Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bovespa abre em baixa, com PIB ruim do Japão

O dia do vencimento de opções sobre ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começa sob o forte impacto do aprofundamento da recessão na segunda maior economia do mundo, o Japão. O Produto Interno Bruto (PIB) japonês encolheu 12,7% no quarto trimestre do ano passado, em termos anualizados, na maior queda anual desde o primeiro trimestre de 1974. Com isso, o mercado sustenta a cautela, já esperada por conta do feriado nos Estados Unidos, em comemoração ao Dia do Presidente, nesta segunda-feira. Os metais são negociados em baixa em Londres e as bolsas europeias operam no terreno negativo, também influenciadas pelo PIB do Japão e por uma pressão vendedora no setor de mineração e de bancos.

Às 11h07 (de Brasília), o índice Bovespa caía 0,89%, a 41.304 pontos, após ceder 1,01%, a 41.252 pontos, na mínima do dia até o momento. A expectativa é de um pregão com volume financeiro contido, que só não deverá ser menor devido o exercício de opções sobre ações, que termina às 14 horas. A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. O vencimento do Ibovespa futuro, na próxima quarta-feira (dia 18), que costuma ser mais movimentado, também deve fazer preço hoje, acentuando a volatilidade.

Na agenda da semana, na quarta-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, deve apresentar seu programa para evitar execuções hipotecárias. A expectativa é de que, para este plano, o governo anuncie os detalhes. A semana também é rica em indicadores econômicos e pelos últimos balanços da temporada.

Já no Brasil, a safra de resultados começa a esquentar para valer, com empresas importantes do Ibovespa abrindo os números do quarto trimestre do ano passado, como a Vale, Banco do Brasil, Usiminas, Gerdau, Metalúrgica Gerdau, Lojas Renner, Natura e Friboi.




http://portalexame.abril.com.br/ae/financas/bovespa-abre-baixa-pib-ruim-japao-270808.shtml

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails