
Fé e Amor- Efés. 1:15-16
A ação de graças cristã vai além de mera gratidão. A ação de graças deve levar a uma vida que reflita e partilhe as bênçãos de Deus. Com os efésios, parecia que esse era o caso. Eles eram cristãos que viviam o que pregavam. Realmente, na prisão, Paulo ouviu a respeito da sua fé no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos. Para eles, o cristianismo era mais do que um sistema de crenças; era o chamado para uma vida transformada e um relacionamento vivo e dinâmico. Se a fé leva à crença, a crença deve levar à ação (Tia. 2:20 e 26).
A fé dos efésios era viva. Mas fé é mais do que crença, mais do que mero consentimento intelectual. Fé também é a qualidade espiritual de ser fiel, e a igreja de Éfeso era fiel e leal a Cristo e aos Seus reclamos.
Amor, fé e esperança são as graças básicas que marcam a vida cristã (1 Cor. 13:13).
A Sabedoria e o Conhecimento de Deus- (Efés. 1:17-23)
Freqüentemente somos tentados a fazer petições ingênuas, concentrando-nos em necessidades materiais e orientadas para nós mesmos. O aspecto mais nobre da petição é a intercessão, apelando em favor de outras pessoas. Paulo orou para que Deus desse aos efésios espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle.
Um conhecimento intelectual é suficiente para se obter sabedoria? (Sal. 111:10; Prov. 2:2; Col. 4:5; Tiago 3:13).
A filosofia pode dizer “Conhece-te a ti mesmo”. A psicologia pode afirmar que na compreensão própria e no seu potencial, pode-se encontrar o significado da vida. Mas não existe conhecimento maior do que o conhecimento de Deus, e o maior conhecimento que podemos ter sobre Deus é o conhecimento que Ele próprio no revela.
Como Deus se revela a nós? (Sal. 19:1; João 5:39; João 14:9-10; Heb. 1:1-3).
Esperança e herança- (Efés. 1:18)
Além de sabedoria e conhecimento, Paulo orou para que a igreja de Éfeso compreendesse plenamente a “esperança do seu chamamento” e a “riqueza da glória da Sua herança”. Os crentes são chamados para a vida eterna (1 Tim. 6:12). O chamado os torna livres e os habilita a servir uns aos outros em amor (Gal. 5:13). O chamado assegura comunhão harmoniosa, não fazendo caso de raça e classe social. Esse chamado não se destina para a impureza, e sim para a santificação (1 Tes. 4:7).
Esta é a grandeza do chamado de Deus. Ele cobre o passado (perdão), abraça o presente (vida de comunhão e paz) e aguarda no futuro a “bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo (Tito 2:13).
Á esperança, Paulo acrescenta “a riqueza da glória da Sua herança”. A herança pode ser entendida de duas maneiras.
Primeiramente, os crentes são a herança de Deus (Rom. 8:17). Depois, a herança é o que os santos recebem de Deus como Seus herdeiros. O último sugere que a herança é tanto um privilégio presente, no sentido de que temos a alegria da salvação agora como recompensa futura, garantida e selada pelo Espírito Santo (Efés. 1:13-14).
A eficácia da força do Seu Poder- (Efés. 1:19-21)
A oração de Paulo se demorou na necessidade de sabedoria, conhecimento, e na compreensão do chamado e da herança de Deus.
A Igreja, o corpo de Cristo
Como Paulo declarou a majestade e a glória da vitória final de Cristo sobre Satanás e Sua relação íntima com a igreja? (Efés. 1:20-23).
O quarto pedido na oração de Paulo é uma mistura primorosa de louvor e súplica. Louvor por causa da ressurreição e da exaltação de Cristo. Súplica para que os crentes saibam que a vitória de Cristo sobre a morte e Sua exaltação teve dois efeitos de significado cósmico. Primeiro, Deus pôs Cristo “acima de todo principado”. Aqui está o sinal ao Universo de que na grande batalha cósmica entre Cristo e Satanás, Cristo obteve a vitória final, e agora todas as coisas estão colocadas debaixo dEle. Ele é o Senhor reconhecido de todos (Filipenses 2:9-11).
Segundo, Deus fez de Cristo “o cabeça sobre todas as coisas, O deu à igreja, a qual é o Seu corpo”. (Efés. 1:22-23)
A metáfora do corpo enfatiza a unidade essencial da igreja com e em Cristo. A própria existência da igreja depende da obra de salvação de Cristo. Seu fundamento e seu destino final na Nova Terra estão firmados nEle. A não ser por Cristo, não existe igreja. Como cabeça, a fonte e o centro da autoridade e da missão da igreja é Cristo.
Embora Deus, no sentido mais exato, não precise de nossas orações e do nosso louvor, precisamos orar a Ele e louva-Lo. Todas as bênçãos que recebemos em nossa vida individual e coletiva originam-se dEle, e a oração ajuda a atrair a nossa atenção para esse fato. A oração também nos habilita a ser companheiros de Deus em Sua obra contínua pelo mundo.
Reproduzido Por: Alair Alcântara
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