Pesquisa personalizada

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estudo X - A CAMINHADA CRISTÃ


Por Pr. Alair Alcântara!!!


“Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Efés. 5:8) Andai em amor (Efés. 5:1,2)

Os crentes são chamados a serem imitadores de Deus. Deus em Cristo é nosso modelo em tudo. Então somos aconselhados a andar em amor. Pelo menos três princípios emergem das palavras deste texto.

Primeiro, o amor de Cristo é abnegado. É o amor ágape: um amor baseado em princípios, não na emoção. Andar em amor é amar quem não merece.

Segundo, o amor de Cristo é sacrifical. Cristo carregou a cruz da vergonha e abriu mão da Sua vida para que a humanidade fosse redimida. Andar em amor é abandonar o eu a fim de servir a outros.

Terceiro, o amor de Cristo é reconciliador. Cristo reconciliou todas as relações quebradas e trouxe completa unidade. (Romanos 5:102 Coríntios 5:18)

Andar à vista do juízo (Efés. 5:3-7)

Uma das grandes tragédias da vida é viver como se Deus não existisse, ou não levar em conta a Sua existência. Essa atitude provoca uma vida restrita ao presente, sem pensamento do futuro. Mas a visão bíblica da vida indica que a História está se movendo em direção a um ponto final, quando toda a humanidade deverá responder diante do juízo de Deus (2 Coríntios 5:10 e Hebreus 9:27). A ira Divina é o juízo contra o mal e seus filhos. Por causa dessa certeza de julgamento, Paulo apelou aos crentes: “Não sejais participantes com eles”. Com quem? O verso 6 se refere aos que falam “palavras vãs”. Esses eram falsos mestres ainda apegados às filosofias pagãs, negando a realidade do pecado e do juízo final. Não é de admirar que Paulo os advirta a afastar-se dessas pessoas e das suas filosofias, pois elas se opõem à verdade como é em Jesus.

Andar na luz (Efés. 5:8-14)

Se a escuridão representa antiga vida, a luz representa a nova. O apóstolo reconhece que os crentes se moveram das trevas para a luz. Costumamos comparar luz com conhecimento intelectual, conhecimento dos fatos; e escuridão, com ignorância dos fatos.

Andar na luz significa reduzir frutos de bondade e justiça. Como filhos da luz, os cristãos devem viver de forma a reprovar os males das trevas. Na voz e nos atos, os cristãos devem ser reconhecidos por sua posição contra cada manifestação do mal.

Andar com sabedoria (Efés. 5:15-17)

Nossa caminhada cristã, disse Paulo, deve ser diferente da caminhada do mundo. Devemos estar atentos ao juízo por vir em tudo o que fazemos. Necessitamos esforça-nos por andar na luz. Agora, Paulo acrescenta outra dimensão: andar com sabedoria. O mundo existe unicamente por causa de Deus; tudo o que existe só está aí pela vontade de Deus. Então, não é de admirar que a sabedoria consista em conhecer a vontade de Deus, pelo menos na medida em que pudermos. Embora haja muito a respeito de Deus e Sua vontade que não podemos conhecer, podemos saber que Seu desejo em relação a nós é que vivamos em pureza, santidade, vida que reflita Seu amor e Seu caráter. Deste modo, alguns dos mais espertos no mundo vivem na ignorância e escuridão mais brutal.

Andar na plenitude do Espírito (Efés. 5:18-20)

Até aqui, no capítulo 5, Paulo falou de três elementos da caminhada cristã: amor, luz e sabedoria. Agora, acrescenta um quarto elemento e, talvez, o mais eficaz: “Enchei-vos do Espírito”. A vida cristã é saudável e completa quando está sob o dom e a iluminação do Espírito Santo.

Embora Paulo tenha usado o álcool em seu exemplo, ele realmente poderia falado sobre qualquer outra coisa que se interponha entre o crente e o poder do Espírito Santo. Paulo está fazendo uma profunda declaração teológica, fundamental para a experiência do novo nascimento e da santificação que vem como resultado do trabalho do Espírito Santo. A pergunta que cada cristão deve fazer é: Sob o controle de quem estão meu corpo, minha mente e minhas emoções? Estão sob o controle do álcool, da cobiça, da sensualidade ou de alguma outra coisa que possa dificultar minha caminhada com Deus? Se qualquer outra coisa nos controlar, certamente seremos desviados do caminho.

Postado Por Pr. Alair Alcântara

Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails