Pesquisa personalizada

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Que tipo de resolução de Ano Novo deve o cristão fazer?

Pergunta: "Que tipo de resolução de Ano Novo deve o cristão fazer?" 


Resposta:
A prática de se fazer resoluções de Ano Novo remonta aos antigos babilônios cerca de 3000 anos atrás. Há algo sobre o início de um novo ano que nos dá a sensação de um novo começo. Na realidade, não há uma diferença entre 31 de dezembro e 1 de janeiro. Nada místico ocorre à meia-noite do dia 31 de dezembro. A Bíblia não fala a favor ou contra o conceito de resoluções de Ano Novo. No entanto, se um cristão decidir fazer uma resolução de Ano Novo, que tipo de resolução deve ele ou ela fazer?

As resoluções de Ano Novo mais comuns são compromissos de parar de fumar, parar de beber, gerir o dinheiro de forma mais sensata e passar mais tempo com a família. De longe, a resolução de Ano Novo mais comum é perder peso, em conjunto com fazer mais exercício e comer de forma mais saudável. Todos esses são bons objetivos. No entanto, 1 Timóteo 4:8 nos instrui a manter o exercício em perspectiva: "Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir." A grande maioria das resoluções de Ano Novo, mesmo entre os cristãos, está relacionada a coisas físicas. Esse não deve ser o caso.

Muitos cristãos fazem resoluções de Ano Novo para orar mais, ler a Bíblia todos os dias e frequentar a igreja regularmente. Estes são objetivos fantásticos. No entanto, essas resoluções de Ano Novo fracassam tão frequentemente quanto as resoluções que não são espirituais porque não há poder na resolução em si. Resolver parar ou iniciar uma determinada atividade não tem qualquer valor a menos que se tenha a motivação correta. Por exemplo, por que você quer ler a Bíblia todos os dias? É para honrar a Deus e crescer espiritualmente, ou é por que você acha que é algo bom para fazer? Por que você quer perder peso? É para honrar a Deus com o seu corpo, ou é por vaidade, para honrar a si mesmo?

Filipenses 4:13 nos diz: "Tudo posso naquele que me fortalece." João 15:5 declara: "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." Se Deus for o centro da sua resolução de Ano Novo, então há chance de sucesso dependendo do seu compromisso e determinação. Se for da vontade de Deus que algo seja cumprido, Ele irá permitir que você o cumpra. Se uma resolução não honrar a Deus e/ou não estiver de acordo com a Sua Palavra, não vamos receber a ajuda de Deus no cumprimento da resolução.

Então, que tipo de resolução de Ano Novo deve o cristão fazer? Aqui estão algumas sugestões: (1) ore ao Senhor pedindo por sabedoria (Tiago 1:5) em relação a quais resoluções, se for o caso, são da Sua vontade para a sua vida; (2) ore por sabedoria a respeito de como cumprir as metas que Deus lhe deu; (3) conte com a força de Deus para ajudá-lo; (4) encontre um parceiro de responsabilidade que irá ajudá-lo e incentivá-lo; (5) não se desanime com fracassos ocasionais, em vez disso, permita-lhes ser uma motivação; (6) não se torne orgulhoso ou vaidoso, mas dê glória a Deus. Salmo 37:5-6 diz: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia."


Por Pr. Alair Alcântara


Liberdade

Católicos e evangélicos se reúnem em ação social na Cracolândia e celebram o Natal junto a dependentes químicos

Por Pr. Alair Alcântara!!!

Católicos e evangélicos se reúnem em ação social na Cracolândia e celebram o Natal junto a dependentes químicos
A região da Cracolândia em São Paulo é uma das áreas mais problemáticas da capital paulista devido ao alto número de dependentes químicos nas ruas.
Neste Natal, uma ação conjunta entre católicos e evangélicos mostrou que o esforço de recuperação das pessoas que buscam drogas no local dá resultados.
Os católicos da Missão Belém e os evangélicos do projeto Cristolândia, projeto sustentado pela Junta de Missões Nacionais, ligada à Convenção Batista Brasileira organizaram a distribuição de lanches, panetones e sucos aos moradores de rua.
Além disso, a Missão Belém apresentou um auto de Natal, com a representação do nascimento de Jesus, e o projeto Cristolândia reuniu ex-moradores de rua que foram atendidos pela iniciativa num coral que interpretou uma cantata.
“Não há solução mágica e imediatista. Assim como as pessoas não vivem em pedaços, não podem ser tratadas em pedaços, com uma ou outra ação. O Brasil tem que combater com clareza e firmeza o narcotráfico e não as pessoas que são vítimas dele”, conceituou o padre Julio Lancelotti.
O padre João Pedro Carraro, coordenador da Missão Belém, contou que há oito anos trabalha no bairro, e em 2013 atendeu quatro mil pessoas: “São 15 a 20 pessoas por dia que vão para as nossas casas. Eu posso dizer que 70% se salvou, conseguiu sair da rua”, comemorou, segundo informações do jornal O Globo.
Já os responsáveis pelo Cristolândia ressaltaram que as ações do projeto abrangem todo o estado de São Paulo, e neste ano, aproximadamente 20 mil pessoas foram atendidas.
Por Pr. Alair Alcântara
Liberdade

Pastor Silas Malafaia diz que, para obter sucesso pessoal em 2014, o segredo é “seguir orientações de Deus”

Por Pr. Alair Alcântara!!!

Pastor Silas Malafaia diz que, para obter sucesso pessoal em 2014, o segredo é “seguir orientações de Deus”
As escolhas que fazemos refletem diretamente no sucesso ou fracasso das empreitadas a que nos aventuramos. Esse princípio transcende questões religiosas, e tem ligação direta com a dinâmica da vida.
O pastor Silas Malafaia publicou artigo em que diz que o sucesso depende da compreensão dos efeitos das “decisões que [são] tomadas com a orientação de Deus e as que são tomadas sem ela”.
Planejar o ano que se inicia durante o ano que se encerra é algo comum a todas as pessoas. Avaliar erros e acertos, alinhar novas direções e tentar executar essas diretrizes é sempre uma tarefa penosa.
Para Malafaia, “quando tomamos decisões sem, antes, buscar a direção do Senhor, seguimos o nosso raciocínio lógico, deixamos que as emoções nos dirijam e tendemos a trilhar o caminho mais fácil. Consequentemente, perdemos a visão espiritual e preocupamo-nos apenas com o que é imediato”.
O pastor cita uma recomendação de Jesus para alertar sobre os riscos dessa postura: “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir”, escreveu Malafaia, parafraseando Jesus em Mateus 6:25.
“O homem pode ser enganado pelos seus próprios desejos. Infelizmente, até cristãos se têm deixado conduzir pelos sentimentos, desejos e pelas concepções próprias, tomando atitudes precipitadas; alguns têm baseado a sua fé puramente nas emoções [...] A razão também é falha. Raramente ela poderá, sozinha, levar-nos a uma escolha acertada. Quem é dirigido só pela razão e/ou pelas emoções está fadado ao fracasso, pois suas escolhas são feitas com base apenas no que ele entende. Assim, precisamos submeter nossas escolhas e decisões a Deus e recorrer à Sua Palavra, para descobrir o melhor caminho a seguir”, orienta o pastor.
Malafaia reforça que confiar em Deus para a tomada de decisões tem um fator determinante: ele conhece o futuro, enquanto nós estamos limitados ao que se sabe sobre ontem e hoje.
“Nós vivenciamos o ‘aqui e agora’, mas Deus sabe exatamente o que ocorrerá depois. O Senhor é onisciente e presciente, sabe de tudo antecipadamente. Devemos, portanto, entregar a direção da nossa vida ao nosso Criador, sendo obedientes à Sua Palavra e à Sua voz, pois o Senhor guiará os nossos passos, e o sucesso será uma consequência”, conclui o pastor.
Por  Pr. Alair Alcântara
Liberdade

Frente Parlamentar Evangélica estima crescimento de 30% em sua bancada para 2014


Por Pr. Alair Alcântara!!!

Frente Parlamentar Evangélica estima crescimento de 30% em sua bancada para 2014
Com a proximidade das eleições de 2014, diversas projeções são feitas em relação à distribuição do poder político de país e da representatividade dos mais diversos setores da sociedade. Entre esses estão os evangélicos que, segundo estimativa da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados, deve ter um crescimento de 30% em sua bancada no próximo ano.
A estimativa é de que os parlamentares ligados a igrejas evangélicas passem dos atuais 73 parlamentares para até 95 – ocupando algo em torno de 18% das cadeiras disponíveis. De acordo com especialistas, tais números são bastante prováveis, tendo em vista a força alcançada por esse segmento da sociedade, que representa atualmente 22% de toda a população brasileira.
- A presença dos evangélicos nunca foi tão grande. O debate (pautado pelo grupo) cresceu em eleições e no Legislativo – afirma a cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria do Socorro Sousa Braga.
Alvo de diversas polêmicas em 2013, sobretudo depois que assumiu a residência da Comissão de Direitos Humanos, o deputado pastor Marcos Feliciano (PSC-SP) se coloca com um dos principais catalizadores desse crescimento.
- Minha participação na comissão despertou católicos, evangélicos e espíritas – afirma o parlamentar.
A projeção para as eleições de 2014 são também de que temas que pautam os discursos de muitos desses parlamentares evangélicos ganhem grande atenção nos debates eleitorais, como em 2010, quando caros aos evangélicos, como o aborto, pautaram a disputa direta entre Dilma Rousseff (PT) e Jose Serra (PSDB).
De acordo com o Estadão, a atenção a esses temas é reforçada por afirmações de políticos como o deputado João Campos (PSDB-GO), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, que afirma que o grupo não deve abrir mão de seus posicionamentos, independente de seus interesses partidários.
- Sou do PSDB e meu candidato é o Aécio, mas não vou protegê-lo. Em todos os temas relacionados à defesa da vida, da família natural, à liberdade religiosa, que são valores da sociedade, os candidatos terão que se posicionar – afirma Campos.
O possível crescimento da representatividade dos evangélicos é vista com desconfiança por críticos, como o deputado e ativista gay Jean Wyllys (PSOL-RJ), que afirma que “partidos ligados aos religiosos já estão se esforçando para pautar as eleições com a temática contra o casamento gay, o aborto e a criminalização das drogas”.
- Querem, de maneira geral, rebaixar o debate para questões morais e comportamentais – critica Wyllys.
Por Pr. Alair Alcântara
Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails