Pesquisa personalizada

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Escola Bíblica Dominical

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

*

No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.

*

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.

*

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.

*
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.
*

LIÇÃO 13

*

27 de Setembro de 2009

*

TEMA – A SEGURANÇA EM CRISTO

*

TEXTO ÁUREO - "Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus" (1 Jo 5.13).

*

VERDADE PRÁTICA – Através de sua maravilhosa graça, Deus, mediante Nosso Senhor Jesus Cristo, concedeu-nos a vida eterna e a segurança de um viver pleno por intermédio da fé.

*

HINOS SUGERIDOS - 08, 33, 61.

*

LEITURA BÍBLICA: 1 João 5.13-21

*

13 - Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus.

*

14 - E esta e a confiam;:a que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

*

1 5 - E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos I que alcançamos as petições que lhe fizemos.

*

16 - Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida aqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não " digo que ore.

*

1 7 - Toda iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.

*

18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

*

19 - Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.

*

20 - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

*

21 - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!

*

INTRODUÇÃO

*

Chegamos ao final do estudo da Primeira Epístola de João. Nas palavras derradeiras desta carta, o apóstolo ensina-nos acerca da confiança que os filhos de Deus devem ter na vida eterna em Cristo Jesus. João conclui fazendo um apelo aos crentes para que não permaneçam na prática do pecado e admoestem os que assim vivem (vv.16, 17).

*

I. A CERTEZA DA VIDA ETERNA

*

Como filhos e herdeiros de Deus, temos a certeza da vida eterna (v.13; GI 4.7). Esta garantia é para todos aqueles que um dia firmaram, por meio da fé, um compromisso com Cristo, isto é, creram em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

*

João encerra sua epistola ressaltando que os que colocam sua fé inteiramente em Cristo ressuscitarão para a vida eterna, por ocasião de sua Segunda Vinda. As Escrituras afirmam que "todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia" Jo 6.40).

*

De acordo com o Comentário Bíblico de Mattew Henry, os judeus consideravam que somente eles possuíam a vida eterna, uma vez que haviam recebido esta revelação de Deus por meio de suas Escrituras. Todavia, o apóstolo João ressalta que a vida eterna é para aqueles que crêem piamente no Filho de Deus.

*

1. Vida eterna. A vida eterna a que se refere João é a vida divina de alegria, paz, santidade e de transformação à imagem de Cristo pelo Espírito Santo (2 Co 3.18). Além disso, glória ainda maior seguir-se-á no porvir, quando formos apresentados incorruptíveis diante do trono de Deus; semelhantes a Cristo, e sem falta de nada, segundo a sua promessa.

*

2. Viva esperança. A Bíblia afirma que os filhos de Deus tem "uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (v.3). Isto é, uma esperança que jamais pode ser extinta. Não é como as esperanças fugazes e desapontadoras deste mundo. Esta viva esperança, no sentido bíblico, é sempre renovada pela confiança que temos no poder e na fidelidade do Deus Eterno, que a originou.

*

3. Gloria eterna. A glória eterna que esperamos de Deus consiste em habitarmos para sempre com Ele, livres definitivamente da ruidosa presença do pecado. A glória de Deus, então, inundará a todos e a tudo ali (Ap 21.11 ,23; CI 3.4). Esta e a verdadeira esperança do crente (Tt 1.2), mediante a qual somos salvos (Rm 8.24).

*

II. DEUS OUVE AS ORAÇÕES

*

Por meio do sacrifício de Cristo, temos comunicação direta com Pai. Quando o Senhor entregou sua vida por nós, na cruz do Calvário, o véu do templo foi rasgado de alto a baixo (Mt 27.51; Lc 23.45), simbolizando o rompimento da barreira que havia entre Deus e a humanidade (Hb 10.19-22). Dai em diante, passamos a ter acesso irrestrito ao Todo-Poderoso.

*

João deixa claro que "se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, nos ouve" (v. 14). Quando falamos com Deus em oração, não podemos exigir nada dEle, porque Ele é soberano, e sua vontade sempre prevalece sobre a nossa. Todavia, se orarmos em consonância com o seu querer, certamente seremos ouvidos. Na verdade, Deus não apenas nos ouvirá, mas nos dará uma resposta definitiva. Portanto, clame ao Senhor com confiança!

*

1. Dos que estão em Cristo.João tinha sempre em mente as palavras do Mestre sobre a oração dos que "estão em Cristo". "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" Jo 15.7). Por isso, o apóstolo pôde assegurar-nos de que seremos ouvidos. Estar em Cristo significa crer que Ele é o Filho de Deus (1 Jo 4.1 5) e, por conseguinte, cumprir os seus mandamentos (l Jo 3.24).

*

2. Dos que se achegam a Ele. o profeta Isaias já proclamava da parte do Altíssimo: "Vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá" (Is 55.3). o mesmo fez o próprio Senhor Jesus: "vinde a mim" (Mt 11.28). A Palavra de Deus nos encoraja a nos aproximarmos do trono do Senhor com confiança, porquanto aquEle que prometeu é fiel para cumprir todas as suas promessas (Hb 1 0.19-23).

*

3. Dos que amam o próximo Quando amamos nossos irmãos, intercedemos por eles. Deus abençoou ricamente o patriarca Jó, "quando este orava por seus amigos" Jo 42.10). Os apóstolos João, Paulo e Tiago são unânimes ao afirmarem que os filhos de Deus devem orar uns pelos outros (v.16; 1 Tm 2.1,8; Ef 6.18; Tg 5.16).

*

Jesus e o nosso maior exemplo. Na cruz, em meio a dor e ao sofrimento, o Filho de Deus encontrou forças físicas e espirituais para interceder por seus algozes (Lc 23.34). Seu amor por eles sobrepujou a aflição que sentia em seu corpo e a angustia de sua alma. Quantos conseguem esquecer-se de seus próprios problemas para batalhar em favor dos alheios? Quantos estão dispostos a abrir mão do seu"eu" para investir um pouco do seu tempo orando pelos Irmãos? Sigamos os passos de Cristo, pois é isso que se espera de um genuíno discípulo.

*

III. O CRENTE E O NOVO NASCIMENTO

*

Os filhos de Deus não são dominados pelo pecado (Rm 6.14); quando pecam, o fazem acidentalmente e não por habito (1 Jo 3.9,10). o pecado na vida do crente é um triste e lamentável episódio que pode e deve ser evitado por meio da vigilância, da oração, da sujeição a Deus e da resistência ao Diabo (Mc 9.29; 1 Pe 4.7; Tg 4.7).

*

1. Vida santa. Os filhos de Deus devem buscar a santificação, que", segundo as Escrituras, é decorrente de uma nova natureza: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas" (1 Pe 1.2).O crente foi resgatado para uma vida santa (1 Co 6.19,20). Jesus não veio apenas livrar o homem do Inferno; mas torna-lo santo (Tt 2.14). o objetivo de Deus e que o crente participa da "herança dos santos na luz" (CI 1.12). Segundo a Palavra de Deus, é mentiroso aquele que afirma ter comunhão com Deus e não muda o seu modo de viver (1 Jo 1.5; 2.4), porque o salvo deve ser luz no meio de um mundo perverso (Fp 2.15).

*

2. "Guardar-se dos ídolos". João conclui sua epistola alertando os crentes dos perigos dos ídolos: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" (v.21). Vale ressaltar que ídolo é tudo aquilo que, em nosso coração, tira o lugar do Único e Verdadeiro Deus. A idolatria é obra da carne (GI 5.20) e, portanto, uma prática abominável diante do Todo-Poderoso (Dt 7.25). Os apóstolos, em suas diversas epístolas, condenaram de modo veemente o envolvimento dos cristãos com a idolatria (1 Co 10.14; 1 Pe 4.3). Estejamos alertas! Somente Cristo deve reinar em nossos corações.

*

CONCLUSÃO

*

Mediante a fé em Cristo, nos tornamos filhos de Deus. Agora, o pecado não tem mais domínio sobre nós e, consequentemente, podemos viver uma vida santa e entrar na presença de Deus com plena confiança de que seremos ouvidos. Não existe maior privilégio do que este: tornar-se filho de Deus. Você é filho do Altíssimo! Portanto, viva de modo que O agrade.

*

Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.







http://costa-transformando.blogspot.com/2009/09/escola-biblica-dominical_24.html

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

21 de setembro Dia da Árvore e de reflexão


PDF Imprimir E-mail
21 de setembro de 2009
Dia da árvoreEm 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Um ser vivo como nós, que tem todo o clico de nascer, crescer e morrer e, nos dias atuais, sobrveviver a tantas ameaças daqueles que destroem a natureza e por consequência derrubam as árvores. Além de embelezar as paisagens, elas protegem a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos.

As árvores também nos dão frutos maravilhosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Aqui na Serra da Ibiapaba, as deliciosas jacas, mangas, laranjas, só para citar alguns dos frutos maravilhosos. Todavia, precisamos preservá-las e compreender a importância delas para o meio ambiente. Viva intensamente a árvore, não apenas no seu dia, mas em todos os momentos da vida! Árvore é vida! Confira no sábado, 26, especial sobre as árvores no Programa A Hora do Meio Ambiente, na Super Tabajara, das 13h às 14h.






http://tabajara.am.br/main/content/view/723/142/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails