Pesquisa personalizada

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Senado dos EUA modifica claúsula protecionista 'Compre América'

O Globo com agências internacionais

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Dê seu voto

* R1
* R2
* R3
* R4
* R5
* Média: 3,0

Comente
Comentários

WASHINGTON - A maioria esmagadora do Senado dos Estados Unidos votou nesta quarta-feira à noite a favor da modificação da cláusula protecionista "Buy american" (Compre América), que faz parte do plano de estímulo econômico de cerca de US$ 900 bilhões que o governo Barack Obama tenta aprovar. A expectativa é de que o pacote termine de ser votado hoje pelos senadores.

Pelo texto inicial da medida, apenas ferro, aço e bens manufaturados produzidos no país poderiam ser usados nos projetos públicos contemplados pelo plano bilionário de Obama. De acordo com a emenda do Senado, a cláusula "deve ser aplicada de forma consistente com as obrigações dos Estados Unidos sob os acordos internacionais". Ou seja, não pode violar acordos de comércio entre os EUA e outros países.

A modificação da medida "Compre América" foi decidida depois que o presidente americano se mostrou preocupado com a possibilidade de a redação original da cláusula gerar uma guerra comercial. No último Fórum Econômico Mundial, representantes de vários países, inclusive do Brasil, manifestaram repúdio à medida protecionista. A Organização Mundial do Comércio (OMC) também tem manifestado preocupação com a tendência protecionista diante da atual crise financeira global.

Em outra votação do Senado americano nesta quarta-feira à noite, foi aprovada mais uma medida do pacote anticrise do presidente Obama. Os senadores republicanos conseguiram incluir uma emenda que garante corte de impostos de até US$ 15 mil para quem comprar casa.

No mesmo dia, Obama tinha advertido que um atraso na aprovação do plano de estímulo econômico no Senado americano transformaria a crise em uma catástrofe . A advertência foi feita durante o discurso em que anunciou medidas para impor limites aos salários dos executivos cujas empresas recebam dinheiro do plano de resgate financeiro, em vigor desde outubro passado.



http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/02/05/senado-dos-eua-modifica-clausula-protecionista-compre-america-754270981.asp

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails