Pesquisa personalizada

terça-feira, 12 de maio de 2009

Energia Petróleo chega aos 60 dólares pela primeira vez este ano Eudora Ribeiro


Os preços do petróleo estão a ser impulsionados pelo aumento das importações de petróleo chinesas e pela queda do dólar face ao euro.

Os preços do petróleo estão a ser impulsionados pelo aumento das importações de petróleo chinesas e pela queda do dólar face ao euro.

Collapse

Comunidade

Partilhe: del.icio.us Digg Facebook TwitThis Google Mixx Technorati

O petróleo está em alta nos mercados internacionais, tendo já tocado nos 60 dólares em Nova Iorque, algo que já não acontecia há seis meses.

O barril de West Texas Intermediate (WTI), crude de referência para os Estados Unidos, ganhava 1,93% para 59,63 dólares, depois de já ter atingido os 60,08 dólares ao início da tarde, um máximo de Novembro de 2008.

À mesma hora o barril de 'brent', a referência para as importações portuguesas, avançava 1,46% para 58,32 dólares em Londres.

Os peritos explicam que estes avanços se devem ao facto das importações de petróleo da China, o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, terem aumentado 14% em Abril.

As entregas atingiram os 3,9 milhões de barris por dia no mês passado, conforme revelou hoje o departamento alfandegário chinês no seu 'site'.

Outro factor que também está a animar as cotações do "ouro negro" é o facto do dólar estar no valor mais baixo dos últimos dois meses face ao euro, devido a alguns sinais que sugerem que o pior da recessão pode já ter passado.

Estes indícios estão a aumentar o apetite dos investidores pelo petróleo, uma vez que uma divisa norte-americana mais fraca estimula a procura por matérias-primas como um investimento alternativo.

"Os números da China são bastante surpreendentes. Os chineses estão a olhar para os preços [do petróleo] como algo positivo e estão preocupados com todos os investimentos em dólares que possuem. Eles estão a comprar tudo, todas as matérias-primas que consigam", disse um especialista da Confluence Investment Management à Bloomberg.





http://economico.sapo.pt/noticias/petroleo-chega-aos-60-dolares-pela-primeira-vez-este-ano_10224.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails