Pesquisa personalizada

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, vem de Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do alimento espiritual que recebemos em nossas Igrejas, e, para que semanalmente nossos irmãos que encontram-se espalhados pelo mundo a fora, cumprindo a missão também recebida de Deus; na divulgação do Evangelho, por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino da Palavra de Deus, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculada através deste Site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável para conseguir a revista.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso mais belo planeta.

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

Lição 07

17 de Maio de 2009

Tema: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CASAMENTO

Texto Áureo: "Venerado seja entre todos o matrimônio e leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará" (Hb 13.4).

Verdade Prática: Fundado por Deus no princípio, o casamento é uma instituição social e vitalícia como ponto de origem e suporte da família.

Hinos sugeridos: 83, 407, 575.

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 7.1-5,7,10,11.

1 - Ora, quanto as coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

2 - mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

3 - O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido.

4 - A mulher não tem poder sobre 0 seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mutuo, por algum tempo, para vos aplicardes a oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.

7 - Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra.

10 - Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.

11 - Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

INTRODUÇÃO

Havia duvidas entre os crentes de Corinto sobre o casamento e o relacionamento familiar em geral. Foi então que eles resolveram escrever ao apostolo Paulo a fim de se esclarecerem sobre esses assuntos (v. 1 ).

Nesta lição, estaremos estudando o capítulo sete da primeira epistola de Paulo aos Coríntios, o texto mais rico da Bíblia acerca do casamento em seus diversos aspectos: o casal e a vida conjugal; os filhos; o estado de solteiro; a separação e o divórcio; a viuvez e o novo casamento etc.

I. CASAMENTO OU CELIBATO

E evidente a inspiração divina e sobrenatural do apóstolo Paulo ao tratar deste importante assunto. "Mando, não eu, mas o Senhor" (v. 1 0); "Digo eu, não o Senhor" (v.12). Ver também os vv.25,40.

1 • casar ou não casar? "Bom seria que o homem não tocasse em mulher" (v. No estado de celibato, o homem e a mulher devem manter-se sexual mente abstêmios. Intimidades conjugais são Imitadas ao casamento. Deus não criou o sexo para o pecado, como está ocorrendo no mundo Ímpio; o chamado "sexo livre", segundo a Palavra de Deus, é abominação. Isto não significa, de acordo com a Bíblia, que seja impróprio, ou condenável, estar solteiro ou casado. É questão de consciência e possibilidades de cada um. Todavia, todos devem estar cientes de que o casamento traz consigo certas obrigações que os pretendentes não podem ignorar. Em 1 Timóteo 4.1-3, o mesmo apóstolo profetiza, pelo Espírito Santo, que um dos sinais do fim dos tempos é a proibição do casamento. Ha por toda parte uma multidão de casais vivendo sem serem casados sob o rótulo de "união estável" protegida pelo Estado.

O matrimonio foi instituído por Deus e é um estado honroso (Hb 13.4), mas o celibato também é uma opção de vida perfeitamente natural (v.38). O casal cristão que vive no temor de Deus simboliza Cristo e sua Igreja (Ef 5.31,32).

II. A NECESSIDADE DO CASAMENTO (W.2-5)

Ante a imoralidade sexual desenfreada, como era o caso da população de Corinto, e a do mundo hoje, o casamento efetuado por amor recíproco preserva e protege a pureza moral da sociedade a partir da família: "Mas por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido" (v.2).

Vejamos algumas atitudes e deveres cristãos concernentes ao casamento (vv.3,4).

1. Obrigações recíprocas (7.3,4). “O marido pague a mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido"

(v.3). Ou seja, cumpram com seus deveres conjugais. O verbo "pague" deixa claro que não se trata de favor, mas de uma obrigação; do marido para com a esposa e da esposa para com o marido. Isso nos faz compreender que o ato conjugal não visa somente a procriação, mas a satisfação mútua.

No casamento, cada cônjuge tem direito à pessoa do outro. Embora a Bíblia ensine que o marido é a cabeça da família e que a esposa : deve obedecer-Ihe a orientação, na área sexual ambos estão no mesmo nível. As diferenças afetivas e psicológicas dele e dela devem ser conhecidas por ambos, a partir do marido, por ser ele a cabeça do casal (l Pe 3.7 "com entendimento"). A expressão "Não vos defraudeis um ao outro" (v.5), e um preceito bíblico.

O relacionamento físico do, casal é parte do plano divino (l Co 7.3); é uma necessidade conjugal (Pv 5.15,18); e um direito conjugal I (Ex 21.10). No v.5, Satanás é citado como um inimigo pronto para infernizar e destruir o casamento, especialmente através da infidelidade conjugal. Ele sempre procura · arruinar tudo o que é bom, e o casamento é um de seus principais alvos. Que isso sirva de alerta para todo casal cristão.

2. Abstinência temporária ;11 (7.5,6). Dá-se a abstinência temporária quando um dos cônjuges resolve abster-se sexual mente para · dedicar-se de forma integral a uma missão ou atividade espiritual. Ha , condições definidas para isso (v. 5): 1) Consentimento mútuo; 2) A situação deve ser temporária "por algum tempo"; 3) Deverá ser por elevados propósitos cristãos - oração, jejum; e 4) Deverão juntar-se de novo, imediatamente.

III. O SOLTEIRO (VV.7-9).

1 • "Cada um tem de Deus 0 seu próprio dom" (v.7). O termo "dom" refere-se a uma capacitação sobrenatural conferida por Deus para alguém permanecer solteiro sem "abrasar-se" (v.9), e sem frustração. O cristão pode permanecer solteiro por tempo indeterminado, ou nunca se casar para realizar propósitos específicos de Deus. Todavia, isso requer não somente domínio próprio, mas um dom especial da graça divina, o qual não é concedido a todos: " ... cada um tem de Deus o seu próprio dom ... " (v.7). Você e solteiro (a) e tem o dom do celibato? Está disposto (a) a ficar assim, servindo ao Senhor com fidelidade, segundo seus desígnios específicos para a sua vida?

2. 0 conselho de Paulo aos solteiros que desejavam permanecer neste estado (v.8) tinha a ver com as condições sombrias que estavam para atingir a igreja. No v.26, a expressão "instante necessidade" equivale a "situação angustiosa que se aproxima". Jesus também abordou esse assunto em Mateus 19.12.

IV COMPROMISSOS CRISTÃOS NO CASAMENTO (VV. 10,11)

1. A mulher e o marido não devem se separar. O apóstolo expressa diretamente a vontade do Senhor: ''Todavia, aos casados, mando não eu, mas o Senhor" (v. 1 0). "A mulher se não aparte do marido (. .. ) Se, porem, se apartar, que fique sem casar" (. .. ) "0 marido não deixe a mulher" (w.l 0,1 1 ). Naquela época tanto a lei romana quanta a judaica concedia igualmente ao marido e a mulher o direito de dissolver o casamento por "qualquer razão" (Mt 19.3b).Jesus, porem, declarou enfaticamente: "Qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt 19.9). Ler também Mt 5.32; Mc 10.11,12; Lc 16.18; MI 2.14-16.

2. Conversão do cônjuge após o casamento (1 Co 7.12-16). Os versículos 12-16 tem haver com casais descrentes em que um dos cônjuge converte-se a Cristo, e o outro não. A Bíblia não está aqui sancionando o casamento misto, do crente com o incrédulo. A passagem infere claramente a conversão de um deles após o casamento. Não é que o descrente passe a ser santo em Cristo perante Deus simplesmente porque seu cônjuge é convertido. Significa, sim, que o marido ou mulher de um crente é motivado a chegar-se a Deus pelo modo consagrado de viver do crente. Através do cônjuge crente, as bênçãos do casamento são conferidas sobre o descrente. E até os filhos de tal casamento são também abençoados ... "mas, agora, são santos" (v.14). Se o descrente se recusar a permanecer com o convertido por causa de sua fé em Cristo, o cristão esta livre da obrigação de sustentar o casamento. Mas, a iniciativa deve ser do descrente. "Mas, se o descrente se apartar, aparte-se" (v. 1 5). Esses casos são raros no Ocidente, mas no Oriente ocorrem com freqüência. No . passado, ocorria muito mais.

CONCLUSÃO

Os coríntios viviam num ambiente de promiscuidade sexual ostensiva, sendo a metrópole de Corinto o centro do culto imoral e depravado a deusa grega Afrodite, cultuada entre os romanos sob o nome de Venus. Ela era considerada a deusa do amor erótico, sensual. Hoje a Igreja defronta-se com ambiente ainda pior, como e o caso da multimídia eletrônica e informatizada: dramatizada, falada, visualizada, escrita, gravada etc. Entretanto, maior é Deus para guardar a todos os que nEle confiam e que ! vivem para Ele.

Revista Trimestral; Lições Bíblicas, 2º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.

*





http://costa-transformando.blogspot.com/



Com más lembranças, Vasco encara Vitória pela Copa do Brasil


Foto: Marcelo Sadio/Vasco
Jogadores durante o último treino antes do jogo contra o Vitória
Foto: Marcelo Sadio/Vasco
da redação

O Vasco encara o Vitória nesta quarta-feira, às 19h30, em São Januário, pelo jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil. O adversário não traz boas lembranças ao time de Dorival Júnior, já que no último confronto entre os clubes, dia 7 de dezembro de 2008, o Vasco foi rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro.


Agora, em 2009, o time sofreu um processo de reestrutura e mudou quase todo o elenco. Dos titulares que devem entrar em campo nesta noite nenhum estava no jogo do rebaixamento. Nas 23 partidas disputadas pelo time de São Januário neste ano foram 18 vitórias, três empates e apenas duas derrotas.


Dorival Júnior não vê favorito para o duelo. "Teremos dois jogos equilibradíssimos e não tem favorito para nenhuma partida. O campeonato vem exigindo um pouco mais e os jogos agora serão mais difíceis."


O único desfalque do treinador será o volante Matheus, expulso na partida contra o Brasiliense, pela série B do Campeonato Brasileiro. Em seu lugar deve entrar Nilton. Carlos Alberto, com dores musculares, também deve estar em campo.


Os torcedores do Vitória têm um motivo a mais para torcer por um bom resultado. Nesta quarta-feira, o clube baiano completa 110 anos e se vencer chegará pela segunda vez às semifinais do campeonato (a primeira foi em 2004). Por isso o técnico do Vitória, Paulo Sérgio Carpegiani, fez mistério sobre a escalação do time.


O treinador não poderá contar com Vanderson, lesionado, e com Uellinton, seu substituto, que está suspenso. Com isso, Ramirez ganha chance no time titular.

O Vasco deve entrar em campo com Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto; Élton e Pimpão.


A provável escalação do Vitória é Viáfara; Wallace, Marco Aurélio e Victor Ramos; Apodi, Ramírez, Ramon, Jackson e Róbson; Neto Baiano e Adriano.








http://band.com.br/futebol/conteudo.asp?ID=143268

Palavra Que Transforma



Pare de olhar para as circunstâncias | Pastor Sérgio Fernandes

Eclesiastes 11:4 - Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.

Uma escolha que consideramos vital neste ano de 2009 é a de semear independente das circunstâncias. Isso não significa não ponderar em riscos, mas em não perder oportunidades!

Perdemos muitas chances na vida por olhar muito para as circunstâncias. Cancelamos projetos, encerramos histórias, matamos chamados, expulsamos sonhos; para depois observar quem está vencendo e perguntar onde é que estamos errando. Tenho uma filosofia pessoal que diz assim: "prefiro morrer tentando, do que morrer frustrado por nunca ter tentado".

Eu a usei para conquistar o coração da minha esposa. Ela nunca teve sentimento nenhum por mim; mas me recusei a desistir por conta disso. Depois de cerca de quatro meses de convivência (e muitas orações), o amor nasceu no coração dela, amor este que nos conduziu até o altar.

Deus quer lhe ajudar a semear na história de sua vida; e se você for fiel, a colheita será maravilhosa! Que o Senhor Jesus te abençoe ricamente!






http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=xd49zlpncwbv&shva=1#inbox/1213ddfa6006b0bf

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Primeiro contaminado com gripe no Rio deixa hospital

Brasil


Primeiro contaminado com gripe no Rio deixa hospital

Hospital universitário Clementino Fraga Filho. (Foto reprodução: Portal G1) Clique para ampliar a imagem

Jovem de 21 anos está recuperado e já não pode transmitir a doença. Segundo paciente a ser internado deve ter alta nesta quinta-feira (14).

O primeiro paciente a ser internado no Rio com a nova gripe teve alta do hospital universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, nesta quarta-feira (13). A assessoria do hospital não informou o horário em que ele deixou local. Está prevista uma coletiva com a chefe do departamento de infectologia Regina Moreira ainda nesta manhã.

Ela disse, na terça feira, que ele está recuperado, e em excelente estado de saúde. Após dez dias de internação completados nesta quarta, o rapaz de 21 anos está imune a doença, disse a médica.

O segundo paciente contaminado com a nova gripe, de 29 anos, também se encontra no local e completa dez dias de internação nesta quinta-feira (14), quando pode ser liberado. Ele está se recuperando e já não tem mais febre há mais de três dias.

Sua mãe, de 52 anos, foi a terceira pessoa a dar entrada no hospital universitário com a nova gripe, no dia nove de maio. Sem febre há quatro dias, ela também se recupera.

Entrevista
Um dia antes de receber alta, o jovem de 21 anos disse, em entrevista por telefone, ao RJTV que essa não foi a gripe mais forte que teve. O Rio tem novos quatro suspeitos de infecção pelo vírus H1N1.

Ao responder se essa foi a gripe mais forte que teve, o paciente disse:
"Eu fiquei até um pouco assustado quando me deram a notícia, pois não senti nenhum sintoma muito forte. Minha febre foi de no máximo 38º C. Não tive mal-estar nem dor de cabeça", afirmou.

Ele informou que, como tinha chegado de Cancun, no México, e pegou muito sol, achou que estava com insolação.

"Eu cheguei e senti o corpo quente, mas eu não estava com sintoma nenhum. No domingo (3) encontrei meus amigos, e na segunda-feira (4) já acordei com tosse e nariz entupido", contou.

O jovem afirma que esteve numa clínica particular, mas que foi liberado.

"Fiquei com isso na cabeça e resolvi procurar o Hospital do Fundão que estava mais especializado nessa gripe", explicou.

Nova suspeita
O hospital informou ainda que recebeu na terça-feira (12) mais um paciente com suspeita da nova gripe. O paciente tem 27 anos e estava nos Estados Unidos. Ele chegou ao Brasil no dia 3 de maio.

De acordo com a instituição de saúde, o paciente passa bem e aguarda o resultado do exame laboratorial. Segundo o Hospital do Fundão, o paciente está isolado em um quarto.

O Ministério da Saúde informou que só vai confirmar a nova suspeita na quarta-feira (13). Se confirmado, o caso seria o quinto suspeito no Rio.

Ministro confirma 34 casos suspeitos da doença
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou na terça-feira (12) que o número de casos suspeitos da nova gripe no país subiu para 34 em 22 estados. Até a tarde de segunda, eram 22 os pacientes que tinham a suspeita de estar com a doença. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, os dados devem ser atualizados à tarde.

Temporão também destacou que a quantidade de casos confirmados continua em oito. Há ainda 29 casos em monitoramento e 166 descartados por exames laboratoriais, em um total de 237 análises realizadas até o momento.

Ao todo, são três pacientes infectados pelo vírus no Rio de Janeiro - sendo dois transmitidos dentro do Brasil -, dois em São Paulo, um em Santa Catarina, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul.



Fonte: Portal G1








http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=3&id=17864

terça-feira, 12 de maio de 2009

Energia Petróleo chega aos 60 dólares pela primeira vez este ano Eudora Ribeiro


Os preços do petróleo estão a ser impulsionados pelo aumento das importações de petróleo chinesas e pela queda do dólar face ao euro.

Os preços do petróleo estão a ser impulsionados pelo aumento das importações de petróleo chinesas e pela queda do dólar face ao euro.

Collapse

Comunidade

Partilhe: del.icio.us Digg Facebook TwitThis Google Mixx Technorati

O petróleo está em alta nos mercados internacionais, tendo já tocado nos 60 dólares em Nova Iorque, algo que já não acontecia há seis meses.

O barril de West Texas Intermediate (WTI), crude de referência para os Estados Unidos, ganhava 1,93% para 59,63 dólares, depois de já ter atingido os 60,08 dólares ao início da tarde, um máximo de Novembro de 2008.

À mesma hora o barril de 'brent', a referência para as importações portuguesas, avançava 1,46% para 58,32 dólares em Londres.

Os peritos explicam que estes avanços se devem ao facto das importações de petróleo da China, o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, terem aumentado 14% em Abril.

As entregas atingiram os 3,9 milhões de barris por dia no mês passado, conforme revelou hoje o departamento alfandegário chinês no seu 'site'.

Outro factor que também está a animar as cotações do "ouro negro" é o facto do dólar estar no valor mais baixo dos últimos dois meses face ao euro, devido a alguns sinais que sugerem que o pior da recessão pode já ter passado.

Estes indícios estão a aumentar o apetite dos investidores pelo petróleo, uma vez que uma divisa norte-americana mais fraca estimula a procura por matérias-primas como um investimento alternativo.

"Os números da China são bastante surpreendentes. Os chineses estão a olhar para os preços [do petróleo] como algo positivo e estão preocupados com todos os investimentos em dólares que possuem. Eles estão a comprar tudo, todas as matérias-primas que consigam", disse um especialista da Confluence Investment Management à Bloomberg.





http://economico.sapo.pt/noticias/petroleo-chega-aos-60-dolares-pela-primeira-vez-este-ano_10224.html

Gotas Bíblicas



A Angústia dos Justos | Pr. Olavo Feijó

Salmos 37:39 - Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

O salmista baseou-se na sua própria experiência e na experiência de várias pessoas tementes a Deus, quando exclamou: "A salvação dos justos vem do Senhor; Ele é a sua fortaleza no tempo da angústia" (Salmos 37:39).

Uma das coisas que mais desanimam o cristão que esforça para ser fiel ao Senhor é a experiência da angústia. O sentimento de angústia é um mal crescente, que pode ficar avassalador. Ele é um misto de prostração, de ansiedade, de revolta, de sofrimento. Sua vivência é especialmente dolorosa quando começa a desenvolver uma sensação de abandono, de "não tem jeito".

Crente pode experimentar angústia? Pode e experimenta. E não necessariamente porque se afastou do Senhor ou incorreu em pecado. A Bíblia, em várias ocasiões, descreve a angústia dos "justos". No seu cômputo geral, o ensino bíblico diz que o Senhor usa o mal da angústia para, finalmente, fortalecer a vida espiritual dos que O seguem. Os bons crentes, quando assaltados pela angústia, agarram-se com o Senhor, de uma forma intensa e definitiva - de uma maneira que não acontece, quando tudo é tranqüilidade.

Daí o testemunho do salmista: "o Senhor é a salvação e a fortaleza dos justos no tempo da angústia".






http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=1ng4ekj070a3e&shva=1#inbox/1212e6c64f46788e

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails