Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de março de 2010

Estudo XIII - A ARMADURA CRISTÃ



“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis”. (Efés. 6:13)
Não perca de vista o objetivo de Paulo ao falar de toda a armadura. O apóstolo menciona pelo menos seis artigos que compõem essa armadura. Precisamos de todos eles, porque todos são preparados e fornecidos por Deus como um conjunto, e não temos condições de negligenciar uma parte sem enfraquecer toda a armadura.
“Cingindo-vos com a verdade” (Efés. 6:14)
Que é a verdade? (João 18:38). Pilatos fez a Jesus talvez uma das mais importantes e freqüentes perguntas da vida. A humanidade tem-se debatido com a mesma pergunta ao longo da História.
Qual o conceito bíblico de verdade? (Isaías 65:16; Salmo 43:3; João 17:17; João 14:6)
A visão cristã da verdade não é apenas um conceito. Para o cristão, a verdade é uma Pessoa: Jesus Cristo, em quem é revelada “toda a plenitude de Deus”(Efés. 3:19) e da Sua verdade. A verdade que existe em Jesus é uma verdade salvadora, redentora: requer a morte para o pecado e a vida de justiça, integridade moral, coerência espiritual e fidelidade às expectativas de Deus em todas as relações. A verdade não envolve só o que cremos, mas também o que fazemos. Unicamente um compromisso com Cristo pode armar cada um de nós com a verdade em um mundo de pecado e engano.
No tempo do Novo Testamento, os soldados romanos amarravam um cinto ao redor da cintura para erguer a roupa a fim de poderem marchar sem empecilhos. O cinto do cristão é a verdade. Jesus, a verdade, deve envolver todo o nosso ser a fim de que aquilo que somos por dentro ou por fora não se torne um impedimento em nossa guerra espiritual. Nossa conversa e nossa conduta, nossa adoração e nosso trabalho revelarão que estamos submissos Àquele que é a verdade e em quem não existe variação.
A couraça da justiça (Efés. 6:14)
A segunda parte da armadura cristã é a couraça da justiça. Se a verdade de Deus, como é revelada em Cristo, forma a fundação da vida e da integridade cristã, essa vida precisa ser defendida pela couraça da justiça. Os soldados romanos vestiam uma grande placa de metal desde o pescoço até a coxa para proteger os órgãos vitais contra os ataques do inimigo – mais ou menos como os colete à prova de balas de hoje. A vida cristã não é protegida por uma couraça feita de metal, mas pela justiça que tem sua fonte e significado em Deus.
A justiça é uma característica distintiva do próprio Deus (Isaías 59:17, Rom. 3:26, 2 Tim. 4:8), e isso foi revelado por Cristo, que nos redimiu do pecado. Foi por essa justiça revelada em Cristo que Deus nos justificou- isto é, Ele nos declarou justos e perdoou nossos pecados. Assim, a justiça de Cristo torna possível um relacionamento correto com Deus. Então, seguramente, não existe maior proteção contra os ataques de Satanás que do estar em uma relação correta com Deus. Cristo, nossa justiça, é, portanto, nossa couraça.
Ser justo é ser semelhante a Cristo em obediência à lei de Deus, em retidão moral, em uma vida de correção e integridade, estendendo o amor de Cristo a todos.
Para os pés, o evangelho da paz (Efés. 6:15)
Paulo estava usando a imagem militar.
Os soldados romanos usavam um tipo de calçado que assegurava forte aderência ao chão durante o combate. Soldados não podem escorregar e cair em plena batalha contra os inimigos. Igualmente, os cristãos também precisam estar firmes e inabaláveis na verdade do Evangelho e fim de serem vitoriosos na guerra espiritual.
Se os pés são o nosso fundamento, e precisam dar firmeza para que todo o corpo permaneça estável, não devemos ficar admirados de que o Evangelho da paz seja o fundamento do que cremos. Realmente, não importa quão importantes sejam as outras verdades que nos foram dadas, tudo precisa descansar no fundamento da mensagem do Evangelho da salvação pela fé em Jesus Cristo. Se não tivermos esse fundamento, tudo mais se desintegrará.
O escudo da fé (Efés. 6:16)
O escudo romano media cerca de um metro de altura por meio metro de largura. Era feito de madeira e couro forte, com armação de ferro. Com escudo em uma das mãos e a espada na outra, o soldado estava equipado tanto para a defesa como para o ataque. A fé em um Deus infalível nos dá confiança absoluta para resistirmos a Satanás com toda coragem. O próprio Deus “escudo para os que nEle confiam” (Provérbios 30:5).
Na guerra cristã a fé é uma arma fundamental. Protege a vida e todo corpo do cristão. Hebreus 11 é a demonstração inquestionável de que sem fé é impossível agradar a Deus, combater o inimigo ou fazer a jornada espiritual. Fé, não como sistema de crenças, mas no sentido de confiança em Deus. Isso nos ajuda não só a superar os ataques do diabo, mas também a obter a “vitória que vence o mundo” (1 João 5:4).
O capacete da salvação (Efés. 6:17 e 1 Tes. 5:8)
No tempo de Paulo, o capacete, feito de metal duro, como bronze ou ferro, era o equipamento padrão dos soldados. Nenhuma espada poderia corta-lo.
O mesmo acontece na guerra cristã. Os crentes devem usar capacete para proteger o centro da vontade, pois ali são tomadas sérias decisões sobre onde devem estar sua lealdade e suas esperanças. Paulo identifica esse capacete como a salvação que nos é dada por Cristo.
A Bíblia ensina que Satanás foi derrotado por Cristo. Embora nós, que somos falíveis, sejamos vulneráveis aos ataques do inimigo, também podemos fazer uso do escudo que Cristo nos oferece por meio da Sua vitória. A chave é a completa disposição de nos submeter à autoridade de Cristo e nEle confiar.





Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara




Liberdade




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails