Pesquisa personalizada

sábado, 20 de agosto de 2011

Estudo I - O TESTEMUNHO: UM REQUISITO CRISTÃO





"Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei." Mat. 28:19, 20 


O Que é Uma Testemunha? - Atos 9:1-22 


Que responsabilidade Paulo recebeu no dia do batismo? Atos 22:15,16


Testemunha é uma pessoa que pode dar um relato em primeira mão de alguma coisa. "Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco" (1 João 1:3). 


Testemunhar não é algo que fazemos porque é um "programa" de nossa igreja local. É o resultado natural de nossa conversão e dedicação a Jesus. Nós testemunhamos porque O amamos. Uma razão para a falta de um testemunho real entre alguns de nós é que conhecemos pouco de Jesus e de Seu poder em nossa própria vida. Não podemos testemunhar se não tivermos nada sobre que testemunhar. "Tão logo uma pessoa se aproxima de Cristo, sente o desejo de apresentar aos outros o preciosoamigo que encontrou em Jesus. ... Se provamos e vimos que o Senhor é bom, teremos alguma coisa a dizer." –(Caminho a Cristo, pág. 78). 


Os apóstolos tinham visto e ouvido coisas sobre as quais estavam ansiosos para contar a outras pessoas. A morte poderia fazê-los calar. Mas eles não podiam negar a experiência. Tornamo-nos testemunhas poderosas quando a alegria e a certeza da salvação operam maravilhas em nossa vida. 


Que palavra Paulo usou para descrever Estêvão? Qual é a importância dessa palavra? Atos 22:20 


A palavra grega para ‘testemunha’ é martus. Martus também é a raiz da palavra ‘mártir’. "Mas um mártir é uma pessoa que está convencida da verdade e manifesta esse fato na vida e na morte. Os fogos da perseguição não fazem os mártires. Eles simplesmente os revelam. A pessoa que agora não é mártir nunca dará sua vida pela verdade. Os mártires morreram, não para se tornarem mártires, mas porque já eram mártires." – LeRoy E. Froom, The Coming of the Comforter, págs. 106 e 107. 


O Alvo do Testemunho 


De acordo com Mateus 28:19-20, qual é o objetivo de testemunhar? 


O primeiro verbo, ‘vão’, poderia ser traduzido como ‘quando forem’, ou ‘enquanto estiverem indo’. ‘Batizando’ e ‘ensinando’ também são verbos auxiliares. Eles indicam como devemos fazer discípulos. A grande ordem é "façam discípulos". 


O que é um discípulo? 


A palavra ‘discípulo’ significa "seguidor de um mestre", "pessoas que seguem a disciplina ensinada por um professor". O termo equivale a "cristão". No livro de Atos, refere-se àqueles que confessam a Jesus como o Cristo. O discipulado sugere a idéia de ligação total a alguém. Discípulos são pessoas que estão dedicadas a tornar Jesus o Senhor de sua vida. 


Os discípulos estão interessados em usar seus dons espirituais para fazer avançar o reino de Deus, porque o amor de Cristo os motiva a isso. Eles nasceram de novo pelo Espírito Santo. E por serem novas criaturas em Cristo, demonstram características que o mundo reconhece como diferentes de suas próprias. Eles não são perfeitos. Mas são parte da família de Deus. Por exemplo, Pedro estava entre os discípulos. Ele não ficou perfeito, depois do Pentecostes, mas estava dedicado a Jesus, e disposto a obedecer-Lhe. 


O discipulado também implica numa obra contínua visando à maturidade, um crescimento a novos estágios em que o discípulo levará outros a uma experiência de salvação com Jesus. 


Razões Para Testemunhar - Atos 8:26-312 Pedro 3:92 Cor. 5:14 


Leia Atos 26:15-18


Testemunhar é necessário a partir de dois pontos de vista: do cristão e do não cristão. Os cristãos precisam testemunhar porque existe um impulso dentro deles que quer contar aos outros a respeito de Jesus. Os não cristãos precisam alguém que lhes testemunhe, porque só aprendendo a respeito de Jesus e aceitando Seu sacrifício é que eles poderão conhecer o caminho da salvação. 


A experiência de Filipe com o etíope nos ensina que para nosso testemunho ser eficaz, devemos estar cientes das preocupações e das necessidades das pessoas a quem dirigimos nosso testemunho. Faça-lhes perguntas. Ouça suas respostas. Permita que seus interesses sejam o ponto de partida para contar-lhes do amor de Jesus. Assim fazendo, eles aprenderão com o tempo que Jesus é certamente o caminho, a verdade e a vida. 


Testemunhar também produz poder espiritual. "A fortaleza para resistir ao mal é melhor obtida pelo trabalho intenso." –(Atos dos Apóstolos, pág. 105). 


Três Tipos Básicos de Testemunho -Daniel 1Mat. 5–7Atos 18:4 


Em que função Filipe servia a igreja? Atos 21:8 


Evangelismo é a proclamação das boas novas de Jesus Cristo. É a apresentação de Jesus (quem Ele é, o que Ele fez, e o que ensinou). O evangelismo apresenta os ensinos bíblicos pelo poder do Espírito Santo de tal maneira que as pessoas sejam persuadidas a aceitar a Jesus como seu Salvador e servi-Lo na comunhão da igreja. Evangelista é alguém que anuncia as boas novas. 


Os três tipos básicos do evangelismo são: 


1- Evangelismo de Contato. Trata da influência do estilo de vida cristão. Nós evangelizamos vivendo o evangelho. Isso envolve um testemunho positivo. No campomissionário, o evangelismo de contato pode tomar a forma de um projeto médico ou agrícola. Atendendo às necessidades das pessoas, o evangelista abre o coração delas para a pregação da Palavra de Deus. 
2- Evangelismo da Proclamação. A ênfase desse método está na explanação da Bíblia. A maioria dos sermões são desse tipo. O pregador ajuda as pessoas a compreenderem o evangelho. Mas não sabe se todos no auditório tomaram uma decisão. 
3- Evangelismo da Persuasão. Esse é o método tradicional de evangelismo. A ênfase desse método está na doutrina. Ele persuade as pessoas a tomar uma decisão por Cristo e pela verdade. Um pregador que, no culto convida a congregação a responder sob o poder do Espírito Santo a um apelo, está aplicando a persuasão no evangelismo. 


Leia sobre os método de evangelismo que cada um dos textos a seguir descreve: 


O Testemunho: Uma Questão de Obediência 


O sinédrio, chamado de "o concílio", no Livro de Atos, exercia controle sobre a vida civil e política, bem como sobre os deveres religiosos. Composto por setenta homens,era o principal órgão de governo do povo hebreu. O sumo sacerdote presidia o concílio. Quando os apóstolos foram levados perante o concílio, o sumo sacerdote os defrontou, declarando: "Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome [de Jesus]. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem" (Atos 5:28, 29). 


Em que ordem superior os apóstolos se referiram? Atos 5:29 


Em Atos, encontramos a igreja envolvida fortemente no testemunho. Outra palavra para o que a igreja fazia era "evangelizar", embora essa palavra não apareça com freqüência no Livro de Atos. Os apóstolos arriscaram a própria vida para obedecer a Deus. Eles não podiam negar o que acontecera em sua vida, e o que haviam visto com os próprios olhos. 


Leia como os apóstolos reagiram às instruções do concílio, em Atos 5:40-42


Nesse comportamento está a solução para muitos problemas. Pessoas diferentes reagem de modos diferentes à oposição. Alguns, preferindo a paz, são facilmente levados ao silêncio. Outros procurarão tornar conhecido ao mundo como estão sendo tratados com injustiça. Mas poucas pessoas não hesitam de sofrer por Cristo. O próprio Jesus declarou essas pessoas "bem-aventuradas" (Mat. 5:10-12). A capacidade da igreja para suportar a oposição emocionou as pessoas. E "o número dos discípulos se multiplicava" (Atos 6:1). 


"A igreja de Cristo na Terra foi organizada com objetivos missionários, e o Senhor quer ver toda a igreja traçando planos e meios pelos quais grandes e pequenos, ricos e pobres, ouçam a mensagem da verdade." –(Testimonies for the Church, vol. 6, pág. 29).


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails