Pesquisa personalizada

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estudo I - Personalidade e Divindade do Espírito Santo




 
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mat. 28:19). 

Não é necessário ler muito na Bíblia para encontrar o Espírito Santo. Gênesis 1:2 diz: "A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas"; enquanto isso, no outro extremo da Bíblia, Apocalipse 22:17 diz: "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida." 
É evidente que entre esses dois textos, ao longo das páginas das Escrituras, são revelados o ministério e a obra do Espírito Santo por nós, especialmente no Novo Testamento, onde nos são dadas muitas informações sobre a realidade, o propósito e a função do Espírito Santo, particularmente com respeito ao plano de salvação. 

Vamos nos concentrar em um aspecto freqüentemente mal-compreendido do Espírito Santo: Sua divindade. Em outras palavras, o Espírito Santo não é apenas uma força impessoal que emana de Deus. Ele é Deus, uma das três Pessoas que compõem a Divindade da fé cristã. Vamos examinar esse ensino fundamental da Bíblia. 

Que evidência temos da pluralidade da Divindade nos textos seguintes? 
   1- Gên. 1:26 
   3- Isa. 6:8
   4- João 1:1-3
   5- João 8:58

"O Filho é toda a plenitude da Divindade manifestada. A Palavra de Deus declara que Ele é ‘a expressa imagem da Sua pessoa’. ... O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à Trindade celestial; em nome destes três grandes poderes – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo." – Evangelismo, págs. 614 e 615.

Deus Espírito Santo 
 A maioria das pessoas não tem dificuldades com a idéia de o Pai ser Deus. Afinal, Deus é o que é o Pai. Mesmo a idéia de Jesus como Deus, como um Ser completamente divino manifesto em forma humana, embora um tanto difícil de entender, é compreensível. Afinal, um Deus todo-poderoso deve ser capaz de manifestar-Se em carne humana se decidir fazer isso, certo? 
No entanto, para muitos, o conceito de o Espírito Santo ser Deus é muito mais difícil. É bem mais fácil pensar no Espírito Santo, não como o próprio Deus mas como algum tipo de força impessoal, alguma energia ou poder divino, como a gravidade, que vem de Deus e permeia o mundo. Mas a Bíblia é clara em afirmar que o Espírito Santo é divino; isto é, o Espírito Santo, assim como o Pai e o Filho, é um dos personagens da Divindade. 

Leia o que os textos seguintes dizem sobre a natureza divina do Espírito Santo. Gên. 1:2,  Mat. 1:20Mat. 28:19Romanos 8:111 Cor. 2:10,11.

Entre os atributos do Espírito Santo estão verdade (João 16:13), vida (Rom. 8:2) e onipotência (1 Cor. 2:10,11) – todos atributos associados à Divindade. Jesus, em Mateus 12:31,32, diz que a blasfêmia pronunciada contra Ele pode ser perdoada, mas não a blasfêmia contra o Espírito Santo, um conceito que não faria muito sentido se o Espírito Santo fosse alguma coisa menor que Deus. Mateus 1:20, que faz referência à concepção de Jesus no ventre de Maria por obra do Espírito Santo, também é um texto difícil de ser entendido se o Espírito Santo não fosse verdadeiramente Deus.

Atos 5:3,4. Nestes dois versos, Deus e o Espírito Santo são usados de modo intercambiável. Aqui, Pedro está comparando o Espírito Santo a Deus, um texto poderoso que aponta para a divindade do Espírito Santo. 

João 14:16- Neste verso, Jesus trata Seu Pai como igual e solicita um dom para Seus seguidores. No grego, a palavra traduzida aqui como "outro" é allos. Significa "outro do mesmo tipo", ao contrário de heteros, que significa "outro de outro tipo". Jesus tinha a intenção de enviar alguém para os discípulos, e para as gerações sucessivas de Seus seguidores, que fosse semelhante a Ele mesmo, isto é – divino. Anteriormente, Jesus Se relacionara com o Pai. Agora, Ele Se relacionou com o Espírito. Em conclusão, as três Pessoas da Divindade são todas semelhantes. 

A unidade de Deus 
Leia estes dois versos e veja que outra evidência temos para confirmar a natureza divina do Espírito Santo. 2 Cor. 13:14Mat. 28:19

Como cristãos, admitimos que existem três Pessoas na Divindade: "são um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa". A Ciência do Bom Viver, pág. 422. A religião cristã não é uma crença em três Deuses separados; ao contrário, é uma crença em um Deus que Se manifesta em três pessoas que trabalham em perfeita harmonia uma com a outra. 

Evidências da pessoalidade do Espírito 
Tendo Jesus vindo à Terra como ser humano, em forma humana, não é difícil pensar nEle como uma pessoa com peculiaridades distintas. Em contraste, quase sempre pensamos no Espírito Santo como "isso", uma entidade ou poder impessoal. Mas a Bíblia apresenta o Espírito Santo como personalidade distinta, que tem inteligência (João 14:26João 15:26Romanos 8:16), vontade (Atos 16:71 Cor. 12:11), e emoções (Efés. 4:30). 

A Bíblia também atribui ao Espírito Santo ações que revelam pessoalidade, isto é, caráter ou qualidade do que é pessoal (Aurélio). A Bíblia diz que Ele fala expressamente (1 Tim. 4:1), envia pessoas em missão (Atos 10:19,20), impede pessoas de irem a determinados lugares (Atos 16:7), dá ordens (Atos 11:12), impede ações (Atos 16:6), chama ministros do evangelho (Atos 13:2), nomeia-os às suas esferas de dever (Atos 20:28) e faz intercessão (Rom. 8:26,27) Essas qualidades e ações são mais comumente identificadas com a personalidade humana, e não a algum mero poder ou influência. 

 "O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. ‘Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus’." Evangelismo, pág. 617.


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails