Pesquisa personalizada

sábado, 16 de abril de 2011

Escola Bíblica Dominical L03 2ºT 11



Estamos construindo esta grande Obra, o “CENTRO DE CONVENÇÕES CENTENÁRIO”,marco da Geração do 1º Centenário, na História da “Igreja Mãe”das Assembleias de Deus no Brasil e no mundo. Sob a Direção do seu Presidente, Reverendo Samuel Câmara, Belém-Pará Brasil. Participe você também, ainda há tempo para dá uma mãozinha mesmo no último semestre da construção, entre em contato pelo telefone (91) 3241-4521 Alô Centenário. Site WWW.centenarioassembleiadedeus.com.br 
Informação

Centro de Convenções Centenário está sendo construído em uma área de 40.000m² e acomodará confortavelmente mais de vinte mil pessoas. Na Av Augusto Monte Negro, Km 03, do lado oposto do Estádio Olímpico do Mangueirão, em terreno de nossa propriedade, ao lado de um dos templos da nossa Igreja chamado Vale da Bênção.



Publicação: (Dc. Alair Alcântara)

A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo,  para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.


Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado neste site.


Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.


Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).


À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso. 


O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do aluno abaixo indicada: 


Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 2º Trimestre – 2011. Comentarista: ELIENAI CABRAL, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.


LIÇÃO 03 de 13, 17 de Abril de 2011.


TEMA –  O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO


TEXTO ÁUREO – "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizara com Espírito Santo e com fogo" (Mt 3.11). 


VERDADE PRÁTICA – O batismo com o Espírito Santo é uma experiência subseqüente à salvação, concedida por Deus aos seus servos, tornando-os aptos a cumprir a missão de pregar o Evangelho.


LEITURA BÍBLICA – Atos 2. 1- 4, 7, 8
1Cumprindo-se dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 – ede repente, veio do céu um som, como de um vento veemente impe­tuoso, eencheu toda a casa em que estavam assentados. 
– E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 – E todos foram cheios do Espírito Santo começaram a falar em outras línguas, conforme 0 Espírito Santo lhes concedia que falassem. 
- E todos pasmavam e se maravilha­vam, dizendo uns aos outros: Pois que! Não são galileus todos esses homens que estão falando? 
8 – Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

INTRODUÇÃO
O batismo com o Espírito Santo é um tema atualíssimo e imprescindível a Igreja de Cristo. Muitos crentes, até mesmo pentecostais, não rece­beram ainda a gloriosa e necessária promessa por não compreenderem devidamente o que ela representa na vida do cristão. Neste domingo, aprenderemos o que é o batismo com o Espírito Santo.


Os que ainda não receberam a promessa pentecostal, busquem-na zelosamente. Sim, busque-a com todo o zelo. Jesus quer batizar a to­dos com o seu Espírito Santo. Come­more o Centenário cheio do Espírito Santo e falando em novas línguas. Eis o que nos garante o Senhor Jesus: "Mas sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" (At 1.5b).

I. O QUE NÃO É BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO


1. O batismo com o Espírito Santo não é regeneração espi­ritual do pecador.Ao longo da his­tória da Igreja Cristã, muitas foram as contradições doutrinárias acerca do batismo com o Espírito Santo. Alguns, desprezando até mesmo as evidências bíblicas e históricas da doutrina, alegam que o falar noutras línguas foi um fenômeno circunscrito ao período apostólico.


Outros confundem o batismo com o Espírito Santo com a salvação e a santificação. Eles desconhecem que, na obra regeneradora, o Espírito Santo transmite nova vida ao pecador conforme o texto de 2 Coríntios 5.17: "Quem esta em Cristo nova criatura e; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". Mas na experiência do batismo com Espírito Santo, após a conversão, o crente é revestido com o poder do alto para testemunhar eficazmente de Jesus Cristo. Sabemos que todos os salvos em Cristo tem o Espírito Santo e que o nosso corpo é o seu templo Jo 20. 22; 1 Co 6.19). Mas nem todos os salvos são batizados com o Espírito Santo no momenta da conversão. Se você ainda não recebeu a promessa, o momenta chegou.


2. O batismo no corpo de Cristo não é o batismo com o Espírito Santo. Muitos não compreendem devidamente o batismo com o Espírito Santo, por não fazerem uma exegese correta de I Corintios 12.13: “Pois todos fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. Paulo não faz aqui nenhuma referência ao batismo com o Espírito Santo, nem ao batismo em águas. Wiliam Menzies, teólogo pentecostal, explica que “nós somos batizados pelo Espírito em Cristo – isso é regeneração, novo nascimento“. Mais adiante, acrescenta: “Nós somos batizados com o Espírito por Cristo – essa é a capacitação para servir e ministrar”.



3. O batismo com o Espírito Santo não é uma experiência exclusiva dos dias apostólicos. Os cessacionistas negam a atualidade do batismo com o Espírito Santo com a evidência inicial do falar noutras línguas, ensinando que o fenômeno foi um sinal apenas para os dias apostólicos. Todavia, não encontra­mos nada nas Escrituras Sagradas que prove que o falar em línguas seja uma experiência restrita à Igreja Primitiva. Ao contrário, a Bíblia é a própria experiência demonstram a plena atualidade da promessa (At 2. 39; 9. 17; 19.1- 6).

II. O QUE É  O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO


1. O falar em línguas como sinal do batismo. O Espírito Santo manifestou-se de diferentes manei­ras no Antigo Testamento. Em várias ocasiões, homens de Deus profeti­zaram verbalmente sob a ação do Espírito Santo. Todavia, não há qual­quer indício de que alguem tenha experimentado o dom de línguas. Pois o falar em línguas estranhas, seja como sinal, seja como o dom, é uma operação divina encontrada somente a partir de Atos 2. O falar em línguas como sinal do batismo com o Espírito Santo teve o seu início no dia de Pentecostes (At 2.4). Segundo o pastor Antonio Gilberto "é uma imersão do crente no espiritual e sobrenatural de Deus" (At 1.S).


Se no Antigo Testamento a atuação do Espírito Santo era esporádica e reservada a alguns, atualmente todos os crentes podem e devem buscar o batismo com o Espírito Santo e ao mesmo tempo pelo Espírito falar noutras línguas, pois é uma promessa a todos os salvos em Cristo Jesus (At 1.4; 2.38).



2. O dom de variedade de línguas. No batismo com o Espírito Santo, o crente, pelo mesmo Espírito, fala em línguas como sinal e evidência inicial da promessa recebida. Isso não significa que ele recebeu o "dom de variedade de línguas", pois, segundo o pastor Antonio Gilberto, "é um milagre lin­guístico sobrenatural" e "nem todos os crentes batizados com o Espírito Santo recebem este dom (1 Co 12.30)". Os dons são distribuídos segundo a vontade e o propósito de Deus. Não depende do querer do homem, mas da soberania divina (1 Co 12.1 1). Cabe a cada crente bus­car com zelo os melhores dons (1 Co 12.31). Você deseja receber os dons espirituais? Então, ore, creia e busque com fervor, pois o Senhor Irá conceder-lhos.



3. A finalidade do dom de línguas. O propósito primário deste dom não é edificar coletivamente a igreja, mas o crente de forma indivi­dual, oferecendo-lhe a oportunidade de ter um relacionamento maior com Deus (1 Co 14.2,4). Contudo, havendo interpretação (1 Co 14.5), as línguas cumprem a mesma função da profecia e edifica toda a congregação.


III. A EXPERIENCIA DE ATOS 2


1. Glossolalia. No dia de Pen­tecostes, pessoas oriundas de várias nacionalidades, judeus e prosélitos, estavam reunidas em Jerusalém para a celebração da festa sagrada do Pentecostes (At 2.5). No momento em que o Senhor derramou o seu Espírito (v. 15), a área do Templo estava repleta. As línguas estranhas, como sinal, que os discípulos de Je­sus falavam chamaram a atenção da multidão deixando-a perplexa com o fenômeno (At 2.6-12). O falar em línguas, a glossolalia, é a manifestação ao física do enchimento do Espírito Santo. Tal fenômeno não se restringe a Atos 2, pois o encontramos em diferentes passagens (1 Co 12.30; 14.5,6).



2. Xenolalia. Segundo Stanley Horton, xenolalia "é o falar em línguas num idioma conhecido, estra­nho apenas a quem o fala". No dia de Pentecostes, os crentes cheios do Espírito Santo falaram num idioma desconhecido para eles, mas, como a cidade de Jerusalém estava reple­ta de estrangeiros, estes puderam tomar conhecimento da mensagem do Evangelho em sua própria língua. O que vemos em Atos 2 foi uma concessão divina, a fim de que muitos pudessem crer em Jesus e receber a salvação. Foi um sinal para os incrédulos. Foi o batismo com o Espírito Santo acompanhado, simultaneamente, de uma mensagem de salvação. Ainda que raro, este fenômeno repete-se segundo a soberania divina e em momentos em que ele faz-se necessário.



3. Atualidade das manifestações espirituais. O falar em línguas - tanto conhecidas como desconhecidas - quando prove­nientes do Espírito Santo, edificam o crente, a igreja e servem como sinal para os descrentes. A atuali­dade dessas manifestações é visível na vida de milhares de servos de Deus na experiência bíblica, du­rante a história da igreja e nos dias atuais, pois, como disse o apóstolo Pedro, "a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (At 2.39).

CONCLUSÃO
O batismo com o Espírito Santo não pode ser tratado somente como teoria ou possibilidade remota, mas como algo indispensável do Senhor para o seu povo. Precisa ser uma experiência vital para o crente e para a igreja, pois é um dom divino para os salvos em Jesus. Que venhamos a orar e a buscar o revestimento de poder. Enchei-vos do Espírito.


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails