A bancada do PDT no Senado, formada por cinco parlamentares, decidiu nesta quarta-feira que vai apoiar a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência da Casa. A decisão foi tomada na manhã de hoje durante reunião do comando nacional do partido realizada em Brasília. Durante a discussão, houve várias críticas ao senador José Sarney (PMDB-AP).
A Folha Online apurou que o ministro Carlos Lupi (Trabalho) destacou que, pela história do PDT, o partido se aproxima mais da ideologia e do modo de agir de Tião. Adversário político de Sarney no Maranhão, o governador do Estado, Jackson Lago (PDT), criticou duramente o nome do peemedebista na disputa pelo comando do Senado.
Interlocutores afirmaram que, durante a reunião, Lago disse que se o PDT apoiar Sarney irá trair os princípios da legenda e defendidos pelo ex-governador Leonel Brizola. O presidente em exercício do PDT e líder da bancada na Câmara, Vieira da Cunha (RS), atuou como mediador nos debates e também concordou com Lupi e Lago.
Com isso, o partido fechou questão e determinou que seus cinco senadores apoiem Tião na disputa para o Senado. Com o apoio do PDT, Tião amplia sua base de apoio na campanha pelo Senado para seis legendas --PT, PSB, PRB, PR e PSOL.
A disputa pelo comando da Casa se transformou em um impasse para o governo pois divide os partidos aliados do Palácio do Planalto entre os nomes do petista e do peemedebista.
http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=381007
Nenhum comentário:
Postar um comentário