Pesquisa personalizada

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, vem de Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do alimento espiritual que recebemos em nossas Igrejas, e, para que semanalmente nossos irmãos que encontram-se espalhados pelo mundo a fora, cumprindo a missão também recebida de Deus; na divulgação do Evangelho, por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino da Palavra de Deus, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculada através deste Site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável para conseguir a revista.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso mais belo planeta.

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

Lição 09

31 de Maio de 2009

Tema: A IMPORTÂNCIA DA SANT A CEIA

Texto Áureo: "Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha" (1 Co 11 .26).

Verdade Prática: A Santa Ceia não é um mero símbolo; é um memorial da morte redentora de Cristo por nós e um alerta quanto à sua vinda.

Hinos sugeridos: 192, 291, 301.

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 11.23-32.

23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

24 - e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

26 - Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.

27 - Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.

29 - Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

30 - Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.

31 - Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

32 - Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

INTRODUÇÃO

A Ceia do Senhor é um ato de suma importância, em si mesmo e na vida do crente. Ela não é um mero símbolo, mas sim uma das verdades centrais da nossa fé. A Santa Ceia lembra a paixão e a morte de Cristo em nosso lugar bem como a sua segunda vinda. Tendo em vista suas verdades bíblico-teológicas, cabe-nos tomar assento à mesa do Senhor com solenidade e redobrada reverência.

I. O QUE É A SANTA CEIA

A Santa Ceia não é apenas um ato celebrado pela igreja, mas também uma proeminente doutrina bíblica. Em geral, todos sabem como proceder, todavia poucos conhecem a doutrina, pois depende do estudo da Palavra.

A Bíblia afirma que Paulo recebeu o ensino da Santa Ceia diretamente do Senhor: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei" (v.23). Provavelmente ele o tenha recebido durante os três anos em que estivera a sós com Deus na Arábia, sobre os quais as Escrituras silenciam (GI1.11,12,15-17).

São duas as ordenanças da Igreja Cristã originadas do ministério terreno de Nosso Senhor Jesus Cristo: o batismo e a Santa Ceia. Com o seu batismo, no rio Jordão, Ele iniciou o seu glorioso ministério (Mt 3.13-16), encerrando-o com a instituição da Santa Ceia, sua paixão e morte redentora (Mt 26.26-30). Enquanto o batismo fala da nossa fé em Cristo e ocorre apenas uma vez na vida do crente (Mc 16.16), a Ceia do Senhor diz respeito à nossa comunhão com Ele, e deve ser sempre renovada (Lc 22.14,15).

1. Definição e designações. A Santa Ceia é uma ordenança da Igreja, instituída por Jesus na noite em que ele foi traído. Na Bíblia, ela é chamada de "Ceia do Senhor" (1 Co 11.20) e "comunhão do corpo e do sangue de Cristo" (l Co 10.16).

2. Ordenança ou sacramento. A Ceia do Senhor é conhecida pelos evangélicos como ordenança, por constituir-se numa ordem dada por Cristo aos santos apóstolos.

Os católicos romanos e certas alas do protestantismo costumam denominá-Ia de sacramento.

II. OS ELEMENTOS DA SANTA CEIA

São elementos da Santa Ceia o pão e o vinho por representarem, respectivamente, o corpo e o sangue do Senhor Jesus.

O pão. Por ser este alimento o símbolo da vida, Jesus assim identificou-se. aos seus discípulos: "Eu sou o pão da vida; aquele que IX vem a mim não terá fome; e quem ~~ crê em mim nunca terá sede" Jo 6.35). Por conseguinte, quando o ~ pão é partido, na celebração da Ceia, vem-nos à memória o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo Diabo.

2. O vinho. Identificado na Bíblia como "fruto da vide" e "cálice do Senhor" (Mt 26.29; 1 Co 11.27), avinho na Ceia lembra-nos o sangue de Cristo vertido na cruz para redimir a todos os filhos de Adão: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (l Pe 1. 18,19). Portanto, o pão e o vinho são, biblicamente, o memorial do Calvário; representam o corpo e o sangue de Cristo, oferecidos por Ele como sacrifício expiatório para redimir-nos de nossos pecados. É a explicita, profunda e confortadora simbologia das Sagradas Escrituras.

III. LIÇÕES DOUTRINÁRIAS DA SANTA CEIA

Vejamos algumas das lições ou ensinos doutrinários da Ceia do Senhor até a volta de Jesus .

1. A Santa Ceia é um mandamento do Senhor. Ele ordenou por duas vezes: "fazei isto em memória de mim" (vv.24,25).

2. É um memorial divino. "Em memória de mim" (w.24,25). É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar (l Pe 1.18, 19;Jo 1.29). Como tal, a Santa Ceia comemora algo já realizado (Lc 22.19).

Assim como a sociedade, o governo, o povo, as instituições particulares têm seus memoriais, aos quais estimam, honram e preservam, nós temos muito mais razão, dever, direito e prazer de sempre participar da Ceia do Senhor.

3. É uma profecia a respeito da volta de Jesus. "Anunciais a morte do Senhor até que venha" (v.26). A igreja ao celebrar a Ceia do Senhor, está também anunciando a todos a sua vinda. "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt 26.29).

4. Deve ser precedida de auto-exame do participante (v. 25). Trata-se do auto-julgamento do cristão diante de Deus, quanto ao seu estado espiritual (v.31). Esse auto-exame deve ser feito com o auxílio do Espírito Santo e tendo a nossa consciência alinhada às Escrituras.

5. A ceia do senhor e o discernimento espiritual do crente. Participar da Ceia sem discernir "o corpo do Senhor" (v. 29), é ter os santos elementos da Ceia como coisas comuns, e não como emblemas do corpo e do sangue de Cristo.

6. É uma ocasião propícia ao recebimento de bênçãos. "O cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo?" (10.16). Portanto, Deus pode derramar copiosas bênçãos no momento da ceia. Houve milagres na preparação da primeira Ceia (Lc 22.10-13).

7. A Santa Ceia é um momento de gratidão a Deus. Na Ceia do Senhor todo crente deve ser agradecido. "E tendo dado graças" (v. 24). Em todos os registros da Ceia vemos ação de graças a Deus: 1 Co 11.24; Mt 26.27; Mc 14.23; Lc 22.19.

8. A Santa Ceia é para os discípulos do Senhor. Conforme Lucas 22.14, Jesus levou apenas os Doze para a mesa da Páscoa, seguida da Ceia do Senhor. Se a Ceia fosse para qualquer um, Ele teria chamado a todos sem distinção. A Santa Ceia é para os santos em Cristo Jesus.

9. É um momento de profunda e solene devoção e louvor a Deus. "E, tendo cantado um hino" (Mt 26.30). Como Jesus cantou à sombra da sua cruz, não podemos compreender, nem explicar!

10. A Santa Ceia é alimento espiritual. Toda ceia destina-se a alimentar. Devemos participar desse Santo Memorial convictos, pela fé e esperança de que seremos " novamente alimentados espiritualmente.

11. A Ceia do senhor conde-I?\ na a duplicidade religiosa. "Não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios" (10.21). A Santa Ceia é incompatível "' com a duplicidade da vida espiritual do cristão (SI 119.113; Mt 6.24; 2 Co 6.14).

CONCLUSÃO

Tendo em mente o exposto, devemos sentar-nos à mesa do Senhor, com discernimento, temor de Deus e humildade. Conscientizemo-nos, pois, de que, ali, não estão meros símbolos, mas o sublime memorial da paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Caso contrário, seremos contados como réus diante de Deus. Que o Senhor nos guarde a todos, por sua graça.

Revista Trimestral; Lições Bíblicas, 2º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.








http://costa-transformando.blogspot.com/

Palavra Que Transforma



Queridos em Deus Pai... | Pastor Sérgio Fernandes

Judas 1:1 - ¶ Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:

Receber uma porção de afeto é um presente divino. Como é gostoso ouvir uma palavra amiga de um irmão na fé; ser encorajado por um familiar; ser afirmado pelo cônjuge. O ser humano sente um imenso prazer em sentir-se querido.

Judas afirmou que somos queridos. É interessante que, ao afirmar isso, ele associou a palavra querido com "Deus Pai". O sentimento divino por nós é paternal. Assim como um filho pode sentir-se querido pelo seu pai terreno, o salvo em Cristo deve sentir-se amado e protegido pelo Pai celestial.

O adversário constantemente tenta nos convencer que o Pai não nos ama! Ele nos lembra de nossos pecados, de erros do passado, e tantas coisas que nos condenam. Mas graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo Jesus. Se Deus é por nós, quem será contra nós (Rm 8.31)?

Não aceite a mentira do seu adversário! Você é querido pelo Pai. E Ele proporcionará uma vida repleta de Sua graça, enquanto você viver e também no porvir!








http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=fxs6fa9222cs&shva=1#inbox/12180d4865da3847

terça-feira, 26 de maio de 2009

Testemunhas de defesa do processo do mensalão começam a ser ouvidas hoje em SP

Política


Testemunhas de defesa do processo do mensalão começam a ser ouvidas hoje em SP

Processos do menslão, (Foto divulgação) Clique para ampliar a imagem

São Paulo - A Justiça Federal começa a ouvir nesta tarde, em São Paulo, as testemunhas de defesa do processo que investiga o esquema de venda de votos no Congresso Nacional em troca de apoio a projetos de interesse do governo, conhecido como mensalão. As datas dos depoimentos foram marcadas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o processo está correndo.

Até o dia 5 de junho, 96 testemunhas de defesa serão ouvidas, a portas fechadas, pela juíza federal Silvia Maria Rocha. Os depoimentos ocorrerão na 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, sempre a partir das 14h.

Na tarde de hoje serão ouvidas dez testemunhas: Roberto Britto, Marcelo José Ferreira e Silva, Eduardo Oineg Fulfaro, Maria Tereza Fonseca Bitar Barbosa, Marcelo Elauy, Jorge Gurgel, José Ramom Portela, Luiz Henrique de Oliveira, Sérgio Luis Silva e Luis Carlos Casante.

Os depoimentos vão ser anexados à ação penal aberta em agosto de 2007 no STF, na qual 39 pessoas figuram como réus por suposto envolvimento com o mensalão. No grupo estão os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil), Anderson Adauto (Transportes) e Luiz Gushiken (Comunicação de Governo), o publicitário mineiro Marcos Valério, os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP) e o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

O relator da ação penal é o ministro Joaquim Barbosa.




Fonte: Elaine Patricia Cruz - Agência Brasil







http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=10&id=18172

Gripe A poderá ter “saído” do laboratório


Gripe AA Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou ontem que os seus cientistas investigarão a tese de um perito australiano que afirma que o vírus H1N1 da gripe A foi produto de um ‘erro humano’ num laboratório.
‘Pedimos aos nossos peritos que determinem se há provas. Por ora, é demasiado cedo para dizer algo a esse respeito’, declarou o porta-voz da OMS, Gregory Hartl.

O cientista australiano Adrian Gibss, que participou na formulação do antiviral Tamiflu, utilizado no tratamento da nova forma de gripe, afirma que as características genéticas do vírus H1N1 fazem supor que foi cultivado em ovos, um método utilizado em laboratórios.
Hartl adiantou que a prioridade da OMS é determinar o risco que representa o vírus H1N1, avaliar o seu desenvolvimento e ajudar os países membros da organização a estarem preparados para uma eventual pandemia.

Entretanto, a médica Sylvie Briand, investigadora do programa de gripe da OMS, reagiu hoje a informações sobre uma alegada resistência do vírus tanto ao Oseltamivir, como ao Zanamivir, fármacos considerados também eficazes contra a gripe A.
‘O vírus reage aos dois fármacos’, confirmou Briand, explicando que as dúvidas se devem a uma confusão com a gripe sazonal, ‘que o ano passado e no anterior mostrou uma certa resistência’ a esses antivirais.

Relativamente à possibilidade de o novo vírus ser menos perigoso do que se temia, a perita disse que está a ser comparado com o causador da pandemia de 1918, conhecida como gr ipe espanhola, e reconheceu que parecem ser dois vírus de ‘características diferentes’.
‘Mas isso não é suficiente para dizer que estamos perante um vírus suave porque é bastante novo’, acrescentou, recordando que se desconhece ‘como é que as populações reagirão à nova patogenia’.

Para esclarecer as muitas interrogações sobre a infecção causada pelo vírus, Briand rejeitou ser necessário elaborar um ‘índice mundial, pois a agressividade pode variar segundo o lugar, inclusive pode ter níveis de agressividade diferentes dentro de um país’.
Explicou que o nível de agressividade é determinado pelas característica do vírus (facilidade com que se transmite e em que proporção de casos requer tratamento) e a vulnerabilidade da população.

Neste último factor intervém ‘a imunidade preexistente’ na população (difícil de determinar) e a incidência de doenças crónicas (pulmonares, cardiovasculares, diabetes e imunodeficiência).
Todas estas considerações serão decisivas, acrescentou Briand, na hora de a OMS tomar uma decisão de iniciar ou não, em coordenação com a indústria farmacêutica, a produção de uma vacina contra a gripe A.

Sobre a revisão do nível de alerta mundial de pandemia (actualmente na fase 5 de uma escala de 6), admitiu que pode ser reconsiderado caso se deixem de observar casos importados e a epidemia diminua em países com alto número de pessoas afectadas.
A OMS informou hoje que os casos de contágio ascendem já a 5.728 em 33 países.

Fonte: Correio do Minho





http://noticias.maisportugal.com/gripe-a-laboratorio/

Coreia do Norte lançou mais dois mísseis, diz Coreia do Sul

Internacional


Coreia do Norte lançou mais dois mísseis, diz Coreia do Sul

A Coreia do Norte costuma testar mísseis em momentos de tensão na região Clique para ampliar a imagem

A Coreia do Norte realizou nesta terça-feira testes com dois mísseis, poucas horas depois que o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou, por unanimidade, seu teste nuclear, de acordo com notícias divulgadas pela Coreia do Sul.

A agência de notícias estatal sul-coreana Yonhap disse que a Coreia do Norte lançou os dois mísseis de curto alcance de uma base na costa leste do país.

O lançamento ocorre em um momento em que diplomatas das Nações Unidas começam a formular uma resolução para punir a Coreia do Norte pelo teste nuclear subterrâneo na segunda-feira. O teste foi sucedido do lançamento de pelo menos três mísseis, ainda na segunda-feira.

Vizinho imprevisível
A punição pode incluir mais sanções contra o país. A correspondente da BBC nas Nações Unidas, Laura Trevelyan, disse que as atuais sanções contra o país podem ser ampliadas, incluindo punição contra companhhias norte-coreanas envolvidas no programa nuclear.

Diplomatas ocidentais vão observar atentamente se a China vai apoiar sanções mais duras. A China vem relutado em apoiar medidas que, o país acredita, podem desestabilizar seu vizinho de comportamento imprevisível.

A comunidade internacional manifestou preocupação com as atividades norte-coreanas. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com os líderes do Japão e da Coreia do Sul para garantir a eles que seu país está comprometido com a segurança no nordeste da Ásia.

O embaixador da Rússia nas Nações Unidas (ONU) disse que o teste nuclear norte-coreano era uma clara violação da resolução 1718 da organização, que impôs sanções contra a Coreia do Norte depois de seu primeiro teste, em 2006.

Mais cedo, a Coreia do Norte declarou em nota divulgada pela agência de notícias estatal KCNA, que está claro que a "política de hostilidade" dos Estados Unidos para com o país não mudou.





Fonte: BBC Brasil








http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=16&id=18179

Líder de oposição em Mianmar nega acusações em julgamento


Prisão de Insein

Suu Kyi foi levada para uma prisão de segurança máxima

A líder da oposição de Mianmar, Aung San Suu Kyi , negou no tribunal ter violado os termos de sua prisão domiciliar quando um americano visitou sua casa, em Yangun.

Suu Kyi, que foi levada a uma prisão no último dia 14 para aguardar o julgamento, disse que não se deu conta imediatamente da presença do intruso, mas foi informada mais tarde por uma assistente.

Numa rara concessão, o regime birmanês permitiu a presença de alguns diplomatas e jornalistas locais no tribunal.

A expectativa é de que Suu Kyi, detentora do Nobel da Paz em 1991, seja condenada a até cinco anos de prisão. O julgamento começou há pouco mais de uma semana.

O processo vem sendo criticado como sendo uma forma encontrada pelos militares para manter a líder da oposição presa até depois das eleições programadas para o ano que vem.

Esta foi a primeira vez que Suu Kyi prestou depoimento no processo. Ela foi acusada pelo governo militar depois que o americano John Yettaw passou a noite em sua casa, onde ela passou a maior parte dos últimos 19 anos em prisão domiciliar.

"Não fiquei sabendo (da visita) imediatamente. Fui informada às 05h00. Minha assistente me disse que um homem havia chegado", disse Suu Kyi no tribunal.

Ela contou ter dado "abrigo temporário" ao intruso, e disse que não informou as autoridades. Segundo Suu Kyi, o homem deixou sua casa às 23h45, no dia 5 de maio.

"Só sei que ele foi para o lado do lago. Não sei que direção ele tomou porque estava escuro."

Mas os generais do regime afirmam que o incidente foi planejado para constranger o governo.

Veredicto

Há sinais de que as autoridades querem dar um fim rápido ao julgamento.

O advogado de Suu Kyi, Nyan Win, disse na segunda-feira que a promotoria cancelou as últimas testemunhas, para que sua cliente fosse chamada a depor, mesmo sem ter tido a chance de conversar com ele antes.

Nyan Win disse ter "absoluta certeza" de que as autoridades estão tentando apressar o julgamento e que "pode ser que elas já tenham escrito o veredicto".

Há informações conflitantes sobre se o governo birmanês pensa ter o direito de manter Aun San Suu Kyi detida independente do resultado do julgamento.

Em um comunicado, o governo militar disse que a líder pró-democracia passou apenas quatro anos e meio em prisão domiciliar de um máximo de cinco anos, e por isso o regime pode legalmente estender sua pena por mais seis meses.

Mas um alto oficial da polícia disse que as autoridades vinham considerando libertar Suu Kyi, como um gesto humanitário, antes da visita do americano.

Já os advogados da líder da oposição dizem que sua sentença de cinco anos expira nesta semana.






http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090526_suukyidepoe_ba.shtml

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails