Pesquisa personalizada

sábado, 13 de fevereiro de 2010

HOMOSSEXUALIDADE




     


É fácil falar sobre homossexualidade de acordo com esta citação: “Deus criou Adão e Eva”, disse o pregador, procurando provocar um riso barato, “não Adão e Evaldo”.
Entretanto, atrás das letras garrafais que se referem a gays, lésbicas, travestis e homossexuais, repousa uma grave realidade: talvez algo como 10 por cento da população em geral já questionou sua tendência sexual uma vez ou outra. E pelo menos 10 por cento da sua própria congregação pode ter lutado com a realidade de ter um amigo, pai ou mãe, irmão, primo, tio ou cônjuge homossexual.
E as pessoas que se sentem “puxadas”para esta direção tentam de tudo- oração, jejum, trabalho missionário e casamento- para tranqüilizar sua luta interior. O índice de suicídio entre jovens homossexuais é tremendamente desproporcional comparado com o da população em geral.
Este é um assunto que precisa ser tratado com seriedade e sensibilidade.
Será que é sua imaginação, ou será que praticamente todos os programas de televisão têm um personagem homossexual que é tão “normal” quanto os outros? As referências ao homossexualismo estão em toda a parte: de filmes aparentemente inocentes até as tramas das novelas de TV.
Leia Gênesis 1:26-28. O que você nota sobre o ideal de Deus para Suas criaturas humanas?
Leia Levítico 18:22 e 20:13; Romanos 1:27. Nesses versos, Deus reconhece a existência do homossexualismo, mas esse é um estilo de vida contra o qual Ele alerta Seu povo.
Todos nós fomos criados como seres sexuais. Nossos genes, hormônios, aparência, comportamento e tradições – até o nosso processo de raciocínio – tudo isto reflete nossa sexualidade.
A sexualidade é um presente de Deus. Mas as evidências de que esse presente pode ser mal utilizado podem ser encontradas em processos de divórcio, casas de detenção juvenil e nas manchetes sórdidas dos jornais de todos os dias. Muita dor e sofrimento poderiam ser evitados se vivêssemos de acordo com os ideais de Deus, mas, infelizmente, às vezes fazemos escolhas erradas.
O ideal de Deus sempre foi de que as relações sexuais sejam reservadas para ser praticadas com alguém do sexo oposto e dentro do contexto exclusivo do casamento (1 Timóteo 5:22).
Você está vivendo uma fase de exploração e descoberta de suas crenças, personalidade, sexualidade, relacionamentos, etc. Tais pensamentos não tornam ninguém homossexual. A homossexualidade é quando alguém tem sentimentos persistentes de atração por pessoas do mesmo sexo, e aversão, ou indiferença, ao contato físico com alguém do sexo oposto. Passe tempo com Deus, e analise seus sentimentos e pensamentos.
Embora nunca cheguemos aos padrões de perfeição de Deus, enquanto vivermos neste mundo, Ele decidiu nos justificar gratuitamente, para cobrir nossa pecaminosidade com Seu caráter perfeito. Não importa em que somos tentados – mentir, roubar, colar, desrespeitar nossos pais ou nos envolver em atividades homossexuais imorais – Deus nos ama assim mesmo.
Aceitar Seu amor é o primeiro grande passo na direção de aceitar-se como você é. Embora você não seja perfeito, Deus o ama com um amor perfeito. Não importa quais as suas lutas, os sentimentos dEle nunca mudam. Deus quer ajuda-lo a vencer as coisas que atrapalham seu relacionamento com Ele.
Leia Romanos 12:1,2. Entregue sua sexualidade a Deus.
A sexualidade é uma parte importante de nossa vida, mas não é a única. Deus pode torná-lo uma pessoa completa de várias formas.
Não temos o direito de magoar ou julgar ninguém. Insultos magoam; não importa quem você seja. Resista à pressão da mídia e de seus colegas, de causar dor a qualquer pessoa que seja diferente de você. Muitos homossexuais são solitários, e quase não tem amigos. Muitas vezes se afastam das pessoas porque se sentem condenados pelos outros.
O verdadeiro cristianismo significa eliminar um pouco do sofrimento do mundo oferecendo amizade a alguém que você tem a tendência de marginalizar. (Mateus 7:12). Embora não devamos justificar ou apoiar o pecado, devemos amar o pecador.
Deus criou a sexualidade humana saudável, e nunca planejou que o homossexualismo existisse; Ele não desejava que quaisquer resultados do pecado estivessem presentes em nossa vida. Mas o pecado e a tentação são realidades no mundo de hoje. (Apocalipse 22:15).
Precisamos escolher viver uma vida santa e pura apesar das tentações que sofremos. Deus está sempre de braços abertos a nos receber, aceitar e perdoar quando realmente nos arrependemos de nossos pecados.




Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara



Liberdade








quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ABORTO




     


A vida é preciosa. Ela é nossa e tudo o que levaremos para o Céu quando Jesus retornar.
Aborto, definido como “qualquer ação com objetivo de colocar fim à gravidez já iniciada”, é uma questão ardentemente discutida que tem sido fonte de controvérsias por séculos.
Mas, as decisões sobre a vida devem ser feitas no contexto de um mundo caído. O aborto nunca é um ato de pequenas conseqüências morais. Assim, a vida pré-natal nunca deve ser irrefletidamente destruída. O aborto somente deveria ser praticado por motivos muito sérios. O aborto é um dos trágicos dilemas da degradação humana. As atitudes condenatórias são impróprias para os que aceitaram o evangelho. Os cristãos são comissionados a ser tornar uma comunidade de fé amorosa e carinhosa, auxiliando as pessoas em crise ao considerarem as alternativas.
Em 1973, a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou a legislação de 48 Estados do país, que proibiam ou limitavam os abortos a situações de risco de vida ou estupro. Pense nisto: nos Estados Unidos, uma gravidez, em cada quatro, termina em aborto.
Em 14 áreas metropolitanas, os abortos ocorrem em maior número que os nascimentos. Três abortos são praticados a cada minuto; 4.200 abortos por dia, num total de mais de 21 milhões desde que a Suprema Corte legalizou o aborto em 1973. Menos de três por cento de todos os abortos são realizados por motivos como defeitos do feto, estupro, incesto ou perigo de vida para a mãe. Leia Êxodo 23:7 e Deuteronômio 24:16.
Um estudo realizado para definir o estado emocional de mulheres após fazerem um aborto, revelou o seguinte: 87% relataram aumento de seus sentimentos de culpa; 78% aumento da tristeza; 76% aumento da depressão e remorso; 67% aumento da raiva que sentiam; e mais de 60% lutavam contra um sentimento de vergonha e amargura em relação à sua decisão de abortar.
O trauma emocional experimentado por mulheres que fizeram um aborto é enorme. Garotas que fazem abortos para continuar estudando, geralmente acabam parando de estudar assim mesmo. Garotas que são pressionadas pelos namorados e pais para fazerem um aborto, geralmente ficam emocionalmente abaladas por essa experiência.
Uma das questões mais discutidas do aborto é: exatamente quando começa a vida humana? Inicia-se no momento da concepção? (Salmo 139:13-16, Jeremias 1:5.
A promessa de vida eterna está em Cristo, mas como a vida humana é mortal, os seres humanos enfrentam questões difíceis com relação à vida e à morte. Assim, leia as seguintes diretrizes sobre o aborto, com base na Bíblia:
  • A vida humana antes do nascimento é um magnífico presente de Deus. O ideal de Deus para os seres humanos afirma a santidade da vida humana, à imagem de Deus e requer respeito pela vida pré-natal.



  • O aborto é um dos dilemas trágicos da humanidade caída.



  • A igreja, como uma comunidade de apoio, deveria expressar seu compromisso com o valor da vida humana de maneiras práticas e tangíveis.



  • A igreja não serve como consciência de indivíduos; entretanto, a mesma deveria proporcionar orientação moral. Abortos feitos por questões de controle de natalidade, seleção de sexo, ou conveniência, não são aprovados pela igreja. Em certas situações as mulheres podem enfrentar circunstâncias excepcionais que apresentam sérios dilemas morais ou médicos, como uma ameaça à vida da mulher grávida, sérios perigos à sua saúde, graves defeitos congênitos diagnosticados no feto, e gravidez resultante de estupro ou incesto.



  • Os cristãos reconhecem que em primeiro lugar, e acima de tudo, têm responsabilidades perante Deus. Eles procuram um equilíbrio entre o exercício da liberdade individual e suas responsabilidades diante da comunidade religiosa e da sociedade como um todo, bem como as leis que a regem.



  • As instituições da igreja deveriam receber orientação de forma a desenvolver suas próprias políticas institucionais em harmonia com este documento.



  • Os membros da igreja deveriam ser encorajados a participar no constante debate sobre suas responsabilidades morais com relação ao aborto, e à luz dos ensinos das Escrituras. 






  • Por: Dc.Alair Alcantara


    Liberdade





    quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

    AIDS




        


    Aids é uma sigla que foi formada com as palavras Síndrome da Imuno-Deficiência adquirida. É causada por um vírus chamado HIV.
    Várias infecções e doenças específicas alertam os médicos de que o estado positivo de uma pessoa está se transformando em Aids.
    As pessoas podem viver anos sem saber que têm o vírus HIV e com isso, transmitir o vírus para outra pessoa.
    Leia Lucas 5:12. Nos dias de Jesus, aqueles que sofriam com a lepra eram tratados rudemente por causa de sua doença. Pensava-se que aquela doença acometia pessoas por causa de algum pecado que houvessem praticado. Na verdade, havia muita falta de informação sobre a lepra naquele tempo; é muito semelhante ao que acontece hoje com a Aids.
    Embora seja causada por um vírus, a Aids é uma doença transmitida pelo sangue, ou sexualmente. Não se contrai o vírus com apertos de mão, abraços, espirros; usar utensílios (limpos) como pente, lápis, vaso sanitário. Em poucas palavras, o HIV não é transmitido por contatos casuais por ser simpático e amigável com pessoas que tenham HIV/AIDS.
    O HIV pode entrar no corpo através de injeções intravenosas, ânus ou reto, vagina, pênis, boca e outras membranas mucosas, ou cortes e machucados. Uma pele saudável e intacta é uma excelente barreira contra o HIV.
    Estudos adicionais descobriram que dentre aqueles que têm o HIV, 75% dos homens e 40% das mulheres mentem para conseguir praticar sexo, mesmo que saibam que vão infectar o parceiro sexual.
    Até os especialistas das instituições de saúde, que não se declaram cristãos, concordam:
  • Não praticar relações sexuais é a forma mais eficaz de evitar o HIV;



  • Como prevenir-se da infecção do HIV: abster-se do sexo;



  • A abstinência é a única forma 100% segura de evitar a infecção do HIV pelo sexo.



  • O sexo tem efeito poderoso sobre as pessoas. Foi por isso que Deus o criou, e é por isso que a experiência foi planejada para ser compartilhada dentro do casamento e com apenas um parceiro. Envolver-se em atividade sexual fora do casamento é algo perigoso.
    Aqueles que são sexualmente ativos porque sentem que está faltando algo em suas vidas, deveriam pedir a orientação de Deus para encontrar maneiras positivas e saudáveis de preencher este vazio. Podem desenvolver amizades sólidas, servir a outros, envolver-se em hobbies e passatempos positivos. O aspecto mais maravilhoso de Deus é que Ele quer que sejamos felizes, com uma felicidade que só Ele pode dar. Mas Ele não força ninguém a amá-lo ou obedecer-lhe. Qualquer pessoa não casada que pratique sexo com outra pessoa não tem um verdadeiro relacionamento com Deus.
    As pessoas sexualmente ativas que não praticam os princípios de Deus dentro do casamento, estão vivendo em perigo.
    Os profissionais da área de saúde afirmam que a maneira mais segura de prevenir a infecção é manter um relacionamento fiel e mutuamente monogâmico com outra pessoa que também não esteja infectada. E, segundo os princípios divinos, dentro do casamento.
    Faz sentido esperar!
    Mais uma coisa. Alguns adolescentes têm sido muito criativos de forma a praticar o sexo e ainda assim manter a virgindade – pelo menos tecnicamente. Esses devem considerar a seguinte pergunta: Estou envolvido em práticas que glorificam a Deus em meu corpo e espírito, que pertencem a Ele?
    Qual foi o plano original de Deus para os relacionamentos? Leia Gênesis 1:26-27; Gênesis 2:7 e 20-25.
    Quando Deus terminou de criar Adão, Ele não achou que Sua obra estava completa. Ele planejou Adão para ter uma companheira humana que o completasse. Deus fez Adão e Eva para compartilharem um amor tríplice: espiritual, emocional e físico. Pense nisso como um triângulo de amor. Sem um lado do triângulo, o que você teria? Todos os tipos de combinações, certo? Assim como um triângulo não é completo – nem é um triângulo se os três lados não tiverem presentes – o plano de Deus para o mais íntimo relacionamento humano não é completo sem todas as partes necessárias. Se você tentar excluir uma delas, não terá o amor como Deus o planejou. E você encontrará todos os tipos de combinações (homossexualismo, fornicação, adultério, poligamia, estupro, abuso ou vício sexual, incesto, pedofilia, pornografia e tantos outros).
    Os praticantes desse tipo de coisa desvalorizam a criação de Deus: desvalorizam a si mesmos e às suas vítimas. Estão presos, como numa armadilha, por suas próprias práticas deturpadas. Se dependerem de seu próprio poder, eles nunca poderão ser os mesmos outra vez. As pessoas que são vítimas dessas práticas têm dificuldades para acreditar num Deus de amor. Confiar nEle parece quase fora de questão.
    Se você quer experimentar o amor da forma planejada por Deus, Ele está pronto e disposto a trilhar esse caminho junto com você. Mesmo que tenha tentado à sua maneira, Ele o fortalecerá para que você faça a coisa certa e deixe para trás as práticas que o magoaram e a outros também. Ele pode curar sua dor.





    Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara




    Liberdade





    terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

    PORNOGRAFIA




         


    A pornografia pesada combina o sexo com violência e todas as perversões imagináveis.
    A pornografia é uma expressão de egoísmo. O conceito é: “Você não precisa estar num relacionamento amoroso dentro do casamento para ter prazer sexual. Não é preciso levar em consideração as necessidades e sentimentos de qualquer outra pessoa. Você e os seus desejos é que importam”.
    A pornografia retira a visão que temos do Criador, e nos convida à adoração de nossos desejos sexuais. A Bíblia chama isto de luxúria.
    No contexto apropriado, o desejo sexual não é mau; é plano de Deus que o marido e a esposa desejem um ao outro. Entretanto, quando o desejo se concentra naquilo que não é nosso, Satanás consegue nos colocar exatamente onde quer.
    Muitas pessoas olham para as leis e as instruções de Deus e as vêem como restrições à diversão. Muitas vezes esquecemos que é justamente porque Deus nos ama que nos dá mandamentos e instruções sobre como viver. Há muito sofrimento e tristeza que podem ser evitados se seguirmos os conselhos de Deus.
    O que significa o fato de que seu corpo é o templo do Espírito Santo? Como você honra a Deus com seu corpo?
    O pecado sexual é algo com o qual as pessoas têm lutado há milhares de anos. Deus sabe que a luxúria é uma tentação muito forte para homens e mulheres, jovens e velhos. Era assim nos tempos bíblicos, e é assim hoje.
    Jesus chama o pecado pelo nome. Ele não deixa de nos amar quando pecamos, mas deseja que nos acheguemos a Ele quando lutamos contra a tentação e o pecado. Você ou alguém que você conhece pode estar lutando contra a tentação da pornografia ou da luxúria.
    Vamos honrar a Deus em todas as coisas. Vamos honrá-lo com a nossa mente e o nosso corpo, com nossos olhos e ouvidos. Em nossa busca por pureza não precisamos lutar sozinhos. Jesus conhece a batalha e estará conosco até o fim.




    Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara



    Liberdade






    segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

    VIOLÊNCIA




        


    O que leva alguém a passar dos limites da raiva e agredir outros com tanta violência, sem preocupar-se consigo mesmo ou com as pessoas a quem está ferindo? Obviamente, a violência – e a dor que ela acarreta – não faz parte do plano de Deus para nós. Ele tem algo melhor em mente.
    Você conhece este sentimento: ira incontrolável. Você sente vontade de vociferar e gritar. Leia Tiago 4:1-3.
    A raiva e a violência têm outras conseqüências também. Podem interferir em dois importantes relacionamentos. Leia os textos: Gênesis 4:8; Salmo 11:5.
    Se você se sentir tentado a ser violento, onde pode buscar ajuda? Deus oferece o poder de resistir à vontade de partir para qualquer tipo de agressão.
    É difícil imaginar um lugar tão tranqüilo e seguro. A vontade de fazer o mal nunca passa pela sua cabeça. É um lugar onde você pode passear em segurança por uma rua tarde da noite, onde você pode ir para a escola sem se preocupar com a ameaça de ser atingido por uma bala. Onde você pode abraçar um tigre e ouvi-lo ronronar.
    Deus tem um lugar exatamente assim preparado para nós: o Céu. Isaías 11:6-9.
    Deus não espera que ignoremos o problema da violência, embora nos sintamos incapazes ao considerarmos a violência no mundo. Sabemos que o seu aumento faz parte do cumprimento das profecias dos últimos dias que antecedem a volta de Jesus à Terra, por causa do afastamento do Espírito Santo. Os seres humanos pouco a pouco se afastam do poder protetor de Deus e rejeitam a Sua presença, deixando o caminho aberto para a manifestação da violência. A única fórmula que impede que sejamos violentos é a real permanência de Deus no coração, através da comunhão diária com o Criador.



    Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara










    domingo, 7 de fevereiro de 2010

    PRECONCEITO




         


    Leia Atos 10:28. O preconceito pode ser definido de muitas formas. O dicionário diz que é uma opinião formada antecipadamente, sem conhecimento dos fatos, ou ainda, intolerância, ódio ou aversão a outras raças, religiões, etc.
    “Não há nenhum relacionamento genuíno com Deus que não seja, ao mesmo tempo, um relacionamento com um irmão ou irmã. Nenhum indivíduo pode conhecer a Deus e fechar seu coração contra seu próximo”. (A Igreja e o Preconceito, pg.14)
    O preconceito racial é a forma mais comum de preconceito que já vimos.
    Nos tempos de Cristo, os judeus e os samaritanos eram inimigos mortais, e evitavam falar uns com os outros. “Um judeu não tomava emprestado nem recebia obséquios de um samaritano, nem mesmo um pedaço de pão ou um copo de água....Pedir um favor de um samaritano, ou buscar por qualquer maneira beneficia-lo, não entrava nas cogitações nem mesmo dos discípulos de Cristo”. (O Desejado de Todas as Nações, pág.183).
    Cristo encontrou diferentes tipos de preconceito durante Seu ministério. Leia Mateus 8:2-3. Esse pobre homem leproso não tinha certeza se Jesus aceitaria ajuda-lo porque todos os membros da sociedade (até mesmo a igreja) lhe haviam passado a idéia de que o melhor seria que ele morresse logo. Quando Jesus Se aproximava dos que não mereciam ser amados (pelos critérios do mundo), Ele:
  • Chegava mais perto



  • Tocava-os



  • Ouvia suas necessidades



  • Demonstrava-lhes amor e aceitação.



  • Quais são as suas alternativas quando você se encontra com um “leproso” de nossos dias?
    Pense em algumas formas de romper as barreiras do preconceito:

  • Conheça pessoas de várias formações, culturas e raças. Coloque-se no lugar dos outros. A informação ajuda a transformar a ignorância em compreensão.



  • Analise seus preconceitos. Por que você se sente assim? Faça um esforço para superar isso.



  • Pratique o hábito de não generalizar as pessoas com base em coisas como raça, nacionalidade, idade, etc. Encare cada pessoa como um indivíduo. 





  • Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara












    LinkWithin

    Related Posts with Thumbnails