Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Estudo XI - MARIA E ISABEL: CHAMADAS POR D E U S



A vida de Maria e Isabel nos revela duas mulheres tão dedicadas a Deus que Ele as destacou para ser a mãe do Messias e a mãe de Seu precursor, João Batista.
Leia o que estes versos revelam sobre a origem e caráter de Isabel (Luc.1:5-7; 1:24 e 25; 1:41-45; 1:57-66).
Para uma mulher em Israel não havia pior maldição do que ser estéril. E, ainda que Zacarias e Isabel não tivessem filhos, sua fé e confiança em Deus não vacilavam.
Seu filho deveria ser um nazireu (Luc. 1:15). Ele jamais beberia vinho nem bebida forte e seria cheio do Espírito Santo desde o seu nascimento (Luc. 1:15 comparar com Num.6:2). As bebidas alcoólicas não tem lugar na vida de um crente cheio do Espírito Santo.
Da mesma maneira que um anjo anunciou a Zacarias o nascimento de João, também o anjo Gabriel visitou Maria para revelar o plano de Deus.
Mesmo olhando pela perspectiva humana, o plano parecia impossível, tanto que o anjo lembrou a Maria que para Deus tudo é possível. E, com confiança, Maria se dispôs a ser um instrumento da vontade de Deus.
Isabel abençoou a Maria pelo fato de ela ter sido eleita por Deus para ser a mãe do Senhor e porque ela havia crido na revelação que lhe fora dada por Deus. A fé demonstrada por Maria na capacidade de Deus de cumprir Sua promessa é um modelo para os cristãos atuais.
As bênçãos na vida de Maria não vieram sem dificuldades, mas ela estava segura de que o Senhor estava com ela (Luc. 1:28). Enfrentou as acusações a respeito de sua gravidez, a jornada para Belém, a fuga para o Egito e finalmente a dolorosa morte de seu Filho no Calvário. Passou por todas estas dificuldades, mas não perdeu o senso da presença do Deus que a amava. Ele a susteve, sempre.
A visita de Maria a Zacarias e Isabel serviu para confirmar tudo que o anjo lhe falara. Isabel, de fato, estava esperando um filho e suas palavras de bênçãos aumentaram a confiança de Maria em Deus. Ela estava tão cheia de amor e desejosa de adorar a Deus que passou a cantar em louvor (Luc.1:46-55).
Leia sobre as qualidades de Maria que a prepararam para ser a mãe de Jesus (Luc. 1:26-38; 1:39-45; 2:16-19).
Em sua vida, Maria demonstrou uma coerente dependência de Deus e completa confiança em Sua direção.
As palavras de Simeão (Luc. 2:33-35) serviram para lembra-la de que a missão de Jesus em favor da humanidade resultaria em sofrimentos para ela também. Então, seu Filho não lhe traria apenas alegrias, mas também pesares ao cumprir a tarefa para a qual fora chamado.
Um estudo da vida de Maria e de Isabel pode nos ajudar a entender que Deus não necessita de homens e mulheres ricos, famosos ou poderosos para cumprir seus planos. O que mais Deus necessita é que estejamos dispostos a dedicar nossa vida a Jesus Cristo. 


Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara
Liberdade



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails