Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sucessão

Nem a crise internacional e seus primeiros efeitos no Brasil abalaram, pelo menos por enquanto, a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente e seu governo registraram, em janeiro deste ano, a maior avaliação positiva na história da pesquisa CNT/Sensus, realizada desde 1998. E as boas notícias para Lula não ficaram por aí. Na simulação dos cenários para a sucessão presidencial de 2010, os potenciais candidatos do PSDB tiveram oscilação negativa, enquanto a candidata preferencial do presidente, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), cresceu.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ainda aparece como líder absoluto na pesquisa, mas suas intenções de voto caíram de 46,5% em dezembro de 2008 para 42,8% em janeiro. Na segunda colocação, Dilma subiu de 10,4% para 13,5% no mesmo período. Em terceiro lugar ficou a ex-senadora Heloísa Helena (PSol), que recuou de 12,5% para 11,2%.

"As divergências internas dentro do PSDB favorecem a ministra. A Dilma começa a subir com a identificação que o PT tem com a população”, disse o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Ainda assim, Serra venceria em todos os cenários da disputa com Dilma, Heloísa Helena e também contra Ciro Gomes (PSB) - ou ainda com a substituição de Dilma pelo ministro Patrus Ananias (PT) ou pela ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT).

Em todos os cenários nos quais o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), ele também aparece na frente em intenções de voto, mas com percentuais menores que os de Serra. Enquanto o governador de São Paulo venceria Dilma e Heloísa Helena com 42,8% dos votos, Aécio receberia com 23,3% dos votos -- contra 18,2% da candidata do PSol e 16,4% da ministra da Casa Civil. A situação caracteriza empate técnico entre o tucano e a pré-candidata do PSol. Aécio também aparece em vantagem na disputa com Ciro e Heloísa Helena, e com Ciro e Marta Suplicy.

Não foi feita nenhuma simulação na qual apareçam tanto Dilma quanto Ciro como candidatos. Mesmo figurando como candidato único da base do governo Lula, Ciro Gomes ficou em terceiro - em listas com três nomes - nas duas simulações em que aparece. Seu melhor desempenho é no cenário no qual disputa com Aécio, que fica com 21,9%, e Heloísa Helena, que alcança 18,9%. Ciro fica com 16,1%.

Quando Serra é o candidato tucano, Ciro cai para 10,6%. Permanece atrás de Heloísa, com 13,8%.

Avaliação
Já na avaliação sobre o desempenho do governo, 72,5% dos entrevistados consideraram a gestão Lula positiva, contra 5% que avaliam negativamente o governo. Entre os entrevistados, 21,7% avaliaram o governo como regular.
A avaliação pessoal do presidente é ainda melhor, subindo de 80,3% em dezembro de 2008 para 84% em janeiro. Somente 12,2% dos entrevistados desaprovaram o presidente e 3,9% não responderam.

Os índices de popularidade de Lula são superiores às avaliações de sua popularidade registradas em janeiro de 2003 - ano em que foi empossado no cargo -, quando obteve 83,6% de aprovação.

Na última edição da pesquisa CNT/Sensus, em dezembro de 2008, a avaliação positiva do governo era de 71,1% - um crescimento de pouco mais de um ponto percentual. Desde fevereiro do ano passado o governo Lula vem obtendo recordes sucessivos de popularidade a cada edição da pesquisa.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre 26 e 30 de janeiro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.




http://www.opovo.com.br/opovo/politica/853374.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails