Pesquisa personalizada

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Esta foto é do último dia (22 de Junho 2009) da festa dos 98 anos da Assembleia de Deus Belém PA no Templo sede da Igreja Mãe das Assembleias de Deus, no Brasil e no mundo.

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

LIÇÃO 09

30 DE AGOSTO DE 2009.

TEMA – OCRENTE E AS BENÇÃOS DA SALVAÇÃO

TEXTO ÁUREO - "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não 56 na minha presença ma, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor" (Fp 2.12).

VERDADE PRÁTICA – Cremos na necessidade e na possibilidade termos uma vida santa diante de Deus e dos homens.

HINOS SUGERIDOS 20, 45, 311.

LEITURA BIBLICA 1 João 3.6-10

6 - Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.

7 - Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.

8 - Quem comete o pecado é do Diabo; porque o diabo peca desde o principio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as ohms do diabo.

9 - Qualquer que e nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque e nascido de Deus.

10 - Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo. Qual­ quer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão o é de Deus.

INTRODUÇÃO

Ao tomar conhecimento do amor de Deus e aceitar Jesus e seu plano divino de salvação, o homem recebe de Deus a vida eterna - a maior dádiva que existe. Entretanto, para manter esta comunhão, e necessário ser diligente e produtivo com aquilo que recebeu do Senhor. Por isso, esta lição tem como objeti­vo principal despertar-nos para um apego maior aos fundamentos da fé e aos princípios básicos da Bíblia. Somente através das Sagradas Escrituras, é possível ter uma vida de compromisso absoluto com Deus, de forma que ela não seja somente conceitual e teórica, mas prática, as­ sim como modo de viver de Cristo e de seus discípulos.

I. A POSIÇÃO DO CRENTE DIANTE DO PECADO

O homem que vive a pecar, sem ter tristeza ou arrependimento de suas mas ações, comporta-se como se a lei divina não existisse. Sua atitude demonstra rebelião continua e deliberada contra o Senhor (2 Pe 2.1 0,12).O salvo é diferente, pois sua vida reflete o desejo de servir a Deus (Mt 5.16).

1. Cristo veio para destruir as obras de Satanás. A principal missão do Diabo e opor-se a Deus e aos seus pianos, instigando a rebelião contra o Senhor e a sua lei. 0 Inimigo de nossas almas opera no mundo, porem, em breve estaremos livres de sua tirania, e toda a sua obra destrutiva cessara (Ap 20.10).

2. A morte de Jesus tornou possível viver em santidade. Ainda que requeira uma grande renuncia, Jesus espera que seus seguidores rompam definitivamente com a pratica do pecado (Mt 5.29,30; 18.8,9). A Bíblia declara que quem permanece em Cristo o peca (1 Jo 3.6). Isto e, não vive na prática do pecado, pois tem um "sistema de alerta" que o preveni contra a transgressão: as advertências do Espírito Santo que nele habita (Tg 4.5). A Bíblia e enfática ao dizer que uma pessoa que vive a pecar não conhece a Jesus (3 Jo v. 1 1).

3. Viver na pratica do pecado e incompatível com o ministério do Espírito Santo. Uma das tarefas do Espírito Santo e a implantação da nova natureza no crente Jo 3.5-8). Quando o homem recebe esta nova natureza ao aceitar a Cristo como seu Salvador e Senhor, passa a fazer parte da família de Deus (Ef 2.19). Essa nova natureza proveniente de Deus reflete o caráter de Cristo, produzido no crente pelo Espírito Santo (GI 5.22-24).

II. O CRENTE E SUA COMUNHAO COM DEUS

É impossível ao homem viver sob a orientação das Sagradas Escrituras, sem que se debruce sobre ela com o propósito de aprender o seu conteúdo Jo 5.39). Quanto mais o homem dedica-se a Deus, menos tempo e oportunidade tem para pecar. Sua vida vai, paulatinamente, sendo moldada e transformada pelo Espírito Santo, e ele torna-se cada vez mais contrario ao pecado (SI 119.11; Ef 4.22-24). Algumas atitu­des auxiliam-nos a estreitar a nossa comunhão com Deus. São elas:

1. Meditação na Palavra de Deus. A meditação unida a oração e a maneira mais produtiva de o crente desenvolver o seu conhecimento da Palavra de Deus e seus valores.Pela meditação, estudo e oração, o crente "come" a Palavra de Deus, isto e, apropria-se dela Jr 15.16). Meditamos quando submetemos a nossa mente ao que Deus e, no que Ele em Cristo fez e faz por nos e no que Ele quer de nos (CI 3.1,2). Esta e uma santa e bendita atividade na qual o crente deve se ocupar todos os dias Js 1.8; SI 1.2; 119.97). Paulo insta com os irmãos filipenses para que disciplinem e ocupem suas mentes com o que for verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso e louvável (4.8). Ao jovem pastor Timóteo, ele recomenda meditar e ocupar-se para ser operoso (1 Tm 4.15).

2. Orão. A oração e a maneira direta de o crente falar com Deus. Orar não e um monólogo, mas um diálogo do cristão e Deus, como filho e pai. A oração e uma pratica indispensável a vida de todo crente em Jesus. Ela é o instrumento provido pelo Eterno, através do qual podemos nos dirigir a Ele como o Concessor da grande salvação e a Jesus Cristo que a executou quando morreu em nosso lugar Jo 15.16; 16.23). A oração e um meio de comunhão entre Deus e o crente, e deve ser um exercício espiritual voluntário, almejado, indispensável e constante em nossa vida.

3. Jejum. A prática do jejum, juntamente com a oração, é recomendada biblicamente (Mt 17.21). Inúmeros crentes negligenciam a observação do jejum como ensina a Bíblia, e por fim o abandonam de vez. Alem do seu valor espiritual, o jejum ensina o crente a disciplinar seus apetites carnais, fortalecendo sua vida espiritual. Jesus jejuou e ensinou seus discípulos a jejuar. Ele disse: "[ ... ] quando jejuardes" (Mt 6.16), 0 que deixa claro que esta era uma pratica de cunho espiritual na vida de seus discípulos (Mt 9.15; 17.21; Lc 2.37; At 13.2,3; 14.23).

4. Imitar o exemplo de quem manteve comunhão com o céu. Jesus é o maior exemplo de uma vida de oração. Ele orava costumeiramente (Lc 22.39; Lc 5.16; Jo 12.20-28; 17.6-19) e nos ensina que devemos orar para que não caiamos em tentação (Mt 26.41). o Filho de Deus ensinou seus discípulos a orar, deixando claro que a ora!;ao e parte integrante e fundamental da vida crista. Varias vezes Ele expressou: "quando orares"; "mas tu quando orares"; "e orando"; "portanto vós orareis" (Mt 6.5,6,7,9).

Paulo, um exemplo de fé, come­çou a sua vida cristã com oração (At 9.9,11). Ele admoestava os irmãos a uma vida de constante ora!;ao. Em suas cartas Ele recomenda ao crente orar sem cessar (1 Ts 5.17), isto é, "em todo tempo, com toda oração e suplica" como um dos procedimentos na guerra contra o mal, bem como condição para manter-se firme na fé (Ef 6. 10-19).

Nenhum ser humano tem, em si mesmo, mérito algum diante de Deus, mas através do nome de Cris­to, podemos esperar respostas para as nossas orações Jo 14.13,14; 1 Tm 2.5). Em nossa jornada terrena é preciso buscar do Senhor forças espirituais para vencer as astutas ciladas do Maligno (Mt 6.13).

III - A SALVAÇÃO NOS HABILITA PARA O SERVIÇO CRISTÃO.

O homem é apenas um servo. A Bíblia nos ensina essa verdade de maneira muito clara (Fp 2.7,8). Quando alguém aceita ao Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, deixa de ser "servo do pecado" Jo 8.34), e passa a ser servo de Deus (1 Co 7.22; Gl 1.10), devendo, a partir de então, ser aplicado a Obra do Se­nhor e servo da Igreja (1 Co 9.19).

1. Nosso primeiro e maior exemplo. A vida de serviço do cristão deve ser espelhada em Jesus. O Mestre ensinou que não veio para ser servido, mas para servir (Mt 20.28), assim Jesus fez a vontade do Pai e realizou a sua obra o 4.34; 9.5). Ele disse: "Se alguém me serve, siga-me" Jo 12.26a); logo, Cristo nos tem como servos, isto é, pessoas comprometidas com a sua Obra.

2. Os crentes da igreja primitiva muito cedo se dedicaram ao trabalho do Reino de Deus (At 1.8; 8.4). Dorcas é um gran­de exemplo, servindo às vvas e outros necessitados da igreja (At 9.36-39). Paulo apresenta uma galeria de homens e mulheres que se deram ao serviço do Senhor na igreja em Roma (Rm 16). Onesífero saiu a procurar em Roma o cárcere onde Paulo se encontrava e só assim Titeo recebeu a sua segunda carta (2 Tm 1.16,1 7). Ao confiar tarefas especiais ao jovem pastor Titeo, Paulo lhe mandou ocupar­-se em tarefas ministeriais práticas e funcionais (1 Tm 4.15).

CONCLUSÃO­

Quando o crente tem a consciência e a disposição de buscar o seu crescimento e aperfeiçoamento espirituais, Deus, por sua graça o fará alcaar essas bênçãos e neste ato o precioso nome de Jesus é glorificado.

Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.






http://costa-transformando.blogspot.com/2009/08/escola-biblica-dominical_28.html

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails