Pesquisa personalizada

sábado, 21 de novembro de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.


LIÇÃO 08

22 de Outubro de 2009


TEMA

O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUENCIAS


TEXTO ÁUREO

"E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porem Davi ficou em Jerusalém" (2 Sm 11.1).


VERDADE PRÁTICA

A resposta à tentação para pecar não é ignorá-la ou ser-lhe indiferente, mas invocar as promessas bíblicas pela fé em Cristo.



HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã 298, 305, 376.

LEITURA BIBLICA

2 Samuel 11.2,4,5,14-17


2E aconteceu,à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava

passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando e era esta mulher mui formosa à vista.


4 - Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela

a ele, se deitou com ela(e já ela se tinha purificado da sua imundície);

então, voltou ela para sua casa.


5 - E a mulher concebeu, e enviou, fê-Io saber a Davi, e disse: Pejada

estou.


14 - E sucedeu que, pela manha, Davi escreveu uma carta a Joabe e

mandou-Iha por mão de Urias.


15 - Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força

da peleja; e retirai-vos de detrás dele para que seja ferido e morra.


16 - Aconteceu, pois, que, tendo Joabe

observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia

homens valentes.


1 7 - E,saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns

do povo, dos servos de Davi: e morreu

também Urias, o heteu.

INTRODUÇÃO

A vida de Davi como homem comum pode ser dividida em dois momentos: antes e depois de sua tentação e queda. Com certeza, ele não vigiou espiritualmente, como reiteradas vezes nos adverte as Sagradas Escrituras a fazermos. Pode ser que Davi não tenha considerado as conseqüências que seu ate lhe traria. o adultério com Bate-Seba, o planejamento e a covarde execução de Urias, 0 esposo, sem duvida estão entre os acontecimentos mais

condenáveis e repulsivos já narrados na história bíblica. Deus, o Senhor de

toda a justiça, reprovou o ato de Davi (2 Sm 11.27), todavia, em sua infinita

misericórdia, perdoou-Ihe quando este demonstrou arrependimento (Sl 51).


I. DAVI E A TENTAÇÃO ANTES DO PECADO

1. A realidade da tentação. Ninguém pode negar que a tentação para praticar a mal, o pecado, é uma realidade bem presente em todos nós (Mc 7.21-23; Tg 1.14). Inclusive, um dos nomes do Diabo é ''Tentador'' (1 Ts 3.5), até a Jesus ele tentou (Mt 4.3). Todos somas tentados de alguma forma. Ninguém está imune à tentação. A tentação em si não é pecado; pecado é ceder-Ihe. Todo cristão deve manter-se sempre vigilante neste sentido, pois a tentação, uma vez consumada, sempre produzira frutos amargos. Davi estava no auge do seu

reinado quando tragicamente caiu em pecada, vencido pela sua própria

paixão desenfreada. Época de triunfo e realização é também momento de vigilância contra o mal. Davi a essa altura também já era culpado da quebra do mandamento assinalado em Deuteronômio 17.17.


Não sabemos qual era a proxi­midade que havia entre Bate-Seba e Davi. o fato é que a mulher portava-se indevidamente em local praticamente público e veio a se tornar objeto de co­biça do rei que, desocupado, a avistou banhando-se, desejou-a, mandou que a trouxessem e adulterou com ela. Como se isso não

bastasse, Bate-Seba ainda ficou grávida. E é aqui que o desenrolar do restante da tragédia tem início.


2. As fontes da tentação. A Escritura revela três fontes básicas da tentação, que são respectivamente o Diabo, o mundo e a carne. o Diabo é um ser espiritual, “o maligno" (Mt 13.19), que se opõe a Deus e a sua criação; o

mundo, como sistema é filosofia de vida, e inimigo dos valores cristãos; e a

carne no sentido bíblico é a natureza humana, depravada, decaí­da e propensa ao pecado (Rm 7.1 8).


A fim de vencer os desafios das "fontes da tentação" no que diz res­peito ao Tentador, a recomendação bíblica é que devemos resisti-Io e assim ele fugirá

(Tg 4.7). Quanto aos apelos do mundo, a Palavra nos ins­trui a que não o

amemos (1 jo 2.15). Em relação a carne, somos advertidos a não somente

"viver", mas também a "andar" em Espírito (GI 5.25).


II. DAVI E O SEU PECADO

1. O pecado camuflado. De­pois de ter consumado o seu ate pecaminoso, Davi, de varias maneiras e durante um bom tempo, tentou ocultá-Io (25m 1 1.27). As tentativas foram cada vez mais pecaminosas. isso sempre

acontece com quem ten­ta esconder seu pecado (51 42.7; Nm 32.23). Analisemos as etapas em que o pecado de Davi se avolumou, tra­zendo mais danos ao seu relaciona­mento com Deus, a sua consciência, e as pessoas que foram envolvidas nesta trama diabólica:

1) Primeiro Davi ordenou que Urias viesse da guerra para dar-Ihe noticias dela, em seguida, oferecerei um presente e deu-Ihe licença para ir a sua pr6pria casa (25m 11.6­8). Tudo era mentira, engano, logro.

2) Em segundo lugar, Davi in­sistiu que Urias permanecesse em casa, noutras palavras reincidiu no mal (v. 1 0).

3) Em terceira instancia, Davi ofereceu um banquete a Urias com vinho embriagante (vv.12, 13).

4) Em quarto e ultimo lugar, Davi enviou uma carta real ao coman­dante Joabe, através de Urias, onde estava contida a sentença de morte do próprio portador (vv.14,l 5)! Um assassinato covarde de um leal soldado, planejado pelo rei da Nação Escolhida (vv.16,17).


Por meio de tudo isso (e muito mais), Davi estava tentando escon­der e incubar o seu pecado. Quando o crente procede dessa forma, o julgamento divino o aguarda, pois "Deus não se deixa escarnecer; por­que tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (GI 6.7).


2. O pecado descoberto e exposto. Quando Davi achava que, morto o esposo da mulher com quem adulterara 0 seu problema estava resolvido, Deus envia o profeta Nata para confrontá-lo (25m 12.1-25). Nata narra a parábola do camponês, que possuía uma única ovelha, e do fazendeiro, que tinha muitas ovelhas. 0 fazendeiro rico toma a única ovelha do camponês e oferece aos seus visitantes. Ao ouvir tal fato, Davi ficou tão irado e furioso com o fazendeiro - uma característica de quem vive com pecado acobertado - que exige a morte de tal homem e ainda a restituição: quatro vezes mais ao camponês (25m 12.5,6).


E comum alguém que pecou e não tratou de forma devida 0 seu pecado projetar um sentimento de 'Justiça" e uma falsa santidade perante os outros. Ele exige dos outros aquilo que ele mesmo não fez. Cobra santidade, re­quer compromisso, exige dedicação, no entanto, nega com a sua perceptiva a eficácia desses valores. Nata, com divina autoridade, declarou que Davi era o tal homem (25m 12.7), e que 0 rei acabara de promulgar sua própria sentença! Devemos ter cuidado para não projetarmos nossos pecados nos outros, pois eles acabarão se voltando contra nos mesmos.


III. DAVI E AS CONSEQUENCIAS DO PECADO

1. Conseqüências emocio­nais. Após pecar, Davi ouviu um dos mais duros julgamentos pronunciados pelo profeta Natã (2 Sm 12.10-14).O julgamento atingia não somente sua vida pessoal, mas também toda a sua existência, incluindo reino e família. Os resultados do pecado de Davi po­dem ser vistos primeiramente em sua vida sentimental e emocional. Quan­tas lagrimas Davi derramou? Não há como aferir, entretanto, em Salmos 6.6, temos uma noção: "já estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas". Por certo Davi chorou quando Tamar, sua filha foi violentada (2 Sm 13), e quando, seus filhos Amon e Absalão foram mortos prematuramente (25m 13.33; 18.14).


2. Conseqüências espirituais e físicas. Não ha duvida de que os maiores efeitos do pecado de Davi estão na esfera espiritual. O pecado parece doce, inofensivo e natural, no entanto, suas conseqüências são amargas. Paulo, o apóstolo, adverte em sua primeira carta aos coríntios:

"Por causa disso [do pecado], há entre vai muitos fracos e doentes e muitos que dormem" (1 Co 11.30). Em outras palavras, aquilo que é espiritual num primeiro plano, tem conseqüências físicas num segundo. Os especialistas advertem que ha muitas doenças psi­cossomáticas, isto é, doenças da alma ou de origem psicológica que afetam o corpo físico. A Bíblia nos mostra que há também doenças de origem espiritual. A Palavra de Deus adverte: "Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tg 5.16). Davi pôs em pratica isso e clamou ao Senhor: "[ ... ] Tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti" (51 41.4).


CONCLUSÃO

Davi estava no lugar errado e na hora errada quando pecou. A Escritu­ra diz que naquele tempo os reis cos­tumavam ir a guerra, mas Davi ficou em casa (25m 11.1,2). Infelizmente, ele não ficou apenas em casa, mas fi­cou também ocioso quando passeava pelo terraço. A essas lições da vida de Davi, cujo registro Deus permitiu ficar na Bíblia, devemos atentar bastante para que também não venhamos a incidir no mesmo erro.




Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.




http://costa-transformando.blogspot.com/


Reproduzido Por: Liberdade

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.
No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

LIÇÃO 08
22 de Outubro de 2009

TEMA
O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUENCIAS

TEXTO ÁUREO
"E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porem Davi ficou em Jerusalém" (2 Sm 11.1).

VERDADE PRÁTICA
A resposta à tentação para pecar não é ignorá-la ou ser-lhe indiferente, mas invocar as promessas bíblicas pela fé em Cristo.


HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã 298, 305, 376.

LEITURA BIBLICA
2 Samuel 11.2,4,5,14-17


2E aconteceu,à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava
passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando e era esta mulher mui formosa à vista.

4 - Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela
a ele, se deitou com ela(e já ela se tinha purificado da sua imundície);
então, voltou ela para sua casa.

5 - E a mulher concebeu, e enviou, fê-Io saber a Davi, e disse: Pejada
estou.

14 - E sucedeu que, pela manha, Davi escreveu uma carta a Joabe e
mandou-Iha por mão de Urias.

15 - Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força
da peleja; e retirai-vos de detrás dele para que seja ferido e morra.

16 - Aconteceu, pois, que, tendo Joabe
observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia
homens valentes.

1 7 - E,saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns
do povo, dos servos de Davi: e morreu
também Urias, o heteu.
INTRODUÇÃO
A vida de Davi como homem comum pode ser dividida em dois momentos: antes e depois de sua tentação e queda. Com certeza, ele não vigiou espiritualmente, como reiteradas vezes nos adverte as Sagradas Escrituras a fazermos. Pode ser que Davi não tenha considerado as conseqüências que seu ate lhe traria. o adultério com Bate-Seba, o planejamento e a covarde execução de Urias, 0 esposo, sem duvida estão entre os acontecimentos mais
condenáveis e repulsivos já narrados na história bíblica. Deus, o Senhor de
toda a justiça, reprovou o ato de Davi (2 Sm 11.27), todavia, em sua infinita
misericórdia, perdoou-Ihe quando este demonstrou arrependimento (Sl 51).

I. DAVI E A TENTAÇÃO ANTES DO PECADO
1. A realidade da tentação. Ninguém pode negar que a tentação para praticar a mal, o pecado, é uma realidade bem presente em todos nós (Mc 7.21-23; Tg 1.14). Inclusive, um dos nomes do Diabo é ''Tentador'' (1 Ts 3.5), até a Jesus ele tentou (Mt 4.3). Todos somas tentados de alguma forma. Ninguém está imune à tentação. A tentação em si não é pecado; pecado é ceder-Ihe. Todo cristão deve manter-se sempre vigilante neste sentido, pois a tentação, uma vez consumada, sempre produzira frutos amargos. Davi estava no auge do seu
reinado quando tragicamente caiu em pecada, vencido pela sua própria
paixão desenfreada. Época de triunfo e realização é também momento de vigilância contra o mal. Davi a essa altura também já era culpado da quebra do mandamento assinalado em Deuteronômio 17.17.

Não sabemos qual era a proxi­midade que havia entre Bate-Seba e Davi. o fato é que a mulher portava-se indevidamente em local praticamente público e veio a se tornar objeto de co­biça do rei que, desocupado, a avistou banhando-se, desejou-a, mandou que a trouxessem e adulterou com ela. Como se isso não
bastasse, Bate-Seba ainda ficou grávida. E é aqui que o desenrolar do restante da tragédia tem início.

2. As fontes da tentação. A Escritura revela três fontes básicas da tentação, que são respectivamente o Diabo, o mundo e a carne. o Diabo é um ser espiritual, “o maligno" (Mt 13.19), que se opõe a Deus e a sua criação; o
mundo, como sistema é filosofia de vida, e inimigo dos valores cristãos; e a
carne no sentido bíblico é a natureza humana, depravada, decaí­da e propensa ao pecado (Rm 7.1 8).

A fim de vencer os desafios das "fontes da tentação" no que diz res­peito ao Tentador, a recomendação bíblica é que devemos resisti-Io e assim ele fugirá
(Tg 4.7). Quanto aos apelos do mundo, a Palavra nos ins­trui a que não o
amemos (1 jo 2.15). Em relação a carne, somos advertidos a não somente
"viver", mas também a "andar" em Espírito (GI 5.25).

II. DAVI E O SEU PECADO
1. O pecado camuflado. De­pois de ter consumado o seu ate pecaminoso, Davi, de varias maneiras e durante um bom tempo, tentou ocultá-Io (25m 1 1.27). As tentativas foram cada vez mais pecaminosas. isso sempre
acontece com quem ten­ta esconder seu pecado (51 42.7; Nm 32.23). Analisemos as etapas em que o pecado de Davi se avolumou, tra­zendo mais danos ao seu relaciona­mento com Deus, a sua consciência, e as pessoas que foram envolvidas nesta trama diabólica:
1) Primeiro Davi ordenou que Urias viesse da guerra para dar-Ihe noticias dela, em seguida, oferecerei um presente e deu-Ihe licença para ir a sua pr6pria casa (25m 11.6­8). Tudo era mentira, engano, logro.
2) Em segundo lugar, Davi in­sistiu que Urias permanecesse em casa, noutras palavras reincidiu no mal (v. 1 0).
3) Em terceira instancia, Davi ofereceu um banquete a Urias com vinho embriagante (vv.12, 13).
4) Em quarto e ultimo lugar, Davi enviou uma carta real ao coman­dante Joabe, através de Urias, onde estava contida a sentença de morte do próprio portador (vv.14,l 5)! Um assassinato covarde de um leal soldado, planejado pelo rei da Nação Escolhida (vv.16,17).

Por meio de tudo isso (e muito mais), Davi estava tentando escon­der e incubar o seu pecado. Quando o crente procede dessa forma, o julgamento divino o aguarda, pois "Deus não se deixa escarnecer; por­que tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (GI 6.7).

2. O pecado descoberto e exposto. Quando Davi achava que, morto o esposo da mulher com quem adulterara 0 seu problema estava resolvido, Deus envia o profeta Nata para confrontá-lo (25m 12.1-25). Nata narra a parábola do camponês, que possuía uma única ovelha, e do fazendeiro, que tinha muitas ovelhas. 0 fazendeiro rico toma a única ovelha do camponês e oferece aos seus visitantes. Ao ouvir tal fato, Davi ficou tão irado e furioso com o fazendeiro - uma característica de quem vive com pecado acobertado - que exige a morte de tal homem e ainda a restituição: quatro vezes mais ao camponês (25m 12.5,6).

E comum alguém que pecou e não tratou de forma devida 0 seu pecado projetar um sentimento de 'Justiça" e uma falsa santidade perante os outros. Ele exige dos outros aquilo que ele mesmo não fez. Cobra santidade, re­quer compromisso, exige dedicação, no entanto, nega com a sua perceptiva a eficácia desses valores. Nata, com divina autoridade, declarou que Davi era o tal homem (25m 12.7), e que 0 rei acabara de promulgar sua própria sentença! Devemos ter cuidado para não projetarmos nossos pecados nos outros, pois eles acabarão se voltando contra nos mesmos.

III. DAVI E AS CONSEQUENCIAS DO PECADO
1. Conseqüências emocio­nais. Após pecar, Davi ouviu um dos mais duros julgamentos pronunciados pelo profeta Natã (2 Sm 12.10-14).O julgamento atingia não somente sua vida pessoal, mas também toda a sua existência, incluindo reino e família. Os resultados do pecado de Davi po­dem ser vistos primeiramente em sua vida sentimental e emocional. Quan­tas lagrimas Davi derramou? Não há como aferir, entretanto, em Salmos 6.6, temos uma noção: "já estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas". Por certo Davi chorou quando Tamar, sua filha foi violentada (2 Sm 13), e quando, seus filhos Amon e Absalão foram mortos prematuramente (25m 13.33; 18.14).

2. Conseqüências espirituais e físicas. Não ha duvida de que os maiores efeitos do pecado de Davi estão na esfera espiritual. O pecado parece doce, inofensivo e natural, no entanto, suas conseqüências são amargas. Paulo, o apóstolo, adverte em sua primeira carta aos coríntios:
"Por causa disso [do pecado], há entre vai muitos fracos e doentes e muitos que dormem" (1 Co 11.30). Em outras palavras, aquilo que é espiritual num primeiro plano, tem conseqüências físicas num segundo. Os especialistas advertem que ha muitas doenças psi­cossomáticas, isto é, doenças da alma ou de origem psicológica que afetam o corpo físico. A Bíblia nos mostra que há também doenças de origem espiritual. A Palavra de Deus adverte: "Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tg 5.16). Davi pôs em pratica isso e clamou ao Senhor: "[ ... ] Tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti" (51 41.4).

CONCLUSÃO
Davi estava no lugar errado e na hora errada quando pecou. A Escritu­ra diz que naquele tempo os reis cos­tumavam ir a guerra, mas Davi ficou em casa (25m 11.1,2). Infelizmente, ele não ficou apenas em casa, mas fi­cou também ocioso quando passeava pelo terraço. A essas lições da vida de Davi, cujo registro Deus permitiu ficar na Bíblia, devemos atentar bastante para que também não venhamos a incidir no mesmo erro.



Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.



http://costa-transformando.blogspot.com/


Reproduzido Por: Liberdade



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Minc diz que não tem data para liberar a licença ambiental para a usina de Belo Monte

Segundo Minc, a licença será liberada quando todas as pendências estiverem solucionadas
| Agência Brasil
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, fala durante reunião do Conselho Nacional de Política Cultural (foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr )
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, não estabeleceu data para liberar a licença ambiental para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Minc limitou-se a dizer que a licença prévia sairá nos próximos dias e afirmou não se sentir pressionado pelo Ministério de Minas e Energia.

Conforme previsão do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a licença, expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deveria ter saído ontem (16). Segundo Minc, a licença será liberada quando todas as pendências estiverem solucionadas.

De acordo com técnicos que tratam do licenciamento ambiental, em documento assinado no último dia 3, ainda faltam manifestações da secretaria paraense de Meio Ambiente e de Vigilância em Saúde sobre focos de malária e avaliações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sobre a classificação do grau de relevância das cavernas da região a serem afetadas pela construção da hidrelétrica.

“Vocês não vão tirar isso de mim [data definida] pela simples razão que eu não digo. O prazo será o mais rápido possível, contado em dias. A licença sairá quando todas as questões estiverem resolvidas”, afirmou Minc aos jornalistas, depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Com o leilão marcado para o dia 21 de dezembro, a área energética pretende lançar o edital de licitação da usina mesmo sem o licenciamento ambiental prévio, pois o documento precisa ser publicado com um mês antecedência, ou seja, nesta semana.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, explicou hoje (17) que a licença é necessária apenas para o leilão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já convocou uma reunião extraordinária para quinta-feira (19) com o objetivo de avaliar e aprovar o edital de licitação.




http://www.bemparana.com.br/index.php?n=127443&t=minc-diz-que-nao-tem-data-para-liberar-a-licenca-ambiental-para-a-usina-de-belo-monte



Reproduzido Por: Liberdade






Reproduzido Por: Liberdade




quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pai e filho morrem ao cair de prédio na Zona Sul de SP

Testemunhas dizem que o homem buscou a criança em casa e a jogou antes de pular do terraço do edifício, de 18 andares

Danilo Lavieri
Tamanho do textoA+A-
Segundo morador, adulto jogou a criança antes de se atirar
Segundo morador, adulto jogou a criança antes de se atirar

Um homem de 30 anos e um menino de 3 morreram na manhã desta quarta-feira (18) ao cair de um prédio na Rua Correia de Lemos, no bairro da Saúde, Zona Sul de São Paulo, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

Os dois são pai e filho, de acordo com testemunhas. Três equipes foram acionadas às 10h25 para socorrê-los mas, ao chegar ao local, constataram a morte das vítimas. A Polícia Científica chegou por volta das 12h30 para o trabalho de perícia. As circunstâncias da queda ainda não foram esclarecidas. Às 12h45, os corpos continuavam no local e dezenas de curiosos cercavam o edifício.

De acordo com o relato de moradores e funcionários do local, a criança morava no 5º andar e estava em casa com a babá quando o pai, que também mora no prédio, foi buscá-la. O menino foi levado para o terraço do edifício, que tem 18 andares. De lá, segundo as testemunhas, o pai atirou a criança e depois se jogou.

Muito abalada, a mãe da criança chegou por volta das 12h45 ao prédio e evitou falar com a imprensa. Segundo vizinhos e funcionários do prédio, ela estava separada do pai do menino.

Caso Isabela
Em março do ano passado, uma outra criança morreu após cair de um prédio de classe média. A menina Isabela Nardoni, de 5 anos, foi agredida e arremessada da janela do apartamento onde moravam o pai e a madrasta, acusados pelo crime. Os dois estão detidos na cidade de Tremembé, no interior do estado.

Leia mais notícias de Brasil




http://www.abril.com.br/noticias/brasil/adulto-crianca-morrem-ao-cair-predio-zona-sul-sp-513126.shtml


Reproduzido Por: Liberdade







segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Metade dos recursos usados para salvar bancos erradicaria fome no mundo, diz Lula


o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Lula disse que fome é a mais temível arma de destruição em massa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta segunda-feira, em Roma, um chamado a que os países destinem recursos ao combate à fome, em uma cúpula marcada pela ausência de líderes das nações mais ricas – em tese as principais financiadores das iniciativas.

Em um discurso de 18 minutos no início da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar da ONU, Lula disse que "os líderes mundiais não evitaram gastar centenas e centenas de bilhões de dólares para salvar bancos falidos".

"Com menos da metade desses recursos seria possível erradicar a fome no mundo", afirmou o presidente, acrescentando que o combate à fome “continua praticamente à margem da ação coletiva dos governos".

"É como se a fome fosse invisível", criticou. O encontro é promovido pela FAO, a agência da ONU para alimentação e agricultura.

Críticas

Segundo a organização, são necessários investimentos da ordem de US$ 200 bilhões por ano em agricultura primária nos países em desenvolvimento para atender à demanda global por alimentos até 2050, um aumento de 50% em relação aos níveis atuais.

Só a ajuda dos países ricos, diz a FAO, deveria ser de US$ 44 bilhões por ano em agricultura alimentar, – contra US$ 7,9 bilhões gastos atualmente a cada ano.

Entretanto, as mensagens pedindo mais recursos para o combate à fome caíram em um vazio nesta segunda-feira em Roma, já que esta reunião ocorre sem a presença de lideranças importantes do mundo desenvolvido.

Em compensação, não faltaram críticas aos líderes ausentes.

"Eu lamento a ausência dos países ricos neste encontro. É uma mensagem clara de que os ricos decidiram não tomar medidas para combater a fome no mundo", disse o líder líbio, Muamar Khadafi, na sua vez de falar.

"Esta cúpula é sobre a mobilização de recursos e sem os países ricos, ninguém está dando nada para ninguém. A mensagem é que cada um tem de cuidar do seu próprio problema."

Mea culpa

Já a ONG Oxfam, de promoção do desenvolvimento, disse que a ausência dos países ricos é uma "falta de compromisso".

"A falta de preocupação deles preocupa muito, justo quando mais de um bilhão de pessoas estão subnutridas e milhões de outras estão expostas à mudança climática e à volatilidade dos preços globais dos alimentos. Os países em desenvolvimento não deveriam ser deixados a sós nesta cúpula."

Em julho, durante seu encontro anual realizado em L'Acquila, na Itália, o G8, o grupo das sete economias mais industrializadas do planeta mais a Rússia, prometeu destinar aos países em desenvolvimento US$ 20 bilhões em um período de três anos para impulsionar a agricultura nesses países. Até agora o dinheiro não veio.

O anfitrião do encontro, o premiê italiano Silvio Berlusconi, fez um mea culpa e admitiu que, após a promessa, é preciso "começar a trabalhar".

"Precisamos que cada país assuma sua obrigação de forma precisa, que garanta que o dinheiro possa ajudar os agricultores, em especial os pequenos, para elevar a produção de alimentos em todo o mundo", afirmou.

Lula

Enquanto isso não acontece, ONGs e a própria ONU alertam que a fome mata 24 mil pessoas a cada dia – 70% delas, crianças. A cada cinco segundos, uma criança morre por conta da falta de alimentos, dizem.

Ecoando essas estatísticas, o presidente brasileiro qualificou a fome de "a mais temível arma de destruição em massa que existe no nosso planeta".

"Na verdade ela não mata soldados, não mata Exércitos, ela mata sobretudo crianças inocentes que morrem antes de completar um ano de idade".

Lula ainda lamentou que os esforços para socorrer os pobres da miséria, da exclusão e da desigualdade ainda sejam vistos por muitos como "assistencialismo” ou “populismo".

No Brasil, ele disse, tais esforços "foram iniciativas políticas que permitiram ao Brasil retirar 20,4 milhões da pobreza e reduzir em 62% a desnutrição infantil", disse o presidente.

"Os milhões que antes não encontravam lugar em nossa sociedade passaram a ser, pouco a pouco, nosso maior ativo. Hoje, eles formam parte da nova fronteira econômica, social e política que está moldando o Brasil", acrescentou Lula.



http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/11/091116_pablo_fao_fp.shtml



Reproduzido Por: Liberdade







LinkWithin

Related Posts with Thumbnails