Pesquisa personalizada

sábado, 17 de outubro de 2009

Polícia confirma dois mortos na explosão do helicóptero da PM

guerra do tráfico helicóptero rio de janeiroA Secretaria de Segurança Pública do Rio informou que dois policiais morreram no helicóptero da Polícia Militar que explodiu após pouso forçado durante operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, neste sábado (17).

Outros dois policiais ficaram feridos com queimaduras.

Por volta das 12h, a polícia se descolou para uma outra ocorrência na favela do Jacarezinho, que fica do outro lado da linha férrea na região da Norte que abrange os bairros do Engenho Novo, Sampaio e, Jacaré: um ônibus pegou fogo. Ainda não se sabe em que circunstâncias.

O trãnsito foi interditado na Avenida Marechal Rondon, e a criculação na área ficou restrita à Rua Vinte Quatro de Maio, no sentido Méier. No sentido contrário, o trânsito segue apenas Rua Barão do Bom Retiro. A Guarda Municipal impôs as restrições para segurança dos motoristas.

Segundo o major Oderlei Santos, relações públicas da PM, o piloto foi baleado na perna e teve problemas na aterrissagem. A aeronave explodiu na sequência.

Um outro helicóptero da Polícia Civil, blindado, está no ar e dá apoio à operação policial.

Confusão começou na marugada

A polícia foi acionada após moradores relatarem intenso tiroteio no local por volta da 1h30, quando uma facção rival, do Morro São João, tentou invadir a favela. Três corpos foram encontrados, segundo a PM.

Policiais do 6º BPM (Tijuca) estão no local, com o apoio do veículo blindado da Polícia Militar. Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) também estão no local.

Seis feridos em Benfica

Seis pessoas ficaram feridas num confronto com criminosos na noite de sexta-feira (16), na Favela Parque Arará, em Benfica, no subúrbio. As informações são do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), também no subúrbio, para onde as vítimas foram levadas. Entre as vítimas há dois adolescentes e uma criança.

O tiroteio teria começado por volta das 19h30. De acordo com o comandante, policiais militares do 22º BPM faziam patrulhamento de rotina na Avenida Dom Hélder Câmara, próximo a Avenida Leopoldo Bulhões, quando desconfiaram de cerca de dez homens que deixavam a favela.

Ao perceberam a presença dos policiais, os traficantes atiraram e iniciaram o tiroteio. Segundo a Polícia Militar, três criminosos foram mortos, entre eles um homem apontado pela polícia como o chefe do tráfico de drogas da comunidade.

Criminosos lançam granada

Ainda de acordo com o comandante do 22º BPM, após o confronto, os criminosos retornaram ao local e lançaram uma granada para dentro da Favela Parque do Arará. O artefato explodiu e feriu um policial militar, uma menina de 6 anos e um adolescente, de 16. Os três também foram socorridos no Hospital Geral de Bonsucesso.

Um homem e um outro adolescente ficaram feridos por estilhaços de granada e foram levados para o Hospital Central do Exército, em Benfica. Em seguida, de acordo com a polícia, eles foram encaminhados para o Hospital Geral de Bonsucesso. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Espingarda e granadas apreendidas

De acordo com o tenente-coronel Amaury Simões, os criminosos pretendiam praticar uma série de roubos na região de Manguinhos, também no subúrbio. Com os mortos, a polícia apreendeu três pistolas, uma espingarda calibre 12, quatro granadas e drogas.

Policiais do 22º BPM reforçaram a segurança nas avenidas Dom Helder Câmara, Leopoldo Bulhões e Brasil. O policiamento nos principais acessos à favela também foi reforçado.









http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/10/549771-policia+confirma+dois+mortos+na+explosao+do+helicoptero+da+pm.html

Confrontos deixam 12 mortos no Rio; Estado recusa ajuda da Força Nacional

da Folha Online

Os confrontos entre grupos de traficantes e policiais militares deixaram 12 mortos neste sábado na zona norte do Rio, segundo informações da Polícia Militar. Pela manhã, um helicóptero da PM foi derrubado pelos criminosos. Após os ataques, o governo do Rio recusou ajuda da Força Nacional.

Ricardo Moraes/Reuters
Traficantes queimam veículos na zona norte do Rio e derrubam helicóptero da Polícia Militar; dois policiais militares morreram
Traficantes queimam veículos na zona norte do Rio e derrubam helicóptero da Polícia Militar; dois policiais militares morreram

Os confrontos tiveram início ainda na madrugada, quando criminosos do morro São João tentaram invadir o morro dos Macacos, em Vila Isabel, em disputa pelos pontos de venda de drogas, de acordo com a PM. Segundo o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, a polícia sabia da invasão planejada pelos traficantes.

De acordo com o secretário, após a informação, o policiamento no local foi reforçado, mas destacou a dificuldade em impedir invasões do local devido a grande quantidade de acessos que possui o morro. A via usada pelos traficantes do morro São João, também na zona norte do Rio, ainda não foi determinada pela polícia.

A Polícia Militar ainda afirmou que quatro diferentes batalhões foram deslocados para reforçar o policiamento após a informação de invasão, e destacou que um grupo de traficantes foi interceptado e, após tiroteio, impedido de acessar o morro dos Macacos.

Ainda de acordo com a PM, os confrontos deixaram ainda oito pessoas feridas, entre eles, dois moradores do morro dos Macacos e outros seis policiais militares --um deles em estado grave. Até as 22h30, um suspeito preso e um adolescente apreendido.

Após os confrontos, a PM realizou uma operação para derrubar barricadas no morro São João, na zona norte do Rio, feitas por traficantes para dificultar o acesso de policiais. Segundo informações da PM, uma retroescavadeira é utilizada para derrubar as barricadas e liberar o acesso ao local.

Por volta das 22h30, a PM ainda mantinha o cerco a local e procurava outros criminosos. Segundo Beltrame, mais de 3.000 homens reforçam o policiamento na região do morro dos Macacos e do morro São João. O policiamento deve se manter por tempo indeterminado no local.

Força Nacional

Após os confrontos, o ministro da Justiça, Tarso Genro, conversou com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e ofereceu a ajuda da Força Nacional para controlar a ação dos traficantes, mas, segundo o ministro, o governador recusou a ajuda.

De acordo com o ministro, Cabral disse que a Polícia Militar e a Polícia Civil têm equipamentos e condições suficientes para continuar o seu trabalho, cujo sucesso não depende de mais pessoal nem de mais armamentos, mas da continuidade das ações preventivas para o enfrentamento do crime.

O ministro afirmou que acontecimentos como os de hoje podem voltar a ocorrer e não devem significar abalo para o Comitê Olímpico Internacional, que escolheu a cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, ou provocar expectativas negativas em relação à realização da Copa do Mundo, em 2014 (o Rio será uma das doze cidades-sede do Mundial).

"Ao escolher a cidade, eles já tinham conhecimento do trabalho que vem sendo realizado na área da prevenção e que continuará, pois vem fazer face à omissão do Estado nas últimas décadas em relação à segurança pública", afirmou Tarso. Nos próximos anos, segundo ele, a cidade estará em melhores condições para sediar os eventos, porque os programas em execução vão preparar o Rio para recebê-los.





http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u639578.shtml

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Escola Bíblica Dominical

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

*

No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.

*

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.

*

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.

*

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

*

*

Lição 03, 18 de Outubro de 2009

*

TEMA – DAVI NA CORTE REAL VIVENDO COM SABEDORIA

*

TEXTO AUREO - "E saia Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul" (l Sm 18.5).

*

VERDADE PRÁTICA – Deus deu a Davi unção, bem como prestígio diante de Israel, e ele se conduziu com prudência na presença de seus líderes e auxiliares.

*

HINOS SUGERIDOS – 400, 418, 559.

*

LEITURA BÍBLICA – 1 Samuel 16.18; 18.2-5,13,14

*

1 Samuel 16

*

18 - Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o

SENHOR é com ele.

*

1 Samuel 18

*

2 - E Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai.

*

3 - E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como a sua própria alma.

*

4 - E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.

*

5 - E saia Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul.

*

13 - Pelo que Saul o desviou de si e o pôs por chefe de mil; e saia e entrava diante do povo.

*

14 - E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele.

*

INTRODUÇÃO

*

Mesmo antes de derrotar Golias, Davi já era um jovem talentoso e temente a Deus (1 Sm 16.18). Todavia, pós sua vitória esmagadora sobre Golias e, consequentemente, sobre o exército filisteu, Davi tornou-se o centro das atenções, tanto da tropa Israelita como do povo em geral. Essa notoriedade trouxe novos desafios para o filho de Jessé, porém, o mais importante foi o seu proceder com sabedoria e discernimento na administrarão dos conflitos advindos dessa nova situação. A admiração e o respeito do povo motivaram a inveja do rei, que passa a considerar o novo herói nacional seu rival e inimigo. O mesmo ocorre hoje na obra de Deus, gerando situações difíceis, acusações injustas, ameaças, obstáculos e prejuízos a Igreja.

*

I. AS QUALIDADES E VIRTUDES DE DAVI

*

1. Um homem talentoso. Como já vimos, Davi, mesmo antes de vencer o gigante Golias, já era possuidor de virtudes, habilidades e qualidades que lhe permitiriam conduzir-se prudentemente na corte real. Quando os servos de Saul solicitaram um músico para tocar para o rei em suas crises espirituais, um deles demonstrou conhecer a pessoa ideal: "Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele" (1 Sm 16.1 8b).

*

É oportuno lembrar que nesse tempo o Espírito do Senhor já havia se retirado de Saul, e um espírito maligno o oprimia (1 Sm 16.14,15,23). Seus passos seguintes foram tenebrosos, pois consultou uma feiticeira (1 Sm 28.7) e cometeu suicídio (1 Sm 31.4,5).

*

2. Um homem com muitas habilidades. Algumas virtudes, habilidades e qualidades de Davi são imprescindíveis a igreja nos dias atuais:

a) Músico. Davi sabia tocar magistralmente. Era exímio músico e poeta, e isso muito contribuía para ser ele um homem espiritual, metódico, organizado e sensível às questões divinas. Basta lermos seus muitos Salmos para constatarmos essa realidade. É altamente importante para a Igreja de Deus e para a vida cristã de cada um a verdadeira música evangélica, a "música de Deus" (1 Cr 16.41,42); música inspirada pelo Senhor e bem executada (SI 33.3); música espiritual que ensina e edifica (CI 3.16).

*

b) Forte. Os livros de 1 e 2 Samuel; 1 Crônicas e Salmos registram os feitios corajosos, resolutos, decisivos e vitoriosos de Davi. Neles vemos um homem de fé, o oração, justo, temente a Deus e perseverante, como no caso registrado em 1 Crônicas 14.8-17.

*

c) Valente. Davi, por confiar inteiramente no Senhor, era um homem destemido em seu desempenho como rei de Israel. Ele demonstrou coragem, habilidade e eficiência antes de ocupar o trono e depois, quando nele assentou-se.

*

d) Homem de guerra. Infelizmente as guerras com os seus incontáveis sofrimentos e conseqüências vem dos primórdios da humanidade, a partir do momenta em que o pecado nela entrou (Gn 3; Pv 6.14; Tg 4.1 ,2). Vemos Caim matando seu irmão Abel (Gn 4.8) e, a partir dai, a Bíblia registra muitas guerras, basta ler Gênesis 14.1-17, bem como grande parte do Antigo Testamento.

*

e) Sisudo em palavras. o renomado comentarista bíblico john Gill declarou que Davi era um homem "prudente em seus assuntos; nas suas falas e conversas; na conduta e comportamento; e que sabia se conduzir, até mesmo na corte real."

*

f) Boa aparência. A boa, cuidada e equilibrada aparência e compostura de uma pessoa influencia a visão das demais a respeito dela. Aliás, a aparência é algo tão marcante que, se não fosse Deus, Samuel ungiria a pessoa errada (1 Sm 16.6,7). Quando Saul ascendeu ao trono, sua aparência, inclusive seus traços físicos, foram logo percebidos e mencionados pelo povo (1 Sm 9.2; 10.23). Convém dizer que o que agradou ao Senhor ao escolher Davi foi o seu interior (1 Sm 16.7), e " não a sua imagem externa, Vemos aqui um princípio a que a igreja deve estar atenta ao avaliar alguém como homem . de Deus, ou não, somente pelo que vê ou ouve.

*

g) O Senhor era com ele. Davi era piedoso, um homem temente a Deus. A piedade aparece na vida do filho de Jessé como uma virtude que deve ser imitada (1 Tm 4.8; 6.11). O Eterno era tudo para Davi (SI 1 8.2), e isso fez toda a diferença em sua vida. Sua inteira e voluntária submissão ao Senhor fez dele o maior monarca da história bíblica.

*

II. O TALENTO DE DAVI NA CORTE

*

1. Davi como escudeiro do rei. Antes de chegar a ser o escudeiro do rei Saul, o jovem Davi era um simples camponês, trabalhando como pastor das ovelhas de seu pai (1 Sm 17.15), e tinha a habilidade de tocar instrumentos de cordas (1 Sm 16.18). Na corte, Davi era praticamente um desconhecido (1 Sm 17.55,56).

*

O homem segundo o coração de Deus obteve êxito desde o principio e em todo lugar, porque foi alguém que sempre cultivou em seu espírito a humildade de aprender e começar de baixo. Quem quer chegar aonde Davi chegou, deve saber se portar, agir com humildade e estar sempre pronto a aprender.

*

2. Como comandante das tropas. Até o seu desafio a Golias, Davi era um aprendiz na casa real (1 Sm 16.21). Todavia, essa situação mudou drasticamente graças a sua estupenda vitória sobre Golias, o filisteu de Gate. De um simples músico e escudeiro o aprendiz, Davi foi promovido a comandante de tropas (l Sm 18.5).

*

Davi, por ser fiel e amar ao Senhor e a sua Palavra, soube se conduzir como iniciante e também portar-se numa posição elevada e de autoridade. Em ambos os casos, Davi estava instruído a como se conduzir: quando era dirigido como subordinado e quando dirigia como chefe. Não é difícil executar tarefas mais difíceis, extensas e complexas quando se aprende bem a fazer as mais simples, buscando ao Senhor, o divino Mestre, que tudo conhece.

*

III.O CARISMA DE DAVI NO PALACIO REAL

*

1. Nos relacionamentos. Inicialmente Davi foi muito estimado pelo próprio rei (1 Sm 16.22), mas isso foi apenas no começo, depois tudo mudou (1 Sm 18.7-16). Entretanto, na corte, ele ampliou seus relacionamentos, demonstrando empatia com as três principais classes de pessoas no reino:

*

a) O filho do rei. Sem duvida, essa estima contagiante para com Davi, que logo fez com que o filho do rei se tornasse o seu melhor amigo, foi muito importante e necessária em sua vida, como se vê em 1 Samuel 23 .16,17. Não devemos esquecer que Jônatas era um potencial herdeiro do trono de Saul, e com certeza Saul pensava assim (1 Sm 20.31). Todavia, Jônatas não enxergava Davi como um rival, mas como o seu melhor amigo.

*

b) Todo 0 povo. Davi era benquisto pelo povo (1 Sm 18.5). Uma característica de quem obtém ascensão social de forma meteórica e esquecer suas origens e raízes. Porém, Davi não agiu assim. Mesmo convivendo no palácio, ele não perdeu seus referenciais do campo. Ele soube construir novos relacionamentos, mas também manter aqueles já existentes.

*

c) Servos de Saul. Ainda dentro da corte de Saul, Davi construiu relacionamentos com os funcionários do rei (1 Sm 18.5), e manteve boas amizades até mesmo com os servos de Saul.

*

2. Para administrar conflitos. Davi se portou com sabedoria na corte quando demonstrou habilidade para administrar conflitos: "E as mulheres, tangendo, respondiam umas as outras e diziam: Saul feriu os seus milhares, porem Davi, os seus dez milhares" (1 Sm 18.7). A Escritura registra ainda que "daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos" (l Sm 18.9 - ARA). Isto é, o primeiro rei de Israel passou a ter inveja de Davi. o espírito maligno que nele atuava tornou isso pior do que se imagina.

*

A Bíblia mostra que Davi fez o possível para que o seu relacionamento com Saul fosse mantido amistosamente, no entanto, a condição espiritual e emocional do rei não permitiu isso. Mesmo quando sofreu tentativas de assassinato por parte do rei, Davi não revidou, mas preferiu fugir (1 Sm 18.11; 19.1). Quando teve oportunidade para matar rei, mais uma vez ele procurou reatar as relações rompidas e não "tocou" no ungido do Senhor (1 Sm 26.9-25).

*

CONCLUSÃO

*

Todos temos algo a aprender com o até então futuro monarca de Israel. a modo como ele se conduziu e construiu uma forte rede de relacionamentos talvez seja uma de suas maiores proezas. A Escritura registra que isso se deu graças a sua forma prudente de se conduzir no meio de príncipes, do exercito e do povo em geral.

*

*

*

Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: JOSÉ GONÇALVES, 4º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.










http://costa-transformando.blogspot.com/2009/10/escola-biblica-dominical_13.html

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails