Pesquisa personalizada

segunda-feira, 24 de maio de 2010

IGREJA, ORGANISMO RELACIONAL (Atos 2.42-47) - Riva dos Santos



É indiscutível que Livro de Atos apresenta relatos das primeiras experiências dos discípulos, buscando viver em comunidade, sem a pessoa de Jesus, para orientá-los na caminhada. Claro que Jesus se fazia presente, mas agora, por meio do Espírito Santo, que fora derramado em abundância em suas vidas (At 2.1-13).


Essa comunidade que logo se deparou com a adesão mássica de cerca de três mil pessoas, teve de encarar o grande desafio de existir como organismo vivo e relacional. Isso fazia sentido, pois afinal, se tratavam de pessoas reunidas em torno da pessoa de Jesus. Neste caso, eram evidentes as necessidades de cada indivíduo, sendo encaradas como importantes na caminhada diária de todos. Eles demonstravam um amor intenso para com Deus, e uns com os outros. Isso se expressava de maneira natural no que falavam e faziam, e isso se tornou um grande sinal da manifestação divina para aqueles com os quais os discípulos se relacionavam.


Embora na atualidade estejamos muito distantes de grande parte do que a igreja primitiva experimentou; o que tem sido até capaz de produzir em muitos (para não dizer a maioria) certa repulsa aos valores essenciais vividos pela Igreja, quando do seu nascedouro, nunca é demais reafirmar que é este o modelo de igreja que devemos seguir.


Convencidos disso, devemos então pensar na Igreja como um organismo vivo (Corpo de Cristo), e não como uma instituição ou negócio humano. Ainda que a Igreja seja formada por homens (pessoas), sua essência é divina. Trata-se de um Corpo vivo, que deve estar completamente sujeito a cabeça, Cristo Jesus. Apenas Jesus tem toda autoridade e domínio sobre a Igreja, pois é Ele quem a dirige conforme sua vontade soberana.


Esse organismo não é estático, mas vivo e expressivo, pois é formado por muitos membros (ver 1 Co 12.12-31). Sua expressão viva se dá por meio dos relacionamentos ou “cooperação de cada parte”. A manifestação relacional desse organismo se dá em duas grandes esferas, a saber:

1 para com o Divino;
2 para com o humano.

Continua...
Riva dos Santos



Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails