Pesquisa personalizada

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Escola Bíblica Dominical

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.
*
No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.
*
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.
*
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.
*
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.
*
Lição 02, 11 de Outubro de 2009
*
TEMA – DAVI ENFRENTA E VENCE 0 GIGANTE
*
TEXTO AUREO - "Davi, porem, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado"(l Sm 17.45).
*
VERDADE PRÁTICA – O desafio de Davi a Golias, o gigante filisteu, representa a luta espiritual que o crente trava com o mundo a carne e Diabo.
*
HINOS SUGERIDOS – 225,253,260.
*
LEITURA BÍBLICA – 1 Samuel 17.43-49
*
43 - Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu amaldiçoou a Davi, pelos seus deuses.
*
44 - Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne as aves do céu e as bestas do campo.
*
45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
*
46 - Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão; e ferir-te-ei, e te tirarei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo as aves do céu e as bestas da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
*
47 - E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
*
48 - E sucedeu que, levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
*
49 - E Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
*
INTRODUÇÃO
*
Quem lê o capitulo 17 de 1 Samuel, principalmente os versículos 31 a 50, observa que Davi, ao enfrentar o gigante filisteu, estava cônscio de que aquele combate não era somente físico, mas também espiritual. Todo crente fiel enfrenta essa luta contra os poderes do inferno (Mt 16.18; Ef 6.10-18). A vitória de Davi sobre Golias aponta para a nossa vitória diária na vida cristã através do Filho de Davi, Jesus Cristo, que venceu por nós (2 Co 2.14; Rm 8.37).
*
I. OS INIMIGOS DO POVO DE DEUS
*
1. Inimigos numerosos. Os filisteus eram um povo aguerrido, que habitava a planície da costa do Mar Mediterrâneo, desde Jope até sul de Gaza. Na Bíblia, o país é chamado de Filistia (SI 87.4), que originou os termos Palestina e palestino. Em Gênesis 10, a Bíblia registra a origem desse povo gentílico (vv.13, 14). Em Josué 13.3, está a menção das suas cinco grandes cidades: Gaza, Asdode, Asquelom, Gate e Ecrom. Golias, o guerreiro gigante que desafiou os israelitas, era de Gate (1 Sm 17.4).
*
O livro de Samuel nos dá a dimensão da grandeza numérica desse povo: "E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel: trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está a borda do mar; e subiram e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Aven" (l Sm 13.5). Os inimigos de Israel eram de fato numerosos. Na historia se observara que os fiéis a Deus, as vezes, parecem estar em desvantagem pessoal, material, posicional, comunicativa, etc., mas a Palavra do Senhor acerca deles permanece de pé: "Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino" (Lc 12.32).
*
2. Inimigos poderosos. De acordo com 1 Samuel 13.20, "todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha, e a sua enxada, e o seu machado, e o seu sacho". Os filisteus dominavam a técnica que permitia instrumentalizar o ferro. já Israel era mais um povo agrícola, pastoril. O livro de juizes, do qual Samuel é uma seqüência, relata o desvio espiritual de Israel como povo de Deus Oz 17.6; 21.25). Israel colheu a má semeadura disso ao ser atormentado pelos filisteus (1 Sm 4.2,10; 7.3). Parecia impossível Israel vencer o seu potente inimigo, mas nas palavras de , fé de Davi, temos a devida resposta: : "E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão" (1 Sm 17.47). Somente a provisão divina pode explicar isso!
*
II. O INIMIGO DE DAVI
*
1. Amedrontava por seu tamanho. A Bíblia descreve a estatura de Golias com os seguintes detalhes: "Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era “Golias, de Gate, que tinha de altura seis cevados e um palmo" (1 Sm 17.4). Golias impressionava por sua grande estatura. Pelo nosso sistema atual de pesos e medidas, isso corresponde a quase 3 metros de altura. Tal informação não é de causar espanto, pois a arqueologia tem descoberto, no Antigo, Oriente, esqueletos de gigantes que, confirmam o relato bíblico. Aliás, o registro bíblico apresenta outras menções de homens gigantes (Gn 6.4; Dt 2.10,20,21; 3.11).
*
Golias, confiante em sua grande estatura, desafiou e amedrontou o exército de Israel por quarenta dias (1 Sm 17.11,16). Como o gigante, muitos hoje confiam tão somente em sua "estatura" (em vários sentidos), sem cogitarem que sua derrubada esta próxima.
*
O contraste era grande: de um lado um homem guerreiro e campeão, que amedrontava por sua experiência e seu tamanho; do outro, um jovem do campo, pastor de ovelhas (1 Sm 16.11), mas que demonstrou coragem e responsabilidade no cuidado com o rebanho de seu pai (1 Sm 17.34-37). A diferença física entre os dois era muito grande, tanto que aos olhos do gigante Davi era desprezível: "E, olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou" (1 Sm 17.42).o homem de Deus pode ser depreciado, ignorado e humilhado, mas, se ele é temente ao Senhor, santo, fiel, perseverante e humilde de espírito, sabe que o Todo-Poderoso lhe dará a vitória final. Apesar de sua zombaria, Golias não sabia que, a despeito de ser novo, aquele moço possuía as qualidades mencionadas em 1 Samuel 16.18: talento musical, coragem, prudência no falar, boa aparência e, o mais importante, tinha comunhão com Deus.
*
2. Amedrontava por suas armas e discurso persistente. Golias e seu armamento causavam medo a qualquer um. O texto sagrado, ao falar das armas de Golias, registra: “Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. E trazia grevas de bronze por cima de seus pés e um escudo de bronze entre os seus ombros. E a haste da sua lança era como eixo de tecelão, ferro da sua lança, de seiscentos siclos de ferro; e diante dele ia o escudeiro" (1 Sm 17.5-7). Imagine Davi desafiando essa fortaleza móvel, com tantas armas, tendo apenas um cajado, uma funda, cinco pedras do ribeiro e uma pequena sacola!
*
Golias procurava amedrontar o acampamento israelita com seus persistentes discursos que afrontavam o Deus de Israel. A Escritura registra que o gigante desafiava Israel pela manhã e pela tarde, e isso durou um longo período (1 Sm 17.16,23). E evidente que essa era uma forma de impor medo e manter o exército de Israel sob constante pressão. Essa mesma tática o Diabo repetiu ao tentar Cristo por quarenta dias, e, sendo derrotado, afastou-se ate o momento oportuno (Lc 4.13). Assim como Davi, nós devemos resisti-lo e vencê-lo por Cristo (Tg 4.7).
*
III. A VITÓRIA DE DAVI
*
1. Davi venceu porque estava sob a direção e autoridade de Deus. Nos dias do patriarca Abraão, Deus firmou uma aliança com ele (Gn 12.1-3; 17.1-11). Essa aliança, o Senhor a confirmou com os descendentes de Abraão: Isaque (Gn 26.3,4) e Jacó (Gn 28.13,14). Herdeiro dessas alianças de Deus com seu povo, Davi sabia que estava sob a proteção do Senhor (2 Sm 7.15,16), Assim, a indignação de Davi não consistia meramente no fato de que Golias estava desafiando os soldados do exército do Povo Escolhido, mas o próprio Deus dos Exércitos de Israel (1 Sm 17.45).O homem segundo o coração de Deus estava convicto de que, assim como havia um exercito humano comandado por Saul, existia um exercito celestial comandado pelo Senhor!
*
Na realidade, a vitória de Davi esta diretamente relacionada a autoridade espiritual da qual ele estava investido. Ele não lutava em seu próprio nome, mas no nome do Deus de Israel que estava sendo afrontado (1 Sm 17.45). A Bíblia declara que "as armas da nossa milícia não são carnais,mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas" (2 Co 10.4). Tal como Davi, o crente e um soldado cristão e jamais deve esquecer que não esta lutando contra o sangue e a carne, mas contra os principados e potestades (Ef 6.12), e que, por isso, deve estar sempre revestido de toda a armadura de Deus (Ef 6.1 1).
*
2. Davi venceu porque teve fé e confiança em Deus. Quando Saul quis saber como o jovem Davi poderia enfrentar o gigante, ele relatou que já havia matado um leão e um urso, que tinham atacado o seu rebanho (1 Sm 17.34-37). Se ele pede destruir aqueles animais ferozes, da mesma forma poderia derrotar o gigante filisteu. Quem tem fé e confiança no Senhor costuma ver as coisas por outro angulo, e foi o que Davi demonstrou aí confiança em Deus era tão grande e evidente, que logo convenceu tanto Saul como o comandante do seu exercito. Só Deus faz estas coisas. Não é sem razão que Davi é um dos componentes da galeria dos heróis da fé (Hb 1 1.32).
*
Sempre que a fé esta presente, as leis da lógica formal são anuladas. A fé em Deus faz o menor vencer o maior; uma guerra ser vencida sem luta (2 Cr 20.17); a fraqueza virar força (Hb 11.34); e a alegria prevalecer no sofrimento, pois a fé pode crer mesmo contra a esperança (Rm f: 4.18); ela contempla como existentes coisas que ainda não existem (Hb 1 1.1). Davi estava tomado por essa fé em Deus, por isso, derrotou o gigante filisteu.
*
CONCLUSÃO
*
A vitória de Davi sobre Golias é sem duvida alguma um grande divisor de águas na história da nação hebraica. De um simples e pequeno pastor desconhecido, Davi passa a ser uma figura-chave na construção da monarquia de Israel. Tudo isso graças à sua coragem e fé ousada na ocasião em que não temeu o enfrentamento com um inimigo aparentemente invencível. Fica para nós a lição de que nenhum gigante é imbatível, quando o combatemos confiando plenamente no Senhor.
*
Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: JOSÉ GONÇALVES, 4º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.








http://costa-transformando.blogspot.com/2009/10/escola-biblica-dominical_07.html

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Expectativa para crescimento do PIB em 2009 tem ligeira melhora


Expectativa para crescimento do PIB em 2009 tem ligeira melhora

A expectativa para a cotação do dólar ao final de 2009 e de 2010 foi mantida em R$ 1,80. Clique para ampliar a imagem

Brasília - O mercado financeiro espera que a economia cresça 0,01% neste ano, segundo o boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC). A estimativa anterior era de estabilidade para o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Neste ano, o mercado financeiro chegou a prever retração de 0,73%, no boletim de 1º de junho, por conta da crise financeira internacional. Há quatro semanas, a estimativa de queda era de 0,16%.

Para 2010, foi mantida a estimativa de crescimento de 4,5% para o PIB.

Em relação à produção industrial neste ano, os analistas ajustaram a estimativa de queda de 7,24% para 7,53%. Para 2010, foi mantida a previsão de recuperação, com crescimento de 6%.

Os analistas alteraram a projeção para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB, que passou de 43,25% para 43,50% neste ano e foi mantida em 41,20% em 2010.

A expectativa para a cotação do dólar ao final de 2009 e de 2010 foi mantida em R$ 1,80.

A previsão para o superavit comercial (saldo positivo de exportações menos importações) neste ano subiu de US$ 25,3 bilhões para US$ 25,85 bilhões. Para 2010, os analistas ajustaram a estimativa de US$ 18 bilhões para US$ 17,8 bilhões.

Para o deficit em transações correntes (registro das transações de compra e venda de mercadorias e serviços do Brasil com o exterior) neste ano, os analistas elevaram a estimativa de US$ 15 bilhões para US$ 15,550 bilhões. Para 2010, foi alterada a projeção de US$ 23,6 bilhões para US$ 25 bilhões.

A expectativa para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) em 2009 foi mantida em US$ 25 bilhões e, no próximo ano, ajustada de US$ 30 bilhões para US$ 30,3 bilhões.

Projeção da Selic em 2010
Analistas do mercado financeiro voltaram a aumentar a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2010. Segundo o boletim Focus, a expectativa para os juros básicos subiu de 9,50% para 9,75% ao ano. Há quatro semanas, essa estimativa era de 9,25% ao ano.

Na previsão dos analistas, os juros básicos seriam mantidos no atual patamar de 8,75% ao ano até agosto de 2010. Em setembro do próximo ano, a taxa subiria para 9% ao ano. No mês seguinte, outubro, ficaria em 9,38% ao ano e chegaria a 9,75% ao ano em novembro de 2010.

A taxa básica de juros é um dos instrumentos usados pelo Banco Central para controlar a inflação. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação de 4,5%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), neste ano e em 2010. A meta tem margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a projeção dos analistas, a inflação medida pelo IPCA deve fechar 2010 em 4,40%, a mesma estimativa anterior. Para 2009, a estimativa referente ao IPCA passou de 4,30% para 4,31%.

O boletim Focus também traz projeções para outros índices de inflação. A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) neste ano passou de 4,20% para 4,04%. Em 2010, os analistas esperam que o índice chegue a 4,50%, contra os 4,45% projetados no boletim anterior.

Para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) e o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a expectativa para este ano é de deflação. A estimativa de queda para o IGP-DI passou de 0,16% para 0,15% e para o IGP-M, de 0,61% para 0,52%. Para esses dois índices, foi mantida a projeção de alta de 4,5% em 2010.

A expectativa para os preços administrados foi mantida em 4,10%, em 2009, e em 3,5% em 2010. Os preços administrados referem-se aos valores cobrados por serviços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento e transporte urbano coletivo, entre outros).

O boletim Focus é uma publicação elaborada pelo BC com base em projeções de analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia. A publicação é divulgada todas as segundas-feiras.


Fonte: Kelly Oliveira - Agência Brasil







http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=5&id=21432

Meteorologia prevê temporais em Santa Catarina e no RS



Por Redação, com ABr - de Curitba


Mais temporais devido a formação de frente fria no RS
Há risco de temporal em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul neste início de semana. O serviço de meteorologia de Santa Catarina alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e temporal isolados nesta segunda-feira, no fim do dia, especialmente no oeste, meio oeste e planalto sul do Estado, devido ao forte calor com temperaturas em torno de 30°C na maioria das regiões.

Outro agravante é a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul que deve avançar entre terça e quarta-feira por Santa Catarina, provocando chuvas e, em alguns momentos, temporais com granizo e vendavais. Há risco de alagamentos e deslizamentos em algumas áreas da região oeste ao litoral sul.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, as chuvas frequentes e acima da média dos últimos dias deixaram o solo úmido (lençol freático mais elevado) e extremamente vulnerável. A recomendação é para que as pessoas fiquem alerta aos deslizamentos de terra e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 e 193, respectivamente. A Defesa Civil informa que está de prontidão 24 horas também no telefone (48) 3244-0600.

O último boletim da Defesa Civil mostra que as últimas chuvas trouxeram prejuízos para 96 municípios onde 103.293 pessoas foram afetadas. São 2.370 desabrigados e 9093 desalojados. Três pessoas morreram.

Também a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta à população, que diante da previsão para esta segunda-feira, evite áreas de alagamentos e fique atenta ao risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evite trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Há 25 municípios em estado de emergência no Rio Grande do Sul, 200 pessoas desabrigadas e 300 desalojadas. Ao todo, são 45.630 afetadas.









http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=158308

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails