Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudo II - O PODER E A ALEGRIA DO TESTEMUNHO





"Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles." Atos 4:33 


MAU CONTATO. Herbert Jackson contou a uma classe de missões no seminário que, quando missionário, tinha um carro que só pegava quando era empurrado. 


Quando saía para trabalhar, os estudantes da escola missionária vizinha interrompiam as atividades para dar o empurrão de que ele precisava. Então, enquanto visitava as pessoas em suas casas, sempre deixava o carro numa descida ou funcionando. 


Durante dois anos, ele agiu assim. Quando seu substituto chegou, Jackson informou a respeito do temperamento do carro. Curioso, o novo obreiro olhou debaixo do capô. "Dr. Jackson", ele exclamou, "o único problema com este carro é um cabo solto!" Depois de apertar o fio solto, o obreiro substituto entrou no carro e virou a chave. O veículo pegou sem engasgar. A força estava ali o tempo todo. Só um mau contato impedia Jackson de usá-la. - 


O mesmo se dá com o Espírito Santo. Ele é o poder por trás de cada testemunho que damos. Ao estudar este tema, pergunte continuamente: Estou ligado a Ele? 


Exame de Consciência 


Pelo que estavam orando os discípulos reunidos no cenáculo? Atos 1:14 


Em contraste com os sentimentos durante a última ceia, qual era o espírito dos discípulos? Atos 1:14 


Em Atos 1:14Atos 2:46, a expressão "unânimes" significa "perseveraram numa só mente". Em Atos 2:1, existem importantes evidências para apoiar a tradução "eles estavam todos juntos". Compare o estado de ânimo de agora com o demonstrado na Última Ceia (Luc. 22:24). 


Com o passar dos dias, seria fácil criticar-se mutuamente! Alguns poderiam apontar para os palavrões e maldições de Pedro, outros, para a natureza vacilante de Tomé. Alguns poderiam se lembrar de que os filhos de Zebedeu haviam na realidade pedido os dois principais assentos no reino, e poderiam ter comentado o passado de MariaMadalena. Como o Senhor abençoaria um grupo desses? 


"Como é fácil apontar os faróis para os outros, em vez de projetá-lo contra nós; ao redor, e não para dentro. Gostamos de culpar os outros pela nossa própria falta de poder. Mas o Pentecostes prova que se nosso arrependimento for verdadeiro e profundo, nenhuma bênção nos será retida por causa de nossos pecados passados. Graças aDeus por isto! Vamos unir-nos e achegar-nos a Ele. Então o Espírito virá." – Froom, The Coming of the Comforter, pág. 110. 


"Ao esperarem os discípulos pelo cumprimento da promessa, humilharam o coração em verdadeiro arrependimento e confessaram sua incredulidade." – (Atos dos Apóstolos, pág. 36). 


"Os discípulos oraram com intenso fervor para serem habilitados a se aproximar dos homens e, em seu trato diário, falar palavras que levassem os pecadores a Cristo. Pondo de parte todas as divergências, todo o desejo de supremacia, uniram-se em íntima comunhão cristã." – Pág. 37. 


Condições para o Batismo do Espírito Santo - Atos 1:5, 8, 14 


Apesar de os discípulos terem sido batizados com água, que outro batismo o Senhor lhes prometeu? Atos 1:5, 8


"Cristo prometeu o dom do Espírito Santo a Sua igreja, e a promessa nos pertence tanto quanto pertencia aos primeiros discípulos. Mas, como todas as outras promessas, é dada sob condições. " (O Desejado de Todas as Nações, pág. 672). 


Leia as citações abaixo: 


a. "Muitos há que crêem e professam reclamar a promessa do Senhor; falam acerca de Cristo e acerca do Espírito Santo, e todavia não recebem benefício. Não entregam aalma para ser guiada e regida pelas forças divinas. ... Querem dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom." – Ibidem. 
b. "Não há limites à utilidade daquele que, pondo de parte o próprio eu, abre margem para a operação do Espírito Santo em seu coração, e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus." – (Serviço Cristão, pág. 254). 
c. "O Espírito Santo virá a todos quantos pedem o pão da vida para dar aos semelhantes." – Ibidem, pág. 252. 
d. "Cumpre-nos, ... mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração." (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 121). 


Que outra condição existe para recebermos o Espírito Santo? Atos 5:32. Você tem certeza de que todas essas condições estão presentes em sua vida? 


Cheios do Espírito -Atos 6:1-5Atos 7:54-56Atos 11:22-24 


O que Pedro e os discípulos puderam fazer quando ficaram cheios do Espírito Santo? Atos 4:23 e 31 


Não há dúvida de que Pedro estava cheio do Espírito Santo quando pregou no Pentecostes. Esse foi um cumprimento da promessa de Deus, dada em Mateus 10:19, 20: "Não se preocupem quanto ao que dizer... Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês." 


Efésios 5:18 ordena que todos os cristãos "deixem-se encher pelo Espírito". Estar "cheios do Espírito Santo" é uma capacitação especial do Espírito Santo acima do comum. Pela falta dessa capacitação especial, o testemunho e a vida espiritual das pessoas são frágeis. 


"Manhã após manhã, ao se ajoelharem os arautos do evangelho perante o Senhor, renovando-Lhe seus votos de consagração, Ele lhes concederá a presença de Seu Espírito, com Seu poder vivificante e santificador." – Atos dos Apóstolos, pág. 56. 


O que Deus prometeu à igreja, de acordo com Joel 2:23 e 28-32? Leia também Atos 2:14-21


Para compreender corretamente a maneira como Pedro usou a profecia de Joel, devemos ter em mente três pontos a esse respeito: 


O Espírito Santo ajuda a todos os que O recebem a compreender e comunicar a vontade de Deus (Joel 2:28). 


O Espírito Santo é concedido a todos os que O desejam honestamente, independentemente de idade, sexo ou classe social (versos 28 e 29). 


salvação está à disposição daqueles que chamarem "o nome do Senhor" (v. 32). 


Encontre em Atos 2 os versos que revelam como cada um desses pontos se manifestou no Pentecostes. 


"Quando o Espírito Santo veio sobre a igreja, a boca dos homens foi aberta para proclamar a palavra do Senhor. E o dom dessa proclamação profética caiu sobre velhos e jovens, ricos e pobres, homens e mulheres. Esse evento acompanhou o início de uma nova era, o dia do reino do Messias, pondo um fim sobre as eras antigas e apontando para a culminação da obra de Deus na História, quando Cristo venceria todos os Seus inimigos." – The Interpreter"s Bible, vol. 6, pág. 753. 


"O derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi a chuva temporã; porém a chuva serôdia será mais copiosa. O Espírito aguarda nosso pedido e recepção. Cristo deve ser revelado novamente em Sua plenitude pelo poder do Espírito Santo." – (Parábolas de Jesus, pág. 121). 


O poder do Espírito Santo sempre se manifesta em ação, e com o poder que Ele traz milhares de vozes proclamarão a advertência final das mensagens dos três anjos deApocalipse 14:6-10


Quando "tivermos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que seja ser cooperador de Deus"; quando "a maior parte dos membros da igreja... forem cooperadores de Deus"; quando "tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito." – Serviço Cristão, pág. 253. 


Você está consagrado sem reservas ao serviço de Cristo? Se não, por quê? 


Jejum Jejum é um ato intencional de abster-se de alimentos para propósitos religiosos. Geralmente, é acompanhado de estudo da Bíblia, oração, devoção e meditação. "O princípio por trás do jejum é que, quando praticado apropriadamente, ele contribui para a boa saúde, e, portanto, aumenta a sensibilidade espiritual." 


A digestão de alimentos desvia a energia do cérebro para o estômago. Jejuar, portanto, pode contribuir com o Espírito Santo para ajudar nossa mente a compreender as verdades espirituais. Pode ser um auxílio importante na oração intercessória pela igreja, por outras pessoas ou por si mesmo. 


O jejum não é necessário para se receber o poder de Deus, mas este é um importante exercício espiritual que Deus honra. Jejuar com um coração puro e pelos motivos corretos pode abrir portas que outras chaves não foram capazes de fazê-lo (Mat. 17:21). 


"Para certas ocasiões, o jejum e oração são recomendáveis e apropriados. Na mão de Deus são o meio de purificar o coração e promover uma disposição de espírito receptiva. Obtemos resposta às nossas orações porque humilhamos nossa alma perante Deus." (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, págs. 187 e 188). 


Cristo praticou a disciplina do jejum e predisse que Seus seguidores fariam o mesmo (ver Mat. 9:15Atos 17:21). Mas o jejum não é um mandamento. 


Em que circunstâncias os primeiros cristãos jejuaram? Atos 9:7,8,9,18,19 Atos 13:1-3 Atos 14:21-23 


Se, por motivos de saúde, não for sábio abster-se totalmente do alimento, você poderia pensar em "jejuar" de algo mais, como passar tempo vendo televisão ou surfando na Internet. 


"Apenas os que estão a receber constantemente novos suprimentos de graça terão o poder proporcional a sua necessidade diária e sua capacidade de usar esse poder. Em vez de aguardar um tempo futuro, em que, mediante uma concessão especial de poder espiritual recebam uma habilitação miraculosa para conquistar almas, rendem-se diariamente a Deus, para que os torne vasos próprios para o Seu uso. ... Diariamente testificam em favor do Mestre, onde quer que estejam, seja em alguma humilde esfera de atividade no lar, ou em algum setor de utilidade pública." – Atos dos Apóstolos, pág. 55.



Postado Por Dc. Alair Alcântara


Liberdade

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails