Pesquisa personalizada

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Diga-me com quem andas e te direi quem és.

Por Dc. Alair Alcântara

Diga-me com quem andas e te direi quem és. Esse dito popular reflete uma realidade.
Com os olhos não é diferente. Por serem lâmpada da alma, eles carregam em si enorme responsabilidade na sua salvação.
Quantos "cristãos" têm nutrido maus sentimentos e pensamentos para com terceiros, por conta dos seus maus olhos?
Comentários nocivos e fatais muitas vezes têm lançado pessoas no inferno por conta da malícia dos olhos.
Se eles não fossem extremamente perigosos, o Senhor Jesus não os conectaria com a saúde do corpo.
E mais:

“Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso,sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.” 
Lucas 11.35-36
Muitos cristãos têm parte do corpo em luz e parte em trevas. É a razão porque muitos têm vivido a vida aquém daquela que deveriam. Vida de altos e baixos na fé e na conquista das promessas.
Avalie bem sua vida, leitor amigo.
Pois, quem sabe se a raiz do seu problema não tem sido essa?
Os olhos podem ser a causa da vida mesquinha e/ou um corpo doente.
Nem óculos e nem o melhor oculista poderão fazer um corpo luminoso, senão a prática dos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.
Postado Por Dc. Alair Alcântara
Liberdade

Dizimista: John D. Rockefeller


  • O primeiro bilionário dos EUA disse uma vez numa entrevista:
“Sim, eu dou o dízimo, e gostaria de lhe contar como tudo começou.
Desde criança eu tive que começar a trabalhar para ajudar a minha mãe. Meu primeiro salário era 1,50 dólares por semana.
Depois da primeira semana de trabalho, cheguei em casa com 1,50. Minha mãe, colocando o dinheiro no seu colo, disse-me que ela ficaria muito feliz se eu desse a décima parte daquele dinheiro para o Senhor.
Eu o fiz e, a partir daquela semana, até hoje eu tenho dizimado cada dólar que Deus me confiou.
E eu quero dizer, se eu não tivesse dado o dízimo do primeiro dólar que eu ganhei eu não teria dado o dízimo do primeiro milhão de dólares que eu ganhei. 
Diga aos seus leitores que ensinem as crianças a dar o dízimo, e eles vão crescer e ser administradores fiéis do Senhor.”
Ele começou a dar o dízimo ainda quando criança, e se tornou um dos homens mais ricos da história da humanidade através da indústria do petróleo. Ele veio de uma família pobre, e de um pai ausente. Mas a sua mãe o ensinou a lançar uma raiz de fidelidade que, ainda hoje, traz prosperidade para a família Rockefeller (a fortuna dele, em 1937, quando morreu, era de 760 bilhões de dólares. Ajustados para os dias de hoje, isso é mais que 12 vezes a fortuna de Bill Gates).

Ser fiel no pouco é uma prova de caráter. Antes de dar muito a alguém, você prova o caráter daquela pessoa observando o seu comportamento no pouco.
Assim como Deus deu o petróleo para Rockefeller, Ele quer dar fontes de riquezas para os seus filhos. Há muitos tesouros ainda a serem descobertos, ideias milionárias, oportunidades...
Mas, é claro, Deus os dará aos fiéis e diligentes.

Postado Por Dc. Alair Alcântara

Liberdade

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estudo V - OS VERBOS DO TESTEMUNHO





"Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos." Atos 4:20 


TOMAR POSIÇÃO! PREPARAR! JÁ! Costumamos ouvir estas palavras no começo de uma corrida, antes da largada numa competição pelas medalhas. A própria natureza das palavras nos ajuda a imaginar a cena. Os músculos bem torneados dos atletas parecem vibrar com a expectativa e a ação – demonstrando anos de treinamento. 


Como cristãos, nós também temos uma corrida, cheia de ação e de expectativa (1 Cor. 9:24-27). E ao testemunharmos, demonstramos nossa dedicação a Jesus sob o poder do Espírito Santo. 


Os verbos de ação são palavras que transmitem a idéia de vida, energia, movimento e propósito, em contraste com outras palavras que sugerem uma experiência estática e inerte. Os verbos de ação de que trataremos neste tema descrevem diferentes aspectos do testemunho. Ao estudar estas palavras, note sua natureza progressiva. Elas vão do simples falar ao fazer discípulos. 


Testifique! - Atos 18:5, 9João 15:26, 27 


É natural que uma pessoa converse. Mas falar sugere comunicar uma mensagem. Os discípulos não podem "deixar de falar" do que viram e ouviram, para que muitos creiam (Atos 4:20Atos 14:1). 


Por estarmos cercados cada dia por muitas pessoas diferentes, precisamos aprender como dar início a uma conversação. Geralmente, é fácil sorrir e dizer "bom-dia", acrescentando mais umas poucas palavras e dando seu nome. Se tiver um jornal, por exemplo, você pode perguntar: "Já leu o jornal, hoje?" Uma conversa pode começar sobre os sinais dos tempos e a volta de Jesus como a solução. Então, você pode ter a oportunidade de dar seu testemunho sobre como foi ajudado quando conheceu a Jesus. 


Os verbos ‘testemunhar’ e ‘testificar’ estão intimamente relacionados. No contexto bíblico, testificar significa "declarar enfaticamente alguma verdade", "fazer uma declaração séria para comprovar um fato". Testemunhar significa "servir como evidência de um fato". Os apóstolos "continuavam a testemunhar da ressurreição do SenhorJesus" (Atos 4:33). E Jesus pediu que Seus discípulos fossem Suas testemunhas (Atos 1:8). 


Quando Pedro disse ao povo que se arrependesse (Atos 2:38), já se havia ele próprio arrependido de sua mentira, negação e imprecações (Mat. 26:69-75). Assim, ele testemunhou tanto da necessidade de arrependimento como do poder de Deus para transformar o arrependido. Foi por isso que ele pôde declarar: "Nós somos testemunhas destas coisas" (Atos 5:32). A experiência é o fundamento de todo testemunho verdadeiro e eficaz. 


"Ninguém tem o direito de recomendar a outros o que ele próprio não provou e experimentou. Algumas pessoas precisam de alguma coisa para contar, mais do que o poder para dizê-lo. Com freqüência, pregamos de coisas com as quais nunca tivemos experiência pessoal. Pergunto francamente: O que você tem a contar, que o torna tão desejoso de que Deus lhe dê o poder para dizer?" 


Ensine! - Atos 20:29 


O que os que haviam sido dispersos faziam quando fugiram de Jerusalém? Atos 8:4 


Estes eram cristãos comuns – "homens e mulheres que tinham aprendido a amar seu Senhor, e que decidiram seguir Seu exemplo de abnegado serviço. A estes humildes, bem como aos discípulos que tinham estado com o Salvador durante Seu ministério terrestre, fora confiado o precioso encargo. Deveriam levar ao mundo as alegres novas da salvação por meio de Cristo." (Atos dos Apóstolos, págs. 105 e 106, CD). 


Que dois métodos de ensino Paulo usou em Éfeso? Atos 20:20 


Os evangelhos se referem por trinta vezes a Jesus como Mestre. Dos primeiros dias de Atos (Atos 5:21,25) até ao último verso do livro (Atos 28:31), o ensino foi uma parte essencial do ministério cristão. Somos instruídos de que "deve haver menos pregação e mais ensino". (Obreiros Evangélicos, pág. 407). 


Uma das formas modernas de testemunhar por meio do ensino é um seminário – ou uma classe especializada. Muitas universidades e colégios oferecem seminários, como os empresários também fazem quando querem dar a seus empregados um treinamento adicional numa área especializada. Os seminários geralmente atraem pessoas com níveis elevados de educação. Num seminário, não se fazem preliminares, como um serviço de cânticos, música especial, nem se retiram ofertas. Em sua maioria, eles são dirigidos por pastores e membros locais, e não pelos evangelistas profissionais. Um seminário geralmente permite um relacionamento mais intenso entre o professor e a classe. Profecia, estilo de vida e vida familiar são assuntos comuns em seminários. 


"Cada mensagem que ensinamos... termina com o Homem da Galiléia, o Cordeiro de Deus, o Salvador ressuscitado. O que Cristo disse, o que fez e faz, tudo faz parte de pregar a Jesus Cristo." 


Prove! 


Que método de testemunho Paulo seguiu? Atos 17:2, 3 


Arrazoar é pensar de maneira lógica, formar juízos e extrair conclusões dos fatos. A palavra usada na língua original sugere o método de perguntas e respostas. Uma palavra relacionada é ‘dialogar’. De acordo com Atos 17:2, 3, arrazoar envolve explicar e demonstrar, "como se alguém, tendo partido a casca, devesse expor o miolo". 


Arrazoar também envolve responder a objeções. "Muitos obreiros fracassam em sua obra porque não se põem em contato íntimo com aqueles que mais necessitam de seu auxílio. Com a Bíblia na mão, deveriam buscar, da maneira mais delicada, conhecer as objeções que há na mente dos que estão começando a indagar: ‘Que é a verdade?’." (Obreiros Evangélicos, pág. 190). 


"A palavra ‘arrazoar’ está relacionada com a palavra ‘provar’. Leia Atos 9:17-22. Paulo está dizendo: ‘Sou um homem transformado e decidi que aqueles que me conhecem melhor devem sabê-lo.’ Ele já está proclamando: ‘Não me envergonho do evangelho de Cristo’." (William Barclay, The Acts of the Apostles, ed. rev., pág. 73). 


Proclame! 


A palavra ‘anunciar’ significa "chamar a atenção das pessoas para o evangelho". Seu sentido está muito próximo das palavras ‘pregar’ e ‘proclamar’, e, portanto, é traduzida assim em muitas passagens (ver Atos 4:2; 13:5; 17:3; 26:23). 


O que Filipe pregava em Samaria? Que benefícios essa mensagem trazia para os que a aceitavam? Atos 8:4-8 


A palavra ‘pregar’, como usada na Bíblia, significa anunciar um evento, um fato, uma verdade, e proclamá-la com a autoridade de um arauto. 


Os primeiros cristãos proclamaram que o Messias viera (Atos 9:20). Anunciaram as boas novas de que em Jesus há lugar no reino de Deus para o coração arrependido (Atos 13:38). Exortaram o povo a aceitar sua mensagem (Atos 2:40). Ainda hoje, "nunca se deve pregar um sermão sem apresentar como a base do evangelho a Cristo, e Ele crucificado". (Obreiros Evangélicos, pág. 158). Esse tipo de pregação "poderá tocar cordas invisíveis, cujas vibrações hão de soar até aos confins da Terra e produzir melodias através dos séculos eternos." (O Desejado de Todas as Nações, pág. 823, CD). Sermões promocionais não convertem as pessoas. Mas pregar a Cristo sempre conquistará muitos para Ele. 


Que duas funções do testemunho geralmente são encontradas juntas? Atos 5:42Atos 15:35 (compare com Efés. 4:11, 12


"Tanto o ensino como a pregação tiveram que ser feitos para apresentar Jesus como Salvador, e instruir no caminho da vida; sem dúvida, isso era especialmente importante para os gentios, que, estava ficando claro, eram agora participantes do novo concerto sob o evangelho”. 


Convença! - Atos 14:20-22 


Como Paulo trabalhou para conseguir que as pessoas em Roma tomassem uma decisão para Jesus? Com que resultados? Atos 28:23, 24 


Persuadir significa "levar outra pessoa a aceitar um ponto de vista". De acordo com os princípios divinos de livre vontade, não podemos coagir as pessoas. Mas podemos ajudá-las adotando as seguintes sugestões: 


1. dando todas as informações necessárias, 
2. respondendo às suas objeções, 
3. deixando claras as suas opções, 
4. convidando-as a tomar o lado da verdade bíblica, 
5. dando-lhes segurança ao tomar as decisões corretas, e 
6. convidando-as a abrir o coração ao poder convencedor do Espírito Santo. 


Os propósitos específicos do evangelismo são de persuadir as pessoas a: 


1. aceitar Jesus e Sua verdade, e 
2. servi-Lo na comunhão da igreja. 


O evangelismo não termina com a decisão da pessoa de seguir a Jesus. Nem é o batismo o fim do processo. O verdadeiro sucesso no evangelismo está relacionado com a participação dos novos membros na vida da igreja e seu contínuo crescimento espiritual. 


"Deus geralmente não opera milagres para promover Sua verdade. ... [Ele] opera segundo grandes princípios... e a nós cabe elaborar planos sábios, e pôr em operação os meios pelos quais Deus produzirá determinados resultados." (Evangelismo, págs. 652 e 653). 


"Cristo não escolheu, para Seus representantes entre os homens, anjos que nunca pecaram, mas seres humanos. ... A divindade necessitava da humanidade; pois era necessário tanto o divino como o humano para trazer salvação ao mundo. ... A humanidade apodera-se do poder divino, Cristo habita no coração pela fé; e, por meio da cooperação com o divino, o poder do homem torna-se eficiente para o bem." ( O Desejado de Todas as Nações, pags.


Postado Por Dc. Alair Alcântara

Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails