Pesquisa personalizada

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Em 8 de junho de 1911 acontecia o primeiro batismo da Assembleia de Deus



A data de hoje foi lembrada e comemorada por diversas igrejas espalhadas pelo Brasil.
Em 8 de junho de 1911 acontecia o primeiro batismo da Assembleia de Deus
No dia 8 de junho foi comemorada a data do primeiro batismo realizado pelos missionários suecos que fundaram a igrejaAssembleia de Deus. No dia 8 de junho de 1911, Celina Martins Albuquerque recebeu o batismo nas águas.
Há exatos 100 anos Daniel Berg e Gunnar Vingren batizavam a primeira pessoa de acordo com os ensinamentos da nova doutrina pentecostal que surgia em Belém.
Eles estavam no Brasil há sete meses e aos poucos foram se tornando conhecidos, depois de pregarem a palavra de Deus, inicialmente no Marajó e depois de volta à capital paraense.
Nessa época eles eram integrantes da igreja Batista, mas a forma como eles oravam, a cura e o batismo por eles pregado dividiram opiniões dentro da igreja Batista, por essas razões os missionários foram excluídos da igreja.
Juntamente com Berg e Vingren, outras 13 pessoas saíram e fundaram a nova igreja. A casa de Celina Albuquerque foi o ponto inicial da Assembleia de Deus. Situada na rua Siqueira Mendes, a casa abrigou, durante três meses, os primeiros cultos.
De acordo com dados históricos, Celina estava acamada, sofrendo de um possível câncer nos lábios. Depois de intensas noites de oração ela teria sido curada, passando a querer ser batizada de acordo com os preceitos da igreja que surgia. O batismo ocorreu na madrugada de quinta-feira, 8 de junho de 1911.
A data de hoje foi lembrada e comemorada por diversas Assembleias de Deus espalhadas pelo Brasil.
Fonte: Gospel Prime
Com informações Diário do Pará

Postado Por Dc. Alair Alcântara

Liberdade

Casamento comunitário une mais de mil casais na Assembleia de Deus em Belém



O evento faz parte das comemorações dos 100 anos da AD Belém
Casamento comunitário une mais de mil casais na Assembleia de Deus em Belém
O pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus de Belém vai realizar no dia 10 de junho o maior casamento comunitário já realizado no Pará. A cerimônia, que integra as comemorações pelo Centenário da Assembleia de Deus, acontece no Templo Central, a partir das 18h.
Mais de mil casais se inscreveram para a celebração nos últimos sete meses, quando a igreja começou a anunciar o trabalho de organização. Todos os anos a AD Belém realiza cerca de 300 a 400 casamentos, mas devido a comemoração dos 100 anos, a igreja pensou em realizar algo maior.
“A procura foi muito grande até porque esse casamento foi aberto a toda a sociedade paraense. Entre os participantes, estão pessoas de diversas idades, membros ou não da Assembleia de Deus”, detalha o pastor Oséas Soares, organizador da solenidade.
A celebração contará com um arranjo musical especial. Participarão do casamento a Orquestra da Assembleia de Deus, o Coral de Quatro Vozes e cantores da música gospel que receberão os casais ao som da marcha nupcial. “Certamente, será uma grande e maravilhosa festa”, completou o pastor.
Fonte: Gospel Prime
Com informações Assessoria

Postado Por Dc. Alair Alcântara

Liberdade

CGADB abre as comemorações do Centenário das Assembleias de Deus



Pastores e autoridades políticas estiveram presentes no culto que aconteceu em Belém
CGADB abre as comemorações do Centenário das Assembleias de Deus
Foi realizado na noite desta quinta-feira, 9, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, em Belém (Pará), o culto de abertura das Comemorações doCentenário das Assembleias de Deus no Brasil.
A cerimônia iniciou com uma oração e logo em seguida houve a entrada das bandeiras e países e órgãos que fizeram a história da Assembleia de Deus. Outro momento importante do culto foi a entrada da Bíblia Sagrada que pertenceu ao missionário Gunnar Vingren. Durante essa parte, os participantes puderam acompanhar e ouvir uma gravação do missionário Daniel Berg entoando o hino Uma Flor Gloriosa, de número 196, da Harpa Cristã.
O pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) fez abertura oficial do evento com uma palavra, após um período de louvor o pastor José Wellington Costa Júnior, presidente do Conselho Administrativo da CPAD, fez a leitura oficial da noite, lendo o livro de Atos dos Apóstolos 2. 1.21.
O evento teve ainda a participação dos cantores da Patmos Music, Victorino Silva e Lília Paz; e Joe Vasconcelos, dos Estados Unidos.
Entre as autoridades presentes no evento estavam o governador do Estado do Pará, Simão Jatene; o prefeito da cidade de Belém, Dulciomar da Costa; e os deputados federais Ronaldo Fonseca e Zequinha Marinho.
Fonte: Gospel Prime
Com informações CPAD News

Postado Por Dc. Alair Alcântara

Liberdade

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Assembleeia de Deus Festa do Contenário Belém - PA Brasil



Assembeianos, pentecostais e todos os servos de Jesus Cristo, a Festa do CENTENÁRIO é para todos. A Igreja em Belém é MÃE das Assembeias de Deus no Brasil, de vários paises e tambem dos  pentecostais brasileiros, sem excessão de igrejas no Brasil. Venham todos para a FESTA!  Ela é tambem o Centnário do movimento Pentecostal no Brasil.
CENTRO DE CONVENÇÔES CENTENÁRIO
Venham todos celebrar
AAS
 PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO CENTENÁRIO DA ASSEMBLEIA DE DEUS BELÉM - PA BRASIL


 




Postado Por Dc. Alair Alcântara


Liberdade

Escola Bíblica Dominical L10 2ºT 11



Gunnar Vingren - a direita e Daniel Berg - a esquerda.

Por (Dc. Alair Alcântara)

A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo,  para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.
Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado neste site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.
O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do aluno abaixo indicada:
Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 2º Trimestre – 2011. Comentarista: ELIENAI CABRAL, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.

LIÇÃO 10 de 13, 05 Junho de 2011.
TEMA – Assembleia de Deus 100 anos de Pentecostes
TEXTO ÁUREO – “De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé e cada dia cresciam em número” (At 16.5).
VERDADE PRÁTICA – Deus levantou as Assembleias de Deus no Brasil para proclamar ao mundo que Deus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará.
LEITURA BÍBLICA – 1 Coríntios 3.6-11
6 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7 - Pelo que nem o que planta e alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que da o crescimento.
8 - Ora, o que planta o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho.
9 - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus eedifício de Deus.
10 - Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 - Porque ninguem pode pôr outro fundamento, alem do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
INTRODUÇÃO
Por ocasião do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil é fundamental que a imensa multidão de seus membros e congregados estude como Deus chamou os seus pioneiros, começou a derramar do seu Espírito Santo sobre todos os que creem e fez prosperar essa obra em todos os rincões de nossa querida pátria.
I. O CHAMADO MISSIONÁRIO DOS PIONEIROS
1. A experiência pentecostal de Daniel Berg. Em 25 de março de 1902, o jovem sueco Daniel Berg, com 18 anos e crente batista, desembarcou em Boston, nos Estados Uni­dos. Depois de sete anos, retornou à Suécia e conheceu a nova doutrina do batismo com o Espírito Santo por meio do pastor Lewi Pethrus que fora seu amigo de infância.
Quando retornou aos Estados Unidos, em Chicago, ele recebeu a promessa pentecostal em 15 de se­tembro de 1909.
2. A experiência pentecostal de Gunnar Vingren. Em 19 de novembro de 1903, o jovem sueco Gunnar Vingren chegou a Kansas City (EUA). Era crente batista e trabalhara como evangelista na Suécia. Recebeu o batismo com o Espírito Santo em novembro de 1909 numa conferencia em Chicago.
3. O encontro em Chicago e a visão do Pará. Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram em 1909, na cidade de Chicago. os dois descobriram que tinham uma chamada missionária.
Adolf Uldin, membro da Igreja Batista sueca em South Bend, que Vingren pastoreava, profetizou que eles iriam para um lugar chamado "Para". Vingren descobriu num mapa na biblioteca de sua cidade que Para era um Estado do Norte do Brasil.
Deus, então, revelou-lhes, quan­do estavam orando, em outra ocasião, que deveriam sair de Nova Iorque com destino ao Pará no dia 5 de novembro de 1910.
II. A FUNDACÃO ASSEMBLEIA DE NO BRASIL
1. A viagem a bordo do navio Clement. Decididos a atender ao chamado divino para a obra missionária no Brasil, Vingren deixou em 12 de outubro de 1910, o pastorado da igreja em South Bend e Daniel Berg saiu do seu emprego numa quitanda em Chicago.
Após terem experiências marcan­tes em relação ao dinheiro de que precisariam para viajar, embarcaram em Nova Iorque na terceira classe do navio Clement rumo ao Brasil. Na viagem de quatorze dias, tiveram de experimentar uma comida nada agradável. Mas, eles ficaram ali, deitados na terceira classe, orando durante todo o tempo. Certo dia, Daniel profetizou que o Senhor estava com eles, e verdadeiramente sentiram isso em seus corações.
Durante o período em que esta­vam no navio, oraram por um com­panheiro de viagem e evangelizaram um outro que veio a aceitar a Cristo como Salvador.
2. A chegada ao Pará e a doutrina pentecostal. Chegaram a Belém do Pará em 19 de novembro de 1910. Em Belém, moraram no porão da Igreja Batista. Nos cultos e reuniões de oração da igreja, Vingren e Berg, quando começaram a falar o idioma português, pregavam a respeito do batismo com o Espírito Santo. O objetivo deles era pregar o evangelho de poder aos seus ouvintes.
Celina Martins Albuquerque, membro da Igreja Batista, creu na mensagem pentecostal pregada pe­los jovens missionários e recebeu o batismo com o Espírito Santo quando orava de madrugada em sua casa, no dia 2de junho de 1911, juntamente com outra irmã da sua igreja, Maria de Nazaré.
3. Nasce a Assembleia de Deus. O batismo com o Espírito Santo da irmã Celina Albuquerque, e tambem, da irmã Maria de Nazaré, que ocorreu na noite do dia 2* de junho, fez surgir uma discussão na Igreja Batista de Belém, que culminou na expulsão de 13 membros, no dia 13 de junho de 1911. No dia 18 do mesmo mês e ano, domingo, com 18 pessoas presentes mais Vingren e Berg, nasceu, na casa de Celina Albuquerque, a Missão de Fé Apostólica, que, em 11 de janeiro de 1918, foi re­gistrada oficialmente como Sociedade Evangélica Assembleia de Deus.
III.     DO NORTE PARA TODO O BRASIL
1.0 trabalho evangelístico e a expansão nacional. Daniel Berg e Gunnar Vingren, juntamente com os primeiros membros da igreja, começaram a realizar cultos em outros locais em Belém e a evangelizar em lugares distantes dessa cidade, prin­cipalmente nas ilhas paraenses.
Logo, novos companheiros missionários foram chegando. Os primei­ros foram Otto e Adina Nelson (1914), Samuel e Lina Nystrom (1916), Frida Vingren (1917) e Joel e Signe Carlson (1918). Tambem, a igreja começou a ordenar seus primeiros pastores: Isidoro Filho (1912); Absalão Piano
(1913); Crispiniano de Melo; Pedro Trajano; Adriano Nobre; Clímaco Bue­no Aza (1918);José Paulino Estumano de Morais (1919); Bruno Skolimowski (1921).
Membros das igrejas, missionários estrangeiros e pregadores nacionais, impelidos pelo ardor evangelístico pentecostal, começaram a visitar outros Estados, prin­cipalmente onde tinham parentes. Dessa maneira, apesar das muitas lutas e perseguições, aconteceram os primeiros passos para a fundação de igrejas em todas as regiões do pais: Ceará (1914); Alagoas (1914); Paraíba (1914); Roraima (1915); Pernambuco (1916); Rio Grande do Norte (1911, 1918); Maranhão (1921); Espírito Santo (1922); Rondônia (1922); São Paulo (1923); Rio de janeiro (1924); Rio Grande do Sul (1924); Bahia (1926); Piauí (1927); Minas Gerais (1927); Sergipe (1927); Paraná (1928); Santa Catarina (1920, 1931); Acre (1932); Goiás (1936); Mato Grosso (1936); Mato Grosso do Sul (1944) e Distrito Federal (1956).
2. Os missionários e o de­senvolvimento doutrinário nas ADs. Atuaram entre as Assembleias de Deus, missionários escandinavos (suecos, noruegueses e finlandeses) e norte-americanos. Nas primeiras cinco décadas das Assembleias de Deus, os missionários escandinavos tomaram iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento doutrinário da igreja. Eles fundaram jornais (Boa Semente, Som Alegre, Mensageiro da Paz), criaram as Lições Bíblicas para a Escola Dominical, editaram os primeiros hinários (Cantor Pentecos­tal e Harpa Crista), publicaram livros e folhetos evangelísticos, promoveram as primeiras Escolas Bíblicas que duravam um mês, e fundaram aCasa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) em 1940.
Em 1936, os primeiros missionários das Assembleias de Deus norte americanas chegaram oficial­mente ao Brasil. Eles passaram a atuar juntamente com a liderança sueca, principalmente no ensino bíblico e, investiram na publicação de livros teológicos, no ensino teológico formal e no estabelecimento gráfico da CPAD.
Dentre os missionários pioneiros nessas áreas do desenvolvimento bíblico doutrinário, estão: Gunnar Vingren, Frida Vingren, Samuel Nystrom, Nils Kastberg, Otto Nelson, Nels Nelson,Joel Carlson, Eurico Bergsten, Orlando Boyer, N. Lawrence Olson, John Peter Kolenda, João Kolenda e Ruth Doris Lemos, Thomas Reginald Hoover Bernhard Jr.
3. A Assembleia de Deus. nos dias atuais. A igreja chegou ao seu primeiro centenário apresentando um crescimento vertiginoso e acelerado, consolidando-se como a maior expressão do pentecostalismo brasileiro. Numa estimativa feita em 2005, com bases em números do Censo Brasileiro, divulgada no jornal Mensageiro da Paz, as Assembleias de Deus teriam chegado a 20 milhões de fiéis espalhados por todo o pais em 2010, e representariam 40% dos evangelicos brasileiros ao completar 100 anos de fundação. São mais de trinta mil pastores, mais de seis mil igrejas-sede, mais de dois mil missionários, milhares de obreiros e mais de 100 mil locais de cultos nos mais de cinco mil municípios brasileiros.
CONCLUSÃO
Somos a continuidade do trabalho  iniciado pelos pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg. O Centenário não deve ser apenas um fato para comemorarmos, mas para despertar-nos a continuar pregando a mensagem que deu início à nossa caminhada em território nacional: Je­sus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará!


Postado Por Dc. Alair Alcântara

Liberdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails