Brasil
Jovem de 21 anos está recuperado e já não pode transmitir a doença. Segundo paciente a ser internado deve ter alta nesta quinta-feira (14).
O primeiro paciente a ser internado no Rio com a nova gripe teve alta do hospital universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, nesta quarta-feira (13). A assessoria do hospital não informou o horário em que ele deixou local. Está prevista uma coletiva com a chefe do departamento de infectologia Regina Moreira ainda nesta manhã.
Ela disse, na terça feira, que ele está recuperado, e em excelente estado de saúde. Após dez dias de internação completados nesta quarta, o rapaz de 21 anos está imune a doença, disse a médica.
O segundo paciente contaminado com a nova gripe, de 29 anos, também se encontra no local e completa dez dias de internação nesta quinta-feira (14), quando pode ser liberado. Ele está se recuperando e já não tem mais febre há mais de três dias.
Sua mãe, de 52 anos, foi a terceira pessoa a dar entrada no hospital universitário com a nova gripe, no dia nove de maio. Sem febre há quatro dias, ela também se recupera.
Entrevista
Um dia antes de receber alta, o jovem de 21 anos disse, em entrevista por telefone, ao RJTV que essa não foi a gripe mais forte que teve. O Rio tem novos quatro suspeitos de infecção pelo vírus H1N1.
Ao responder se essa foi a gripe mais forte que teve, o paciente disse:
"Eu fiquei até um pouco assustado quando me deram a notícia, pois não senti nenhum sintoma muito forte. Minha febre foi de no máximo 38º C. Não tive mal-estar nem dor de cabeça", afirmou.
Ele informou que, como tinha chegado de Cancun, no México, e pegou muito sol, achou que estava com insolação.
"Eu cheguei e senti o corpo quente, mas eu não estava com sintoma nenhum. No domingo (3) encontrei meus amigos, e na segunda-feira (4) já acordei com tosse e nariz entupido", contou.
O jovem afirma que esteve numa clínica particular, mas que foi liberado.
"Fiquei com isso na cabeça e resolvi procurar o Hospital do Fundão que estava mais especializado nessa gripe", explicou.
Nova suspeita
O hospital informou ainda que recebeu na terça-feira (12) mais um paciente com suspeita da nova gripe. O paciente tem 27 anos e estava nos Estados Unidos. Ele chegou ao Brasil no dia 3 de maio.
De acordo com a instituição de saúde, o paciente passa bem e aguarda o resultado do exame laboratorial. Segundo o Hospital do Fundão, o paciente está isolado em um quarto.
O Ministério da Saúde informou que só vai confirmar a nova suspeita na quarta-feira (13). Se confirmado, o caso seria o quinto suspeito no Rio.
Ministro confirma 34 casos suspeitos da doença
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou na terça-feira (12) que o número de casos suspeitos da nova gripe no país subiu para 34 em 22 estados. Até a tarde de segunda, eram 22 os pacientes que tinham a suspeita de estar com a doença. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, os dados devem ser atualizados à tarde.
Temporão também destacou que a quantidade de casos confirmados continua em oito. Há ainda 29 casos em monitoramento e 166 descartados por exames laboratoriais, em um total de 237 análises realizadas até o momento.
Ao todo, são três pacientes infectados pelo vírus no Rio de Janeiro - sendo dois transmitidos dentro do Brasil -, dois em São Paulo, um em Santa Catarina, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul.
Fonte: Portal G1
http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=3&id=17864
Nenhum comentário:
Postar um comentário