Pesquisa personalizada

sábado, 22 de agosto de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Esta foto é do último dia (22 de Junho 2009) da festa dos 98 anos da Assembleia de Deus Belém PA no Templo sede da Igreja Mãe das Assembleias de Deus, no Brasil e no mundo.

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

Lição 08

23 de Agosto de 2009

TEMA - A NOSSA ETERNA SALVAÇAO

TEXTO ÁUREO – “Porque Deus amou mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

VERDADE PRÁTICA - Somente o imensurável amor do Altíssimo poderia elevar o pecador convertido à condição de santo, justo e filho de Deus.

HINOS SUGERIDOS: 104, 156, 201.

LEITURA BÍBLICA - 1 João 3.1-5; Romanos 8.14-17

1 João :3

1 - Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, 0 mundo não nos conhece; porque não conhece a ele.

2 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não e manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como e 0 veremos.

3 - E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele e puro.

4 - Qualquer que comete o pecado também comete iniqüidade; porque o pecado e iniqüidade.

5 - E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.

Romanos 8

14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17 - E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

INTRODUÇÃO

A salvação e o resultado do grandioso propósito da Santíssima Trindade de resgatar a humanidade perdida. Deus, Pai, arquitetou a salvação; o Filho a consumou quando veio ao mundo, morreu, ressuscitou, retornou aos céus; e o Espírito Santo a aplica no pecador contrito que, pela fé, aceita a obra redentora de Jesus efetuada no Calvário. A salvação não é primeiramente a pratica de uma religião, mas um relacionamento real e vital com o Senhor Jesus Cristo Jo 15.1-8).

I. DEUS O PROVEDOR DA SALVAÇÃO

O apostolo João, com muita certeza e entusiasmo, destacou o grande amor de Deus por nós ao nos tornar seus filhos, e, assim, participantes de uma tão grande salvação (3.1; Hb 2.3). Deus não somente concedeu-nos o perdão dos nos pecados, mas manifestou seu amor graciosamente; enchendo-nos a alma de paz, convicção e consolo. Por sua imensa compaixão, substituiu nossa miséria, vazio e incertezas por júbilo, amor e esperança (Ef 1.3-6; 1 Pe 1.18-20).

1. A salvação na eternidade passada. No Éden, quando o primeiro casal pecou, imediatamente escondeu-se de Deus, pois o pecado afasta o homem de seu Criador (Gn 3.8b). Todavia, Deus, por seu amor indizível, busca o pecador a fim de restaurá-lo e livrá-lo da servidão do pecado (Gn 3.8,9,21).

Lá no Éden, 0 Senhor proferiu uma sentença acerca da serpente dizendo que sua cabeça seria esmagada. Esta foi a primeira promessa de redenção da humanidade (Gn 3.15). A Bíblia nos garante que na eternidade Deus em Cristo nos abençoou com todas as bênçãos espirituais e elegeu-nos, predestinando-nos para filhos de adoção (Ef 1.3-5). Assim, pela providencia de Deus, hoje somos seus filhos, salvos e herdeiros da coroa da vida (Ap 2.10; 2Tm 4.7,8). Esse poder de filiação e tão expressivo que nos tira da dimensão terrena para a celestial Jo 1.12,13; Cl 3.1-3).

2. A salvação hoje. a apostolo João, em sua primeira epistola, usa a expressão "filhos de Deus" para identificar os crentes como criancinhas, nascidas de novo (1 Jo 2.1,12,28). A referida expressão está relacionada à comunhão e a convivência da criança com seus pais. Através da regeneração, Deus colocou em nós uma nova natureza Jo 3.5,6), sem a qual não teríamos nos tornado novas criaturas (2 Co 5.17). Essa nova natureza, oriunda de Deus, habilita-nos a um novo estilo de vida, que nos conduz à boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Esta divina natureza e completamente estranha aos que não conhecem a Cristo. É por isso que o mundo nos aborrece (l Co 2.15,16; 1 Pe 4.3,4).

O fato é que estamos de passagem neste mundo. Aqui, somos estrangeiros e forasteiros (Hb 11.13; 2 Pe 2.1 1). Quando Cristo voltar, estaremos para sempre com Ele Jr 31.3; Rm 5.8).

II. JESUS O AUTOR DA SALVAÇÃO (Hb 5.9)

Ao falarmos da missão salvífica de Jesus, devemos relacionar seu nascimento, porque, sem o seu sacrifício, como propiciação pelos nossos pecados, jamais teríamos o poder de sermos feitos filhos de Deus (1 Jo 2.2; 1 Pe 2.24).

Em decorrência do pecado, a humanidade ficou sob o domínio de Satanás. So Cristo poderia mudar essa situação, e de fato o fez: resgatou-nos das garras do Diabo, pagando um alto preço por nossa redenção (1 Pe 3.18). "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (l Pe 1.18, 19). Cristo nos resgatou com seu precioso sangue: "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9.22; Mc 10.45; 1 Co 6.20; 1Tm 2.6).

1. Resgatados da prisão do pecado. Uma vez resgatado por Jesus, o crente precisa crescer e desenvolver-se na vida cristã. A Bíblia afirma que "se alguém esta em Cristo, nova criatura é” (2 Co 5.17). Portanto, não existe meio termo. ou a pessoa está em Cristo ou está sem Cristo. Está salva ou perdida. Permanecer salvo, do lado humano, depende da nossa disposição de seguir a Cristo até o fim (Hb 3.14; 1 Co 1.8; Mt 10.27). A salvação não é somente um ato, mas também um processo que requer exercício e vigilância (1 Co 10.12). É a nossa união com Cristo que nos mantém salvos Jo 15.4,10). E essa união não consiste numa simples relação afetiva com Jesus, mas numa inserção integral no Ser divino Jo 15.5).

2. O Espírito Santo é o mantenedor da salvação. É o Espírito Santo que aplica a salvação a nossa vida. Ele é o guardião que ajuda o crente a alcançar a estatura completa de Cristo (Ef 4.1 3; 2 Co 3.18; 2 Tm 4.18).

a) O Espírito Santo convence. Ele convence plenamente o homem das realidades espirituais do Evangelho, especialmente no que diz respeito ao pecado, a justiça e ao juízo divino Jo 16.8-11). Ele registra nitidamente essas verdades na mente do homem fazendo-o entendê-las e reconhecer que elas são vitais para a sua vida aqui e no além. É o Espírito de Deus que faz o crente entender a Palavra lida e ouvida, para que ele cresça e se fortaleça (2 Tm 3.16,17).

b) O Espírito Santo habita no crente. Ele habita permanentemente na pessoa que, arrependida dos seus pecados, pela Fé aceitou a Cristo e nasceu de novo Jo 14.16,1 7; 1 Pe 1.23). É a presença do Espírito Santo atuando em nós que nos da a certeza de que pertencemos a Deus (l Jo 4.13; 3.24; 1 Co 3.16).

c) O Espírito Consolador. É o Espírito Santo que confirma no íntimo do crente que, em Cristo, somos filhos de Deus, dando segurança espiritual aos nascidos de novo (Rm 8.15,16).

d) O Espírito Santo promove crescimento e fortalecimento espiritual. Ele produz em nós o seu fruto (GI 5.22,23). A Bíblia, na Epistola aos Romanos, trata das bênçãos do Espírito na vida do crente fiel (Rm 8.4-13). É impossível ao crente viver a vida que agrada a Deus sem o auxilio do Espírito Santo. A recíproca é verdadeira: se somos filhos de Deus pela conversão, e o seu Espírito habita em nós, devemos viver em santidade e justiça (Lc 1.75). A santificação é um processo iniciado e levado a efeito pelo Espírito Santo durante toda a nossa vida. (2 Co 7.1; 6.1-3).

CONCLUSÃO

Vemos nesta lição a Trindade empenhada na salvação do homem, unida em prol do relacionamento Intimo do homem com Deus. A responsabilidade do homem é aceitar, sem restrições, o amor de Deus e o sacrifício vicário de Cristo, permitindo, incondicionalmente, que o Espírito trabalhe em sua vida.

Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.






http://costa-transformando.blogspot.com/

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Brasil reage no tie-break e derrota a Rússia na estreia na fase final do GP

Equipe do técnico José Roberto Guimarães enfrenta a China na madrugada desta quinta-feira pela segunda rodada

GLOBOESPORTE.COM Tóquio

Tamanho da letra

A seleção brasileira feminina de vôlei iniciou com uma vitória suada e sensacional a reta final rumo ao seu oitavo título do Grand Prix. Pela primeira rodada da fase final da competição, que será toda disputada em Tóquio, as campeãs olímpicas venceram a sempre duríssima seleção russa, por três sets a dois, com parciais de 25/20, 22/25, 25/17, 24/26 e 16/14, em 1h54m de jogo, na madrugada desta quarta-feira (no horário de Brasília). Demonstrando maturidade, as brasileiras salvaram dois match points para as adversárias. A maior pontuadora brasileira foi Sheilla, com 28. Na preliminar, a Holanda derrotou a China, por três sets a dois (18/25, 25/22, 25/22, 24/26 e 15/13).

Divulgação/FIVB

O bloqueio brasileiro, aqui com Natalia, Thaisa e Joyce, foi decisivo contra a Rússia da gigante Gamova

Na madrugada desta quinta-feira, a seleção brasileira, ainda invicta na competição, agora com dez vitórias, volta à quadra para enfrentar a China, pela segunda rodada da fase final. A partida começará às 3h30m, no horário de Brasília, e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.

O Brasil começou o jogo concentrado e abriu logo 5 a 1. Mas as altas russas começaram a dificultar os ataques brasileiros e conseguiram encostar no placar (5 a 7). Porém, a seleção brasileira foi para a primeira parada técnica com vantagem de 8 a 5 após erro das adversárias.

Na volta à quadra, as campeãs olímpicas voltaram a dominar as ações da partida e foram a 12 a 7. Com bons ataques de Fabiana e Natalia, o Brasil ampliou sua vantagem no marcador e foi para a segunda parada com 16 a 10. Na volta, em saque de Sheilla, a equipe do Brasil fez o seu 17º ponto e manteve o ritmo sem deixar as russas encostarem no marcador. E numa bela cortada em diagonal de Natalia, o Brasil fechou o primeiro set: 25 a 20.

Rússia de Gamova empata

Com Gamova, de 2m04 de altura, mais inspirada, a seleção da Rússia voltou melhor para o segundo set e deixou o jogo mais equilibrado no início. Nenhuma equipe conseguiu escapar dois pontos na frente até a primeira parada do set, quando as brasileiras saíram de quadra em vantagem: 8 a 7.O equilíbrio se manteve na volta dos times, e com uma largada da levantadora Maria Zhadan a Rússia passou à frente com 9 a 8, mas logo o Brasil retomou a vantagem e conseguiu abrir dois pontos em bloqueio de Sheila: 11 a 9.

A partida era de tensão e atenção máximas, qualquer hesitação não era perdoada. As brasileiras deram algumas vaciladas e as russas se aproveitaram para abrir dois pontos (14 a 12), o que fez o técnico José Roberto Guimarães pedir tempo. Deu resultado, a princípio, pois o Brasil empatou em 14 a 14, mas logo a seguir as rivais retomaram sua vantagem e foram para a segunda parada com 16 a 14.

No retorno, a seleção russa conseguiu abrir três pontos, em 17 a 14. O Brasil fez o 15º ponto e Zé Roberto pôs Joycinha e Ana Tiemi em quadra nos lugares de Sheilla e Dani Lins. As brasileiras encostaram em um ponto (16 a 17), no entanto, o passe brasileiro começou a dificultar o ataque, e as russas ampliaram para 19 a 16 e depois 21 a 18. As brasileiras reagiram e com um bloqueio de Sassá encostaram em 21 a 20, obrigando o técnico russo Vladimir Kuzyutkin a pedir tempo. Na volta, Mari errou o saque e em seguida as russas fizeram mais um ponto: 23 a 20. O Brasil lutava muito para não entregar o set, mas a Rússia conseguiu empatar o jogo, vencendo a segunda parcial por 25 a 22.

Brasil vence o terceiro set

A seleção brasileira começou bem melhor o terceiro set, abriu 4 a 1 e manteve os três pontos de vantagem até ampliar para quatro e ir para a parada técnica com 8 a 4. As russas esboçaram uma reação na volta à quadra, mas as campeãs olímpicas pareciam não estar dispostas a dar chance às adversárias e logo ampliaram para 11 a 6. Posteriormente o time brasileiro foi a 14 a 9 e foi para a segunda parada com 16 a 10.

O Brasil jogava com tranquilidade e foi aos poucos consolidando a vitória no terceiro set, aumentando a diferença a seu favor no placar, que chegou a ser de oito pontos: 18 a 10. Novamente Joyce e Ana Tiemi entraram e desta vez mantiveram o ritmo brasileiro. Quando saíram para as voltas de Sheilla e Dani Lins o placar era de 23 a 15. Com uma cortada de Mari da saída de rede em diagonal o Brasil fez o 24º ponto, e com um bloqueio fechou o set com 25 a 17.

Depois de um bom começo, brasileiras cedem novo empate

Sheilla (13) e Natalia vibram após um ponto brasileiro na difícil vitória sobre a Rússia

As brasileiras voltaram para a quadra dispostas a acabar com o jogo no quarto set e conseguiram fazer quatro pontos seguidos. Com jogadas rápidas que impediam que o altíssimo bloqueio russo chegasse a tempo, o Brasil fez 5 a 1 e depois 6 a 3. Mas as russas não se entregavam e conseguiram encostar em 5 a 6, mas na primeira parada técnica as brasileiras venciam por 8 a 5.

Na volta, as russas voltaram a incomodar, mas o time brasileiro conseguia impedir o empate, até que após muitos erros acabou permitindo a virada (11 a 13). O time russo passou então a dominar as ações e foi para a segunda parada com 16 a 13 a seu favor. A Rússia se superava para empatar o jogo e levá-lo para o tie-break. Quando perdia por 19 a 14, Zé Roberto pediu tempo para tentar acertar o time e fazê-lo reagir.


O Brasil fez o 15º ponto, e novamente Joyce e Ana Tiemi voltaram à quadra. Veio o 16º ponto e aí foi a vez do técnico russo pedir tempo. A seleção brasileira voltou a errar muito, as rivais abriram para 22 a 17, e aí Sheilla e Dani Lins voltaram à quadra. Dois ataques de fundo de quadra e um saque perfeito de Natalia e três bloqueios de Fabiana em Gamova repuseram as brasileiras na partida, com uma virada num momento importantíssimo: 23 a 22.

As russas empataram e, num erro de Dani Lins, passaram à frente. Mas Mari pôs tudo igual em 24. No entanto, o quarto set foi mesmo da Rússia, que fechou com um bloqueio em cima de Sheilla, e a partida foi para o tie-break: 26 a 24.

Em tie-break emocionante, Brasil vence a 10ª partida seguida

O quinto set começou com o Brasil na frente, mas a Rússia conseguiu virar com um bloqueio para 4 a 3, depois de estarem em desvantagem em 1 a 3. As russas mantiveram a frente no marcador, mas os ataques de fundo de quadra com Natalia e Sheilla davam esperança ao Brasil. Porém, foi numa jogada dessas que a Rússia foi para a primeira parada técnica com 8 a 6 a seu favor.

Na volta, Mari fez o sétimo ponto e fez o time vibrar. Sheilla fez o nono ponto numa dividida na rede e Mari fez o ponto da virada: 9 a 8. O treinador russo pediu tempo e na volta uma bola de segunda de Sheshenina igualou o placar. Um erro de Fabiana no ataque deu às russas a vantagem no marcador novamente (10 a 9), mas ela se recuperou e o jogo ficou empatado novamente.

Em dois ataques as russas abriram dois pontos: 12 a 10. O Brasil tentava empatar e virar o jogo nos momentos finais, mas as adversárias não permitiam e foram a 14 a 12 no seu primeiro match point. Natalia fez o 13º ponto do Brasil e Joyce e Ana Tiemi voltaram à quadra.

Depois de uma recepção errada das russas após saque de Thaisa, Mari empatou o jogo: 14 a 14. E na volta do tempo pedido pelo técnico russo, Thaisa brilhou com dois bloqueios, fez o 15º e o 16º pontos e saiu vibrando com as companheiras para comemorar a difícil e espetacular vitória do Brasil.


Times

BRASIL - Dani Lins, Fabiana, Thaisa, Mari, Natalia e Sheilla. Líbero: Fabi. Entraram: Sassá, Joyce, Ana Tiemi e Carol Gattaz, Regiane

RÚSSIA - Maria Zhadan, Maria Borodakova, Anna Makarova, Elena Murtazaeva, Ekaterina Gamova e Tatiana Kosheleva. Líbero: Ekaterina Kabeshova. Entraram: Natalya Safronova, Maria Sheshenina, Olga Fateeva, Anna Makarova, Yulia Sedova e Ekaterina Starodubova.








http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Volei/0,,MUL1272238-15080,00-BRASIL+ESTREIA+NA+FASE+FINAL+DO+GP+COM+VITORIA+SOBRE+A+RUSSIA+NO+TIEBREAK.html

Série de atentados mata 75 na capital do Iraque

Internacional


Série de atentados mata 75 na capital do Iraque

Explosões no centro de Bagdá deixaram 25 mortos e cerca de 75 feridos. (Foto: AFP Photo) Clique para ampliar a imagem

É a maior série desde que iraquianos assumiram segurança na cidade.
Explosões atingiram ministério das Finanças e das Relações Exteriores.


Uma série de explosões atingiu nesta quarta-feira (19) a capital do Iraque, Bagdá, matando pelo menos 75 pessoas e ferindo 310, informaram as fontes de segurança do país. É a maior série de ataques desde 30 de junho, quando o Exército iraquiano assumiu a segurança da cidade.

As explosões atingiram primeiro o ministério das Finanças, no norte da cidade, e minutos depois, o ministério das Relações Exteriores, próximo à fortificada Zona verde. Segundo os oficiais, essa foi a mais grave explosão, causada por um carro-bomba. De acordo com as autoridades, o número de mortos pode aumentar.

Outras explosões, a maioria com carros-bomba, ocorrerasm ao redor da cidade.








http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=16&id=20349

Médico Roger Abdelmassih é preso em São Paulo



Roxane Ré | Roxane Ré |

Médico Roger Abdelmassih é preso em São Paulo. Foto: DivulgaçãoRoger Abdelmassih, medico de 65 anos, dono de uma das mais famosas clínicas de fertilidade do Brasil, foi preso por volta das 15h desta segunda por ordem da Justiça. Ele havia sido indiciado por crime sexual em junho.

O médico é alvo de ação movida pelo Ministério Público por supostos abusos sexuais cometidos contra pacientes. Segundo a agencia Estado, depois de investigado pelo Grupo de Atuacao Especial de Combate ao Crime Organizado, a Delegacia de Defesa da Mulher abriu inquerito para apurar as queixas, pelo menos 56 estupros.

Abdelmassih foi detido ao chegar a sua clínica. Ao ser abordado pela polícia, estava acompanhado pelo motorista. No ato da prisão, se disse surpreso e reafirmou sua inocência.

A investigação da conduta de Abdelmassih veio a público em janeiro, depois de pelo menos oito pacientes terem prestado depoimento ao Ministério Público. Mais denúncias surgiram desde então.

Dezenas de mulheres que passavam por tratamento contra infertilidade na clínica dele o acusam de ter cometido atos libidinosos, como beijar à força e passar as mãos no corpo das pacientes durante atendimentos. Pelo menos um caso de acusação de estupro foi investigado pela polícia.





http://www.sidneyrezende.com/noticia/51700+medico+roger+abdelmassih+e+preso+em+sao+paulo

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Caixa lucra 706 milhões de reais no segundo trimestre deste ano

Redação SRZD | Economia |

Caixa lucra 706 milhões de reais no segundo trimestre deste ano. Foto: divulgaçãoA Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira que encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 706 milhões, uma alta de 56,2% em relação aos R$ 452 milhões obtidos no trimestre anterior. Os empréstimos concedidos de janeiro a junho chegaram a R$ 17,4 bilhões, um recorde histórico e uma alta de 90% frente ao mesmo período de 2008.

O financiamento imobiliário foi destaque entre os resultados da instituição financeira. A expectativa do banco é de emprestar mais de R$ 39 bilhões no ano. Impulsionada pelo crédito habitacional, a oferta total de crédito da CEF cresceu 56,1% em junho, na comparação com o mesmo mês de 2009, para R$ 99,2 bilhões.

O crescimento, que é resultado da agressiva política de corte de juros da instituição, foi o maior dos últimos 15 anos, de acordo com a Caixa. Em nota, a instituição divulgou que apenas no primeiro semestre de 2009, o banco reduziu 6 vezes as taxas de juros das linhas do crédito comercial para pessoa física e jurídica.

Os ativos totais da instituição atingiram saldo de R$ 323,7 bilhões e o patrimônio líquido alcançou o valor de R$ 13,5 bilhões, expansões de 22,4% e de 8,2% respectivamente, quando comparados a igual período do ano passado.






http://www.sidneyrezende.com/noticia/51629+caixa+lucra+706+milhoes+de+reais+no+segundo+trimestre+deste+ano

Oito mortos em central hidroeléctrica na Sibéria

Pelo menos oito pessoas morreram, 11 ficaram feridas e 54 estão desaparecidas devido a um acidente, seguido de explosão, ocorrido na central hidroeléctrica Saiano-Chuchenskaia, na Sibéria.

foto AFP/TV GRAB
Oito mortos em central hidroeléctrica na Sibéria
Imagem de destruição na central hidroeléctrica

Uma explosão, às 04:42h (01:42h em Lisboa), provocou a destruição parcial da parede da sala das máquinas e a sua inundação, segundo informação divulgada pelo Ministério para Situações de Emergência da Rússia.

Os peritos consideram que a explosão se pode ter devido a um "golpe hidráulico".

"Uma das causas mais prováveis do acidente é um golpe hidráulico, ou seja, o aumento drástico da pressão. Ainda se desconhece o que provocou isso. Os trabalhos de reparação continuam", declarou Dmitri Kudriavtsev, porta-voz do Centro Regional de Emergências.

Segundo Dmitri Kudriavtsev, a central hidroeléctrica, uma das maiores do mundo, foi parada logo após a explosão e foi feita uma descarga de água de emergência para evitar a inundação das localidades próximas da albufeira.

Vassili Zubakin, presidente do consórcio RusHidro, proprietária da central, declarou que serão necessários meses de trabalhos de reparação para que a situação volte à normalidade.

A suspensão do fornecimento de energia eléctrica por essa central, que tem dez geradores de 640 MW, cada um com uma potência de 22,8 mil milhões de kilovates hora por ano, está a prejudicar seriamente o funcionamento de fábricas de metalurgia situadas naquela região da Sibéria.





http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1337420

Presidente mexicano defende acordo entre Pemex e Petrobras

Felipe Calderón quer uma "associação estratégica" para expandir a produção da petroleira estatal mexicana

Da Redação, com Agência Estado
Tamanho do textoA+A-
Gabrielli, da Petrobras, ao lado do presidente Felipe Calderón
Gabrielli, da Petrobras, ao lado do presidente Felipe Calderón

O presidente do México, Felipe Calderón, defendeu hoje uma "associação estratégica" com a Petrobras destinada a expandir a produção da petroleira estatal mexicana Petroleos Mexicanos (Pemex).

Calderón, que visitou um centro de pesquisa e desenvolvimento no Rio de Janeiro, elogiou o crescimento e a sofisticação técnica da empresa brasileira, afirmando que a experiência da Petrobras deveria ser estudada de perto pela Pemex. "Meu real interesse é assinar acordos de cooperação em breve, uma aliança entre a Petrobras e a Petroleos Mexicanos, e especialmente uma aliança Brasil-México para expandir a capacidade produtiva dos dois países."

O comércio entre as duas maiores economias da América Latina somou US$ 7,4 bilhões no ano passado, dos quais as exportações brasileiras responderam por US$ 4,3 bilhões. Calderón, que visitou São Paulo ontem, deve se reunir amanhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a ampliação do comércio bilateral, sobretudo no setor de energia. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias de Brasil
Leia mais sobre a Petrobras





http://www.abril.com.br/noticias/mundo/presidente-mexicano-defende-acordo-entre-pemex-petrobras-492258.shtml

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails