A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, vem de Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do alimento espiritual que recebemos
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável para conseguir a revista.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso mais belo planeta.
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.
Lição 07
17 de Maio de 2009
Tema: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CASAMENTO
Texto Áureo: "Venerado seja entre todos o matrimônio e leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará" (Hb 13.4).
Verdade Prática: Fundado por Deus no princípio, o casamento é uma instituição social e vitalícia como ponto de origem e suporte da família.
Hinos sugeridos: 83, 407, 575.
Leitura Bíblica: 1 Coríntios 7.1-5,7,10,11.
1 - Ora, quanto as coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
2 - mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
3 - O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido.
4 - A mulher não tem poder sobre 0 seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mutuo, por algum tempo, para vos aplicardes a oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.
7 - Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra.
10 - Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.
11 - Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
INTRODUÇÃO
Havia duvidas entre os crentes de Corinto sobre o casamento e o relacionamento familiar em geral. Foi então que eles resolveram escrever ao apostolo Paulo a fim de se esclarecerem sobre esses assuntos (v. 1 ).
Nesta lição, estaremos estudando o capítulo sete da primeira epistola de Paulo aos Coríntios, o texto mais rico da Bíblia acerca do casamento em seus diversos aspectos: o casal e a vida conjugal; os filhos; o estado de solteiro; a separação e o divórcio; a viuvez e o novo casamento etc.
I. CASAMENTO OU CELIBATO
E evidente a inspiração divina e sobrenatural do apóstolo Paulo ao tratar deste importante assunto. "Mando, não eu, mas o Senhor" (v. 1 0); "Digo eu, não o Senhor" (v.12). Ver também os vv.25,40.
1 • casar ou não casar? "Bom seria que o homem não tocasse em mulher" (v. No estado de celibato, o homem e a mulher devem manter-se sexual mente abstêmios. Intimidades conjugais são Imitadas ao casamento. Deus não criou o sexo para o pecado, como está ocorrendo no mundo Ímpio; o chamado "sexo livre", segundo a Palavra de Deus, é abominação. Isto não significa, de acordo com a Bíblia, que seja impróprio, ou condenável, estar solteiro ou casado. É questão de consciência e possibilidades de cada um. Todavia, todos devem estar cientes de que o casamento traz consigo certas obrigações que os pretendentes não podem ignorar. Em 1 Timóteo 4.1-3, o mesmo apóstolo profetiza, pelo Espírito Santo, que um dos sinais do fim dos tempos é a proibição do casamento. Ha por toda parte uma multidão de casais vivendo sem serem casados sob o rótulo de "união estável" protegida pelo Estado.
O matrimonio foi instituído por Deus e é um estado honroso (Hb 13.4), mas o celibato também é uma opção de vida perfeitamente natural (v.38). O casal cristão que vive no temor de Deus simboliza Cristo e sua Igreja (Ef 5.31,32).
II. A NECESSIDADE DO CASAMENTO (W.2-5)
Ante a imoralidade sexual desenfreada, como era o caso da população de Corinto, e a do mundo hoje, o casamento efetuado por amor recíproco preserva e protege a pureza moral da sociedade a partir da família: "Mas por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido" (v.2).
Vejamos algumas atitudes e deveres cristãos concernentes ao casamento (vv.3,4).
1. Obrigações recíprocas (7.3,4). “O marido pague a mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido"
(v.3). Ou seja, cumpram com seus deveres conjugais. O verbo "pague" deixa claro que não se trata de favor, mas de uma obrigação; do marido para com a esposa e da esposa para com o marido. Isso nos faz compreender que o ato conjugal não visa somente a procriação, mas a satisfação mútua.
No casamento, cada cônjuge tem direito à pessoa do outro. Embora a Bíblia ensine que o marido é a cabeça da família e que a esposa : deve obedecer-Ihe a orientação, na área sexual ambos estão no mesmo nível. As diferenças afetivas e psicológicas dele e dela devem ser conhecidas por ambos, a partir do marido, por ser ele a cabeça do casal (l Pe 3.7 "com entendimento"). A expressão "Não vos defraudeis um ao outro" (v.5), e um preceito bíblico.
O relacionamento físico do, casal é parte do plano divino (l Co 7.3); é uma necessidade conjugal (Pv 5.15,18); e um direito conjugal I (Ex 21.10). No v.5, Satanás é citado como um inimigo pronto para infernizar e destruir o casamento, especialmente através da infidelidade conjugal. Ele sempre procura · arruinar tudo o que é bom, e o casamento é um de seus principais alvos. Que isso sirva de alerta para todo casal cristão.
2. Abstinência temporária ;11 (7.5,6). Dá-se a abstinência temporária quando um dos cônjuges resolve abster-se sexual mente para · dedicar-se de forma integral a uma missão ou atividade espiritual. Ha , condições definidas para isso (v. 5): 1) Consentimento mútuo; 2) A situação deve ser temporária "por algum tempo"; 3) Deverá ser por elevados propósitos cristãos - oração, jejum; e 4) Deverão juntar-se de novo, imediatamente.
III. O SOLTEIRO (VV.7-9).
1 • "Cada um tem de Deus 0 seu próprio dom" (v.7). O termo "dom" refere-se a uma capacitação sobrenatural conferida por Deus para alguém permanecer solteiro sem "abrasar-se" (v.9), e sem frustração. O cristão pode permanecer solteiro por tempo indeterminado, ou nunca se casar para realizar propósitos específicos de Deus. Todavia, isso requer não somente domínio próprio, mas um dom especial da graça divina, o qual não é concedido a todos: " ... cada um tem de Deus o seu próprio dom ... " (v.7). Você e solteiro (a) e tem o dom do celibato? Está disposto (a) a ficar assim, servindo ao Senhor com fidelidade, segundo seus desígnios específicos para a sua vida?
2. 0 conselho de Paulo aos solteiros que desejavam permanecer neste estado (v.8) tinha a ver com as condições sombrias que estavam para atingir a igreja. No v.26, a expressão "instante necessidade" equivale a "situação angustiosa que se aproxima". Jesus também abordou esse assunto em Mateus 19.12.
IV COMPROMISSOS CRISTÃOS NO CASAMENTO (VV. 10,11)
1. A mulher e o marido não devem se separar. O apóstolo expressa diretamente a vontade do Senhor: ''Todavia, aos casados, mando não eu, mas o Senhor" (v. 1 0). "A mulher se não aparte do marido (. .. ) Se, porem, se apartar, que fique sem casar" (. .. ) "0 marido não deixe a mulher" (w.l 0,1 1 ). Naquela época tanto a lei romana quanta a judaica concedia igualmente ao marido e a mulher o direito de dissolver o casamento por "qualquer razão" (Mt 19.3b).Jesus, porem, declarou enfaticamente: "Qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt 19.9). Ler também Mt 5.32; Mc 10.11,12; Lc 16.18; MI 2.14-16.
2. Conversão do cônjuge após o casamento (1 Co 7.12-16). Os versículos 12-16 tem haver com casais descrentes em que um dos cônjuge converte-se a Cristo, e o outro não. A Bíblia não está aqui sancionando o casamento misto, do crente com o incrédulo. A passagem infere claramente a conversão de um deles após o casamento. Não é que o descrente passe a ser santo em Cristo perante Deus simplesmente porque seu cônjuge é convertido. Significa, sim, que o marido ou mulher de um crente é motivado a chegar-se a Deus pelo modo consagrado de viver do crente. Através do cônjuge crente, as bênçãos do casamento são conferidas sobre o descrente. E até os filhos de tal casamento são também abençoados ... "mas, agora, são santos" (v.14). Se o descrente se recusar a permanecer com o convertido por causa de sua fé em Cristo, o cristão esta livre da obrigação de sustentar o casamento. Mas, a iniciativa deve ser do descrente. "Mas, se o descrente se apartar, aparte-se" (v. 1 5). Esses casos são raros no Ocidente, mas no Oriente ocorrem com freqüência. No . passado, ocorria muito mais.
CONCLUSÃO
Os coríntios viviam num ambiente de promiscuidade sexual ostensiva, sendo a metrópole de Corinto o centro do culto imoral e depravado a deusa grega Afrodite, cultuada entre os romanos sob o nome de Venus. Ela era considerada a deusa do amor erótico, sensual. Hoje a Igreja defronta-se com ambiente ainda pior, como e o caso da multimídia eletrônica e informatizada: dramatizada, falada, visualizada, escrita, gravada etc. Entretanto, maior é Deus para guardar a todos os que nEle confiam e que ! vivem para Ele.
Revista Trimestral; Lições Bíblicas, 2º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.
http://costa-transformando.blogspot.com/
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