Pesquisa personalizada

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Estudo XII - O CHAMADO AOS PASTORES



Deus revelou a mensagem a respeito do Messias, a quem era mais receptivo e estava pronto a partilhar com outros as boas novas.
Deus primeiro revelou as novas do nascimento de Seu Filho a um grupo de pastores. Por que teria confiado essa notícia a uma classe de pessoas que não era bem vista pelos mais favorecidos da sociedade?
Por que os primeiros a saber foram pessoas pouco influentes em relação às autoridades? Deus sabia que esses humildes pastores estudavam as profecias e oravam pela vinda do Messias. Portanto, estavam preparados pra receber a mensagem (Luc.2:11).
Enquanto a maioria do povo se mostrava indiferente em relação ás profecias que apontavam para o primeiro advento do Messias, umas poucas pessoas estavam prontas para ouvir o anúncio do Seu nascimento. Apesar de vistos como excluídos pelos outros, Deus sabia que esses pastores receberiam com ansiedade e partilhariam a bendita mensagem. Durante o tempo que os rebanhos ficavam pastando nos campos, eles se preparavam. Nas horas caladas, conversavam entre si acerca do prometido Salvador, e oravam pela vinda do Rei ao trono de Davi. Por isso, Deus sabia que receberiam as novas com gozo e alegria.
Como a mensagem de Isaías 9:2 e 3 foi parcialmente cumprida com a história dos pastores?
Nesse período da história de Israel, o povo vivia em grandes trevas. A compreensão das profecias que poderiam prepará-los para o nascimento do Messias estava comprometida. Deus também deseja nos preparar e contar conosco para dar as boas novas da segunda vinda de Jesus. Ele está selecionando as pessoas que gastam tempo em seu preparo para estarem em condições de anunciar Sua volta.
Lucas 2:10 e 11 - A chegada do anjo amedrontou os pastores, uma reação que foi logo dissipada. Sua mensagem era uma das boas novas que provocariam grande gozo e alegria naqueles ouvintes e em toda a humanidade.
A espera tinha chegado ao fim. As promessas estavam se cumprindo. O tão ansiado Messias havia nascido na cidade de Davi. Como poderiam estar certos os pastores? A certeza veio ao conferir o cumprimento das profecias. “ E tu Belém Efrata...de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miq.5:2).
Enquanto os líderes religiosos estavam aguardando um Messias que estabelecesse um reino terrestre para Israel, o Rei chegara, mas para incluir todo o mundo em Seu ministério.
Desde o nascimento de Jesus em Belém, e em tudo o que a vida de Jesus veio a revelar, a grande mensagem é que não somente há um Deus, mas que Deus vem até nós. Crer que Deus está acima de nós é uma coisa. Crer que Deus tem poder para nos manter a todos é outra e nos inspira confiança. Mas crer que Deus é não somente poderoso e suficiente, e ainda está conosco, junto de nós, acompanhando tudo- essa é a melhor revelação.
Muitas vozes- Hoje, há centenas de vozes chamando a nossa atenção. Somos bombardeados pela TV, revistas, livros, etc. Há uma infinidade de religiões querendo nossa atenção. A Nova Era falando de experiências extra-corpóreas; os Testemunhas de Jeová alertando sobre o reino vindouro; os Mórmons ensinando os valores familiares; os fundamentalistas denunciando o avanço do secularismo; os ortodoxos dizendo que basta a cruz; os pentecostais falando em línguas estranhas e os católicos propagando a renovação carismática. Enquanto isso, a indústria do cinema e os meios de comunicação promovem o secularismo e aproveitam cada oportunidade para desacreditar o cristianismo.
Em que vamos acreditar?
Para escolher é preciso decidir - Todas as religiões exigem decisões por parte dos seus seguidores. Os cristãos devem decidir aceitar um sacrifício redentor já efetuado por Deus, Jesus de Nazaré.
Como a mensagem do anjo preparou os pastores para que pudessem achar a Jesus? (Luc.2:11 e 12).
O Céu não podia mais reter sua alegria como o nascimento do Redentor da Terra. A importância desse acontecimento chamou a atenção da hoste celestial, e seu desejo de espalhar logo a notícia tomou a forma de um cântico de louvor.
Os pastores que estavam nas colinas ao redor de Belém ouviram e reconheceram essas vozes angelicais porque estavam em sintonia com os “transmissores celestias”. Essas pessoas estavam acostumadas a ouvir as vozes certas.
Então, agora, os pastores eram portadores da grande notícia do nascimento do Salvador. Eles tinham de expressar sua alegria. Nada iria impedi-los de encontrar essa Criança. A mensagem se espalhou rapidamente, alcançando até os incrédulos líderes religiosos.
Em seu esforço para bloquear a voz de Deus, Satanás prende a humanidade de quatro maneiras:
1) Ele cega os olhos espirituais das pessoas (II Cor.4:4)
2) Bloqueia o discernimento espiritual (I Cor.2:14)
3) Faz com que as pessoas vejam o mal como um bem e nega o poder do evangelho (Rom.1:24)
4) Distorce a compreensão espiritual através de doutrinas falsas (Apoc.14:8)
Qualquer combinação desses fatores fará com que as pessoas não ouçam a voz de Deus ou prefiram as vozes do erro.
O que fazer enquanto esperamos a segunda vinda de Jesus? (Mat.24:14; João 17:22 e 23; I Ped.3:8 e 9).
Se quisermos proclamar a mensagem de salvação aos outros, temos que primeiro dedicar nossa vida a Jesus Cristo. Só é possível anunciar com eficiência aquilo que faz parte de nossa própria experiência.
Como Ouvir a Voz de Deus- Há três formas especiais pelas quais Deus fala e um cristão pode ouvir:
1) Através de circunstâncias que visivelmente foram alteradas
2) Através da consciência e,
3) Pela revelação especial, como a Bíblia. Pela oração podemos pedir que deus fale á nós. E usando qualquer dessas formas já mencionadas, Deus nos responderá.
Os pastores conheciam as profecias e sabiam que o tempo estava próximo. Mas, os fariseus também conheciam as profecias. A diferença é que já tinham um esquema feito para o Messias. E a notícia trazida pelos pastores não se encaixava no esquema dos fariseus.
Deus segue Seu próprio esquema, não o nosso. E quando ouvirmos a Sua voz, teremos de responder conforme Ele acha melhor e não de acordo com nossa sabedoria ou compreensão imperfeitas. 


Reproduzido Por: Dc.Alair Alcantara
Liberdade



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails