Pesquisa personalizada

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estudo IV - A QUEM TESTEMUNHAR





"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra." Atos 1:8 


QUANDO ENTREGAMOS O CORAÇÃO A DEUS. Existe lugar para cada pessoa na família de Deus. Por esse motivo, nosso testemunho deve procurar alcançar todos os tipos de pessoas em todas as partes do mundo. O livro de Atos relata que os que possuíam a fé judaica ouviram o primeiro sermãocristão (Atos 2:5,14). Em seguida, o evangelho se expandiu para Samaria. Depois que Filipe "anunciou o Cristo" (Atos 8:5) aos samaritanos, João ePedro visitaram Samaria para fortalecer a obra ali (Atos 8:14). Como Jesus havia predito (Mat. 16:17-19), Pedro também teve papel importante na abertura das portas do reino aos gentios. Seguindo a guia de Deus, ele entrou na casa de alguns gentios, algo impensável para um judeu (Atos 10:28). A partir dali, o evangelho seguiu seu caminho "até os confins da Terra" (Atos 1:8). 


Ao estudar este tema, ore para que Deus lhe mostre a que confins da Terra Ele deseja que você vá, mesmo que seja do outro lado da rua, ou virando a esquina! 


Autoridades Civis 


Perante quem Pedro e João foram chamados a testemunhar? Atos 4:1-7 


A pergunta: "Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?" (v. 7) deu a Pedro a oportunidade de testemunhar para as autoridades a respeito do poder de Jesus (Atos 4:8-12). Com certeza, ele se lembrava do que Jesus disse: "Vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do Meu nome. Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho" (Luc. 21:12, 13). 


Leia as passagens seguintes. Por que os personagens principais desses textos podem ser considerados "difíceis de alcançar"? Atos 6:7Atos 8:26-39Atos 13:6-12 


As pessoas em posições "seculares" de autoridade e de liderança também precisam do evangelho. "Requer-se força moral para que tomem posição ao lado de Cristo. Devem ser feitos esforços especiais por essas almas em tão grande perigo, por causa de suas responsabilidades e associações." ( Atos dos Apóstolos, págs. 139 e 140, CD). 


"Os inteligentes, os cultos, são por demais passados por alto. O anzol não está iscado para apanhar esta classe, e não são ideados, com oração, meios e métodos para alcançá-los com a verdade capaz de torná-los sábios para a salvação." –(Evangelismo, pág. 556). 


Pessoas Receptivas 


Leia sobre como Lucas descreve Cornélio em Atos 10:1-35


A história em Atos 10 é notável porque relata a derrubada de barreiras culturais que impediam a propagação do evangelho. 


Como centurião do exército romano, Cornélio deveria ter cem soldados às suas ordens. E os soldados do Regimento Italiano eram famosos por seu ânimo e sua coragem. Ele era o que as pessoas chamavam um gentio temente a Deus, fortemente atraído para os elevados padrões morais e éticos da fé hebraica, e sua crença em um só Deus. Os tementes a Deus adoravam o Deus Jeová e seguiam a lei judaica dentro de suas possibilidades, mas não haviam dado o passo mais radical de serem convertidos por meio da circuncisão. Àquela época, os tementes a Deus eram, de longe, os gentios mais receptivos ao evangelho. 


Seguindo a orientação de Deus, Pedro entrou na casa de um gentio, algo impensável para um hebreu (Atos 10:28). "O amor de Deus, santificando o ser, derruba a parede de separação entre os costumes e práticas de diferentes pessoas e nações. Os grandes princípios da verdade bíblica trazem todos à perfeita harmonia." –( Review and Herald, 3 de novembro de 1885). 


Os "tementes a Deus" eram bons interessados. Pessoas como Cornélio deveriam estar em nossas listas de interessados. Todas as igrejas deveriam ter uma lista assim. As pessoas que já tiveram algum contato com a igreja geralmente são interessados "Classe A". Interessados "Classe B" são os amigos dos membros, interessados descobertos pelas pessoas que já freqüentaram os cultos da igreja ou reuniões evangelísticas. 


Crianças - Marcos 10:13-16 


Com base no que mais desagradava Jesus, podemos saber o que Lhe interessava mais. Ele nunca Se zangou quando as pessoas estavam abusando pessoalmente dEle – nem mesmo quando foi exposto à sentença de morte mais cruel. Mas quando as chamas da injustiça lambiam os pés dos membros mais vulneráveis da sociedade, Ele era rápido em tornar conhecidos Seus sentimentos. 


As crianças precisam sentir-se importantes e amadas. Mas quando outros interesses nos preocupam mais do que o bem-estar delas, nós as estamos impedindo de ir a Jesus. Também as impedimos de conhecer Jesus quando negligenciamos seu preparo religioso. 


Por que é importante educar as crianças nos caminhos do Senhor? Prov. 22:6 


"No caminho em que deve andar. Literalmente, ... ‘de acordo com o seu [da criança] caminho’. O verso aconselha os pais a aprenderem o caminho em que se espera que seu filho em particular seja de maior utilidade a si mesmo e aos outros, e no qual ele encontre maior felicidade." 


A família e a igreja têm uma grande responsabilidade pelas crianças. "As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida têm mais que ver com a formação do seu caráter que tudo que ela aprenda em anos posteriores." (Orientação da Criança, pág. 193). 


Intelectuais - Atos 17:16-34 


No tempo de Paulo, Atenas era uma grande cidade universitária. Além disso, ela ostentava muitas imagens de deuses falsos. Quando lá esteve, Paulo, como sempre, testemunhou aos hebreus. Ele também ia diariamente ao mercado, procurando uma oportunidade para testificar (Atos 17:17). Entre os que conheceu e que conversaram com ele estavam os epicureus e os estóicos (v. 18), representativos de duas filosofias populares. 


Os epicureus criam que ser feliz e buscar o prazer eram os principais alvos da vida. Os estóicos criam que pensar era mais importante do que sentir. Sendo um grupo muito disciplinado de pessoas, eles tentavam restringir severamente os desejos de prazer. 


Testificar a esses pensadores treinados não era fácil. Uma suposição básica da filosofia grega era que os seres humanos podiam achar a verdade em si mesmos, e, portanto, a revelação externa era desnecessária. Seguindo um princípio correto de testificação, Paulo pregou aos atenienses em termos que eles pudessem compreender. Que ele mostrasse uma compreensão das idéias estóicas (v. 28) não quer dizer que as aceitasse. Ele estava se comunicando por uma linguagem compreensível à cultura deles. 


Quais foram os resultados do sermão de Paulo? Atos 17:32-34 


"Em sua sabedoria humana e orgulho intelectual se encontra a razão por que a mensagem do evangelho teve comparativamente pouco êxito entre os atenienses. Os sábios segundo o mundo, que vêm a Cristo como pobres e perdidos pecadores, tornar-se-ão sábios para a salvação; mas os que a Ele vêm como pessoas de importância, gabando-se de sua própria sabedoria, deixarão de receber a luz e o conhecimento que só Ele pode dar." (Atos dos Apóstolos, pág. 240, CD.) 


Animistas e não cristãos 


Animismo é a crença de que a vida é produzida por uma força espiritual diferente da matéria. Admite a existência de espíritos, deuses da natureza e espíritos ancestrais. Os animistas não negam a existência de Deus, mas vêem Deus permeando todos os fenômenos naturais. 


Como Simão procurou manipular o poder de Deus? Atos 8:9-19 


O verdadeiro cristão aproxima-se de Deus numa atitude de submissão e adoração. Os cristãos demonstram que foram transformados quando aceitam a soberania de Jesus Cristo, estando dispostos a obedecer ao Deus criador, e desenvolvendo um relacionamento pessoal com Ele. 


A Bíblia reconhece a realidade e o poder de Satanás e dos demônios (Atos 19:14-16). Mas os que confiam no Senhor não precisam ter medo do seu poder (Tiago 4:7Rom. 8:38-39Efés. 6:10-131 João 3:8). 


A Bíblia proíbe claramente as práticas relacionadas com a feitiçaria, magia, adivinhação, astrologia e comunicação com os espíritos (Lev. 19:31Lev. 20:27Deut. 4:19;Deut. 18:10-13Isa. 8:19, 20Isa. 47:13-15Jer. 10:2). 


Por meio de que ato público os efésios demonstraram que estavam rompendo os laços com as forças do mal? Atos 19:18-20 


Proclamar o evangelho a não cristãos pode ser difícil, como os apóstolos descobriram (Atos 14:11-18Atos 19:23-28). Mas os cristãos podem confrontar as crenças não cristãs com a verdade do evangelho, demonstrando em sua própria vida o poder transformador do verdadeiro Deus. 


"Jesus via em cada pessoa, alguém a quem devia ser feito o chamado para Seu reino. Aproximava-Se do coração do povo, misturando-Se com ele como alguém que lhe desejava o bem-estar. Procurava-o nas ruas públicas, nas casas particulares, nos barcos, na sinagoga, às margens do lago e nas festas nupciais. Ia-lhe ao encontro em suas ocupações diárias e manifestava interesse em seus negócios seculares." – Serviço Cristão, pág. 119.


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Liberdade

domingo, 28 de agosto de 2011

O BARQUINHO


                                           
         Era uma vez, um menino que gostava muito de brincar na praia. Certa vez, este menino viu na vitrine, um barquinho muito bonito, e todos os dias pedia ao seu papai para comprá-lo.
       Mas, o papai era pobre, e naquela ocasião não podia arranjar o dinheiro para comprar o barquinho, e disse ao menino: aqui tem madeira, martelo, pregos e tinta, faça um para você mesmo.
       O menino começou a trabalhar, e em pouco tempo terminou o seu brinquedo. Ele pintou o barquinho de azul, vermelho e branco. O barquinho ficou muito bonito.
       Logo levou o barquinho para a praia, onde não se cansava de brincar. Mas um dia o menino perdeu o barquinho nas águas e não conseguiu achá-lo.
       Passaram algumas semanas, e um dia, quando passeava pela cidade com o papai, o menino viu o seu barquinho na vitrine de uma loja, à venda. Então ele entrou na loja e pediu o seu brinquedo.
Não, menino, este brinquedo é meu, disse o dono da loja.
       Mas, é meu, disse o menino, eu o fiz com minhas próprias mãos!
       Está bem, pode ser, mas eu comprei o barco, faz poucos dias, de um senhor que ia passando. Desculpe-me, mas só vais levar o barquinho, pagando o seu justo preço.
       Então o menino pagou o preço e recebeu o seu precioso barquinho. Ele o abraçou fortemente e disse: Ah, meu barquinho, eu te fiz e te perdi, eu te achei e comprei-te, agora és meu novamente.
       Esta história mostra-nos o que JESUS CRISTO fez por todos nós. Ele nos criou e nos perdeu, nos achou e nos comprou com seu precioso sangue, e agora somos dele novamente.
       “Porque o filho do homem veio para buscar e salvar aqueles que se havia perdido.” Lucas 19:10
        Essa históra é semelhante a nossa vida. E poderíamos dizer que somos como aquele barquinho. Um dia, Deus fez o homem com muito amor e carinho, mas a tempestade (pecado), separou o criador da criatura. Mas... Deus,  que nos ama tanto, tomou uma providência:  enviou o seu filho Jesus para morrer por nossos pecados e nos fazer voltar aos braços do pai,  "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.16


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails