos caldeus, prometendo-lhe a paternidade de uma grande nação.
O Todo-Poderoso planejou estabelecer, a partir de um homem, uma nação que fosse o modelo de sua justiça e santidade. Israel deveria ser esta nação, e para isso precisava conhecer muito bem suas origens, e recordar os grandes eventos e os muitos livramentos que obtivera sob os cuidados do Senhor.
O Eterno participara ativamente da vida do seu povo. Ele esteve presente nos momentos mais difíceis, quando os israelitas foram derrotados diante de seus inimigos (Js 7.8,9), mas também nas ocasiões alegres, quando obtiveram vitória (Nm 23.11,20). O Senhor está presente em todos os momentos da nossa caminhada. Ele jamais nos abandona (Is 49.1 5).
2. A fidelidade de Deus (vv. 6-10). Josué aproveitou a oportunidade para relembrar aos israelitas de que foi o Senhor que os livrara de seus inimigos (v.1 1). Eles tinham de reconhecer a fidelidade de Deus para com seu povo (Sl 145.13; Is 41.10; 2 Co 1.18; Ap 19.11). Sem a presença divina jamais teriam sucesso. A nação precisava continuar confiando em Deus para seguir avante, prosperar e obter mais vitórias.
Você tem confiado inteiramente no Senhor? Segundo Charles Stanley, “quanto mais nos dispomos a confiar, mais provas de confiança Ele nos dá”.
II - A RENOVAÇÃO DO CONCERTO
1. “Escolhei hoje” (vv. 14,1 5). Os israelitas precisavam tomar uma decisão: obedecer ao Senhor do Universo ou adorar os ídolos locais feitos por mãos humanas. Era uma escolha pessoal. Você também pode escolher. Será Deus o Senhor da sua vida ou outro substituto qualquer? A quem você será leal? Josué queria saber se os israelitas seriam leais ao Senhor, por isso deixa claro que não havia lugar para a indecisão: “escolhei hoje”(v.l 5). Não se pode servir a dois senhores (Mt 6.24). Como servos de Deus, também precisamos decidir: seguir a Cristo fielmente ou ao mundo. Josué, juntamente com sua família, fizera a melhor escolha: “... eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (v. 1 5). Muitos eram os méritos do Altíssimo, logo Josué concluiu que nenhuma pessoa, com um mínimo de tino, deixaria de fazer a escolha certa. Deixar de e amar ao Senhor resultará depois em julgamento e destruição (v.20; 23.11-13).
2. Um compromisso solene. Diante do desafio de Josué o povo respondeu: “Nunca nos aconteça que deixemos o Senhor para servirmos a outros deuses” (v.16). Os israelitas fizeram uma pública “profissão de fé”. Como crentes também temos a necessidade de fazer a nossa confissão (Hb 3.1; 4.14; 10.23). Vez por outra precisamos reafirmar nossa decisão de permanecer na fé e em obediência a Deus. A reafirmação de decisões , justas, feitas pelo crente, inclui temer j ao Senhor, ser leal à verdade, obedecer com sinceridade e renunciar ao pecado e todos os prazeres a ele associados (vv.1 4-16).
3. Deus nos libertou. Os israelitas reconheceram que fora o Senhor quem realizara maravilhas em seu favor (v.1 7). Deus os havia libertado da servidão do Egito. Da mesma forma, precisamos, como crentes em Cristo, reconhecer que foi o Senhor que nos libertou do cativeiro do pecado e da condenação eterna (Ef 2.6; 4.8). Deus éanossavitória, por excelência (1 Co 15.57; Pv 21.31).
Em seu discurso, Josué fez duas sérias advertências aos filhos de Israel: (1) Deveriam lançar fora os deuses estranhos (v.23). (2) Não poderiam quebrar, em momento algum, o pacto feito com o Senhor, pois as conseq üências seriam desastrosas: “Se deixardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, então, se tornará, e vos fará mal...” (v.20). Sabemos que eles não cumpriram com a promessa, pois o povo só seguiu a Deus durante a liderança dejosué. Por três vezes o povo declarou: “Serviremos ao Senhor nosso Deus...” (v. 24).
III. UM MEMORIAL LEVANTADO
1. A pedra do testemunho. Josué fez daquela reunião pública uma ocasião solene. Ele ‘pôs por estatuto e direito... escreveu estas palavras no livro da Lei de Deus; e tomou uma grande pedra e a erigiu ali” (vv.25,26). Sua intenção era fazer com que o povo jamais se esquecesse do pacto firmado com o Senhor. “Esta pedra nos será por testemunho” (v.27). Em o Novo Testamento, os crentes são chamados de “pedras vivas”, erguidas por e em união a Cristo, a preciosa pedra angular (1 Pe 2.4-6; Ef 2.19-22; 1 Co 3.9-16).
Josué também registrou o pacto por escrito. Ele não queria que nenhuma só palavra caísse no esquecimento.
Depois de erguer o memorial, o servo do Deus despediu o povo, cada um para sua herdade (v.28). Era hora de desfrutarem da herança que Deus lhes prometera.
2. A despedida de um líder (vv.29,30). Chegou o momento de Josué, um exemplo de homem de Deus, encerrar sua carreira. Ele iniciou seu ministério como “servo de Moisés”(l.l)e concluiu sua obra como “servo de Deus” (v. 29). Nos dias atuais, poucos são os que aspiram à posição de servos. Se você deseja obter uma liderança forte e abençoada como a de Josué, siga atentamente seus passos — seja primeiramente servo. Esteja atento e pronto para realizar qualquer trabalho que Deus tenha para você. Faça a obra de Deus com humildade, compromisso e alegria: “Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto” (Sl 1 00.2). Jesus não veio ao mundo para ser servido, e sim, para servir e entregar sua vida pelos outros (Mt 20.26-28).
CONCLUSÃO
Josué foi fiel ao chamado de Deus. Ajudou os israelitas a tomarem posse da Terra Prometida, orientandoos pacientemente à obediência e ao cumprimento de todos os desígnios divinos. Esse leal servo do Senhor combateu o bom combate, guardou a fé, e, aos 110 anos, encerrou seu abençoado ministério.
Lições Bíblicas, 1º Trimestre, CPAD Rio de Janeiro - RJ 2009.
http://costa-transformando.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de março de 2009

Elogiado, Barrichello circula com camisa corintiana

quarta-feira, 25 de março de 2009

Gotas Bíblicas



Minha Casa Não É Digna de Ti | Pr. Olavo Feijó

Mateus 8:8 - E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

Intercedendo por seu servo, muito enfermo, o centurião sugeriu que Jesus o curasse mesmo de longe: "Respondeu o centurião - Senhor, minha casa não é digna de Ti" (Mateus 8:8).

A idéia de que não somos dignos de Cristo é chover no molhado. Mas ainda existem alguns cristãos que estão presos aos seus sentimentos de dignidade. E que, até, fogem de uma intimidade maior com o Senhor, sob a desculpa de que, na nossa imperfeição não merecemos a presença e as bênçãos do Senhor.

Quando, entretanto, acreditamos como o fez o centurião, que o poder de Jesus pode curar e abençoar minha casa e o que quer que esteja nela, esta fé é elogiada pelo Senhor. O inimigo quer que acreditemos que, por causa do nosso pecado, não merecemos a bênção do Senhor. Quanto a Jesus, Ele quer que entreguemos a Ele nossas indignidades e, humildemente, aceitemos dentro de nós Sua graça purificadora. De fato, minha casa não é digna: é a graça de Cristo que faz da minha casa templo Dele.







http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&tab=wm#inbox/1203c5f8fd2245a0

Em crise, Romênia terá empréstimo de 20 bilhões de euros


Recursos virão do FMI, Banco Mundial e União Europeia.


Foto: www.g1.com.br
Leia Também
A Romênia concluiu um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a União Europeia (UE) e o Banco Mundial (Bird) para obter um empréstimo de 20 bilhões de euros (US$ 27 bilhões), que será entregue em dois anos.

O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (25), em Bucareste, por Jeffrey Franks, representante da delegação do FMI que negociou o acordo com as autoridades romenas. Segundo o acordo, a Romênia deverá reformar sua política fiscal e reduzir seu déficit em 2009 a 4,5%.

O relançamento dos créditos das entidades monetárias é uma das prioridades do acordo alcançado, como explicou em Bucareste Franks, após lembrar a necessidade de pactuar com os bancos estrangeiros que atuam no mercado romeno que se garanta que esses créditos não sejam repatriados aos países de origem.

A Romênia é o terceiro país da UE, depois de Hungria e Letônia, a recorrer às instituições financeiras internacionais para enfrentar os efeitos da crise mundial.

Em crise, Romênia terá empréstimo de 20 bilhões de euros
Recursos virão do FMI, Banco Mundial e União Europeia.
Romênia é o terceiro país da UE a recorrer a esse tipo de ajuda.



Fonte:






http://www.portalmaratimba.com/noticias/news.php?codnot=240576#


Em entrevista coletiva, Obama defende orçamento trilionário

Bruno Garcez

Da BBC Brasil em Washington

O presidente dos EUA, Barack Obama, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (Getty Images)

Entrevista coletiva fugiu ao tom bem-humorado de outras ocasiões

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu o orçamento de aproximadamente US$ 3,6 trilhões que apresentou ao Congresso do país durante sua segunda entrevista coletiva desde que chegou à Presidência, realizada na noite desta terça-feira.

Durante a entrevista, realizada na Casa Branca e exibida em rede nacional, o líder americano enfatizou a necessidade de se ratificar um plano ambicioso, que contenha medidas que contemplem as áreas que ele julga essenciais - educação, seguro-saúde e energia.

"O orçamento que eu submeti ao Congresso irá permitir nossa recuperação econômica com uma base mais sólida, para que não tenhamos que enfrentar uma crise como esta daqui a 10 ou 20 anos", afirmou.

De acordo com o líder dos Estados Unidos, a política de sua administração é a de "atacar esta crise em todas as frentes". Ele ainda afirmou que a aprovação do orçamento é uma parte "inseparável" do combate à turbulência financeira.

A entrevista fugiu ao tom descontraído e bem-humorado de outras ocasiões. Obama respondeu às perguntas de 13 repórteres, oito das quais giraram em torno da economia do país.

O líder americano pareceu acuado pelo tom mais agressivo de alguns dos repórteres e chegou a ser ríspido em uma ocasião.

Ao ser indagado por um jornalista da rede CNN por que ele demorou três dias para que se manifestar contra o pagamento de bônus de US$ 170 milhões pela seguradora AIG a seus funcionários, Obama respondeu:

"Demorou alguns dias porque eu gosto de pensar sobre o que vou dizer, antes de falar".

Críticas

Quando lembrado das críticas feita por republicanos de que seu orçamento seria "o mais irresponsável na história americana" por ampliar ainda mais o já vultoso déficit americano, o presidente lançou farpas contra os políticos da oposição e contra seu antecessor, George W. Bush.

"Desconfio que alguns republicanos têm memória curta. Porque, que eu me lembre, estou herdando um déficit anual de US$ 1,3 trilhões deles", afirmou.

O presidente acrescentou ainda que pretende reduzir pela metade o déficit americano nos próximos cinco anos.

Obama demonstrou também confiança de que os Estados Unidos irão se recuperar da atual recessão econômica.

Mas, acrescentou, "isso vai tomar tempo, vai exigir paciência e uma compreensão de que, quando trabalhamos juntos, quando cada um de nós olha para além de nossos interesses de curto prazo, olha para as obrigações que temos uns com os outros, é aí que nós temos êxito".

Tema racial

Não houve quaisquer perguntas sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão.

Os únicos momentos em que a política externa americana veio à tona foram em duas perguntas relativas, respectivamente, ao projeto anunciado nesta terça-feira de US$ 700 milhões de combate ao tráfico de drogas na fronteira americana com o México e às perspectivas de um avanço nas negociações entre Israel e palestinos.

Uma repórter indagou se o tema racial já surgiu ao longo de encontros do primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos com outros líderes mundiais ou no contato com o povo do país, ao longo dos 64 dias em que Obama esteve à frente da Presidência.

"Eu creio que os últimos 64 dias foram dominados por eu tentando descobrir como vamos consertar a economia, que afeta por igual brancos, negros e marrons" disse.

"Acho que, na posse, houve um orgulho justificado por termos dado um passo para deixar para trás alguns dos legados da discriminação racial neste país, mas isto durou cerca de um dia."

Em seguida, Obama desviou o tema, novamente, para a economia, dizendo que "agora, o povo americano está me julgando exatamente como eu devo ser julgado, se estamos tomando os passos certos para aumentar liquidez nos mercados, para criar empregos, fazer com que negócios sejam retomados e manter o país seguro".




http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090324_obama_coletiva_bg_cq.shtml


Gotas Bíblicas



Minha Casa Não É Digna de Ti | Pr. Olavo Feijó

Mateus 8:8 - E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

Intercedendo por seu servo, muito enfermo, o centurião sugeriu que Jesus o curasse mesmo de longe: "Respondeu o centurião - Senhor, minha casa não é digna de Ti" (Mateus 8:8).

A idéia de que não somos dignos de Cristo é chover no molhado. Mas ainda existem alguns cristãos que estão presos aos seus sentimentos de dignidade. E que, até, fogem de uma intimidade maior com o Senhor, sob a desculpa de que, na nossa imperfeição não merecemos a presença e as bênçãos do Senhor.

Quando, entretanto, acreditamos como o fez o centurião, que o poder de Jesus pode curar e abençoar minha casa e o que quer que esteja nela, esta fé é elogiada pelo Senhor. O inimigo quer que acreditemos que, por causa do nosso pecado, não merecemos a bênção do Senhor. Quanto a Jesus, Ele quer que entreguemos a Ele nossas indignidades e, humildemente, aceitemos dentro de nós Sua graça purificadora. De fato, minha casa não é digna: é a graça de Cristo que faz da minha casa templo Dele.





http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=1kwnpawmqen2u&shva=1#inbox/1203c5f8fd2245a0

terça-feira, 24 de março de 2009

Com kart, Nelsinho "aquece" para GP da Austrália



Reuters
Nelsinho anda de kart antes de estréia na temporada 2009 da F1
Nelsinho anda de kart antes de estréia na temporada 2009 da F1


Últimas de Fórmula 1 2009
» McLaren usará o Kers no GP da Austrália
» Com kart, Nelsinho "aquece" para GP da Austrália
» FIA desiste do polêmico sistema de título por vitórias
» Alemão aponta Brawn GP como favorita na Austrália
Busca
Busque outras notícias no Terra: http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3655488-EI12988,00-Com+kart+Nelsinho+aquece+para+GP+da+Australia.html

Depois de uma temporada irregular em sua estréia na Fórmula 1, o brasileiro Nelsinho Piquet se aquece para a temporada de 2009 da categoria de forma diferente. Nesta terça-feira, o piloto da Renault andou de kart em um evento em Melbourne, na Austrália.

» Fotos de Nelsinho Piquet

A cidade australiana receberá no próximo fim de semana o primeiro GP do ano, que será realizado no circuito de Albert Park.

Nelsinho tentará melhorar o desempenho de 2008, quando marcou apenas 19 pontos em 18 corridas disputadas.

Neste ano, o brasileiro mais uma vez terá como companheiro de equipe o espanhol Fernando Alonso, bicampeão da categoria.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails