Pesquisa personalizada

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estudo I - SECULARISMO



   Secularismo            




No mundo secularizado de hoje, Deus e os assuntos religiosos tornaram-se opcionais em vez de essenciais. Padres e pastores foram substituídos por profissionais. Quando ficamos doentes, vamos ao médico. Quando temos problemas pessoais, visitamos um psiquiatra ou psicólogo.

Honramos as pessoas que trabalham com a ciência. A verdade é que tudo que não tem uma etiqueta científica não é considerado útil.

O secularismo acompanha o progresso ocidental. Respeita a de cada um, mas considera religião como algo pessoal que deve ser vivido em particular, sem afetar mais ninguém. O secularismo não luta abertamente contra a religião, mas destrói sua influência gradualmente, tornando-a uma coisa pessoal. A religião só existe à margem da sociedade.

Pense na educação, por exemplo. Ninguém se importa se você acredita na criação, mas nem a biologia nem a geologia mencionam tal coisa. A ciência permite que acreditemos no que quisermos, desde que não misturemos ciência com religião em uma prova. O secularismo conseguiu excluir a religião e suas respostas de todas as questões essenciais.

O secularismo está invadindo lentamente todas as classes sociais. Um grande número de cristãos está se tornando cada vez mais secularizado, sem ao menos notar.

Leia Marcos 4:35-41. Os discípulos tentaram lutar contra o vento como podiam; de repente, viram Jesus dormindo tranquilamente no barco. Eles imploraram para Ele fazer alguma coisa, embora não soubessem o quê.

Pense: quais as atitudes que os discípulos tinham em comum com outras pessoas que são influenciadas pelo secularismo?

Entre os personagens bíblicos, Pilatos foi alguém que demonstrou um espírito bem típico do secularismo. Ali estava ele perante o ser humano mais extraordinário da História. Pilatos sonhava em ter seu nome mencionado entre os ensinos das escolas romanas, mas falhou ao não compreender tão maravilhosa oportunidade.

Ele não era tolo nem fanático, como os inimigos de Cristo. Era capaz de discernir que aquele Homem da Galiléia, tinha uma personalidade incomum. Na verdade, queria salvá-lo, mas não o fez. (Leia João 18:37,38).

Ao contrário dos ativistas religiosos ou políticos, que lutam por uma causa, a pessoa secularizada acredita que existe uma mistura entre a verdade e o erro. Acredita que não existe verdade absoluta, que o que é verdadeiro hoje pode ser considerado falso amanhã.

No secularismo, a pessoa busca em primeiro lugar interesses e vantagens para si mesmo. Leia Mateus 24:37-39.

Mas, o secularismo tem uma grande vantagem: oferece bastante liberdade, que é uma necessidade do mundo da criatividade e dos negócios. Por outro lado, tem uma grande desvantagem: não está fundamentada em quaisquer referências morais. (2 Timóteo 3:1-5).

Leia Mateus 24:37-39. A época de Noé pode nos ensinar muito. As pessoas estavam envolvidas em suas atividades diárias. Todas as questões espirituais parecem ter desaparecido de sua vida. Alienados de Deus, eles permitiram que o lado moral e intelectual das coisas se degenerasse.

O secularismo é incapaz de apresentar respostas às necessidades mais profundas de qualquer pessoa. Após destruir os valores bíblicos, um por um, o secularismo produziu um mundo sem amor, sem justiça, sem ética e sem esperança, porque neste mundo falta a coisa mais importante: Deus!


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Liberdade

Eu e o Pai somos um.


smileys falando

(João 10:25) - Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
(João 10:26) - Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
(João 10:27) - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
(João 10:28) - E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
(João 10:29) - Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
(João 10:30) - Eu e o Pai somos um. 
 
 
Postado Por Dc. Alair Alcântara
Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails