Pesquisa personalizada

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Música Os melhores momentos da carreira de Michael Jackson João Agre



Michael Jackson morreu ontem, vítima de uma paragem cardíaca.

Michael Jackson morreu ontem, vítima de uma paragem cardíaca.

Collapse

Comunidade

Partilhe: del.icio.us Digg Facebook TwitThis Google Mixx Technorati

Michael Jackson deixou ontem, aos 50 anos, de figurar na lista dos maiores cantores vivos. Reveja aqui os momentos que marcaram a carreira do “Rei do Pop”.

A par dos êxitos musicais, a vida de Michael Jackson foi também marcada por uma maratona de cirurgias para mudar de cor de pele e as suspeitas em torno da sua relação com crianças.

O cantor conheceu o estrelato quando tinha apenas 5 anos. Aos 50 anos morre quando tinha agendado 50 concertos que estavam marcados para começar no próximo mês, em Londres.

  • Veja aqui os vídeos com os melhores momentos da carreira de Michael Jackson






http://economico.sapo.pt/noticias/os-melhores-momentos-da-carreira-de-michael-jackson_13822.html

Irã proibiu funeral aberto para jovem morta durante protesto


O noivo de uma jovem iraniana de 26 anos morta a tiros durante uma manifestação anti-governo em Teerã, no sábado, disse à BBC que as autoridades do país proibiram sua família de realizar um funeral público.

Um vídeo que mostra o momento da morte Neda Agha Soltani foi colocado em blogs e sites como YouTube, Twitter e Facebook, e assistido por milhares de pessoas. Uma foto de seu rosto ensanguentado foi usada em protestos realizados na capital iraniana em várias cidades do mundo.

Segundo o noivo de Neda, Caspian Makan, as autoridades religiosas e a milícia Basij, pró-governo, impediram a família de realizar uma cerimônia religiosa dedicada à jovem em uma mesquita por temer que ela se torne um símbolo dos protestos.

"As autoridades estão cientes de que todos no Irã e em várias partes do mundo sabem o que aconteceu com Neda", afirmou Makan, que se identificou como fotojornalista. "Eles temiam que muita gente fosse à cerimônia religiosa, e eles não querem mais confusão."

"Então, por enquanto, não termos permissão para realizar nenhuma reunião ou ato público de homenagem a Neda", explicou ele, na entrevista ao canal de TV BBC Persian.

"Covas prontas"
A jovem foi enterrada no domingo, no cemitério Behesht-e-Zahra, na zona sul de Teerã.

"Eles nos pediram para sepultá-la numa parte do cemitério que, aparentemente, tinha sido separada pelas autoridades para fazer as covas para as pessoas mortas durante os protestos da semana passada", afirmou Makan.

Ele ainda reclamou do fato de as autoridades terem demorado para liberar o corpo de Neda.

"Ela foi levada para um necrotério fora de Teerã, e os funcionários perguntaram se poderiam retirar partes de seu corpo para transplantes médicos. A família concordou porque queriam enterrá-la imediatamente", disse Makan.

"Tiro deliberado"
Segundo ele, Neda não estava participando diretamente dos protestos.

"Ela estava em um carro, com seu professor de música, a alguns quarteirões de distância, presa no congestionamento. Ela estava cansada e com muito calor, então saiu do carro por alguns minutos", disse o noivo.

"Foi aí que aconteceu. As testemunhas disseram e o vídeo mostra claramente que prováveis paramilitares Basij à paisana atiraram nela deliberadamente. Ela foi atingida no peito."

"Ela perdeu os sentidos poucos minutos depois. As pessoas ainda tentaram levá-la para o hospital mais próximo, mas já era tarde mais", descreveu.





http://noticias.terra.com.br/mundo/eleicoesnoira/2009/interna/0,,OI3839228-EI14022,00-Ira+proibiu+funeral+aberto+para+jovem+morta+durante+protesto.html

Lula sanciona MP 458, mas veta transferência de terra para pessoa jurídica

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira a Medida Provisória (MP) 458, que estabelece regras para regularização fundiária de 67,4 milhões de hectares de terras públicas da Amazônia. No entanto, o governo decidiu vetar, na totalidade, o artigo 7° da medida e o inciso II do artigo 8° que tratam da transferência de terras da União para as pessoas jurídicas e para quem não vive na Região Amazônica.

No início da tarde, o presidente já havia alertado para possíveis vetos na MP. De acordo com ele, tudo o que não estava no projeto original poderia ser vetado. “Se tiver alguma coisa importante que tenha sido introduzida pelo Congresso, eu posso manter”, disse Lula na ocasião. A Lei será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

AP
Medida Provisória regulariza terras na Amazônia

Com a sanção, as áreas de até 1,5 mil hectares já ocupadas serão transferidas sem licitação a particulares que ocuparam as terras antes de 1º de dezembro de 2004. De acordo com a mensagem do Governo, “os vetos foram feitos por contrariedade ao interesse público”. A decisão foi tomada após serem ouvidos os ministérios da Justiça, da Fazenda, do Planejamento, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente.

O governo justificou ainda que o novo marco legal para regularização fundiária na Amazônia Legal foi elaborado com base em dados que apontavam que a maior parte das ocupações de terras na região era exercida por pequenos e médios agricultores. E que, diante deste fato, foram instituídos mecanismos para viabilizar a regularização de ocupações exercidas "por pessoas físicas ocupantes de pequenas e médias porções de terras da União, exploradas diretamente pelo ocupante que, por sua vez, tem nessa exploração sua principal atividade econômica".

“Não é possível prever os impactos para o desenvolvimento do processo de regularização fundiária, uma vez que não há dados que permitam aferir a quantidade e os limites das áreas ocupadas que se enquadram nessa situação”, diz a mensagem.

Leia mais sobre MP 458





http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/25/lula+sanciona+mp+458+mas+veta+transferencia+de+terras+da+uniao+para+as+pessoas+juridicas+6959925.html

Sinopse de imprensa: família Sarney emprega mais nove aliados

SÃO PAULO – A família do senador José Sarney (PMDB-AP) empregou pelo menos mais nove aliados no poder público, como o ex-deputado Chiquinho Escórcio. As informações são do jornal “Folha de S.Paulo”, segundo dados disponíveis na página do Senado na internet.


A reportagem afirma que a mulher de Chiquinho Escórcio, Alba Leide Nunes Lima, trabalha no gabinete de Sarney desde março de 2008. A filha de Escórcio, Juliana, foi nomeada recentemente no gabinete de Mauro Fercury (PMDB-MA), que assumiu a vaga de Roseana Sarney no Senado.

Agência Senado
O presidente do Senado, José Sarney

O próprio Escórcio, segundo a folha, foi nomeado por Roseana representante do governo do Maranhão em Brasília. Há dois anos, ele foi acusado de espionar senadores por orientação de Renan Calheiros (PMDB-AL), de quem era assessor especial. Escórcio negou a acusação.

Outros aliados de Sarney que ganharam nomeações foram: Said Dib, assessor de imprensa para o Amapá; Jorge Nova da Costa, seu suplente; Raimundo Azevedo Costa, o ex-presidente do PMDB do Amapá; Wilson Ramos Neiva, o ex-secretário estadual no Maranhão; Marilia Lameiras, a também ex-secretária do governo do Maranhão; Luiz Carlos Bello Parga Júnior, filho do ex-senador maranhense Bello Parga; e Antônio Leonardo Gomes Neto, executivo do Sistema Difusora de Comunicação.

A assessoria de imprensa de José Sarney afirmou que todos os nomeados são pessoas “extremamente qualificadas”.

Leia também:


Leia mais sobre Sarney




http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/26/sinopse+de+imprensa+familia+sarney+emprega+mais+nove+aliados+6959931.html

Irão: Conselho dos Guardiães reafirma inexistência de fraude eleitoral

Protestos não demovem Conselho dos Guardiães
Por Redacção

O porta-voz do Conselho dos Guardiães reiterou esta sexta-feira a ausência de qualquer fraude nas eleições presidenciais de 12 de Junho que deram a vitória a Mahmoud Ahmadinejad.

«Podemos dizer com certeza que não houve qualquer fraude no escrutínio», afirmou Abbasali Kadkhodai, porta-voz do Conselho dos Guardiãs, citado pela ‘Irna’, a agência oficial iraniana.

«As verificações feitas durante os últimos dez dias mostram que além de irregularidades menores, que há em todas as eleições, não houve irregularidades importantes», anunciou Kadkhodai, que afirmou mesmo que «a última eleição foi a mais limpa» de todas as realizadas no Irão.






http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=168510

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cerca de 70 mortos em atentado no Iraque

Soldado americano patrulha Sadr City

A explosão de uma bomba, esta terça-feira, num mercado em Sadr City, na zona leste de Bagdade, provocou a morte a cerca de 70 pessoas.

Além das vítimas mortais o atentado deixou mais de 130 pessoas feridas, no que já é considerado um dos Maios violentos ataques terroristas de 2009 no país.

De acordo com as autoridades iraquianas, a bomba estava escondida numa motorizada que carregava vegetais e terá rebentado por volta das 19h30 locais (16h30, hora de Lisboa).

A zona de Sadr City é maioritariamente habitada por muçulmanos xiitas e o ataque parece ser o mais recente da já longa história de violência sectária no Iraque.

A rivalidade entre muçulmanos sunitas e xiitas tem vindo a ganhar cada vez maior intensidade há medida que se aproxima a data de retirada das tropas americanas do Iraque.

O atentado desta terça-feira, por exemplo, surge a menos de uma semana da data indicada para a retirada do Exército americano das zonas urbanas do país.

De acordo com o plano da Casa Branca, as operações de combate no Iraque deverão estar terminadas no final de Setembro de 2010 e nenhum soldado norte-americano continuará no país depois do final de 2011.








http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=168398

Rio Negro atinge nível da maior cheia da história

Nesta quarta, cota chegou à marca de 29,69 metros. O mesmo índice foi anotado em 1953.


Foto: Rafael R. Soares/vc repórte
Leia Também
O Rio Negro atingiu a cota da maior cheia que já havia sido registrada. Na manhã desta quarta-feira (24), o nível chegou a 29,69 metros, a mesma marca anotada em 1953.

A cheia do Rio Negro causa transtornos aos moradores de Manaus. Ruas e avenidas ficaram alagadas e foram colocadas pontes improvisadas nas regiões alagadas. A Defesa Civil distribuiu kits de madeira para os moradores erguerem os assoalhos de suas residências. O conjunto contém um quilo de pregos, duas dúzias de tábuas e mais uma dúzia de ripas ou de caibros – conforme a necessidade do morador.

Na semana passada, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (ManausCulT) decidiu interditar parcialmente o Parque Ponta Negra.

A administração municipal também está tomando providências para evitar as doenças causadas pela enchente. Nesta quarta-feira, agentes de saúde devem cadastrar as famílias atingidas e realizar a inspeção das casas.

*(Com informações do Bom Dia Brasil e da TV Amazonas)

Rio Negro atinge nível da maior cheia da história

















http://www.maratimba.com/noticias/news.php?codnot=247902#

IML de Recife identifica 11 corpos do Airbus da Air France

O Instituto Médico Legal (IMC) de Recife (PE) identificou hoje os primeiros 11 dos 50 corpos


Foto: http://www.abril.com.br
Leia Também
São Paulo, 21 jun (EFE).- O Instituto Médico Legal (IMC) de Recife (PE) identificou hoje os primeiros 11 dos 50 corpos resgatados do Airbus da Air France que caiu no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco afirmou este domingo que legistas já identificaram 11 dos 49 corpos que se encontram no prédio.

O outro corpo resgatado deve chegar este domingo ao Recife em uma embarcação que transporta também restos da aeronave, que caiu em 1º de junho no litoral brasileiro.

Os nomes das vítimas não foram divulgados, mas o IML informou que são dez brasileiros - cinco mulheres e cinco homens - e um estrangeiro do sexo masculino.

Em comunicado, a Polícia Federal (PF) informou que notificou sobre a identificação dos corpos às famílias e à embaixada do país, no caso do estrangeiro.

A identificação seguiu as diretrizes da Interpol (Polícia internacional) para vítimas de desastres e atende às normas gerais para os 32 países, incluindo o Brasil, que têm vítimas no voo AF447, que fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris.

O trabalho de identificação foi acompanhado por Lynn Aspinall, representante da Interpol e especialista em desastres coletivos, e pelo legista francês Alain Sanvoisin, que assinaram as atas do IML.

As autoridades brasileiras esperam ainda mais informações coletadas com os parentes dos ocupantes estrangeiros.

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou hoje que o avião-radar R-99 deixará de ser utilizado, pois a área do acidente já foi localizada.

IML de Recife identifica 11 corpos do Airbus da Air France








http://www.portalmaratimba.com/noticias/news.php?codnot=247312#

Empresa de neto de Sarney opera em esquema suspeito

Política


Empresa de neto de Sarney opera em esquema suspeito

A intermediação de empréstimos consignados se transformou numa mina de dinheiro nos últimos anos. (Foto divulgação) Clique para ampliar a imagem

Alvo de investigação da Polícia Federal (PF), o esquema do crédito consignado no Senado inclui entre seus operadores a empresa de José Adriano Cordeiro Sarney, neto do presidente da Casa, o senador José Sarney (PMDB-AP). De 2007 até hoje, a Sarcris Consultoria, Serviços e Participações Ltda recebeu autorização de seis bancos para intermediar a concessão de empréstimos aos servidores com desconto na folha de pagamento. O neto de Sarney disse que seu "carro-chefe" no Senado é o banco HSBC. Indagado sobre o faturamento anual da empresa, ele resistiu a dar a informação, mas depois, resumidamente, afirmou: "Menos de R$ 5 milhões."

A intermediação de empréstimos consignados se transformou numa mina de dinheiro nos últimos anos. A PF investiga suspeitas de corrupção e tráfico de influência envolvendo o negócio. Filho mais velho do deputado Zequinha Sarney (PV-MA), José Adriano abriu a empresa quatro meses depois de o então diretor de Recursos Humanos da Casa, João Carlos Zoghbi, inaugurar a Contact Assessoria de Crédito, que ganhou pelo menos R$ 2,3 milhões intermediando empréstimos junto a grandes bancos.

O Estado mapeou a história da empresa. A localização da Sarcris é um mistério porque ela não existe nos endereços que declara nos documentos oficiais. Pouco depois de ser registrada, a Sarcris já estava autorizada a representar bancos de peso. A primeira autorização foi concedida pelo HSBC, o banco que José Adriano diz ser seu principal parceiro nos negócios no Senado e também em outros órgãos públicos, como o Superior Tribunal Militar e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF). "Trabalhei no HSBC por um ano e meio, em São Paulo. Quando voltei para Brasília decidi abrir o negócio", disse Adriano.

Em pelo menos dois casos, os bancos credenciaram primeiro a empresa de José Adriano e só depois é que foram autorizados a operar crédito consignado no Senado. O HSBC credenciou a Sarcris em maio e em dezembro assinou o ato que o autorizou a entrar na Casa. Outro exemplo: o banco Daycoval credenciou a Sarcris no dia 1º de abril de 2008 e ganhou a autorização do Senado 27 dias depois. O empresário nega que o fato de ser neto de José Sarney tenha favorecido a empresa: "Não estou ganhando dinheiro porque sou neto de Sarney." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.








http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=10&id=19020

Fed diz que economia dos EUA está se contraindo menos e mantém juros


O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, disse em comunicado após sua reunião que informações recebidas pelo órgão "sugerem que o ritmo de contração da economia está se reduzindo" e que "as condições nos mercados financeiros melhoraram, de forma geral, nos últimos meses".


O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed também decidiu manter a taxa básica de juros da economia entre zero e 0,25%, nível alcançado desde dezembro, e repetiu que a taxa deve ficar neste nível baixo por algum tempo.


O Fed comentou sobre a atividade econômica no país, dizendo que "os gastos das famílias mostraram mais sinais de estabilização, mas seguem restritos pelos contínuos cortes de empregos, queda do valor das casas e crédito apertado".


Já as empresas estão "cortando investimentos fixos e gastos com pessoal, mas parecem estar fazendo progresso para trazer os estoques para um alinhamento melhor com as vendas".


O Fed sinalizou que está menos preocupado com um possível processo de deflação (queda de preços), dizendo que "apesar de a atividade econômica dever continuar fraca por algum tempo, o Comitê continua a acreditar que ações de política para estabilizar os mercados financeiros e instituições, estímulos fiscais e monetários e forças de mercado vão contribuir para a retomada gradual do crescimento econômico sustentável em um contexto de estabilidade de preços".






http://www.folhabnet.com.br/vc.php?codigo=596

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Protesto contra decisão do STF reúne estudantes de jornalismo

Grupo se reuniu em São Paulo para contestar o fim da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão

Da Redação, com Agência Brasil
Tamanho do textoA+A-
Em Brasília, jornalistas pediram exigência de graduação
Em Brasília, jornalistas pediram exigência de graduação
Uma manifestação reuniu estudantes de jornalismo de São Paulo e Campinas contra o fim da obrigatoriedade do diploma de graduação em jornalismo, estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Cerca de 120 estudantes, segundo a Polícia Militar, reuniram-se às 10h30, em São Paulo, em frente a um hotel onde o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, estaria ao meio-dia para fazer palestra a empresários.

A maioria dos manifestantes usava um nariz de palhaço. Muitos estavam de avental e de chapéu de cozinheiro, além de levarem panelas e colheres de pau. Alguns estudantes se reuniram em círculo para "cozinhar" para o ministro, que chegou a comparar jornalistas a cozinheiros ao apresentar seu voto, no plenário do STF, na semana passada.

Para o estudante de jornalismo Marco Mesquita, a decisão do STF não é adequada porque cada jornalista tem seu modo de ver e apurar as notícias. "A faculdade é fundamental para ensinar o modo mais ético", disse.

A estudante de jornalismo Camila da Silva foi protestar por achar que a medida não afeta apenas aos jornalistas. "É uma questão de cultura. Com a desobrigação, menos pessoas vão querer cursar uma faculdade e o país terá menos cultura."

Brasília

A capital federal tambe´m foi palco de protestos contra a decisão do STF. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Romário Schettino, a determinação confunde prática jornalística com emissão de opiniões. A manifestação reuniu estudantes, jornalistas e sindicatos ligados à categoria, em frente ao Supremo.

“Jornalismo não é emitir opinião. Jornalismo é apuração”, disse Schettino aos pouco mais de cem manifestantes. “De forma nenhuma a prática jornalística fere a liberdade de expressão, até porque sempre houve e sempre haverá, nos veículos, espaço para esse tipo de manifestação. O que nós jornalistas fazemos é apurar fatos e, seguindo critérios técnicos, identificar aqueles que são mais relevantes para a sociedade”, completou.

Segundo Schettino, o sindicato vai às ruas com o objetivo de debater a questão e apresentar uma nova proposta de regulamentação da profissão. Mas ele lembra que a prerrogativa para a apresentação da proposta precisa ser do Executivo.

“O ministro do Trabalho já tem em mãos um projeto elaborado pela Fenaj [Federação Nacional dos Jornalistas]. Vamos lutar para implementá-lo, cientes de que esse tipo de proposta é de competência do Executivo, e que a apresentação de novas leis pelos parlamentares poderá ser considerada inconstitucional”, argumentou.







http://www.abril.com.br/noticias/brasil/protesto-decisao-stf-reune-estudantes-jornalismo-479056.shtml

Vale investirá US$ 305 mi em produção de biodiesel na região norte

Danieleh Coutinho
danihcoutinho@eshoje.com.br

A Vale anunciou nesta quarta-feira (24) que investirá US$ 305 milhões em um projeto que lhe permitirá garantir o biodiesel consumido pelas 216 locomotivas que a empresa possui na região norte, através de um consórcio com a companhia Biopalma da Amazônia S/A, cujo valor total chega a US$ 500 milhões.

A produção anual de biodiesel será de 160 mil toneladas, e a intenção da empresa é garantir o biodiesel necessário para abastecer as locomotivas que opera na região norte do país, bem como máquinas e equipamentos pesados das minas de Carajás.

Com essa parceria, a Vale vai utilizar parcela da produção de óleo de palma para produção de biodiesel, combustível que irá alimentar toda a frota de 216 locomotivas do Sistema Norte, bem como máquinas e equipamentos de grande porte das minas de Carajás. Estima-se que a produção anual de óleo seja de 500 mil toneladas.

Este volume de biodiesel corresponde à redução de cerca de 12 milhões de toneladas de CO2 equivalente na atmosfera durante a duração do projeto, em relação às emissões do diesel comum, desconsideradas as emissões relativas à cadeia produtiva do biodiesel. Esse quantitativo corresponde à emissão de mais de 200 mil carros circulando no mesmo período.

O consórcio, que tem 41% de participação da Vale, vai gerar cerca de seis mil empregos diretos no campo e a possibilidade de renda para 2 mil famílias de pequenos produtores. O empreendimento abrange uma área de cerca de 130 mil hectares, numa região que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Deste total, serão usados 60 mil hectares para o plantio da palma, totalizando 9,3 milhões de mudas até 2013.

Essa área corresponde a aproximadamente 49 mil campos de futebol das dimensões do Maracanã. O restante (70 mil ha) será protegido e recuperado pelo consórcio. Com isso, a Vale contribuirá para a recuperação e a conservação de ecossistemas do bioma Amazônico, estabelecendo na região referência para essas práticas.

A partir de 2014, a Vale utilizará a mistura B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel comum) na Estrada de Ferro Carajás e em algumas operações de mineração do Sistema Norte. A parceria com a Biopalma vai permitir que a Vale se torne autosuficiente na produção do B20. Ao mesmo tempo, a empresa irá conseguir se antecipar à regulamentação que prevê o uso do B20 para 2020.

Em 2008, o consumo de óleo diesel puro da Vale no Brasil foi de 940 milhões de litros, sendo 336 milhões nas unidades do Sistema Norte. O volume de biodiesel puro (B100 – sem mistura com diesel) consumido no ano foi 19 milhões de litros, sendo 7 milhões no Sistema Norte.

O diretor-executivo de Logística, Engenharia e Gestão de Projetos da Vale, Eduardo Bartolomeo, assegurou que o projeto é estratégico em um momento de crise econômica internacional. "Trata-se de um projeto com benefícios sociais, ambientais e econômicos. É um projeto que mostra que, em momentos de crise, é necessário investir na futura sustentabilidade", disse.

Além do produto que será comprado de pequenos agricultores em cinco municípios do norte do Brasil, a usina processará o óleo produzido em 60 mil hectares que serão cultivados com palma pela Biopalma da Amazônia.

Segundo Bartolomeo, esses cultivos serão compensados com a plantação de 60 mil hectares de florestas reflorestados.

Biodiesel

Nos últimos anos, a Vale utiliza o biodiesel em suas operações em diferentes concentrações. Veja o histórico abaixo:

2007 - Vale se antecipa à Lei Federal 11.907/05 e passa a utilizar o B2 (mistura 2% de biodiesel e 98% de diesel comum) em suas locomotivas, caminhões fora-de-estrada e na geração elétrica e, além disso, firma parceria com a Petrobras para uso do B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel comum) nas locomotivas das estradas de ferro Vitória a Minas e Carajás. A Vale utilizou a mistura B20 até dezembro do mesmo ano;

2008 – O B2 é substituído pelo B3 (3% biodiesel e 97% diesel comum);

2009 - Assinatura do contrato Vale e Biopalma para produção de óleo de palma, para posterior transformação em biodiesel. Já foi realizado o plantio de 800 mil mudas em 5.000 hectares e estão sendo preparadas mais de 2 milhões e 300 mil mudas de palma para o plantio de 12.500 hectares no início de 2010;

2011 – Será realizada a colheita dos primeiros frutos e a produção do óleo;

2014 – Produção do biodiesel. A Vale se tornará autosuficiente na produção do combustível e, com isso, passará a utilizar o B20, antecipando-se à legislação.

Trem Flex


Em 2009, a Vale lançou o projeto Bicombustível, que prevê mistura, em fase de testes, de gás natural e diesel em suas locomotivas, com concentrações do gás variando entre 50% e 70%. Os testes começaram na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), uma das ferrovias mais produtivas e eficientes do mundo.

Estima-se que, com o uso futuro de gás nas locomotivas das ferrovias EFVM e Estrada de Ferro Carajás (EFC), deixarão de ser emitidas 73 mil toneladas de CO2 equivalente na atmosfera por ano.

Com a utilização de gás natural nas locomotivas, a Vale vai evitar uma emissão de CO2 equivalente superior ao que deixou de ser emitido por toda a empresa com o uso das misturas de biodiesel B2 e B3 (71 mil toneladas de CO2 equivalente) em 2008 em locomotivas, caminhões fora-de-estrada e na geração elétrica.

Investimentos socioambientais


A gestão socioambientalmente responsável faz parte da estratégia da Vale. Em 2009, a empresa vai investir US$ 900 milhões nesta área – o mesmo valor investido em 2008. Hoje, a Vale e suas controladas e coligadas protegem ou ajudam a proteger, com parceiros, quase 2 milhões de hectares. São quase 3 bilhões de árvores conservadas em todo o mundo, o que equivale a 13 vezes a área do município de São Paulo ou a 14 árvores para cada brasileiro.

Nos últimos dois anos, a Vale plantou 15,5 milhões de árvores. Só em 2009, serão plantadas pelo menos 5 milhões de árvores e outras 6 milhões estão naturalmente crescendo em áreas que a Vale protege ou recupera. Ao todo, serão 11 milhões de novas árvores somente este ano.

A Vale foi também a primeira mineradora do mundo a zerar o seu footprint . Ou seja, hoje a área recuperada ou plantada pela empresa é igual ou superior àquela utilizada para suas atividades de mineração. No Brasil, a Vale recupera ou planta 1,4 hectare para cada um impactado e, até o fim de 2009, esta proporção será de um para um em todas as suas operações no mundo.

Biopalma


Sediada em Belém, a empresa foi constituída em 2007 com o objetivo de produzir o óleo de palma e seus derivados para atender, prioritariamente, indústrias dos setores alimentício, de cuidados pessoais e de higiene, além de destinar parte da sua produção para a elaboração de biodiesel.

Consórcio em números

Até
2010

  • Projeto de US$ 500 milhões, mais de US$ 120 milhões já investidos até abril de 2009
  • Cerca de 130.000 ha de terras adquiridas, sendo 60 mil ha (5 mil já plantados) para plantio e 70 mil para preservação
  • Viveiro para 12.500 ha para plantio em 2010
  • Um polo em funcionamento - Moju


Até 2022 (maturidade)

  • Seis pólos e seis usinas
  • 36 MW de co-geração de energia nas seis usinas
  • Produção de cerca de 500 mil toneladas de óleo de palma
  • Mais de 6 mil empregos diretos gerados

15 mil ha de agricultura familiar, envolvendo até 2 mil famílias





http://www.eshoje.com.br/noticia.asp?edicao=&id=4475&editoria=economia

terça-feira, 23 de junho de 2009

Governo e rede de supermercado vão incentivar substituição de sacolas plásticas

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Sacolas ecológicas reutilizáveis, fabricadas com material que agride menos o meio ambiente, são vendidas no comércio para substituir as sacolas plásticas distribuídas gratuitamente aos clientes


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A preservação do meio ambiente é a tônica da campanha nacional que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lançará terça-feira (23), em São Paulo, com o apoio da rede de supermercados Wal-Mart Brasil. Um dos objetivos é incentivar a substituição de sacolas plásticas, utilizando outros meios para o transporte de compras e o acondicionamento de lixo.

Os detalhes da campanha serão anunciados por Minc em entrevista coletiva após a solenidade, que será realizada no Hotel Hyatt. A secretária de Articulação Institucional do ministério, Samyra Crespo, disse à Agência Brasil que o foco é “mudar o hábito do consumidor no ponto de venda. É uma educação para o consumo consciente, para o consumo sustentável. Esse é o tema da campanha”.

Samyra afirmou que a idéia é mostrar ao consumidor quais as opções que ele tem para tomar uma atitude consciente. “Nós não vamos dizer para ele que nunca mais poderá usar uma sacola de plástico. Nós vamos dizer quais as conseqüências dos atos dele na hora em que usa sacola plástica muito além do que precisa. O nosso foco é na redução do consumo, acrescentou.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Brasil consome a cada ano 12 bilhões de sacolas plásticas. Cada brasileiro usa em torno de 66 unidades por mês. Como se trata de um material que exige longo tempo para decomposição, estimado em cerca de 500 anos, o plástico acaba provocando danos muitas vezes irreparáveis ao meio ambiente.

A rede de supermercados Wal-Mart Brasil informou, por e-mail, que a campanha nacional Saco é um Saco quer alertar a população sobre a importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas. A campanha recomenda que a população recuse esse tipo de material, sempre que for possível, para o transporte de compras e o acondicionamento de lixo.

Segundo a Wal-Mart, “a campanha aposta no poder de decisão do consumidor como ação transformadora de hábitos e atitudes”. O argumento é que embora os sacos plásticos não custem nada na hora das compras, eles representam um custo que não pode ser mensurado quando jogados nos rios, bueiros, ou mesmo no mar, matando peixes, tartarugas e outros animais. “A natureza sofre, soterrada por uma maré de lixo, e nossa qualidade de vida diminui, como se pode ver pelas enchentes que vêm assolando as cidades brasileiras”, adverte a rede de varejo.

O grupo lembra que, em todo o mundo, milhares de cidadãos já estão adotando alternativas às sacolas plásticas. “Eles já entenderam que saco é um saco para nós, para a cidade, para o planeta e para o futuro”, afirmou. Com a campanha, o Ministério do Meio Ambiente pretende ainda fortalecer a corrente de consumidores conscientes.

Desde dezembro de 2008, a Wal-Mart Brasil criou o programa Cliente Consciente Merece Desconto. Esse é, até o momento, o único programa no Brasil que repassa benefícios financeiros aos consumidores que recusarem os sacos plásticos para transportar suas compras.

A meta da empresa é reduzir pela metade o uso de sacolas plásticas em suas lojas até 2013. Na prática, as lojas repassam, em seus caixas, o custo de R$ 0,03 por sacola plástica que o cliente deixa de usar. A cada cinco produtos adquiridos na rede, ele recebe o valor de uma sacola. Se comprar uma quantidade maior de itens e não usar os sacos plásticos, o desconto será calculado de modo proporcional.

Em setembro do ano passado, a Wal-Mart Brasil passou a oferecer aos clientes uma sacola reutilizável feita de algodão, ao preço de R$ 2,50 a unidade. A rede estima que 1,5 milhão de sacolas desse tipo já estão sendo usadas pelos clientes em todo o país. Em nível mundial, a Wal-Mart anunciou investimentos em sustentabilidade no valor de US$ 500 milhões, em cinco anos.

Agência Brasil






http://www.farolcomunitario.com.br/df_000_0422.htm

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails