Pesquisa personalizada

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ministro quer atrasar amistoso por caso Battisti

Após ter fracassado a idéia de cancelar o amistoso entre Brasil e Itália como forma de protesto contra a decisão do governo brasileiro de dar refúgio político a Cesare Battisti, o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, pediu nesta sexta-feira que os jogadores de seu país atrasem em cinco minutos sua entrada em campo. A informação é da Agência Ansa.

Desde que foi concedido o status de refugiado político a Battisti, no último dia 13, políticos italianos criticam o Brasil e pedem a extradição do ex-militante, condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos ocorridos no fim da década de 1970.

Battisti, 54 anos, é o pivô de uma grave crise diplomática entre Brasil e Itália que está prestes a completar um mês. Dentre as inúmeras manifestações de protesto promovidas contra a decisão do governo brasileiro, lideranças políticas italianas chegaram a pedir o cancelamento do amistoso da próxima terça-feira.

O caso tramita agora no Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá decidir se o italiano será extraditado ou se permanecerá no Brasil, neste caso sob o status de refugiado político.

"Eu apoiei o pedido de suspensão do amistoso entre Itália e Brasil para mostrar a milhões de pessoas que o problema existe e que não esquecemos dele", lembrou La Russa, em uma entrevista coletiva concedida em Munique, na Alemanha, onde participa da 45ª Conferência Mundial sobre Segurança.

Para o ministro, o atraso de cinco minutos no início da partida, que ocorre em Londres na próxima terça-feira, fará com que os canais de televisão de todo o mundo que transmitirão o jogo ao vivo tenham de explicar o motivo do gesto dos italianos.

Ele disse que discutirá a idéia com o presidente do canal italiano RAI, que transmitirá o jogo. La Russa afirmou também ter conversado com o presidente da Federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abete, sobre a possibilidade de os jogadores italianos iniciarem a partida com um sinal de luto no braço, mas o cartola negou o pedido.




http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=170166

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails