Pesquisa personalizada

sábado, 31 de outubro de 2009

Escola Bíblica Domincal

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.
No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.


LIÇÃO 06
1º de Novembro de 2009.
TEMA – DAVI E SUA EQUIPE DE LIDERADOS


TEXTO - "E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens" (1 Sm 22.2).

VERDADE PRÁTICA – O trabalho em equipe é um princípio básico da liderança eficaz inclusive na causa do Senhor. Se quisermos ser bem-sucedidos na obra de Deus não devemos esquecer esse princípio.

VHINOS SUGERIDOS – 298, 305, 376.

LEITURA BÍBLICA – 1 Crônicas 11.10-12,20,22,24,25
10 - E estes foram os chefes dos heróis que Davi tinha e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do SENHOR, no tocante a Israel.
11 - E estes foram do numero dos heróis que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, o principal dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou.
12 - E, depois dele, Eleazar, filho de Dodô, o aorta; ele estava entre os três varões.
20 - E também Abisai, irmão de Joabe, foi chefe de três, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, os feriu; e teve nome entre os três.
22 - Também Benaia, filho de Joiada, filho de um valente varão, grande em obras, de Cabzeel; ele feriu dois fortes leões de Moabe; e também desceu e feriu um leão dentro de uma cova, no tempo da neve.
24 - Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre aqueles três varões.
25 - Eis que dos trinta foi ele o mais ilustre; contudo, não chegou aos três; e Davi o pôs sobre os da sua guarda.

INTRODUÇÃO
Os liderados, à semelhança dos reflexos de um espelho, refletem a qualidade da liderança de seus líderes ou dirigentes. Equipes sadias, eficientes e fortes são reflexos de uma liderança competente e id6nea, assim como um corpo saudável reflete a harmonia de seus membros.

Não se pode minimizar a importância do trabalho em equipe, pois desde os primórdios da história bíblica vemos líderes, juntamente com seus liderados, realizando os propósitos de Deus (Ex 18.13-27). Davi demonstra ser um homem de grande capacidade para liderar Isra­el. Sendo povo de Deus, devemos aprender com ele esses princípios para bem nos conduzirmos na vida e na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

I. LIDERANÇA BIBLICA E LIDERANÇA SECULAR
1. Líder, liderança e equipe. as especialistas no assunto definem o líder natural como alguém que, devido it. sua própria personalidade empreendedora, dirige um grupo social, com a participação espontânea dos seus membros. Como bem declarou o Pregador em Eclesiastes 1.9: "nada ha novo debaixo do sol". E em relação a Davi, esta verdade não poderia ser mais bem aplicada, pois na liderança de seus homens no deserto de Judá, os mesmos princípios básicos do trabalho em equipe adotados hoje pelos modernos administradores, já eram praticados naqueles tempos pelo segundo rei de Israel.

Davi, o líder escolhido por Deus, mas rejeitado e perseguido no deser­to, figura a Cristo, 0 ungido de Deus, que foi rejeitado e perseguido por seus irmãos "segundo a carne" - os judeus. Davi, quando no deserto, humilhado, rejeitado e perseguido, fez com que um grande grupo de seguidores se achegasse a ele. as primeiros eram em sua maioria estrangeiros em dificulda­des, homens rudes e problemáticos, no entanto, Davi recebeu, acolheu, ensinou e preparou-os. Também se chegaram a Davi muitos de seus irmãos de Israel (1 Sm 22.1-5; 23.13); a principio, eram 400 homens "em aperto", mas logo 0 numero chegou a 600 (15m 22.2; 25.13).

2. A atualidade da liderança dravídica. E evidente que as circunstâncias na qual Davi desenvolveu sua liderança eram muito diferentes da nossa. Todavia, o modele utilizado por ele em nada fica a desejar se comparado as modernas tendências em liderança da nossa sociedade globalizada. Sem duvida Davi foi um homem que viveu a frente de seu tempo. Devemos ressaltar que os princípios que regem uma lideraa eficaz são ainda os mesmos, quer tenham sido vividos nos primeiros estágios da civilização, quer sejam praticados hoje. Como negar, por exemplo, que Davi tenha sido um homem talentoso, carismático, criativo e com um alto poder de decisão (1 Sm 16.18; 18.14; 23.22; 25.13)?

Por outro lado, lembremo-nos de Jetro, sogro de Moises (Ex 18.21), cujo modele de trabalho em equipe e seguido ainda hoje tanto por cristãos como por não cristãos. Isto porque os princípios de liderança são universais e, portanto, podem ser aplicados a todas as épocas, todos os povos e em todos os lugares. Nesse sentido ha, por conseguinte, muita coisa em comum entre a liderança genuinamente bíblica e o atual modele secular de liderança eficaz, alias, aquele precedeu a este.

II. A LlDERANÇA FUNDAMENTADA NO CARATER CRISTÃO
1. É uma liderança que agrada a Deus. O modele bíblico de liderança e aquele centralizado no caráter. Elementos do caráter cristão como o temor de Deus, a coragem, a virtude, o altruísmo, a honestidade, etc., são postos em relevo. As técnicas mudam, mas os princípios do caráter não. Uma equipe de trabalho com esses fundamentos será bem sucedida. A sabedoria e um fator de sucesso na liderança, pois o "temor do SENHOR é o princípio da sabedoria" (Sl 111.10).

O sucesso da admirável liderança de Davi veio dos princípios bíblicos observados por ele. Basta, por exemplo, lermos algumas passagens bíblicas para chegarmos a essa conclusão. Como não nos dobrarmos diante do senso de justiça de Davi quando estipulou a lei da partilha (1Sm 30.24) ? somente um homem com uma nova e exata de valores aprovados por Deus podia tomar uma atitude assim.

2. Não e uma liderança a parte de Deus. a antecessor de Davi exerceu uma liderança parte de Deus. Em vez de esperar com "paciência no 5enhor" (5140.1), assim como Davi, Saul era demasiadamente precipitado. Na realidade, a liderança de Saul refletia simples mente o seu caráter (1 Sm 15.1-35), pois ele não conseguia enxergar-se como dependente da direção divina.

A expressão "Davi e seu homens" aparece por diversas vezes nos livras de Samuel (1 Sm 18.27; 24.2; 25.13; 2 Sm 5.6,21; 15.14; 16.13). Todas estas passagens mostram que tal expressão pode perfeitamente ser lida como "Davi e sua equipe". De fato, Davi possuía mais do que um grupo, ele tinha uma equipe coesa, harmônica, integra e submissa.

1. Distinguindo uma equipe de um grupo. Há diferença entre os termos "grupo" e "equipe". Basicamen­te essa diferença se situa na área das
relações interpessoais, no objetivo comum e na própria essência daquilo que seja um grupo ou uma equipe. Só há uma equipe quando existe um devido relacionamento entre seus membros. Isto nos lembra a parábola da "casa dividida", a qual o Mestre se referiu em Mateus 12.25.

A equipe de Davi era unânime, irmanada, vinculada, integrada e ainda contava com her6is individuais, os chamados "valentes de Davi" (2 Sm 23.8). De acordo com a Escritura, nessa equipe bem treinada "o menor valia por cem homens, e o maior, por mil" (1 Cr 12.14 - ARA). Era uma equipe em ação com um objetivo comum, dado por Deus, e não um aglomerado de homens sem um alvo específico na vida. Na autêntica liderança, cada membro da equipe e de alto valor para o seu líder. Em 2 Samuel 23.14-17 e 1 Crônicas 11 .16-19, fica evidente que isso era uma realidade na vida de Davi. Nessa ocasião, ele teve sede e desejou beber da boa água da cisterna de Belém, que estava em poder dos inimigos filisteus. Davi, ao saber que os seus homens haviam se arriscado para obtê-la, rejeitou a água e ficou com sede. Isso é que é empatia! Tal atitude só pode vir de quem não trata os membros de sua equipe como maquinas, objetos, mas como gente de carne e isso é, portanto, digno de amor, respeito e apreciação. É uma obrigação crista reconhecer o valor das pessoas e não tratá-las como objetos descartáveis, a serviço de nossos interesses.

2. A força do exemplo do líder. Liderança se faz com exemplo. Por que o povo de Israel se rendia à liderança de Davi? A Escritura registra: "Porém todo o Israel e Judá amavam Davi, porquanto saia e entrava diante deles" (1 Sm 18.16). Davi liderava pelo seu exemplo vinculado ao amor e ao altruísmo.

CONCLUSÃO
Sem dúvida Davi foi um líder talentoso, no entanto, muito mais do que talento, Davi amava a Deus e cuidava do seu caráter. Ele, em suas fraquezas, descuidos e tentações, cometeu pecados, como e claramente mostrado nas Escrituras, mas venceu pela sua fé e devoção a Deus. Ele era um servo do Senhor disposto a se retratar, a valorizar o outro e a liderar pelo seu exemplo. Pela providência divina e por seus princípios de liderança fundamentados no caráter integra, Davi formou uma equipe de trabalho vitoriosa.





Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.








http://costa-transformando.blogspot.com/2009/10/escola-biblica-domincal.html

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails