Pesquisa personalizada

sexta-feira, 20 de março de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINCAL


À Missão Nacional, Internacional e Igrejas
Semear a Palavra de Deus
Lição 1 2
22 de Março de 2009.
Tema - PRESERVANDO A PALAVRA DO SENHOR
Texto Áureo - “Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade...”(Js 24.14).
Verdade Prática - A obediência aos preceitos divinos nos conduz em triunfo até a Canaã Celeste.
Hinos sugiridos - 259, 306, 505.
LEITURA BIBLICA EM CLASSE - Josué 23.1-6.
1— E sucedeu que, muitos dias depois que o SENHOR dera repouso a Israel de todos os seus inimigos em redor, eJosué já fosse velho e entrado em dias,
2 — chamou Josué a todo o Israel, aos seus anciãos, e aos seus cabeças, e aos seus juízes, e aos seus oficiais e disse-lhes: Eu já sou velho e entrado em dias;
3 — e vós já tendes visto tudo quanto o SENHOR, vosso Deus, fez a todas estas nações por causa de vós, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que pelejou por vós.
4 — Vedes aqui que vos fiz cair em sorte às vossas tribos estas nações que ficam desde o jordão, com todas as nações que tenho destruído, até ao mar Grande para o pôr-do-sol.
5 — E o SENHOR, vosso Deus, as impelirá de diante de vós e as expelirá de diante de vós; e vós possuireis a sua terra, como o SENHOR, vosso Deus, vos tem dito.
6 — Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem Lpara a esquerda.
INTRODUÇÃO
Israel não era zeloso em seguir tudo o que estava escrito no livro da Lei de Moisés. Por isso, antes de sua morte, Josué reuniu-se com os israelitas para dar-lhes as orientações que iriam ajudá-los a prosseguirem vitoriosos na conquista do restante da terra. Era o discurso de despedida de um líder que fora fiel ao seu Deus eà sua nação (is 23.1-1 6).
I - AS RECOMENDAÇÕES DE UM HOMEM DE DEUS
1. Josué convoca o povo. Josué estava próximo da morte quando decidiu reunir o povo e toda a liderança de Israel para pronunciar suas palavras finais de encorajamento e instrução. Aquele grande líder começou a lembrá-los que aquelas vitórias alcançadas ao longo de suas jornadas, não eram resultados de seus esforços e competência, mas, sim, da abundante graça e misericórdia do Senhor. “... porque o SENHOR, vosso Deus, é o que pelejou por vós” (v.3). Pelas palavras de Josué podemos perceber o quanto ele era grato a Deus pelas bênçãos recebidas. Você sempre agradece ao Senhor por suas vitórias? Pense no que o Todo-Poderoso tem feito por você e sua família, e agradeça-o por cada dádiva: “Que darei eu ao SENHOR por todos os beneficios que me tem feito?” (SI 116.12).
2. O temor ao Senhor. Josué conhecia os pontos fortes e fracos do povo que liderava. Sabia do desleixo dos israelitas em guardar toda a Lei do Senhor, pois ainda faltava-lhes mais temor de Deus, que nos faz cumprir os mandamentos divinos. Quem teme e obedece a Deus não erra, porque aborrece o mal (Pv 8.1 3). Nas Escrituras, encontramos várias promessas de bênçãos aos que temem ao Senhor e guardam a sua Palavra (Sl 25.12; Pv 1.7). É através do temor que somos santificados e aperfeiçoados (2 Co 7.1). Deus promete uma vida feliz aos que o temem: “... Eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temerem diante dele” (Ec 8.12).
3. Preceitos essenciais. Josué instruiu aos israelitas sobre o que deveriam evitar para não se afastarem do Senhor: não deveriam associar-se às nações idólatras que estavam ao seu redor, e muito menos servirem aos seus deuses (v.7; Êx 23.1 3). Como nação escolhida, Israel tinha a responsabilidade de fazer com que todos os povos da terra conhecessem ao Todo-Poderoso. Esta sublime missão jamais poderia ser realizada se eles se envolvessem com os povos pagãos. Eles foram chamados para serem santos, ou seja, separados do mundo e dedicados a Deus. Deveriam viver de modo a agradar ao Senhor em todos os sentidos. Assim deve ser o crente. Não devemos apenas obedecer ao Senhor, mas também agradá-Lo em tudo o que fizermos. Só agradaremos a Deus se o amarmos de todo o coração. E quem ama a Deus cumpre prazerosamente toda a sua vontade.
II - EXORTAÇÕES À PERSEVERANÇA
1. Guardar tudo quanto está escrito. “Esforçai-vos, pois, para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da Lei de Moisés...” (v.6). Se os israelitas quisessem continuar recebendo as bênçãos de Deus, deveriam observar e guardar tudo aquilo que Deus lhes revelara acerca da maneira correta de viver. Conforme destacou josué, deveriam ser leais ao Altíssimo (v.8). O contínuo progresso da nação israelita dependia, fundamentalmente, da observância dos mandamentos divinos. Se realmente desejamos progredirem nossa vida cristã, devemos obedecer aos preceitos e mandamentos da Palavra de Deus. Precisamos “andar” nos caminhos do Senhor, a fim de agradar-lhe em todo o nosso agir. Esse “andar”, segundo a Bíblia, denota modo de viver, atitudes, ações, obras, e comportamento em geral (Sl 128.1; Fp 1.27; 1 Jo 2.6).
2. Guardar a alma e amar a Deus. “Portanto, guardai muito a vossa alma, para amardes ao SENHOR, vosso Deus” (v. 11). A alma é a sede das emoções, dos sentimentos. Podemos dizer que é o centro da personalidade humana. Ela representa a nossa vida pessoal, moral e espiritual. Guardar a alma significa protegêla de toda forma de corrupção moral que pode torná-la doente.
Como podemos guardar a nossa alma de modo que permaneça sempre saudável? Não há outra maneira senão através da leitura diária da Palavra de Deus, da oração, e sendo cheio do Espírito Santo (Sl 11 9. 97; Ef 6.18; 1 Pe 1.22). As concupiscências da carne combatem constantemente contra a nossa alma, buscando impedir nossa comunhão com o Senhor (1 Pe 2.1 1). A alma humana é um bem precioso que necessita ser preservado dos pecados que mutilam e destroem a possibilidade de vida eterna com Deus.
Se Israel realmente desejava ter o Senhor como aquEle que peleja por nós, (v. 1 O), deveria manter um relacionamento com Ele a todo custo. Era preciso amá-Lo com todas as forças, isto é, de todo o coração (Mt 22.37). E isso exige esforço espiritual, pessoal, emocional, e, muitas vezes, até físico, voltado para a adoração a Deus.
III - EVITANDO PROBLEMAS FUTUROS
1. A advertência de um líder. “Quando traspassardes o concerto do SENHOR, vosso Deus, que vos tem ordenado, e fordes, e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então, a ira do SENHOR sobre vós se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu” (Js 23.16). Josué advertiu aos israelitas sobre o que lhes aconteceria caso deixassem a lealdade a Deus e mantivessem um relacionamento íntimo com aquelas nações. O Senhor certamente não mais os ajudaria em suas pelejas (v.1 3). As conseqüências seriam drásticas para eles, pois aqueles povos tornar-se-iam em laço, rede e açoites (Nm 33.55).
2. Um instrumento nas mãos de Deus. Josué foi um instrumento utilizado por Deus para orientar o povo a viver e servir somente ao Senhor. Durante seu ministério junto aos israelitas, pôde testemunhar inúmeras e extraordinárias vitórias, pois era fiel ao seu supremo Senhor. Deus requer fidelidade dos seus servos (Lc 16.10; 1 Co 4.2). Portanto, devemos ser-Lhe fiéis porque Ele é fiel e justo em todos seus caminhos (Dt 32.4).
CONCLUSÃO
Josué sabia que seus dias aqui na terra estavam chegando ao fim, por isso exortou o povo à fidelidade a Deus. Os israelitas jamais poderiam se esquecer de que foi o Senhor quem os havia livrado da servidão do Egito. Nós também precisamos reconhecer que foi o Senhor quem nos libertou da servidão do pecado, do jugo de Satanás e da condenação eterna (Ef 1.7; 2.1,2).
Lições Bíblicas, 1º Trimestre, CPAD Rio de Janeiro - 2009.
http://costa-transformando.blogspot.com/search?updated-max=2009-03-20T08%3A21%3A00-03%3A00&max-results=1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails