Pesquisa personalizada

sexta-feira, 5 de junho de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, vem de Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do alimento espiritual que recebemos em nossas Igrejas, e, para que semanalmente nossos irmãos que encontram-se espalhados pelo mundo a fora, cumprindo a missão também recebida de Deus; na divulgação do Evangelho, por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino da Palavra de Deus, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculada através deste Site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável para conseguir a revista.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso mais belo planeta.

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

Lição 10

07 de Junho de 2009

Tema: Os Dons Espirituais

Texto Áureo: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil" (1 Co 12.7).

Verdade Prática: Cremos no batismo com o Espírito Santo e na atualidade dos dons espirituais.

Hinos sugeridos: 107, 155, 437.

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 12. 1-11.

1 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

2 - Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

3 - Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5 - E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

6 - E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

7 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.

8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo da mesmo Espírito, os dons de curar;

10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a , profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

INTRODUÇÃO

No Credo das Assembléias de Deus no Brasil, acha-se mui explícita a crença nos dons concedidos pelo Espírito Santo: "Cremos na atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais". Através desta verdade, ressurgida na Rua Azusa em Los Angeles, no início do século passado, os pentecostais vêm anunciando o evangelho completo de nosso Senhor Jesus Cristo em todo o mundo: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo, concede dons, e vem outra vez.

I. O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS

Não importa o que dizem os descrentes, argumentando contra a atualidade e a realidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais. A Bíblia, que é nossa suprema autoridade, além de ser clara sobre essa matéria de fé, é confirmada por incontáveis testemunhos, que ratificam a validade da promessa pentecostal.

1. Definição. Os dons espirituais são dotações e capacitações sobrenaturais que o Senhor Jesus, por intermédio do Espírito Santo, outorga à sua Igreja, visando a expansão universal da sua obra e a edificação dos santos. Por intermédio deles, segundo o Espírito, o crente fala, conhece e age sobrenaturalmente.

2. Origem. Ao contrário do que pensavam certos crentes de Corinto, os dons espirituais, embora diversos, são procedentes do Único e Verdadeiro Deus Triúno - o Espírito Santo (v4), o Senhor Jesus (v.5), e Deus Pai (v.6). Antes acreditavam em diversos deuses (l Co 8.5,6). Entretanto, foram eles ensinados, que há um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (2 Co 13.13).

II. A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS

1. O falso ensino dos cessacionais. Deduzem, erradamente, que os dons espirituais cessaram após a era apostólica, pois o Evangelho, de acordo com a geografia daqueles dias, já havia chegado aos confins da terra (At 1.8; 13.47). A Bíblia anula esse falso ensino. Interpretando equivocadamente as Escrituras, eles citam 1 Coríntios 13.8: "mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão (. .. )". Eles se esquecem do versículo 10 que afirma: "Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado". Todavia, essa "era perfeita" ainda não começou; quando chegar, "então, veremos face a face" (v. 1 2).

2. Os dons prometidos profética e historicamente. De conformidade com a profecia de Joel, o derramamento do Espírito Santo e a distribuição dos dons espirituais, seriam mais intensos nos últimos tempos UI 2.28,29). Em Jerusalém, no Dia de Pentecostes, esta profecia cumpriu-se parcialmente (At 2.16-18). Desde então continua a cumprir-se onde quer que o evangelho seja ouvido e crido.

Em nossos dias, o derramamento do Espírito recomeçou em 1906, na Rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América, sob a liderança de William Joseph Seymour (1870-1922). Este pastor era metodista, oriundo do Movimento da Santidade, e filho de pais batistas de origem africana. Desde então, o pentecostalismo expandiu-se, chegando ao Brasil em 1910. No momento, a Assembléia de Deus no Brasil já começa a comemorar o seu primeiro centenário, que teve início em 1911.

III. OBJETIVOS DOS DONS ESPIRITUAIS

Deus concede dons primeiramente para a edificação da igreja, mas também para o progresso do crente (l Co 14.1-4). Os dons espirituais seguem-se ao batismo com o Espírito Santo: "e falavam línguas e profetizavam" (At 19.6). Não o contrário.

1. Objetivos congregacionais. Os dons espirituais, principalmente os de expressão verbal, visam à edificação, consolação e exortação do povo de Deus. O capítulo 14 de 1 Coríntios discorre amplamente sobre o assunto. O termo "edificar" é ali empregado constantemente.

2. Objetivos individuais. Os dons espirituais não devem ser usados para o nosso deleite, mas para o enriquecimento de nossa vida cristã: "O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja" (l Co 14.4). Quando alguém é batizado com o Espírito Santo e fala em línguas, em seu espírito ora, exalta e louva a Deus secretamente. É um relacionamento íntimo entre o salvo e Deus. Ninguém o entende, a não ser Deus (l Co 14.2).

IV. OS DONS DE MANIFESTAÇÃO VERBAL

Os dons de expressão verbal são os mais destacados na igreja. Ocupam o maior espaço no capítulo em estudo, o qual trata primariamente da operação dos dons "decentemente e com ordem" (v40). Esses dons se manifestam sobrenaturalmente através de mensagens orais, segundo a " orientação do Espírito Santo.

1 • Dom de variedade de línguas. Através do dom de variedade de línguas, os crentes, em espírito, oram, adoram e louvam a Deus de modo sobrenatural. É uma comunicação direta com Deus, mediante o Espírito Santo, sem quaisquer impedimentos (l Co 14.2).

2. Dom de interpretação de línguas. É evidente que este dom opera juntamente com o dom anterior, formando ambos uma profecia (vv.5, 13,27,28).

3. Dom de profecia. A profecia, como dom de expressão verbal, é enunciada claramente no idioma de quem a profere, "para edificação, exortação e consolação" de todos (v.3). O dom de profecia, hoje, não tem a mesma autoridade canônica das Escrituras (2 Pe 1.20), que são infalíveis. A profecia atual deve ser julgada (l Co 14.29).

V. OS DONS DE SABER

Por intermédio dos dons de saber, a Igreja de Cristo manifesta sabedoria, ciência e discernimento sobrenaturais. Eles são de grande necessidade aos santos, habilitando-os a entenderem muito mais e a combaterem os espíritos do erro e suas artimanhas por toda parte. Considere-se a proliferação, inclusive dentro das igrejas, de falsas doutrinas, de imitação dos dons, de modernismos teológicos, de inovações antibíblicas, de falsos avivalistas, de "milagreiros" ambulantes, etc.

1. O dom da palavra da sabedoria (1 Co 12.8). É o saber extraordinário e sobrenatural, outorgado diretamente pelo Espírito. O profeta Daniel tinha deste dom, segundo relata o escritor sagrado (Dn 1.17; 5.11,12; 10.1).

2. O dom da palavra da ciência (v.8). Este dom provê um conhecimento extraordinário e sobrenatural. Ele certamente operava nos profetas Eliseu (2 Rs 5.25,26) e Aías (l Rs 14.1-8).

3. O dom de discernir os espíritos (v. 1 O). É a identificação sobrenatural de operações de espíritos quanto à sua origem e intenções: espíritos enganadores, demoníacos e humanos. É um dom defensivo que evita que sejamos enganados pelo adversário. Paulo tinha o dom de discernimento de espíritos (At 16.16-18).

VI. OS DONS DE PODER

Mediante os dons de poder, a autoridade e o poder divinos manifestam-se no crente de maneira sobrenatural sobre o mundo físico. Esses dons são: Fé, Curas, e Operação de Maravilhas.

1. Dom da fé (v.9). É a operação sobrenatural da fé para a realização de coisas tidas como impossíveis na expansão do Reino de Deus. O profeta Elias tinha o dom da fé segundo o relato de 1 Reis 1.10-12.

2. Os dons de curar (v.9). São um dom plural na sua constituição e operação. A palavra "curar" está no plural no texto grego, indicando diferentes "curas" para vários tipos de moléstias ou enfermidades.

3. Dom de operação de maravilhas (v. 1 0). Estes dois vocábulos que designam este dom, no original, estão no plural. São operações de milagres extraordinários, surpreendentes e espantosos para levar os incrédulos à conversão; convencer os céticos e fortalecer os crentes fracos e duvidosos quanto à suficiência infinita de Deus. Ver Jo 6; At 8.6,13; 19.11 ; Js 10.12-14. Moisés, Elias, Eliseu, Paulo, e inúmeros outros servos de Deus tinham esse dom.

CONCLUSÃO

Todos os dons espirituais são necessários e imprescindíveis tanto para a Igreja como um todo como para os seus membros em particular. Por isso, devemos buscar com zelo os dons espirituais. Afinal, eles são uma grandiosa dádiva da graça divina ao nosso dispor.

Revista Trimestral; Lições Bíblicas, 2º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.







http://costa-transformando.blogspot.com/

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Em visita ao Oriente Médio, Obama busca aproximação com muçulmanos


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, embarca para viagem ao Oriente Médio nesta terça-feira (AFP)

Obama deve fazer discurso ao mundo muçulmano no Cairo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, embarcou na noite desta terça-feira para a Arábia Saudita, primeira parada de visita oficial ao Oriente Médio e à Europa.

Depois de se encontrar com o rei saudita Abdullah Bin Abdulaziz Al Saud, em Riad, ele segue para o Egito, onde deve se reunir com o presidente Hosni Mubarak, na quinta-feira.

Também na quinta-feira, Obama visitará a Universidade do Cairo, onde deve fazer um aguardado discurso para o mundo islâmico.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em seu discurso, Obama procurará demonstrar "que os Estados Unidos buscam um relacionamento diferente" com o mundo muçulmano.

Durante a campanha à Presidência, Obama havia afirmado que, caso eleito, faria um discurso aos muçulmanos na capital de um país islâmico.

Esta é a primeira viagem oficial de Obama ao Oriente Médio desde que ele tomou posse, em janeiro deste ano.

Leia também na BBC Brasil: EUA podem contribuir para a paz no Oriente Médio, diz Obama à BBC

Negociações

Segundo o correspondente da BBC para assuntos diplomáticos, Jonathan Marcus, além de tentar melhorar a imagem dos EUA no mundo islâmico, Obama também pretende avançar nas negociações para um acordo de paz entre israelenses e palestinos.

A Arábia Saudita, tradicional aliado dos EUA, é um dos únicos países da região com um plano de paz abrangente para as relações entre o mundo árabe e Israel, segundo Marcus.

Além disso, o governo egípcio está intimamente ligado à questão palestina e tem agido como intermediário entre Israel e o grupo militante Hamas para os conflitos na Faixa de Gaza.

A viagem de Obama não inclui uma visita a Israel. Mas, pouco antes de partir, nesta terça-feira, Obama se encontrou com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, em Washington.

A reunião aconteceu a portas fechadas, mas informações dão conta de que o presidente americano reiterou o pedido para que Israel suspenda a construção em assentamentos na Cisjordânia.

Israel tem resistido a interromper as atividades de construção nos assentamentos, que são considerados pelos líderes palestinos como um dos maiores obstáculos à paz na região.

Depois do Egito, Obama segue para a Alemanha, onde deve se encontrar com a chanceler Angela Merkel e visitar o campo de concentração de Buchenwald.

No sábado, Obama segue para a França, onde participará, junto com o presidente Nicolas Sarkozy e o herdeiro do trono britânico, príncipe Charles, das comemorações do Dia D na Normandia.

"Mensagem sangrenta"

Nesta terça-feira, uma mensagem atribuída ao segundo homem no comando da rede Al-Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, foi publicada em um website ligado aos extremistas.

Na mensagem de áudio, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, o líder da Al-Qaeda chama Obama de "criminoso" e afirma que ele não será bem-vindo no Egito.

Ele ainda classificou as campanhas dos EUA no Iraque e Afeganistão como "sangrentas" e pediu aos muçulmanos que não deem atenção às mensagens de Obama.

"As mensagens sangrentas (de Obama) estão sendo recebidas e não serão ocultadas por campanhas de relações públicas, visitas teatrais ou palavras educadas", diz a mensagem, em uma referência ao discurso que Obama fará no Cairo.







http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/06/090602_obama_orientemedio_cq.shtml

Aeronáutica localiza mais destroços do Airbus

Aeronáutica localiza peça de 7 m e mais destroços do Airbus.

FAB
A bordo do avião Hércules, militares realizam buscas ao Airbus da Air France que caiu com 228 pessoas a bordo. Nesta madrugada, a aeronave R-99 identificou mais quatro pontos de destroços no oceano Atlântico.

A bordo do avião Hércules, militares realizam buscas ao Airbus da Air France que caiu com 228 pessoas a bordo. Nesta madrugada, a aeronave R-99 identificou mais quatro pontos de destroços no oceano Atlântico.

Assista ao vídeo Versão para impressão Versão para impressão Enviar para um amigo Enviar para um amigo

O vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira (FAB), coronel Jorge Amaral, afirmou que a aeronave R-99 identificou, às 3h40 (horário de Brasília), mais quatro pontos de destroços, a 90 km da região em que caiu o Airbus da Air France com 228 pessoas a bordo.

Segundo Amaral, foram localizados vários objetos espalhados numa área circular de 5 km de raio, entre eles, um objeto de 7 m de diâmetro e dez objetos metálicos. O avião da Aeronáutica identificou também uma mancha de óleo de 20 km de extensão.

"Ainda não temos essa confirmação de nome da aeronave (da Air France nos destroços encontrados). Sobre essa peça de 7 m, pode ser da lateral do avião, um pedaço de asa, qualquer parte de fuselagem, parte da cauda, não sabemos ainda. Porém, um pedaço de 7 m, aparentemente metálico, é um pedaço considerável"

O coronel afirmou ainda que a Aeronáutica continua trabalhando com a possibilidade de sobreviventes. "Nossa filosofia é continuar. Temos que continuar. Até que a aeronave seja identificada e que a forma de se encontrar destroços indique que é tecnicamente impossível de ter sobreviventes, nós vamos sustentar filosoficamente em termos de salvamento que há a possibilidade de sobreviventes". Já quando questionado sobre a localização de corpos, o coronel disse que "não foram encontrados ainda".

Durante a madrugada, outras cinco aeronaves militares decolaram de Natal com destino à área de buscas: três C-130 Hércules da FAB, um P-3 Orion da Força Aérea dos Estados Unidos e um Falcon 50 francês. As aeronaves sobrevoarão cada ponto identificado pela aeronave R-99, a fim de se obter maiores informações dos objetos detectados, de acordo com a FAB. Outras onze aeronaves estão mobilizadas em Natal e em Fernando de Noronha.

O navio Patrulha Grajaú, da Marinha brasileira, chegou antes das 10h na região onde a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou os destroços do Airbus, de acordo com informações da FAB. A embarcação está sendo monitorada por aviões da Aeronáutica e até agora não localizou partes da aeronave da Air France, que transportava 228 pessoas quando se acidentou no oceano Atlântico.

FolhaPress








http://www.comunidadenews.com/brasil/aeronautica-localiza-mais-destrocos-do-airbus-5004

terça-feira, 2 de junho de 2009

Bolsa começa o mês em alta e dólar cai

Economia

banco de imagens
bovespa terminou a segunda-feira no maior patamar desde 1º de setembro

Versão em PDF Imprimir Comente esta notícia Envie para um amigo
São Paulo – Junho teve início positivo para a Bovespa e as demais bolsas globais. Uma leva de indicadores sinalizando recuperação da atividade espalhou bom humor entre os investidores, desde a Ásia, Europa e Américas, garantindo ao Ibovespa chegar mais perto dos 55 mil pontos durante a sessão, fechando ontem em alta de 2,42%. Vale e siderúrgicas foram privilegiadas nas compras, levando o índice ao maior nível desde o início de setembro do ano passado. Já o dólar segue no sentido oposto e ontem passou pela sétima queda consecutiva, fechando a R$ 1,953 (-0,86%) - menor valor em oito meses, desde 1º de outubro de 2008 (de R$ 1,918).

A Bovespa terminou a segunda-feira aos 54.486,29 pontos, maior patamar desde os 55.162,10 pontos de 1º de setembro de 2008. Na mínima do dia, registrou os 53.202 pontos (+0,01%) e, na máxima, os 54.857 pontos (+3,12%). No ano até hoje, o índice acumula ganhos de 45,10%. O giro financeiro totalizou R$ 5,988 bilhões.

O dia começou com dois índices de gerentes de compra (PMI) sobre a atividade industrial na China. Ambos favoráveis. O oficial, divulgado pela Federação Chinesa de Logística e Compras ficou em 53,1 em maio, acima de 50 pelo terceiro mês consecutivo, embora tenha mostrado ligeiro recuo ante abril (53,5). Já o PMI CLSA China, compilado pela empresa britânica de pesquisa Markit Group, subiu para 51,2 em maio, de 50,1 em abril, no segundo mês seguido em que ficou acima de 50. Um dado acima de 50 indica expansão da atividade.

No Brasil, a alta das commodities diante da percepção de recuperação do consumo empurrou os papéis da Bovespa, em especial Vale e siderúrgicas. Vale ON terminou em +4,94%, Vale PNA, em +3,97%, Gerdau PN, +4,32%, Metalúrgica Gerdau PN, +6,28%, Usiminas PNA, +3,19%, e CSN ON, +4,02%. Os metais fecharam em alta.

Ontem, o dólar no mercado doméstico sustentou-se abaixo de R$ 2,00, oscilando entre mínima de R$ 1,940 (-1,47%) e a máxima registrada no fechamento. O pronto no balcão encerrou cotado a R$ 1,953 (-0,86%) - menor valor em oito meses, desde 1º de outubro de 2008 (de R$ 1,918). Na BM&F, a moeda norte-americana terminou a R$ 1,9535 (-0,84%).

No mercado de câmbio, durante à tarde, quando o dólar spot atingiu o piso intraday de R$ 1,940 às 15h11, o Banco Central realizou o leilão diário de compra, em que fixou a taxa de corte em R$ 1,9435 – valor pouco acima da taxa do pronto naquele momento. (AE)








http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=114226&intIdEdicao=1795

Vendas de carros novos na França aumentaram 12,4% em maio

As vendas de carros novos aumentaram 12,4% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado


Foto: http://finissimo.com.b
Leia Também
Paris, 2 jun (EFE).- As vendas de carros novos aumentaram 12,4% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, com um total de 207.287 emplacamentos, anunciou hoje o Comitê de Fabricantes Franceses de Automóveis (CCFA, em francês).

Em número de dias úteis comparáveis, o aumento de maio foi de 18,6%, destacou o CCFA, em comunicado.

Os números do mês passado marcam uma recuperação significativa, depois da redução de 7% que tinha sido registrada em abril.

Nos cinco primeiros meses do ano, as vendas de veículos particulares totalizaram 897,218 mil unidades, o que significou uma baixa de 1,3% em relação ao mesmo período de 2008.

No entanto, em número de dias úteis equivalentes, entre janeiro e maio, os emplacamentos tiveram alta de 0,6%.

Diante da crise do setor do automóvel, o Governo francês tinha iniciado no começo de dezembro do ano passado um plano pelo qual os proprietários que comprassem um veículo pouco poluente - que emita menos de 160 gramas de CO2 por quilômetro - receberiam um bônus de mil euros.

Em troca, o proprietário deveria enviar para desmonte o outro carro de mais de dez anos que possuíssem.

O Executivo tinha calculado que este programa deveria gerar a venda de cerca de 100 mil veículos este ano, com um custo de 220 milhões de euros para os cofres públicos. EFE

Vendas de carros novos na França aumentaram 12,4% em maio

Fonte: G1








http://www.portalmaratimba.com/noticias/news.php?codnot=243875

Vaza a capa da 'Playboy' da ex-BBB Francine


02 de junho de 2009 • 10h28 • atualizado às 10h37
Capa da 'Playboy' de Francine vaza na internet
Capa da 'Playboy' de Francine vaza na internet
02 de junho de 2009
Divulgação

Regina Rito

Rio de Janeiro





A capa da Playboy com a ex-BBB Francine caiu na rede. As fotos são de Maurício Nahas. Nesta quarta-feira (3/6) tem coletiva de imprensa em São Paulo, mas a revista só chega às bancas na próxima terça-feira (9/6).

Max e Francine vão se "casar" no Roça in Rio - Arraial da Providência, de 19/6 a 21/6, no Jockey Club. Como prometido, o casal experimentou nesta segunda (1/6) seus respectivos trajes de noivos caipiras. "Casamento agora não, mas uma mini-Fran já está nos planos", disse o milionário, que vai morar com a namorada em uma casa alugada na Barra. Eles só vão se mudar quando comprarem todos os móveis do lar doce lar.





http://diversao.terra.com.br/gente/interna/0,,OI3800485-EI13419,00-Cai+na+web+a+capa+da+Playboy+da+exBBB+Francine.html

Airbus 330 sofreu pane e despressurização da cabine

Air France recebeu mensagem automática que indicava problemas no voo 447 antes da entrada no espaço aéreo do Senegal

Agência Estado
Tamanho do textoA+A-
Avião modelo Airbus 330 fazia a rota Rio de Janeiro-Paris
Avião modelo Airbus 330 fazia a rota Rio de Janeiro-Paris

Forte turbulência, repentina despressurização, raio e até um improvável atentado terrorista a bordo. Ainda é amplo o leque de hipóteses para explicar o desaparecimento do Airbus A330 da Air France, domingo à noite, no Oceano Atlântico. As únicas informações seguras obtidas até agora pelas autoridades aeronáuticas do Brasil e da França partiram do sistema Eicas - dispositivo que transmite para a companhia dados sobre o funcionamento dos motores e dos principais equipamentos do avião - que comunicaram pane elétrica e despressurização.

>>Fique por dentro do desaparecimento do Airbus 330
>>Acompanhe cobertura do Voo 447 pelo mobile site Abril.com
>>Lista dos brasileiros confirmados no Voo 447
>>Telefones de apoio a familiares dos passageiros e tripulantes
>>Veja o trajeto do avião entre Rio e Paris

Antes de entrar no espaço aéreo do Senegal (África), a Air France diz ter recebido uma mensagem automática com três dados: despressurização da cabine; power off (indicativo das turbinas com potência mínima) e falha no sistema elétrico. Segundo especialistas, no entanto, essas informações não levarão a nenhuma conclusão. Só terão relevância após serem analisadas com vários outros dados. Isoladas, as mensagens de despressurização e redução da potência dos motores não são consideradas tão preocupantes.

A situação se torna crítica conforme surgem outras panes, principalmente no sistema elétrico do avião. Diferentemente dos aviões da família Boeing, mais “mecânicos”, os Airbus são construídos sobre uma plataforma altamente informatizada. E, para investigadores militares, é remota a hipótese de que uma forte turbulência ou um raio sejam os únicos responsáveis pela provável queda da aeronave. A fuselagem dos aviões é projetada para suportar intempéries até dez vezes mais severas do que as piores já registradas na história da aviação. As aeronaves têm uma eficiente blindagem elétrica. Uma turbulência, por mais forte que seja, também não seria suficiente para derrubar o avião.

Além do desaparecimento incomum, chama a atenção das autoridades o fato de que o sistema ELT, que emite sinais de emergência, não ter funcionado. Dentro das caixas-pretas, o ELT transmite sinais de socorro após a aeronave sofrer forte impacto. Em 2006, após se chocar com o jato Legacy, o ELT do Boeing 737 da Gol deixou de funcionar, porque o avião havia se desintegrado no ar, o que pode ter ocorrido com o A330 da Air France. O ELT pode estar em águas tão profundas que os sinais não conseguem atingir a superfície.

Leia mais notícias de Brasil
Leia mais notícias sobre desastres aéreos






http://www.abril.com.br/noticias/brasil/voo-477-teve-pane-despressurizacao-cabine-474531.shtml

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Piauí buscará ajuda do governo federal para área alagada

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), vai a Brasília na próxima terça-feira apresentar à Secretaria Nacional da Defesa Civil um relatório parcial sobre a área ao norte do Estado atingida pelo rompimento da barragem Algodões I. O documento vai conter uma lista do que precisa ser reconstruído na região.

Dias reuniu-se neste domingo com prefeitos dos dois municípios arrasados pelas águas e os orientou sobre como organizar documentos para que o Estado possa pedir auxílio ao governo federal.

A barragem cedeu na quinta-feira, deixando sete mortos, 2 mil desabrigados, 973 desalojados e 80 feridos. As buscas por desaparecidos continuam. Na reunião de hoje, o prefeito de Cocal da Estação, Fernando Sales, informou que há 23 comunidades atingidas, sendo 14 isoladas. A prefeita de Buriti dos Lopes, Ivana Fortes, estimou que haja 450 famílias atingidas, 250 desalojados e 150 casas destruídas.

AE
Imagem da Barragem Algodões 1, antes do rompimento

Dias determinou a criação de um grupo de trabalho com representantes da comunidade e das três esferas de poder, para fazer uma avaliação técnica do incidente. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), responsável por áreas de barragem, coordenará o trabalho e uma técnica indicada pelo governo federal prestará assessoria à equipe. "Não vamos tomar nenhuma decisão sem ouvir a comunidade", afirmou Dias por meio de nota. O coordenador da Defesa Civil em Cocal, Alexandre Lucas, sugeriu a formação de três grupos para atuar nas áreas de soluções emergenciais, infraestrutura e suporte às famílias.

A Defesa Civil Municipal de Buriti informou há pouco que mais de 200 famílias estão abrigadas em colégios e casas de acolhida. As equipes de resgate e atendimento à população são formadas por integrantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e por assistentes sociais. A assistência social faz ainda entrevistas com as famílias atingidas pela tragédia. As informações devem constar do formulário que será levado pelo governador do Estado a Brasília.

As famílias que foram desabrigadas em Cocal da Estação e Buriti dos Lopes, terão suas casas reconstruídas pelo governo do Estado. Segundo o prévio das perdas nas duas cidades e no município de Cocal dos Alves, 650 casas foram destruídas após o rompimento da barragem.

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado, Marcelino Fonteles, disse que as famílias ainda não devem voltar para as regiões atingidas pelo alagamento.

Hoje, os soldados do Exército, utilizando helicóptero da Força Aérea, distribuíram 1.200 cestas de alimentos em dez povoados cujo acesso só é possível por via aérea.

Rompimento

De acordo com o governo do Estado, na tarde da última quarta-feira, dez milhões de metros cúbicos de água escaparam instantaneamente por um rombo de quatro metros na parede da barragem, originando uma onda devastadora com dez metros de altura. Outros 40 milhões de metros cúbicos escorreram devagar pela abertura, que aumentou para 50 metros.

O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Norbelino Lira de Carvalho, disse que o rompimento de Algodões 1 aconteceu após uma chuva de 106mm durante 4 horas na região da represa. “Acontece uma chuva dessa intensidade sobre uma barragem já fragilizada e em recuperação, em época atípica, quando não costuma mais chover nessa região. Além disso, choveu muito no Ceará, onde está a nascente do Pirangi. Posso dizer que foi um acidente da natureza”, afirmou.

A empresa Água e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) enviou água potável para a região e, para garantir que o abastecimento na cidade continue, instalou dois geradores por causa do corte no fornecimento de eletricidade.

O sinal de telefonia celular foi restabelecido no local por uma operadora. Em caráter emergencial, dez escolas e ginásios de esportes já estão funcionando como abrigos provisórios. “Foi um verdadeiro tsunami”, reconheceu o governador do Estado, Wellington Dias, depois de sobrevoar a área.

Cerca de 2,5 mil famílias tinham sido retiradas do local por precaução, e retornaram na última semana por determinação do engenheiro responsável pela obra, Luís Hernane de Carvalho.

O procurador da República Kelston Lages informou que o Ministério Público Federal está colhendo informações sobre o caso. O Ministério Público do Estado também avalia se a responsabilidade pelo rompimento da barragem é do engenheiro ou do Estado.

iG
Região de Buritis dos Lopes e Cocal

A presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura, informou que o governador determinou a criação de um comitê técnico para avaliar o ocorrido.

Segundo ela, também foi determinado pelo governador que a Secretaria de Segurança instaure um inquérito para apurar as responsabilidades pelo rompimento da estrutura.

Mais de 100 militares, entre bombeiros e policiais de Teresina e de Parnaíba, foram enviados para o local, assim como cinco helicópteros para ajudar no resgate das pessoas que estão em áreas isoladas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, já disponibilizou cestas e alimentos, material de limpeza e colchões, cobertores, travesseiros e filtros.

(Com informações das agências Estado e Brasil)

Barragem se rompe no Piauí

Leia também:

Leia mais sobre chuva no Nordeste


Receba esta notícia no celular






http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/05/31/piaui+buscara+ajuda+do+governo+federal+para+area+alagada+6453901.html

Airbus A330-200 não tem registro de acidente fatal em voo comercial


O avião da Air France fotografado em 2006. Cortesia: Air Team Images

O avião passou por manutenção em abril deste ano

O modelo de avião Airbus A330-200, como a aeronave da Air France que desapareceu nesta segunda-feira no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris, é utilizado em voos de longa distância há 11 anos e não registrou nenhum acidente fatal em voos comerciais.

Até hoje, este modelo sofreu apenas dois acidentes por falha nas turbinas. Em 2001, um voo da Transat que fazia o percurso do Canadá a Portugal perdeu a energia depois do vazamento de combustível ao sobrevoar o Oceano Atlântico. Nenhum dos passageiros a bordo ficou ferido.

Em 2003, a turbina de um avião da Edelweiss Air explodiu ao decolar no aeroporto de Miami. Na ocasião, também não houve feridos.

O Airbus A330-200 mede 58,8 metros de comprimento, tem capacidade média e comporta 253 passageiros em três classes. Equipado com duas turbinas, o avião pode alcançar uma altitude de cruzeiro de 12,5 mil quilômetros e atingir a velocidade máxima de 913 km/hora.

Atualmente, 341 aeronaves deste modelo estão em uso por diversas companhias aéreas. Além da Air France, a KLM, a TAM, a Turkish Airlines - entre outras empresas comerciais - também possuem o A330-200 em suas frotas.

Experiência

Segundo um comunicado da Air France, os pilotos responsáveis pelo voo 447, que desapareceu nesta segunda-feira, eram bastante experientes.

O comandante já tinha 11 mil horas de voo - 1,7 mil apenas nos modelos A330 e A340. Um dos dois co-pilotos possui 3 mil horas de voo, sendo 800 no modelo, e o outro, 6,6 mil horas de voo, sendo 2,6 mil no Airbus A330 e no 340.

A Airbus afirmou que a aeronave já havia realizado, desde que começou a operar, em 2005, 2,5 mil voos, totalizando 18,8 mil horas de voo.

De acordo com a Air France, a última visita de manutenção da aeronave foi realizada em 16 de abril de 2009.





http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/06/090601_aviao_modelo_np.shtml

Gotas Bíblicas



A Palavra Que Subsiste Eternamente | Pr. Olavo Feijó

Isaías 40:8 - Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Ao comentar o caráter fortuito de nossa vida Isaías, por contraste, enfatiza a natureza eterna da palavra divina: "Seca-se a erva e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Isaías 40:8).

As coisas desta nossa vida parecem tão fortuitas que, às vezes, alguns perguntam se existe alguma coisa que valha à pena. Amizades, antes permanentes, agora são transitórias. Verdades, antigamente reverenciadas, hoje são zombadas como falta de realismo. E não faltam crentes, hoje em dia, que não fazem negócio com crente...

É essencial acreditar que "a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". É isto que impede sermos transformados em joguete da história. A Bíblia afirma que o Senhor é o mesmo "hoje, ontem e para sempre". Se Ele nos libertou ontem, porque deixará de fazê-lo amanhã? De acordo com os profetas do Antigo Testamento, quando o Senhor diz que "abençoará", na realidade Ele "já abençoou". É só uma questão de esperar, para descobrirmos a bênção. Nada de ervas secas ou flores caídas: a palavra do Senhor subsiste eternamente.








http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=1fb59ar98y0jr&shva=1#inbox/1219a93c9c0fca77

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails