Pesquisa personalizada

sábado, 5 de dezembro de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL





A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram  espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão. 


No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.


Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.


Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.


À Missão Nacional, Internacional e Igrejas. 


LIÇÃO 10

06 de Novembro de 2009


TEMA: DAVI E O PREÇO DA NEGLIGÊNCIA NA FAMÍLIA


TEXTO ÁUREO: “O que governa bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia” (I Tm 3.4).


VERDADE PRÁTICA: Não adianta termos êxito em tudo se a nossa família é uma prova do nosso fracasso.


HINOS SUGERIDOS: 77, 141, 210


LEITURA BÍBLICA : 2 Samuel 13.2,5,10-12,14,15

2 - E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia, aos olhos de Amnom, dificultoso fazer-lhe coisa alguma.



5 - E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.



10 - Então, disse Amnom a Tamar: Traze a comida à câmara e comerei da tua mão. E tomou Tamar os bolos que fizera e os trouxe à Amnom, seu irmão, à câmara.



11 - E, chegando-lhos, para que comece, pegou dela e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, irmã minha.



12 - Porém ela lhe disse: Não, irmão meu, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.



14 - Porém ele não quis dar ouvidos a sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou e se deitou com ela.



15 - Depois, Amnom a aborreceu com grandíssimo aborrecimento, porque maior era o aborrecimento com que a aborrecia do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te e vai-te.


INTRODUÇÃO

Admirados diante dos grandes feitos de Davi como rei de Israel, achamos difícil admitir a sua negligência como pai de família. As vezes corremos o risco de cuidar demasiadamente da imagem pessoal e do progresso profissional, e descuidar da assistência ao lar. Não há como eximir Davi de sua omissão na educação de seus filhos. Isso fica mais evidente quando descobrimos que os maiores escândalos sexuais aconteceram dentro da família real (2 Sm 13.1-19; 16.20-23). Não seria este o momento de não apenas estudarmos acerca dos erros de Davi, mas de extrairmos lições que nos ajudam na formação de nossos familiares?


I. DAVI FRACASSA NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS FILHOS

1. Os valores dos filhos do mundo. Os hebreus tinham uma facilidade muito grande de assimilar os costumes das culturas vizinhas. De fato, esse foi um problema crônico que acompanhou o povo de Deus ao longo de sua história. A fim de preveni-los desse mal, ainda no ministério mosaico, Deus advertiu-os: "E não andeis nos estatutos da gente que eu nação de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto, fui enfadado deles" (Lv 20.23). Infelizmente a história ira mostrar que a absorção de tais costumes foi a causa principal da derrocada de Israel. No período dos reis, devido ao afrouxamento na observação dos princípios divinos, esse perigo se tornou mais ameaçador (2 Rs 17.19). Muitos costumes vividos por Davi, como o de possuir varias mulheres, refletem mais a cultura circundante de seus dias do que a cultura bíblico-judaica. Lamentavelmente, foram alguns desses princípios valorativos que Davi deixou de herança para seus descendentes.


Uma coisa pode ser legal, isto é, amparada por um costume ou até mesmo por uma lei coercitiva; todavia, essa mesma coisa pode não ter apoio moral. Nos dias de Davi, era costume um monarca desposar várias mulheres. Culturalmente não havia nenhum problema nisso, mas teria essa prática apoio moral na Palavra de Deus, que Davi tão bem conhecia? Davi e outros reis depois dele parecem ignorar aquilo que e moral para se ajustar aquilo que era convencionalmente aceito.


2. Os valores dos filhos do rei. Amnom possuía uma escala de valores invertidos, que se reflete, por exemplo, na ideia que ele tinha sobre a sexualidade humana. Totalmente dominado por uma paixão e concupiscência doentias, vejamos algumas de suas características:


a) Ele estava dominado pela atração física. O texto sagrado na versão atualizada declara que Amnom se "enamorou pela formosura" de sua meia-irmã Tamar (2 Sm 13.1). Mesmo naqueles dias, o culto ao corpo já era bem familiar nas culturas pagãs. Amnom não conseguia ver em sua meia-irmã a pureza de uma donzela filha do rei, mas contemplava-a como um objeto sexual.


b) Ele estava a procura de sexo. É muito fácil confundir sexo com amor e, uma paixão fugaz com um relacionamento. Entretanto, há uma diferença assombrosa entre ambos. Não devemos esquecer que Amnom era meio-irmão de Tamar e, portanto, deveria saber que um relacionamento entre eles era impossível (Lv 20.17). Mesmo diante da sugestão de Tamar, Amnom violenta-a e satisfaz, a força, o seu desejo de gratificação sexual, sabendo que isso não era permitido e teria a reprovação de Davi.


c) Ele demonstra ser um homem impulsivo e não racional. Os impulso dominaram Amnom. Através da primeira carta aos Coríntios (capítulo 13), ficamos sabendo que o amor é mais um comportamento do que um sentimento. E sentimental, mas também racional. Tivesse Amnom a noção exata do que significa o verdadeiro amor, por certo não teria destruído a vida de sua Irmã para satisfazer um desejo pessoal, egoísta e irracional.


II. DAVI FRACASSA AO NÃO IMPOR LIMITES

1. Davi não corrigiu o mau comportamento. Uma primeira leitura da vida e obra de Davi nos dá a nítida impressão de que ele era um rei extremamente zeloso, mas um pai omisso. Davi parece alimentar um ambicioso projeto expansionista, mas não demonstra esse mesmo interesse na administração de sua família. Essa omissão fica evidente quando ele, mesmo sabendo do ato detestável praticado por seu filho Amnom contra Tamar, sua filha, não toma nenhuma medida para corrigi-lo. O texto sagrado registra que, ao saber do acontecido, Davi ficou irado (25m 13.21), e isso é perfeitamente compreensível. Todavia, que medidas ele tomou depois que as coisas esfriaram? Nenhuma.


Diante da impunidade, Absalão, irmão de Amnom e de Tamar, também filho de Davi, passou a odiar a "Amnom, por ter forçado a Tamar, sua irmã" (25m 13.22). Certamente, Davi percebia esse ódio no rosto de Absalão e, se tivesse agido com justiça, corrigindo o incestuoso filho, é possível que as coisas não tivessem terminado daquela forma. Dois anos se passaram (2 Sm 13.23), e Davi nenhuma providencia tomou acerca do caso. A sua omissão contribuiu para que o sentimento de vingança de Absalão crescesse e resultasse na morte de Amnom (2 Sm 13.28,29).


2. Davi não ensinou os valores hierárquicos. Um dos fatores que ajuda estabelecer uma boa convivência familiar é o respeito pelos papeis familiares. Algumas atitudes dos filhos de Davi contradizem esse princípio. Primeiramente vemos uma forte ambição pelo poder, claramente demonstrada nas atitudes de Absalão e Adonias, que a todo custo queriam o lugar do pai. Este via sua autoridade real ameaçada pelas tentativas de Golpe de Estado planejadas por seus dois filhos (25m 15.1-18; 1 Rs 1.5-10). A Bíblia afirma que Adonias "se exaltou e disse: eu reinarei" (1 Rs 1.5). A expressão "se exaltou" mantém o sentido na língua original de "levantar-se contra a autoridade constituída". Somente alguém sem nenhum respeito pela hierarquia, que nesse caso é a do próprio pai, agiria dessa forma. É difícil imaginar isso acontecendo em uma família onde valores familiares, como o respeito a autoridade paterna, são praticados.


III. DAVI FRACASSA COMO PAI

1. Um pai ausente. Um bom pai acompanha seus filhos de perto, orientando-os inclusive em relação as suas companhias. Os fatos ocorridos com Amnom revelam que, por trás do plano arquitetado para violentar sua meio-irmã, havia um "amigo" chamado Jonadabe, o qual o aconselhou a cometer tamanho crime (2 Sm 13.2-5).Jonadabe, que demonstra ser um mau caráter, atua como uma espécie de "pedagogo" para Amnom. Mas onde estava Davi? Nunca é demais dizer que os pais devem ser os melhores amigos dos filhos sem, contudo, serem seus cúmplices.


2. Um pai sem afetividade. o relacionamento entre Davi e seus filhos obedecia a um formalismo frio. A forma como ele tratou Absalão, após este ter assassinado Amnom, e uma prova disso. Depois de cometer o crime, Absalão fugiu para Gesur (2 Sm 13.38) e, três anos depois do fato ter acontecido, Davi ainda não lhe perdoara. Graças a intercessão de Joabe, Absalão volta ao palácio real, mas sem ter o direito de ver a face do pai (2 Sm 14.28). Após muita insistência, Absalão foi admitido na casa real. Davi, como gesto de perdão e admissão do filho, até o beijou, mas tal ato foi insuficiente para reparar os danos causados pela falta de afetividade do passado (2 Sm 14.33). Completando o círculo de desgraças, Absalão armou um Golpe de Estado e acabou morto (2 Sm 18.9-15).


CONCLUSÃO

Há por certo outras virtudes de Davi que ainda não contemplamos, todavia, essa analise às avessas visa nos alertar para os perigos que cercam nossas famílias. Seja como for, quer de forma positiva, quer de forma negativa, Davi nos ensina.



Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.

Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara


Liberdade




quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Manifestantes invadem Câmara e exigem saída de Arruda



Foto: Celso Junior/AE Zoom Manifestantes com um caixão quebram porta de vidro e invadem Câmara do Distrito Federal Manifestantes com um caixão quebram porta de vidro e invadem Câmara do Distrito Federal


Da Redação, com agências

brasil@eband.com.br

Cerca de 500 manifestantes invadiram a força o prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quarta-feira. Eles exigem a renúncia do governador José Roberto Arruda e do vice, Paulo Octávio, estão reunidos no plenário da Casa e afirmam que só se retiram do local quando sua reivindicação for atendida.

Arruda e Octávio, ambos do DEM, são acusados de comandar um esquema de corrupção em que estariam envolvidos também deputados distritais, secretários do governo e empresários.

Os 150 manifestantes que chegaram primeiro à Câmara quebraram a porta principal (de vidro) e a porta do plenário (de madeira). Os dois seguranças não resistiram. Com o passar do tempo, o número de invasores aumentou. Entre eles há sindicalistas de várias categorias, estudantes e militantes de partidos como o PSOL.

Os manifestantes entraram carregando um caixão que simboliza o enterro do governador Arruda. Dentro do caixão, há um homem com uma faixa em que está escrita a palavra "governador". Eles usam megafones e gritam "Arruda na Papuda" - uma referência ao Presídio da Papuda.

Pressão


Gritam também "Pê Ó no xilindró", em referência a Paulo Octávio. Eles afirmam que ficarão acampados no plenário da Câmara como fizeram na Universidade de Brasília (UnB) os estudantes que foram pressionar o então reitor, Timothy Mullholand, acusado de corrupção, a renunciar ao cargo.

Além do caixão, os manifestantes depositaram no plenário uma caixa de madeira que dizem ser uma "caixa de Pandora" (nome da Operação da Polícia Federal que investiga o esquema de corrupção). Na caixa, está escrito "DEM" e uma tradução: "Dinheiro escondido na meia".

A deputada Érika Kokay (PT) tentou conversar com os manifestantes, mas sem sucesso. O presidente da Casa, deputado Cabo Patrício (PT), negocia com um grupo que representa os manifestantes. O parlamentar tenta convencê-los a deixar o plenário da Câmara Distrital.

A ideia do presidente era retomar na tarde desta quarta-feira os trabalhos em plenário, paralisados desde a semana passada.






http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?ID=232859
 
 
 
Reproduzido Por: Liberdade

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pressionado, DEM prepara desfiliação de Arruda depois de denúncias de corrupção

RSS
Pressionado, DEM prepara desfiliação de Arruda depois de denúncias de corrupção | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Pressionado internamente, o comando nacional do Democratas prepara a desfiliação e futuramente a expulsão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Acusado de coordenar um suposto esquema complexo de corrupção, Arruda vai se explicar nesta segunda-feira, às 14h, à cúpula de seu partido sobre as denúncias. Ele passou este domingo telefonando para os colegas de partido.

"Existe um fato e denúncias. Contra fatos e denúncias o combate são fatos e não versões. É assim que funciona. Vamos dar ao governador o espaço que ele precisa para se explicar. Mas o clima de desconforto é grande. Aguardamos a defesa dele, mas grande parte do DEM pensa na desfiliação e até na expulsão", disse à "Agência Brasil" o senador Demóstenes Torres.

Demóstenes contou que Arruda passou o domingo conversando, por telefone, com cada integrante da executiva nacional do DEM. Nas conversas, o governador tentou explicar as imagens em que aparece recebendo dinheiro do então assessor Durval Barbosa.

Segundo o senador, Arruda afirmou que as imagens são do período da sua campanha de 2006, quando recebia recursos para repassar aos que trabalhavam com ele. De acordo com as explicações do governador, tudo foi relatado ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) e também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Twitter, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), avisou que se for constatada irregularidade, haverá punição.

"O Democratas não vai se portar como o PT. Se houve erro, haverá punição de acordo com o que uma democracia prevê. O Democratas exige seriedade sempre. Não vamos empurrar nada para baixo do tapete. São denúncias graves".

Outros líderes do DEM ouvidos pela "Agência Brasil" afirmaram que a tendência na legenda não é favorável a Arruda, mas que aguardam as explicações do governador para evitar possíveis injustiças.

Arruda e seu vice, Paulo Octávio, ambos do PT, assessores do governo do Distrito Federal, deputados distritais e empresários estão no centro das denúncias investigadas pela Polícia Federal que apontam a existência de um suposto esquema de corrupção com superfaturamento de contratos, irregularidades em licitações e pagamentos de propinas.

Segundo as apurações da Polícia Federal, cerca de R$ 600 mil foram arrecadados de empresas privadas que mantêm contratos com o governo do Distrito Federal.

Depois de uma nota oficial, informando que aguarda as explicações de Arruda, o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse à "Agência Brasil" que espera a reunião com o governador para manifestar-se. Os principais líderes do Democratas foram a Brasília nos últimos dias para analisar o assunto. A questão foi potencializada com a divulgação de imagens nas quais Arruda aparece recebendo dinheiro supostamente destinado ao pagamento de propina.

* Informações da Agência Brasil



http://www.sidneyrezende.com/noticia/65836+pressionado+dem+prepara+desfiliacao+de+arruda+depois+de+denuncias+de+corrupcao



Reproduzido Por: Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails