Pesquisa personalizada

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Pesquisa mostra que japoneses querem renúncia de premiê

LINDA SIEG - REUTERS

Tamanho do texto? A A A A
TÓQUIO - Uma pesquisa publicada neste sábado por um jornal mostrou que 71 por cento dos eleitores japoneses querem que o primeiro-ministro Taro Aso renuncie logo, aumentando a pressão sobre o impopular líder antes de uma eleição que ocorrerá neste ano.

A sondagem, feita nos dias 19 e 20 de fevereiro pelo jornal Asahi, também mostrou que 64 por cento apoiam uma eleição antecipada para acabar com o impasse político que está atormentando o Japão enquanto sua economia cai em recessão.

A notícia negativa para Aso chega antes de uma visita a Washington, onde ele deve se encontrar na terça-feira com o presidente dos EUA, Barack Obama, na Casa Branca.

Aso, de 68 anos, sofreu um grande revés nesta semana quando o seu ministro das Finanças renunciou após ter sido forçado a negar que estava bêbado em uma coletiva de imprensa do G-7 em Roma.

O Partido Liberal Democrata (PLD), que está no poder há muito tempo, escolheu Aso em setembro, na esperança de que ele poderia levar a legenda à vitória em uma eleição que deve ser realizada em outubro. Entretanto, suas taxas de aprovação vêm caindo após uma série de mudanças súbitas e gafes.

A pesquisa do Asahi mostrou que o apoio ao gabinete de Aso é de apenas 13 por cento, um ponto percentual a menos do que o registrado em sondagem dos dias 7 e 8 de fevereiro. Estudo de uma emissora de TV já colocou o número abaixo dos 10 por cento.

Os pedidos para que substituam Aso antes da eleição aumentaram dentro do próprio partido, que corre cada vez mais o risco de perder o pleito.




http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,pesquisa-mostra-que-japoneses-querem-renuncia-de-premie,327916,0.htm

Niterói

Antiga capital fluminense, Niterói vai aos poucos se tornando referência em qualidade de vida e se estruturando para tirar proveito do turismo. Os atrativos são os mesmos que já fazem sucesso no vizinho Rio de Janeiro: praias, reservas florestais, noites agitadas, excelente infra-estrutura hoteleira e gastronômica, monumentos históricos, parques e áreas para a prática de esportes junto à natureza. A ligação entre as duas cidades é feita pela Ponte Presidente Costa e Silva, que possui 13,8 km de extensão e cobrança de pedágio (famosa Ponte Rio-Niterói, um dos cartões-postais da região), ou pelas barcas e catamarãs que atravessam a Baía de Guanabara. Há quem diga que as melhores vistas da Cidade Maravilhosa são obtidas apenas em terras niteroienses.
Niterói
O que fazer em Niterói

Sentar-se à beira da areia e degustar peixes e frutos do mar é apenas uma das opções de lazer em Niterói. A cidade oferece vários tipos de praias, de águas calmas (Piratininga, Camboinhas e Itaipu) a points de surfistas (Itacoatira). Há também boas alternativas para quem busca uma agenda cultural ou deseja fazer compras, com destaque para as inúmeras feirinhas de artesanato e de comestíveis. A vida noturna se concentra nos bares e nas casas noturnas da praia de São Francisco, enquanto a melhor vista da região é conseguida no mirante do Parque e Reserva da Cidade.
O que visitar em Niterói

Embora seja vizinha da Cidade Maravilhosa, Niterói tem brilho próprio. E o amplo roteiro tem ao menos um item obrigatório: visitar o Museu de Arte Contemporânea, nem que seja só para admirar a obra de Oscar Niemeyer por fora (em formato de disco voador). Outros atrativos imperdíveis são o Teatro Municipal João Caetano, as fortalezas da época do Império e o vasto circuito de igrejas tombadas como patrimônio histórico, com destaque para a São Lourenço dos Índios, considerada monumento de fundação da cidade e datada do final do século 16.





http://www.ilocal.com.br/telas/guia-de-cidades/niteroi.aspx

Itália endurece leis contra estupro e imigração ilegal AE-AP - Agencia Estado

ROMA - O governo da Itália aprovou hoje um pacote de medidas para combater a violência sexual e a imigração clandestina, após uma série de casos de estupros que aconteceram recentemente em Roma e em Milão ter sido atribuída a estrangeiros. O pacote aumenta o tempo de prisão em sentenças por estupro e homicídio, determina que as vítimas de violência sexual recebam atendimento psicológico gratuito e criminaliza o assédio e a perseguição sexual - que passam agora a ter pena de prisão de seis meses a quatro anos. Os homicidas estupradores poderão ser condenados à prisão perpétua.



O decreto também permite que os prefeitos das cidades organizem patrulhas de cidadãos sem armas de fogo para aumentar a segurança nas ruas, medida criticada pela oposição de centro-esquerda e do Vaticano, que afirmam que o governo está promovendo o aparecimento de justiceiros. Uma série de estupros recentes foram atribuídos a estrangeiros. Dois romenos foram detidos nesta semana, suspeitos de terem violentado uma garota de 14 anos em um parque perto de Roma, no Dia dos Namorados. Muitos ataques contra imigrantes também têm sido informados, com estupros de mulheres estrangeiras.



As medidas contra os imigrantes clandestinos também ficaram mais severas. Agora, um ilegal pode ser internado em um centro provisório por até seis meses antes de ser deportado. Antes, o tempo máximo de detenção era de dois meses. Em uma coletiva de imprensa, hoje, o ministro do Interior, Roberto Maroni, defendeu as medidas ao dizer que a montagem das patrulhas de voluntários evitará a criação de "justiceiros".



Mas o segundo funcionário mais importante do Vaticano para a questão da imigração, monsenhor Agostino Marchetto, do Concelho Pontifício para os Migrantes, disse que a criação das patrulhas, chamadas de "ronde padane", representa uma "abdicação do Estado". Ele afirmou que essa não é maneira certa de lidar com o problema, informou a agência italiana Ansa. O decreto ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento, onde o governo de centro-direita do primeiro-ministro Silvio Berlusconi tem maioria folgada.



Romênia



Enquanto isso, o chanceler da Romênia disse que seu país não quer que a Itália repatrie cidadãos suspeitos de terem cometido crimes em território italiano. Cristian Diaconescu viajará à Itália na segunda-feira, onde discutirá a questão com o chanceler Franco Frattini. Diaconescu disse que atualmente existem 33 romenos suspeitos de terem cometidos crimes na Itália que aguardam deportação. Ele não esclareceu se os suspeitos já cumprem sentenças ou se elas serão cumpridas na Romênia após as deportações e se eles serão julgados no país natal.



Diaconescu afirmou que não é justo deportar alguém apenas porque é suspeito, e disse que os imigrantes deveriam ter direito a um julgamento na Itália. Ele estima que 1 milhão de imigrantes romenos vivam e trabalhem atualmente na Itália. A Romênia passou a integrar a União Europeia em 2007.





http://www.estadao.com.br/internacional/not_int327621,0.htm

Iraque reabre prisão de Abu Ghraib com novo nome

AE-AP - Agencia Estado

Tamanho do texto? A A A A
BAGDÁ - O Iraque reabriu neste sábado, em Bagdá, a prisão de Abu Ghraib, que ganhou notoriedade internacional pelos casos de maus-tratos a prisioneiros sob responsabilidade de autoridades americanas. Os casos chegaram ao conhecimento público com a divulgação de fotos, em 2004, que mostravam internos sendo humilhados sexualmente por militares americanos.



O prédio, que foi devolvido no ano passado aos iraquianos pelo Comando Militar americano, passou por uma reforma e foi rebatizado de Prisão Central de Bagdá. A prisão dispõe agora de áreas de recreação, aparelhos de ginástica, computadores, biblioteca e estufas para plantas.



Cerca de 400 prisioneiros já foram transferidos para o local, que está sendo promovido pelos iraquianos como um modelo para o sistema penitenciário do país e tem capacidade para até 3 mil internos.



http://www.estadao.com.br/internacional/not_int327949,0.htm

Paquistão anuncia trégua 'permanente' com Taliban em vale JUNAID KHAN - REUTERS

MINGORA, PAQUISTÃO - O Paquistão afirmou neste sábado que autoridades entraram em acordo com combatentes do Taliban para uma trégua "permanente" no vale do Swat, no noroeste do país, mas um comandante taliban disse que seu cessar-fogo será reavaliado na semana que vem.

"Eles se comprometeram a observar um cessar-fogo permanente e nós faremos o mesmo", disse aos jornalistas o comissário de Malakand, Syed Mohammad Javed, depois de se reunir com anciãos em Swat.

Por causa do conflito, cerca de 1.200 pessoas foram mortas e entre 250.000 e 500.000 abandonaram o vale, localizado dentro da região de Malakand, na província da Fronteira Noroeste.

No domingo passado, militantes islâmicos declararam um cessar-fogo de 10 dias no vale, como um "gesto de boa vontade" para negociações de paz. A trégua expira na quarta-feira.

"Ouvimos que o governo anunciou um cessar-fogo permanente, mas nós declaramos um cessar-fogo de 10 dias e, quando se encerrar, vamos examinar a prorrogação", disse o comandante taliban Maulana Fazlullah a uma rádio ilegal.

Governos de países ocidentais e muitos paquistaneses ficaram alarmados diante da oferta do governo do Paquistão de reinstaurar a lei islâmica da sharia em Malakand, se o Taliban concordar em firmar a paz.

Eles temem que um cessar-fogo possa resultar em um outro santuário no Paquistão onde a rede Al Qaeda e militantes do Taliban transitariam livremente, e também receiam que os combatentes do Taliban de outras regiões possam se sentir estimulados em suas ações pela decisão do governo.



http://www.estadao.com.br/internacional/not_int327968,0.htm

Com 35 trios, Galo da Madrugada toma as ruas do Recife Maior bloco do mundo faz jus título e reúne milhares; Dilma Rousseff assiste a desfile de cam

Angela Lacerda - O Estado de S. Paulo

Tamanho do texto? A A A A

Clique para AmpliarClique para Ampliar Foliões do Galo da Madrugada, no Recife

Renato Spencer/JC Imagem/AE

Foliões do Galo da Madrugada, no Recife
RECIFE - O Galo da Madrugada tomou conta das ruas centrais do Recife neste sábado, 21, reforçando o seu título de maior agremiação carnavalesca do mundo, agora também detentor do título de patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, carnaval que tem na ministra Dilma Rousseff sua maior garota-propaganda. "A pessoa aqui brinca, não olha", disse, do camarote Governo do Estado. Desde as sete horas a folia e a irreverência dominaram a concentração do Galo, no Forte das Cinco Pontas.



A criatividade era a característica dos foliões que se esbaldavam, sejam em fantasias ricas - como os que participaram do carro abre-alas - ou em personagens que já viraram característica do carnaval. "Zé Bonitinho", ou Adélson Reis, advogado, 40 anos, brincou pela vigésima vez no Galo, e chegou com seu "galito cantante" (um galo de plástico que canta) debaixo do braço, "para fazer a alegria das mulheres". Gente de vários Estados do Brasil que adoram o carnaval local se juntaram mais uma vez, em grupos como o de "São Jorge", que uniu 40 pessoas do Rio, Minas, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco.



Veja também:

linkBola Preta reúne milhares de foliões no Rio

linkCaetano Veloso e maracatus abrem carnaval do Recife

blog Blog: dicas para quem quer curtir e para quem quer fugir da folia

linkCobertura completa do Carnaval 2009



Trinta e cinco trios elétricos e três carros alegóricos animaram a multidão, levando orquestras de frevo, artistas e bandas como Quinteto Violado e Nação Zumbi. Numa festa que se orgulha de ser democrática, também houve espaço para as bandas bregas Calypso e Saia Rodada que se comprometeram a tocar frevo, mesmo que no seu ritmo.



Neste ano, perto de quatro mil homens das polícias militar, civil, bombeiros e batalhão de choque fizeram a segurança da festa, que só deveria terminar no final do dia. O desfile deste ano homenageou o seu fundador, Enéas Freire, que morreu ano passado, aos 86 anos. Uma foto de quatro metros quadrados de Enéas ilustrava a parte traseira do carro abre-alas.



O Galo já produziu vários filhotes, especialmente depois que cresceu ao ponto de atrair 1,5 milhão de pessoas. Ao nascer, ele saía às cinco horas da manhã com o objetivo de revigorar o carnaval de rua da cidade. Hoje quem faz isso é o Pinto do Galo da Madrugada, que fez ontem seu vigésimo-primeiro desfile, sempre em um percurso inverso ao do Galo.



Quando eles se encontraram, por volta das nove horas, o Pinto se dissolveu. Liderado por Pedro Bezerra, a agremiação tem como inspirador o poeta pernambucano Ascenso ferreira e durante o percurso, eles fazem várias paradas para declamar suas poesias. Neste ano, o tema era o erotismo e a brincadeira provocou gargalhadas em quem participou ou viu a farra da agremiação.




http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid327904,0.htm

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Palavra Que Transforma

Palavra Que Transforma

Posso todas as coisas em Cristo... | Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 4:13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Queridos, estou vivendo um momento ímpar em minha vida. Recentemente, fui consagrado presbítero dentro da denominação onde sirvo ao Senhor, o que para mim selou definitivamente meu chamado pastoral no reino de Deus. Sou recém-casado (e para glória de Deus, muito bem casado) e tenho vivido dias intensos com a igreja e com a família.




http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=19x8ct3f862qe&shva=1#inbox/11f8d47263e8d184


Mas, sei bem que a vida não é feita apenas de pétalas de rosas; pelo contrário, quantos espinhos na caminhada! Tenho lutado com unhas e dentes pela igreja que pastoreio, levantando recursos, orando, intercedendo pelas lutas nas famílias que pastoreio, e as vezes o desgaste espiritual chega e resolve tomar um cafezinho comigo. Pois é, sou de carne e osso também... e glória a Deus por isso, "(...) para que a excelência do poder seja de Deus,e não minha" (2 Co 4.7).

Quando somo os dias alegres com as intensas provações, o resultado é esse: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". Não sou o que sou, pelo contrário, sou o que Cristo é em mim. Sem a graça dEle, nada posso; com Ele, sou mais do que vencedor!

O Espírito Santo renova suas forças hoje. Sinta no profundo da sua alma Ele te dizendo: "não te chamei para ficar prostrado, levanta-te e cumpre o chamado que lhe confiei". O Pai está fazendo coisas maravilhosas ao redor do mundo; o Pai fará coisas maravilhosas por você!

Deus te abençoe!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Israel condiciona trégua com o Hamas à devolução de Gilad Shalit

Elías L. Benarroch.

Jerusalém, 18 fev (EFE).- Israel decidiu vincular qualquer acordo de trégua com o Hamas na Faixa de Gaza à libertação do soldado Gilad Shalit, enquanto espera que seja formado um novo Governo após os contatos políticos que o presidente israelense, Shimon Peres, iniciou hoje.

Em uma decisão que pode atrasar em meses as negociações com o movimento islâmico, o Gabinete de Segurança Nacional israelense, que é presidido pelo primeiro-ministro, Ehud Olmert, decidiu que não haverá abertura de passagens sem o retorno de Shalit, preso em Gaza desde junho de 2006.

"Israel continuará seus esforços humanitários (..) e para isto permitirá uma atividade parcial nas passagens fronteiriças com Gaza (..), mas a expansão de atividades nas passagens será discutida quando Shalit for libertado", declarou em comunicado o Escritório do Primeiro-ministro israelense.

Trata-se de uma postura que cria obstáculos para qualquer solução política na região após Israel e Hamas decretarem separadamente o cessar-fogo em 18 de janeiro, após 22 dias de conflito em Gaza que tirou a vida de 1.400 palestinos, a maior parte civis, e de 13 israelenses, na maior parte militares.

O Hamas assegurou então que sem a abertura de fronteiras não aceitaria uma trégua a longo prazo, e hoje seus líderes defenderam que se mantivesse separados este eventual acordo e a libertação de Shalit, que afirmam que deve ser negociada à parte.

"Não pode haver trégua a não ser que o bloqueio (a Gaza) seja interrompido e as passagens reabertas. A questão da trégua não deve estar ligada à libertação do prisioneiro Shalit", declarou o líder do Bureau político do movimento islâmico, Khaled Meshaal, desde seu exílio em Damasco.

Ismail Radwán, o porta-voz do Hamas em Gaza, considerou a decisão "uma punhalada nas costas do Egito", pois a nova postura israelense chega em um momento no qual todas as partes estavam convencidas de que o acordo era questão de dias.

Segundo Radwán, a decisão "não dobrará" o Hamas, que "continuará apegado a seu direito de defesa própria".

"Não temos nenhuma pressa", declarou.

Em Israel a resolução governamental foi recebida com o apoio generalizado da população e dos líderes políticos, que veem a trégua como uma "hesitação" perante o Hamas e desejam "maquiar" seu amargo sabor com a libertação de Shalit.

"Seria inconcebível aceitar uma trégua e a abertura de passagens em Gaza sem a libertação de Shalit", declarou o ministro do Interior de Israel, Meir Sheetrit.

No comunicado governamental está a possível libertação de Shalit em uma troca de prisioneiros, sobre o qual, no entanto, se afirma "que os números ainda devem ser concordados".

Pela libertação de Shalit o Hamas exige a de cerca de 1.400 palestinos de diferentes correntes políticas, entre eles muitos dos responsáveis pelos atentados suicidas durante a Intifada de al-Aqsa, que começou em 2000.

Com a custosa libertação de seu soldado - uma histórica obrigação moral para qualquer Governo israelense -, o Governo de Olmert também deseja disfarçar uma trégua que poderia fortalecer o Hamas ante os moderados do Fatah, interlocutores de Israel nas negociações de paz de Annapolis.

Especialistas também afirmam que Olmert talvez espere obter maiores concessões do Hamas nas duas negociações - a da trégua e a da troca de prisioneiros -, ao ter como contrapeso a quase certa entrada da direita nacionalista no Governo de Israel.

O partido direitista Likud, sob comando de Benjamin Netanyahu, ficou em segundo lugar nas eleições de 10 de fevereiro. Porém, ao ter mais aliados possíveis que o vencedor do pleito, o centrista Kadima de Tzipi Livni, é muito provável que a incumbência de formar Governo seja recebida por ele.

A responsabilidade recai em Peres, que esta tarde começou as reuniões com os líderes dos grupos com representação parlamentar antes de decidir: primeiro com os do Kadima, a maior força política, e depois com os do Likud.

Ao receber os resultados das eleições Peres expressou "sua confiança de que se forme uma coalizão ampla, na qual todos os que façam parte dela tenham diante de si os interesses do Estado".

Amanhã o presidente israelense seguirá a rodada de consultas para verificar se algum dos dois candidatos, Netanyahu ou Livni, contam com o apoio de pelo menos 61 dos 120 deputados da Knesset para a encarregar da formação do novo Governo. EFE




http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1007972-5602,00-ISRAEL+CONDICIONA+TREGUA+COM+O+HAMAS+A+DEVOLUCAO+DE+GILAD+SHALIT.html

Casamento de estrela do 'Big Brother' doente pode ser televisionado Inglesa Jade Goody, de 27 anos, teria apenas alguns meses de vida. Ela decidiu s

O casamento de Jade Goody, estrela do “Big Brother” inglês, pode ser televisionado. A artista de 27 anos decidiu acelerar o processo para se casar depois de ter sido informada por médicos de que está sofrendo de uma doença terminal.



Jade tem câncer cervical e, segundo médicos, teria apenas alguns meses de vida. De acordo com seu relações-públicas, Max Clifford, ela poderia permitir a entrada de câmeras durante a cerimônia de união com o namorado Jack Tweed, de 21 anos, "porque é um evento feliz" e seria uma "distração".



A artista se tornou assunto de um documentário da Living TV. A equipe, no entanto, passou 10 dias sem filmar devido ao estado debilitado de Jade. "O contrato com o canal foi fechado antes de termos o diagnóstico, então tudo tem sido feito de acordo com a maneira como ela se sente", disse Clifford.



O porta-voz ressaltou ainda que Jade quer usar a cobertura da mídia para levantar dinheiro para seus dois filhos - Bobby, de 5 anos, e Freddie, de 4.



Jade ficou conhecida em 2002, quando apareceu pela primeira vez no “Big Brother”. A participação no famoso programa de TV rendeu a ela o lançamento de uma linha de produtos e alguns trabalhos como apresentadora.



Ela retornou à casa em 2007, durante uma edição especial com celebridades. Mas o programa não teve o sucesso obtido devido a uma discussão com a estrela de Bollywood Shilpa Shetty. O incidente deixou muitos telespectadores insatisfeitos e gerou mais de 40 mil reclamações.



Em 2008, no entanto, ela aceitou um convite para participar da versão indiana do “Big Brother”. Dois dias depois ela recebeu o diagnóstico de câncer e teve de deixar a casa.



http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1004620-7084,00-CASAMENTO+DE+ESTRELA+DO+BIG+BROTHER+DOENTE+PODE+SER+TELEVISIONADO.html

Chega a seis número de mortos por dengue na Bahia

Última morte confirmada foi de criança de 4 anos, em Itabuna.
Segundo Secretaria, quatro mortes foram registradas em Porto Seguro.

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

* A-
* A+

saiba mais

*
Criança morre com suspeita de dengue hemorrágica na Bahia
*
Garoto é internado com suspeita de dengue hemorrágica em Salvador
*
Garoto morre com suspeita de dengue na Bahia
*
Suspeita de morte por dengue hemorrágica é investigada em MG
*
Prefeitura de Belo Horizonte faz mutirão contra a dengue

A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou a sexta morte por dengue no estado nesta quarta-feira (18). O último caso confirmado foi de uma menina de 4 anos, que morreu na madrugada de terça-feira (17) em Itabuna (BA).

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, no total, foram registradas quatro mortes em Porto Seguro, sendo três crianças e um adulo. Outras duas mortes foram confirmadas em Jequié (BA) e em Itabuna. (BA).

Leia mais notícias de Brasil



http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1008164-5598,00-CHEGA+A+SEIS+NUMERO+DE+MORTOS+POR+DENGUE+NA+BAHIA.html

Platini diz que não há plano B para Euro 2012

Por Darren Ennis

BRUXELAS (Reuters) - O presidente da Uefa, Michel Platini, disse nesta quarta-feira que não há nenhum "plano B" para realizar a Eurocopa de 2012 fora de Polônia e Ucrânia, e declarou sua confiança na capacidade de ambos os países de sediarem o torneio.

A entidade responsável pelo futebol europeu havia criticado Varsóvia e Kiev pelos atrasos nos preparativos, e Platini havia dito que os dois países corriam risco de perder o direito de sediar o evento a menos que acelerassem o ritmo dos preparativos.

Na Polônia e na Ucrânia, houve bastante especulação na imprensa afirmando que a Uefa já teria começado a buscar alternativas, desde mudar o evento inteiro para apenas um país, como a Espanha, ou dividi-lo entre Alemanha e Polônia, que teria feito mais progresso que a Ucrânia.

"Não há plano alternativo. Não há plano B para a Euro 2012", disse Platini a repórteres durante visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.

"Ainda temos algumas preocupações e isso será um desafio. Mas os estádios estão sendo feitos e acho que iremos à Polônia e à Ucrânia. Hoje acho que teremos sucesso nesse desafio."

Platini confirmou que o comitê-executivo da Uefa tomará uma decisão final em maio se Polônia e Ucrânia estarão prontas a tempo para realizar o torneio, e, em caso positivo, quais serão as cidades a receber partidas.



http://www.abril.com.br/noticias/esportes/platini-diz-nao-ha-plano-b-euro-2012-273251.shtml

Economistas estão pessimistas quanto à América Latina Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - Os economistas da América Latina estão mais pessimistas que os demais em relação aos efeitos da crise financeira internacional sobre seus países. Índice divulgado nesta quarta-feira (18) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que a expectativa dos especialistas latinos em relação aos próximos seis meses está em 2,3 pontos, contra 3,1 da média mundial.

O estudo, realizado em parceria com o Instituto Alemão IFO, também revela que a avaliação dos especialistas da América Latina sobre a situação atual ainda é melhor que a dos outros países. Na média, o índice obteve 3,4 pontos, ante 2,5 pontos no mundo. Quanto mais perto de um ponto, pior a situação.

De acordo com o economista da FGV Aloísio Campelo, há uma certa “defasagem” das análises latino-americanas em relação à média mundial, porque os países desenvolvidos entraram em fase de desaceleração mais cedo, no terceiro semestre de 2008, quando as economias latinas ainda estavam bem.

“É normal que haja alguma defasagem”, afirmou. “Na Europa Ocidental, as previsões são mais favoráveis do que em outubro, na última pesquisa. Lá, já se vislumbra a possibilidade de recuperação ao final do [primeiro] semestre, porque o ambiente econômico já piorou muito nos últimos meses”.

Embora a sondagem econômica para a América Latina tenha captado uma avaliação um pouco mais favorável que a média mundial, Campelo ressaltou a pontuação “vem piorando”, desde a pesquisa passada, em outubro, quando o Índice de Situação Atual da região era de 4,2 pontos e o mundial era de 3,7.

O economista explicou também que embora a pesquisa considere que o continente entrou em fase de recessão desde outubro, de acordo com critérios metodológicos próprios da pesquisa, ainda não há informações na economia real que confirmem essa situação, apenas uma desaceleração.

“Temos um sinal de que a avaliação sobre a situação atual não é o grande problema. Há um componente forte de incerteza nas medidas econômicas que estão sendo tomadas em todo mundo”, afirmou o economista.

Campelo completou dizendo que, com o pacote econômico aprovado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pode ser que, na próxima sondagem, em março, as estimativas para o futuro melhorem.



http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=6&id_noticia=274664

Gotas Bíblicas

Pr. Olavo Feijó

Juízes 16:30 - E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.

Sansão foi educado seguindo orientação divina, para ser um grande juiz em Israel. Por causa de sua desobediência, foi preso e humilhado pelos inimigos, em pleno templo de Dagom. Arrependido, pediu outra vez suas forças e, com elas, destruiu o templo e os filisteus: "Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida" (Juízes 16:30).

Muitos de nós somos parecidos com Sansão. Recebemos, do Senhor, recursos, capacidades, oportunidades e poder. Todavia, ao invés de usar tudo isso para o serviço do Senhor, passamos a nos esquecer Dele. Assim, desperdiçamos os talentos que nos foram dados, usando-os para alimentar nossos caprichos pessoais. Aos poucos, vamos perdendo as capacidades que o Senhor nos deu, entrando pelo caminho de Sansão.

Os talentos que temos somente se desenvolvem quando os dedicamos para o Reino Dele. Isto significa dizer que o período ideal para servimos ao Senhor é o decorrer de nossa vida. Quando ainda possuímos o melhor de nossas forças, a saúde de nosso corpo, a acuidade de nossa mente. A melhor motivação para o serviço não deve ser nosso arrependimento, mas nossa compreensão e nossa vocação. O drama de Sansão foi ter que usar sua morte, para enfim fazer o que deveria ter feito em vida...




http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=ci8d58tk2tpy&shva=1#inbox/11f8821f65c58401

Palavra Que Transforma

Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 4:11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

A minha geração é composta por diversas pessoas tristes! E eu já sofri pelos mesmos motivos! Ela tem sofrido não pela fome, ou pela miséria que consome multidões do mundo. Ela sofre por seu consumismo desenfreado. Sempre quer mais, mais e mais. Mal termina de pagar o televisor 29'' e já sofre por não ter um 40''.

Eu já passei por isso também! Sei bem o quanto é danoso este tipo de pensamento. A sociedade tenta nos impor que precisamos ter mais coisas para sermos melhores. Mas o cristão não pode aceitar esta sugestão. Nosso alvo não é o de sermos pessoas melhores, mas sim, sermos pessoas mais santas. Não precisamos ter coisas para sermos felizes, precisamos ser santos ao Senhor para descobrirmos a verdadeira alegria.

Pode ser que hoje você se veja aprisionado num cativeiro desses: "poxa vida, meu amigo não é cristão e anda em um carro melhor do que o meu". Eu quero lhe perguntar: "sem Cristo, ele poderá receber a mesma recompensa que você terá? Participará da mesma eternidade?". É claro que não! A grama do vizinho pode até ser melhor do que a nossa; resta saber se ele pisará em ouro como nós sabemos que pisaremos um dia!

Se contente com aquilo que você tem! O melhor está guardado do outro lado da vida, na presença de Cristo Jesus!

Deus te abençoe!




http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=ci8d58tk2tpy&shva=1#inbox/11f82fc1e8b28a22

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Africano participará do BBB, diz jornal Ganhador da versão africana do reality show ficará quatro dias na casa

Depois da entrada de Maíra e André, a produção do Big Brother Brasil está preparando mais uma surpresa para os confinados. A casa terá uma visita internacional: o angolano Ricco, que venceu a versão africana do reality show em 2008, com concorrentes de 12 países africanos.

O angolano, que ganhou US$ 100 mil no programa africano, ficará quatro dias dentro da casa, segundo a coluna Outro Canal, do jornal Folha de São Paulo. Ele vai entrar durante a festa do sábado após o carnaval, dia 28, que terá como tema a Angola. Ricco fala português, a língua oficial de seu país.

Em 2007, o BBB também teve um confinado internacional. Pablo Esposito deixou o confinamento na Argentina e ficou uma semana com os brasileiros, e Íris Stefanelli foi para a casa "hermana". As informações são do site EGO.

Paredão

Mirla, Ana Carolina ou Emanuel. Um dos três será eliminado do programa que vai ao ar hoje, logo após a novela Caminho das Índias. A advogada paraense Mirla Prado foi indicada pela líder da semana, Milena. Cinco pessoas da casa votaram no catarinense Emanuel, estudante de Administração de Empresas. Com isso, o artista plástico carioca Max conseguiu se livrar do paredão.

Ele precisava que pelo menos três pessoas votassem em Emanuel, conforme uma regra definida nesta semana, quando ele atendeu o chamado Bigfone no decorrer da semana. A catarinense Ana Carolina foi a segunda mais votada pelos seus colegas de confinamento.



http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?section=Estilo%20de%20Vida&newsID=a2408124.xml

Eduardo da Silva fala sobre o seu retorno: 'Foi o melhor dia da minha vida' Atacante comemora desempenho na sua volta ao Arsenal e agradece o apoio

O retorno de Eduardo da Silva ao time principal do Arsenal foi em grande estilo. O atacante brasileiro naturalizado croata mostrou que deixou para trás a fratura exposta no pé sofrida há quase um ano com um bom desempenho e dois gols contra o Cardiff City, pela Copa da Inglaterra. O jogador estava radiante e emocionado quando falou pela primeira vez sobre a partida.

- Foi o melhor dia da minha vida. Foi um momento especial marcar o primeiro gol, emocionante. Comemorei beijando minha aliança, porque minha esposa, filha e família me ajudaram muito na minha recuperação - desabafou o jogador em entrevista à emissora oficial do Arsenal.

Na comemoração do segundo gol, Eduardo correu para abraçar Tony Colbert, um dos preparadores físicos do clube. Uma maneira de agradecer o esforço do profissional, que o ajudou bastante na recuperação.

- Eu penso que Tony passou mais tempo com Eduardo do que com a própria mulher nos últimos meses. Ele mereceu o abraço, assim como os demais profissionais que ajudaram o Eduardo. Os médicos fizeram um trabalho fenomenal. Estamos muito felizes pelo Eduardo, que trabalhou duro. Ele merece a recuperação. Trabalhou duro e sempre acreditou que iria voltar a jogar no seu melhor nível. E conseguiu - disse o técnico Arsene Wenger.




http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/ingles/0,,MUL1005664-9847,00-EDUARDO+DA+SILVA+FALA+SOBRE+O+SEU+RETORNO+FOI+O+MELHOR+DIA+DA+MINHA+VIDA.html

Dez de 19 senadores do PMDB foram parar no STF Em entrevista à revista Veja, Jarbas Vasconselos disse que no PMDB 'boa parte quer mesmo é corrupção'

BRASÍLIA - Levantamento na base de dados do Supremo Tribunal Federal (STF) mostra que 10 dos 19 correligionários de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) no Senado respondem a processo ou são investigados. No total, a bancada do PMDB contabiliza 13 inquéritos, 4 ações penais e 5 investigações. Em entrevista à revista Veja, Jarbas disse que no PMDB "boa parte quer mesmo é corrupção".

Veja também:

Temer repudia fala de Jarbas, mas descarta punir senador

Jarbas diz que denúncia é 'genérica' e não cita nomes do PMDB

especialDeclarações de Jarbas e a reação do PMDB

link Declaração de Jarbas é 'desabafo', diz PMDB

Um dos casos mais adiantados no STF envolve Valdir Raupp (PMDB-RO), ex-líder do partido no Senado. Ele foi denunciado pelo Ministério Público acusado de usar dinheiro obtido de empréstimo do Banco Mundial, quando era governador de Rondônia, para finalidades distintas das previstas em contrato. Até o momento, seis ministros votaram a favor de ação penal no STF. Apenas um votou por arquivar o caso. Se aceita a denúncia, será a terceira ação penal a que Raupp terá de responder no STF. O senador afirma estar tranquilo em relação ao julgamento, disse ser inocente e garante que aplicou corretamente os recursos.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), livrou-se recentemente do inquérito mais problemático que corria contra ele no STF graças à morosidade da Justiça. Era acusado de utilizar fazendas inexistentes para obter empréstimo do Banco do Amazonas. O inquérito foi arquivado porque os crimes prescreveram. No STF, Jucá responde a mais dois inquéritos. De acordo com o líder, os processos são de "cunho político-eleitoral" e fazem parte do jogo político e das disputas com adversários.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), é alvo de inquérito em que o Ministério Público apura se ele teve despesas pessoais pagas por uma empreiteira e se apresentou notas fiscais falsas para comprovar a venda de bois. A denúncia o levou a renunciar à presidência do Senado, em 2007. Pela assessoria de imprensa, Renan afirmou ter ele mesmo pedido ao procurador-geral, Antonio Fernando de Souza, a abertura da investigação.



Outro que responde a processos no STF é Wellington Salgado (PMDB-MG). Ainda têm pendências no STF Garibaldi Alves Filho (RN), Leomar Quintanilha (TO), Edison Lobão Filho (MA), Mão Santa (PI), Neuto de Conto (SC) e Gilvan Borges (AP).





http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac325177,0.htm

Brasileira agredida na Suíça já sabe da versão da polícia local, diz mãe

Paula tem exames de gravidez, segundo sua mãe.
Amigos e ex-professores afirmam que ela não teria motivos para mentir.

Do G1, com informações do Jornal Hoje

Tamanho da letra

* A-
* A+

A mãe da brasileira Paula Oliveira, agredida na Suíça , disse que a filha já sabe da versão da polícia local sobre o caso.

Dona Jeni Ventura está acompanhando a recuperação de Paula no hospital, em Zurique.



Visite o site do Jornal Hoje



Dona Jeni disse que ela tem exames atestando a gravidez, mas não soube dar detalhes sobre ele.

A família de Paula disse que ela tem lúpus, uma doença que atinge o sistema imunológico e, nos casos mais graves, pode causar alucinações .

A versão da polícia suíça contesta que Paula estivesse grávida no momento do ataque.

Os médicos afirmam que, com um exame de sangue, é possível atestar não apenas a gravidez, mas descobrir também o sexo. Para dizer se eram gêmeos, seria preciso fazer uma ultrassonografia.

O problema, no caso de Paula, é que até agora a família não apresentou nenhum documento que comprove a gravidez ou o aborto.

Amigos e ex-professores de Paula acreditam que ela realmente estava grávida e que não teria razões para ter mentido. Em e-mails aos amigos, ela não escondia a alegria pela gravidez.



http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1005949-5602,00-BRASILEIRA+AGREDIDA+NA+SUICA+JA+SABE+DA+VERSAO+DA+POLICIA+LOCAL+DIZ+MAE.html

Palavra Que Transforma

Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Como anda sua mente nesses últimos dias? Tem notado que seus pensamentos andam cada vez mais negativistas? Um sentimento de inferioridade tomou conta de você? Considera-se desprezado? Você pode não perceber, mas os pensamentos que povoam sua mente têm intensa participação na forma como sua vida é conduzida!

O verdadeiro cristianismo disciplina o pensamento dos fiéis! Somos exortados a nos transformarmos pela renovação do nosso pensar (Rm 12.2). É impossível conceber uma vida abundante enquanto permanecemos aprisionados com pensamentos diabólicos e imundos!

Recicle sua mente! Pense naquilo que é verdadeiro, honesto e justo. Troque a impureza mental pela pureza de pensamento! Medite naquilo que é amável e de boa fama! Só permita pensamentos que possuam virtude e louvor! E deixe com isso, que o Espírito Santo transforme sua vida!

Pense naquilo que você anda pensando; você descobrirá coisas interessantes!

Deus te abençoe!




http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=i0g6kadikw1i&shva=1#inbox/11f7dd4b0346b326

Gotas Bíblicas

Pr. Olavo Feijó

Lucas 19:4 - E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.

Zaqueu queria ver Jesus, mas a multidão era grande e ele de pequena altura. Por isso "Zaqueu... subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali... Jesus lhe disse: Zaqueu desce de pressa" (Lucas 19:4-5).

Existe muita gente querendo ver Jesus. Só que, também, existe muita gente que fica olhando para Jesus de longe. De longe por causa da incompreensão. De longe, devido à desinformação. De longe, em virtude do mau testemunho de alguns crentes. O cristianismo baseado em um Jesus de longe é distorcido pelos defeitos da perspectiva.

Jesus nos quer de perto, rompendo distâncias e barreiras. De perto, apesar dos obstáculos denominacionais que erguemos. Basta olhar para Ele e seus braços se abrirão, enquanto Ele convida "Vinde a Mim". É preciso descer da árvore em que nos empuleiramos - nossas árvores podem facilitar a visão, mas impedem a comunhão. O Senhor quer que nos livremos de tudo aquilo que cause distância entre nós e Ele. Quanto mais cedo, melhor. Como aconteceu com o publicano, ao descer da sua árvore, Jesus entrou em sua vida, entrou em sua casa, entrou em seus negócios "Zaqueu, desce depressa": a ordem é também para nós. E depressa.




http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=i0g6kadikw1i&shva=1#inbox/11f6e2b9b3309b97

Palavra Que Transforma

Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 4:6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

Desde minha conversão, tenho contra mim um forte gigante chamado "ansiedade". Você sabia que eu sou ansioso? Sim, eu sofro o mesmo que você! Odeio estar com esse sentimento, mas é comum vez ou outra eu me entregar a ansiedade. Estou atualmente em dieta, fazendo o possível para recuperar os quilinhos que o casamento já me deu. E depois de quatro semanas de sucesso (e cinco quilos perdidos, aleluia), tive um surto de ansiedade. Passei o dia comendo! O resultado disso? Naquela semana, não houve alteração nenhuma de peso. Seis dias disciplinado, e apenas um dia relaxado roubou toda a benção da semana...

Meu Deus, não é assim que ocorre com a gente? Passamos por momentos de intensa consagração, busca por Deus, oração, jejum, e de repente, uma única ansiedade rouba toda nossa confiança e muitas vezes, toda a benção que estava reservada como fruto daquela disciplina. Ser ansioso é sofrer por antecipação! É se preocupar com algo que talvez nem venha acontecer! Nós só perdemos quando estamos ansiosos! Não vale a pena se entregar a este sentimento.

Com respeito a minha dieta, estou começando de novo nesta semana em que você receberá este devocional. Com respeito a ansiedade, continuo lutando contra ela. E com respeito a você, te desafio a confiar mais no Senhor e continuar sempre em seus santos caminhos!




http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=i0g6kadikw1i&shva=1#inbox/11f6903d6abb986e

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Submarinos nucleares protagonizam colisão inédita no fundo do mar

PARIS, França (AFP) — Dois submarinos nucleares, um francês e um britânico, se chocaram quando patrulhavam em águas profundas, um incidente inédito que não deixou feridos nem pôs em risco a segurança nuclear, anunciaram nesta segunda-feira a marinha dos dois países.

As autoridades militares confirmaram informações publicadas pela imprensa britânica, que anunciara mais cedo nesta segunda-feira uma colisão ocorrida no dia 4 de fevereiro entre dois submarinos, um francês de 140 metros de comprimento e um britânico de 150 metros de comprimento, transportando cada um 16 mísseis nucleares balísticos com múltiplas ogivas e 250 tripulantes no total.

Estes dois submarinos nucleares, o Triomphant e o HMS Vanguard, navegavam em águas profundas no Atlântico Norte quando "entraram brevemente em colisão", de acordo com o departamento de comunicação da Marinha francesa.

Em Londres, o diretor da Royal Navy, Sir Jonathan Band, declarou que os dois aparelhos "entraram em contato numa velocidade muito baixa".

As duas marinhas destacaram que o incidente não deixou feridos, nem colocou em risco a segurança nuclear.

Os dois países também afirmaram que suas capacidades de dissuasão respectivas não foram afetadas.

A Grã-Bretanha possui quatro submarinos nucleares desse tipo, e a França três.

Em 6 de fevereiro, a Marinha francesa anunciou que o Triomphant se chocou contra um "objeto submerso", danificando a parte dianteira do aparelho. A Marinha disse, então, trabalhar com a hipótese de uma colisão com um contêiner.

As duas marinhas ressaltaram que tanto o Triomphant como o HMS Vanguard voltaram às suas bases respectivas por seus próprios meios depois da colisão.

"Esta é a primeira vez que isso acontece, em mais de 400 patrulhas", declarou à AFP o capitão Jérôme Erulin, chefe do departamento de informação e relações públicas da Marinha francesa.

"Hoje em dia, os submarinos nucleares são concebidos para emitir menos ruído que o barulho do fundo do mar. Ou seja, foram dois submarinos muito silenciosos que se chocaram, e a capacidade dos aparelhos de escutarem um ao outro se revelou insuficiente", explicou.

"Trata-se de um incidente muito grave", considerou, por sua vez, o especialista Stephen Saunders, da revista Jane's. "Esta é a primeira vez que os submarinos de duas nações amigas se envolvem em um acidente desse tipo", frisou.

Os submarinos nucleares da nova geração são muito mais silenciosos e difíceis de detectar que seus predecessores. A França conta atualmente com três destes aparelhos e um quarto, o Le Terrible, deve ser lançado oficialmente em 2010. Concebido para ser praticamente indetectável, o Le Terrible é 1.000 vezes mais silencioso que os submarinos nucleares das gerações anteriores.

O fato de a colisão ter sido revelada pela imprensa suscitou um início de polêmica. Angus Robertson, líder do Partido Nacional Escocês (SNP) na Câmara dos Comuns, exigiu que o ministério da Defesa explicasse como tal incidente foi possível.




http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hIJiuvb8zn-C4ymxmAVeusVW4-gg

Nokia apresenta novos celulares e lança loja online Ovi Store e modelos E75 e E55 são novidades apresentadas em congresso em Barcelona

A fabricante de smartphones e celulares Nokia revelou nesta segunda-feira, em Barcelona, na Espanha, os novos modelos da Eseries, na Mobile World Congress (MWC). Os modelos E75 e E55 são os primeiros aparelhos da empresa com a nova interface de e-mail da marca para e-mails corporativos e gratuitos. Outra novidade de Nokia é uma loja de aplicações online, a Ovi Store.

O espaço online consolida três plataformas já existentes para distribuição de software da Nokia, a pasta Download!, a rede MOSH e os gadgets do WidSets. Através do Ovi store, ficarão disponíveis games, vídeos, widgets, podcasts, programas baseados em localização e personalização.

A Nokia diz que a loja é capaz de “aprender” os gostos dos utilizadores com o passar do tempo, para antecipar necessidades e fazer recomendações baseadas na localização geográfica.

Com a Ovi Store, a Nokia segue os passos da Apple com a App Store, onde os usuários do iPhone ou do iPod Touch podem baixar aplicativos para os aparelhos desenvolvidos por terceiros. Assim, desenvolvedores de aplicativos para as plataformas da Nokia terão 70% do preço das vendas de seus aps.

Segundo o Zumo Blog, entre os parceiros de conteúdo anunciados em Barcelona estão Fox, Facebook, MySpace, EA Mobile, Qik e Adobe.

No campo dos produtos, foi apresentado o E75, um slider com teclado QWERTY completo, HSDPA, Wi-Fi e A-GPS. Outro modelo da gama E, o E55, foi apresentado como o smartphone mais fino do mundo. Outra característica deste modelo é o teclado QWERTY compacto (duas letras por tecla).





http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Economia&newsID=a2406939.xml

Bovespa abre em baixa, com PIB ruim do Japão

O dia do vencimento de opções sobre ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começa sob o forte impacto do aprofundamento da recessão na segunda maior economia do mundo, o Japão. O Produto Interno Bruto (PIB) japonês encolheu 12,7% no quarto trimestre do ano passado, em termos anualizados, na maior queda anual desde o primeiro trimestre de 1974. Com isso, o mercado sustenta a cautela, já esperada por conta do feriado nos Estados Unidos, em comemoração ao Dia do Presidente, nesta segunda-feira. Os metais são negociados em baixa em Londres e as bolsas europeias operam no terreno negativo, também influenciadas pelo PIB do Japão e por uma pressão vendedora no setor de mineração e de bancos.

Às 11h07 (de Brasília), o índice Bovespa caía 0,89%, a 41.304 pontos, após ceder 1,01%, a 41.252 pontos, na mínima do dia até o momento. A expectativa é de um pregão com volume financeiro contido, que só não deverá ser menor devido o exercício de opções sobre ações, que termina às 14 horas. A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. O vencimento do Ibovespa futuro, na próxima quarta-feira (dia 18), que costuma ser mais movimentado, também deve fazer preço hoje, acentuando a volatilidade.

Na agenda da semana, na quarta-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, deve apresentar seu programa para evitar execuções hipotecárias. A expectativa é de que, para este plano, o governo anuncie os detalhes. A semana também é rica em indicadores econômicos e pelos últimos balanços da temporada.

Já no Brasil, a safra de resultados começa a esquentar para valer, com empresas importantes do Ibovespa abrindo os números do quarto trimestre do ano passado, como a Vale, Banco do Brasil, Usiminas, Gerdau, Metalúrgica Gerdau, Lojas Renner, Natura e Friboi.




http://portalexame.abril.com.br/ae/financas/bovespa-abre-baixa-pib-ruim-japao-270808.shtml

Hugo Chávez e seu sonho: ser um novo "libertador"

CARACAS, Venezuela, 16 Fev 2009 (AFP) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está convencido, depois de dez anos no poder, de que é insubstituível na luta para conduzir seu país rumo ao socialismo, identificando-se cada vez mais com o "libertador" Simón Bolívar e satisfeito de ser um "modelo" para o continente sul-americano.

"O povo de Bolívar hasteou as bandeiras da dignidade, da vitória", disse domingo Hugo Chávez, depois de anunciar a vitória do "sim" no referendo sobre uma emenda constitucional pela qual poderá se reeleger em 2012.

Filho de dois professores do Estado de Barinas (sudoeste), pai de quatro crianças, duas vezes separado, Chávez começou a alimentar em 1982 seu projeto socialista de "revolução" inspirada em Simón Bolívar, a figura emblemática da guerra da independência contra os monarcas espanhóis.

O tenente-coronel havia então jurado, com outros militares, não descansar enquanto "as correntes que oprimem o povo pela vontade dos poderosos não fossem desfeitas".

Dez anos mais tarde, em 1992, Hugo Chávez tentou um golpe de Estado infrutífero contra o presidente Carlos Andrés Pérez, que o colocou na prisão por dois anos tornando-o também muito popular entre os venezuelanos.

Seis anos depois, candidatura de uma coalizão de partidos de esquerda, ele venceu a eleição, com 56% dos votos.

Na liderança do nono produtor mundial de petróleo, Hugo Chávez, 54 anos, desenvolveu programas sociais nos domínios da saúde e da educação, e os mais desfavorecidos lhe devotam um fervor sem limite, repetindo sem cessar que ele lhes devolveu sua "dignidade".

Seus opositores o condenam por sua onipresença, sua instrumentalização dos meios do Estado a serviço de uma única causa: a de sua manutenção no poder.

Hiperativo, implacável com seus adversários, eloquente, mistura num mesmo discurso músicas românticas, insultos e erudição, Chávez governa com seu instinto e sua formação militar.

O presidente venezuelano dorme pouco, não tira férias e desenvolveu um estilo de governo pouco convencional.

Todos os domingos, organiza as finanças públicas, planeja suas viagens, avalia o trabalho de seis ministros ou anuncia nacionalizações, ao vivo pela televisão.

Hugo Chávez, que se considera filho político de Fidel Castro, não esconde que pretende ficar no poder pelo menos até 2019.

Nas noites de domingo, promete incansavelmente dedicar toda sua vida ao país, destacando que seu destino é somente a política.

Indiferente aos que o consideram um déspota populista, ele está convencido de ser o herói de uma segunda guerra da independência da Venezuela, a dos oprimidos contra a burguesia.

Dez anos após sua chegada ao poder, sua popularidade continua acima dos 50%, apesar de seus opositores o acusarem de ter dividido como nunca a sociedade venezuelana.

Depois da tentativa de golpe de Estado contra ele, em 2002, o presidente decidiu que o mundo se divide entre amigos e adversários.

Além das fronteiras, o chefe de Estado venezuelano é o mais radical dos dirigentes latino-americanos de esquerda que chegaram ao poder nos últimos anos.

Hugo Chávez adotou estruturas de integração regional e fez aliança estratégicas com a Rússia, a China e o Irã.

Ao mesmo tempo, ele soube dar provas de pragmatismo, não suspendendo nunca suas entregas diárias de um milhão de barris de petróleo aos EUA, apesar das críticas ferrenhas que faz a Washington.




http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1004414-5602,00-HUGO+CHAVEZ+E+SEU+SONHO+SER+UM+NOVO+LIBERTADOR.html

Palavra Que Transforma

Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 4:5 - Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.

Há uma cena em um filme de comédia, em que um detetive parte em busca de um morcego sagrado, roubado de uma tribo em meio a selva africana. Nesta cena em particular, ele se adentra em meio a uma caverna para encontrar alguma pista sobre o animal. O fato em questão é que ele tem fobia de morcegos. Munido com uma tocha e com um amuleto, ele caminha só dentro da caverna, sabendo que se deparará com milhares desses animais. No primeiro som de um morcego, ele assustado lança seu amuleto contra o animal. No segundo som, ele apaga a sua tocha. E no terceiro, ele é atacado por milhares deles, tendo que sair às pressas da caverna. A cena é muito engraçada, mas a moderação aqui, não havia nenhuma.

Muitos de nós sofremos como esse detetive. Firmamos nosso equilíbrio em coisas que poderão se perder na primeira tribulação que enfrentarmos. Qual será nossa tocha e nosso amuleto? Dinheiro? Honra? Aprovação dos Homens? O bom emprego, o bom carro? Basta um único ruído de "morcego" para você abrir mão de tudo isso. E onde você poderá, depois, encontrar alento em meio ao caos? Deus deseja que os homens vejam em nós confiança quando a luta surgir. Mas jamais poderemos viver uma vida moderada enquanto não trocarmos nossos amuletos pela presença do Deus Vivo!

Convido-te a trocar a luz da tocha pela Luz do Mundo! E deixe de lado o seu amuleto, trocando-o pela unção do Espírito. É somente disso que você precisará para sobreviver em meio aos temporais que se levantarão contra sua vida!



http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=1bskp3nug5hqe&shva=1#inbox/11f63e4366bd0d59

Gotas Bíblicas

Pr. Olavo Feijó

João 6:68 - Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

Diante da franqueza de Jesus, muitos discípulos O abandonaram. Os mais íntimos permaneceram com Ele. E Pedro deu a explicação: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" (João 6:68).

Não faltam oportunidades, aos cristãos que desejam aventurar-se após outros mestres. Mesmo conservando o adjetivo "cristão", multiplicaram-se os pregadores que resolveram pregar um cristianismo açucarado, facilitado, ao sabor da clientela do dia. Por isso, agora, como no primeiro século, um número grande de discípulos abandona o "discurso duro" de Jesus.

Para quem iremos nós, se abandonarmos o Cristo? Certamente para os países "distantes", por onde se desencaminhou o "filho pródigo". Nossa única vacina, para evitar nossos transvios, é nos alimentarmos das "palavras de vida eterna". O convívio diário com "as palavras da vida eterna" constitui nossa garantia, para as armadilhas desta nossa vida terrena. Quando tentados a abandonar o Senhor, perguntemos honestamente a nós mesmos: "para quem iremos nós?".




http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=1bskp3nug5hqe&shva=1#inbox/11f59922fc82f0f6

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Venezuela ruma à democracia plena, diz embaixador

Diego Salmen

Pela segunda vez, a Venezuela coloca em votação a possibilidade de reeleições indefinidas para os ocupantes de cargos eletivos - dentre eles, o presidente Hugo Chávez. Na avaliação do embaixador venezuelano no Brasil, Julio Garcia Montoya, esta é uma oportunidade para os eleitores instaurarem uma "democracia plena" no país.

- A última palavra é sempre do eleitor, por isso falamos sempre em postulações. A pessoa se candidata, e quem decide é o povo.

Leia mais:
» Líder da oposição diz que emenda jogaria "tampa na história"
» Para Chávez, referendo dá chance para vitória da revolução
» Chávez: "Emenda dará mais poder ao povo"

No referendo que será realizado no domingo, 15, o governo tenta adoçar o amargo resultado da consulta popular de dezembro de 2007, quando a mesma proposta, entre outras medidas de caráter socialista, foram rejeitadas por ligeira vantagem pela maioria da população.

Em entrevista a Terra Magazine, o embaixador rebate as críticas de que o referendo é apenas uma tentativa de perpetuar Chávez no poder. "Isso é uma distorção midiática, porque o que se busca, a todo momento, é ampliar os direitos políticos de toda a sociedade venezuelana", afirma.

Montoya também nega a existência de coações para que funcionários públicos votem a favor do presidente:

- O direito de votar na Venezuela não é obrigatório. As pessoas votam quando querem; não há nenhum tipo de penalização se a pessoa não exerce seu direito ao voto. Em consequência, como poderia um governo punir um funcionário público que não vote?

Leia a íntegra da entrevista:

Terra Magazine - Qual sua expectativa para o referendo de domingo?
Julio Montoya - Há uma expectativa muito grande, porque como você sabe se decidirá pela possibilidade de haver postulações contínuas a todos os cargos públicos. Ao contrário do que se tem dito por aqui, a consulta não é só para o cargo de presidente da República. Isso não é certo. A consulta é para abrir as portas a todos os atores políticos que possuem mandatos populares, tanto do governo quanto da oposição.

Como vê as críticas feitas ao presidente Chávez, sobre uma suposta tentativa de se perpetuar no poder?
Isso é uma distorção midiática, porque o que se busca, a todo momento, é ampliar os direitos políticos de toda a sociedade venezuelana. Em nosso sistema não há uma democracia representativa, há uma democracia participativa, direta. Dentro dessa democracia participativa, já existe, em nossa Constituição, a possibilidade de revogação de qualquer mandato popular de qualquer ator político a partir da metade do mandato. Isso não existe em nenhum país do mundo. Então, assim como existe essa facilidade para o venezuelano eventualmente revogar o mandato de um ator político, deve existir a possibilidade de esse mesmo eleitor, caso reconheça a boa gestão de um governo, que outorgue a essa pessoa a possibilidade de ser reeleita novamente ao término de seu mandato.

Então se o povo quiser que Chávez fique no poder pelo tempo que achar necessário, isso não deixa de ser democrático?
Exatamente. Isso é a democracia plena. Não há que se duvidar de que a última palavra é sempre do eleitor, por isso falamos sempre em postulações. A pessoa se candidata, e quem decide é o povo.

Nesse referendo há reclamações da oposição de que há restrições em seu direito de manifestação, e que muitos dos correligionários de Chávez são coagidos a apoiá-los. Como avalia essas críticas?
Isso se esclarece facilmente enfatizando o seguinte: o direito de votar na Venezuela não é obrigatório. As pessoas votam quando querem; não há nenhum tipo de penalização se a pessoa não exerce seu direito ao voto, e se tampouco quer se inscrever no registro eleitoral. Isso não é obrigatório. Em muitos países é, mas na Venezuela não. Em consequência, como poderia um governo punir um funcionário público que não vote?

O presidente já perdeu um referendo onde se tentava, dentre outras coisas, instituir o mecanismo da reeleição indefinida...
É preciso fazer uma correção. Não é correto falar em reeleição indefinida; essa é uma categorização que a oposição vem utilizando para de alguma maneira distorcer o objetivo do referendo. Como eu já disse, não se trata de uma pessoa se reeleger indefinidamente; trata-se de que qualquer ator político tenha a possibilidade de, ao término do seu mandato, candidatar-se novamente. Postular-se ao cargo é diferente de ser reeleito automaticamente. Isso nunca foi rechaçado, ou pelo menos nunca foi reivindicado em termos concretos de uma emenda constitucional.

Mas, de qualquer maneira, a possibilidade de reeleições sucessivas para cargos executivos já foi rejeitada no referendo de 2007; com a volta desse tema à votação, isso não pode ser encarado como uma imposição?
Na verdade, essa medida, como algo específico, não havia sido rechaçada nunca. O que foi rechaçado foi um conjunto de propostas, dentre as quais esta poderia, de alguma maneira, estar incluída. Mas quem pode garantir que, dentro de um pacote de propostas que foram rechaçadas em seu conjunto, a população estava realmente as rejeitando em bloco ou apenas (rechaçando) umas enquanto outras não? Teria que haver (um questionamento) específico sobre cada uma das propostas.

Como vê a postura do governo brasileiro em relação a esse referendo?

O governo brasileiro tem consciência e entende perfeitamente que as circunstâncias na Venezuela são únicas. E não se pode a analisar a situação venezuelana pelo contexto brasileiro. Então, o governo brasileiro tem claro que, dada a realidade venezuelana, é perfeitamente válido que uma proposta dessa natureza seja submetida à consulta popular. E assim será. O povo da Venezuela exercerá sua soberania e dirá se gosta ou não desse sistema.




http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3514481-EI6580,00-Venezuela+ruma+a+democracia+plena+diz+embaixador.html

Obama vai sancionar pacote de estímulo na terça-feira

AE-AP - Agencia Estado


WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, vai sancionar o pacote de estímulo econômico de US$ 787 bilhões na terça-feira em Denver, no Colorado, segundo informaram autoridades norte-americanas no sábado. O pacote foi aprovado na noite de sexta-feira no Senado e visa combater a crise econômica e financeira. A aprovação representou a primeira grande vitória de Obama no Congresso menos de um mês depois de assumir o cargo.



Obama descreveu a aprovação do pacote como "um grande marco no nosso caminho para a recuperação". "Eu vou sancionar o pacote e transformá-lo em lei em pouco tempo e nós vamos começar a fazer os investimentos necessários para colocar as pessoas para trabalhar e fazer o que a América precisa que seja feito", afirmou Obama em seu depoimento semanal no rádio e na internet.



Entretanto, Obama alertou para a gravidade da crise. "Os problemas que nos trouxeram para essa crise são amplos e profundos e a nossa resposta deve estar à altura da tarefa", apontou.



http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,obama-vai-sancionar-pacote-de-estimulo-na-terca-feira,324241,0.htm

Lula quer Dilma com 20% nas pesquisas até o fim do ano

Portal Terra

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apareça nas simulações eleitorais com 15% a 20% das intenções de voto até o fim de 2009, informou neste domingo o jornal O Estado de S. Paulo. O presidente avalia que com esse patamar, alcançado com antecedência, a virtual candidata do governo terá chances reais de vitória nas eleições do próximo ano.

Atualmente, Dilma tem 13,5% das intenções de voto, segundo pesquisa da CNT/Sensus, que aponta o governador de São Paulo, José Serra, como o primeiro colocado no ranking dos candidatos mais bem cotados para a próxima eleição, com 42,8% das intenções de voto. De acordo com o jornal, Lula acelerou a campanha de Dilma para diminuir essa diferença.

Após participar de diversos eventos na última semana, a ministra terá compromissos em Recife e Curitiba nos próximos dias. O secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo, avalia que Dilma é "forte candidata a 2010", segundo o jornal.

Na opinião dos aliados do presidente, a ministra tem uma boa comunicação com movimentos sociais do país e, ao mesmo tempo, com o empresariado conservador por ter sido ministra de Minas e Energia antes de ocupar o cargo atual. Lula considera que é uma vantagem não sofrer rejeição desses setores, informou O Estado de S. Paulo.




http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/02/15/e150212675.asp

Brasil passa a ser alvo de críticas dos suíços

O Brasil tornou-se alvo de protestos por causa da suposta agressão contra Paula Oliveira, em Zurique, depois que a polícia da Suíça emitiu o laudo desmentindo a gravidez da advogada e colocando em dúvida a versão dela de que foi atacada por skinheads. Os jornais suíços criticaram ontem duramente o Brasil e até o chamaram de um dos países mais xenófobos do mundo. O consulado brasileiro em Zurique foi inundado por e-mails de cidadãos suíços, alguns agressivos, criticando autoridades, mídia e a sociedade por terem classificado o caso como ato de xenofobia. "Alguns nos acusam de ter dado um tratamento indevido ao caso", afirmou a consulesa do Brasil em Zurique, Vitória Clever.

Para Genebra, que teve seu embaixador no Brasil convocado pelo chanceler Celso Amorim, o esclarecimento do caso virou questão de honra. A polícia ainda declarou que a brasileira pode ser indiciada por "armar uma farsa" - crime que prevê tratamento psicológico, multa e, eventualmente, prisão.

Paula, de 26 anos, afirmou à polícia que foi atacada na segunda-feira na periferia de Zurique por três skinheads e a agressão teria provocado um aborto. Na sexta-feira, a polícia apresentou um laudo médico, concluindo que Paula não estava grávida e alertando que privilegiaria a suspeita de automutilação.

O pai da brasileira, Paulo Oliveira, mudou ontem seu discurso em relação às provas da gravidez que, na sexta-feira, garantiu que tinha. "Não sei nem onde procurar", afirmou. Ele também abandonou as críticas à polícia e afirmou que sua filha está "em grave estado psicológico". "Por ordens médicas, Paula ainda não sabe do laudo médico emitido pela polícia", disse o pai. "Em qualquer circunstância, minha filha é vítima. Ou ela é vítima de graves distúrbios psicológicos, ou vítima da agressão que desde o início ela sustenta e eu não tenho motivos ainda para duvidar", disse o pai. O hospital está mantendo uma enfermeira 24 horas por dia dentro do quarto da brasileira por causa de suas condições psicológicas. O consulado orientou a família para que contrate um advogado, caso queira contestar o laudo da polícia. Mas Oliveira disse que não contratará um advogado.

As autoridades suíças disseram ao governo brasileiro que "irão até o fim" nas investigações para esclarecer o ocorrido. "Os suíços querem limpar a imagem do país e disseram que vão buscar uma solução ao caso, onde a verdade estiver", afirmou a consulesa. Prevendo um abalo nas relações bilaterais, o Itamaraty tenta agora conter os danos provocados pelo caso.

Os jornais suíços fizeram um duro ataque ao Brasil. O prestigioso Neue Zürcher Zeitung ironiza o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diz que a mídia brasileira "regularmente publica notícias de fatos inventados, acusações que já destruíram a vida de outras pessoas". Segundo o jornal, a gravidez inventada seria técnica comum no Brasil para mulheres que querem pressionar seus maridos. Para o diário, o Brasil seria um dos países mais xenófobos do mundo: "O país está, segundo sondagens internacionais, entre os Estados com maior índice de xenofobia: 72% dos brasileiros são, segundo pesquisa, contra a recepção de estrangeiros."




http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090215/not_imp324121,0.php

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails