Pesquisa personalizada

sábado, 22 de agosto de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Esta foto é do último dia (22 de Junho 2009) da festa dos 98 anos da Assembleia de Deus Belém PA no Templo sede da Igreja Mãe das Assembleias de Deus, no Brasil e no mundo.

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.

À Missão Nacional, Internacional e Igrejas.

Lição 08

23 de Agosto de 2009

TEMA - A NOSSA ETERNA SALVAÇAO

TEXTO ÁUREO – “Porque Deus amou mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

VERDADE PRÁTICA - Somente o imensurável amor do Altíssimo poderia elevar o pecador convertido à condição de santo, justo e filho de Deus.

HINOS SUGERIDOS: 104, 156, 201.

LEITURA BÍBLICA - 1 João 3.1-5; Romanos 8.14-17

1 João :3

1 - Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, 0 mundo não nos conhece; porque não conhece a ele.

2 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não e manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como e 0 veremos.

3 - E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele e puro.

4 - Qualquer que comete o pecado também comete iniqüidade; porque o pecado e iniqüidade.

5 - E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.

Romanos 8

14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17 - E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

INTRODUÇÃO

A salvação e o resultado do grandioso propósito da Santíssima Trindade de resgatar a humanidade perdida. Deus, Pai, arquitetou a salvação; o Filho a consumou quando veio ao mundo, morreu, ressuscitou, retornou aos céus; e o Espírito Santo a aplica no pecador contrito que, pela fé, aceita a obra redentora de Jesus efetuada no Calvário. A salvação não é primeiramente a pratica de uma religião, mas um relacionamento real e vital com o Senhor Jesus Cristo Jo 15.1-8).

I. DEUS O PROVEDOR DA SALVAÇÃO

O apostolo João, com muita certeza e entusiasmo, destacou o grande amor de Deus por nós ao nos tornar seus filhos, e, assim, participantes de uma tão grande salvação (3.1; Hb 2.3). Deus não somente concedeu-nos o perdão dos nos pecados, mas manifestou seu amor graciosamente; enchendo-nos a alma de paz, convicção e consolo. Por sua imensa compaixão, substituiu nossa miséria, vazio e incertezas por júbilo, amor e esperança (Ef 1.3-6; 1 Pe 1.18-20).

1. A salvação na eternidade passada. No Éden, quando o primeiro casal pecou, imediatamente escondeu-se de Deus, pois o pecado afasta o homem de seu Criador (Gn 3.8b). Todavia, Deus, por seu amor indizível, busca o pecador a fim de restaurá-lo e livrá-lo da servidão do pecado (Gn 3.8,9,21).

Lá no Éden, 0 Senhor proferiu uma sentença acerca da serpente dizendo que sua cabeça seria esmagada. Esta foi a primeira promessa de redenção da humanidade (Gn 3.15). A Bíblia nos garante que na eternidade Deus em Cristo nos abençoou com todas as bênçãos espirituais e elegeu-nos, predestinando-nos para filhos de adoção (Ef 1.3-5). Assim, pela providencia de Deus, hoje somos seus filhos, salvos e herdeiros da coroa da vida (Ap 2.10; 2Tm 4.7,8). Esse poder de filiação e tão expressivo que nos tira da dimensão terrena para a celestial Jo 1.12,13; Cl 3.1-3).

2. A salvação hoje. a apostolo João, em sua primeira epistola, usa a expressão "filhos de Deus" para identificar os crentes como criancinhas, nascidas de novo (1 Jo 2.1,12,28). A referida expressão está relacionada à comunhão e a convivência da criança com seus pais. Através da regeneração, Deus colocou em nós uma nova natureza Jo 3.5,6), sem a qual não teríamos nos tornado novas criaturas (2 Co 5.17). Essa nova natureza, oriunda de Deus, habilita-nos a um novo estilo de vida, que nos conduz à boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Esta divina natureza e completamente estranha aos que não conhecem a Cristo. É por isso que o mundo nos aborrece (l Co 2.15,16; 1 Pe 4.3,4).

O fato é que estamos de passagem neste mundo. Aqui, somos estrangeiros e forasteiros (Hb 11.13; 2 Pe 2.1 1). Quando Cristo voltar, estaremos para sempre com Ele Jr 31.3; Rm 5.8).

II. JESUS O AUTOR DA SALVAÇÃO (Hb 5.9)

Ao falarmos da missão salvífica de Jesus, devemos relacionar seu nascimento, porque, sem o seu sacrifício, como propiciação pelos nossos pecados, jamais teríamos o poder de sermos feitos filhos de Deus (1 Jo 2.2; 1 Pe 2.24).

Em decorrência do pecado, a humanidade ficou sob o domínio de Satanás. So Cristo poderia mudar essa situação, e de fato o fez: resgatou-nos das garras do Diabo, pagando um alto preço por nossa redenção (1 Pe 3.18). "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (l Pe 1.18, 19). Cristo nos resgatou com seu precioso sangue: "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9.22; Mc 10.45; 1 Co 6.20; 1Tm 2.6).

1. Resgatados da prisão do pecado. Uma vez resgatado por Jesus, o crente precisa crescer e desenvolver-se na vida cristã. A Bíblia afirma que "se alguém esta em Cristo, nova criatura é” (2 Co 5.17). Portanto, não existe meio termo. ou a pessoa está em Cristo ou está sem Cristo. Está salva ou perdida. Permanecer salvo, do lado humano, depende da nossa disposição de seguir a Cristo até o fim (Hb 3.14; 1 Co 1.8; Mt 10.27). A salvação não é somente um ato, mas também um processo que requer exercício e vigilância (1 Co 10.12). É a nossa união com Cristo que nos mantém salvos Jo 15.4,10). E essa união não consiste numa simples relação afetiva com Jesus, mas numa inserção integral no Ser divino Jo 15.5).

2. O Espírito Santo é o mantenedor da salvação. É o Espírito Santo que aplica a salvação a nossa vida. Ele é o guardião que ajuda o crente a alcançar a estatura completa de Cristo (Ef 4.1 3; 2 Co 3.18; 2 Tm 4.18).

a) O Espírito Santo convence. Ele convence plenamente o homem das realidades espirituais do Evangelho, especialmente no que diz respeito ao pecado, a justiça e ao juízo divino Jo 16.8-11). Ele registra nitidamente essas verdades na mente do homem fazendo-o entendê-las e reconhecer que elas são vitais para a sua vida aqui e no além. É o Espírito de Deus que faz o crente entender a Palavra lida e ouvida, para que ele cresça e se fortaleça (2 Tm 3.16,17).

b) O Espírito Santo habita no crente. Ele habita permanentemente na pessoa que, arrependida dos seus pecados, pela Fé aceitou a Cristo e nasceu de novo Jo 14.16,1 7; 1 Pe 1.23). É a presença do Espírito Santo atuando em nós que nos da a certeza de que pertencemos a Deus (l Jo 4.13; 3.24; 1 Co 3.16).

c) O Espírito Consolador. É o Espírito Santo que confirma no íntimo do crente que, em Cristo, somos filhos de Deus, dando segurança espiritual aos nascidos de novo (Rm 8.15,16).

d) O Espírito Santo promove crescimento e fortalecimento espiritual. Ele produz em nós o seu fruto (GI 5.22,23). A Bíblia, na Epistola aos Romanos, trata das bênçãos do Espírito na vida do crente fiel (Rm 8.4-13). É impossível ao crente viver a vida que agrada a Deus sem o auxilio do Espírito Santo. A recíproca é verdadeira: se somos filhos de Deus pela conversão, e o seu Espírito habita em nós, devemos viver em santidade e justiça (Lc 1.75). A santificação é um processo iniciado e levado a efeito pelo Espírito Santo durante toda a nossa vida. (2 Co 7.1; 6.1-3).

CONCLUSÃO

Vemos nesta lição a Trindade empenhada na salvação do homem, unida em prol do relacionamento Intimo do homem com Deus. A responsabilidade do homem é aceitar, sem restrições, o amor de Deus e o sacrifício vicário de Cristo, permitindo, incondicionalmente, que o Espírito trabalhe em sua vida.

Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”, Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA, 3º Trimestre, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ - 2009.






http://costa-transformando.blogspot.com/

Um comentário:

OLIVEIRA SANTOS disse...

OI PASTOU EU NUNCA TINHA ENTRADO NESTE SAIT MAIS HOJE PELA MANHA DO DIA 22/08/2009 AS 9:55 HOS.ENTRAI E GOSTEI MUITO PORQUE TEM MUITA COISA BOA E EU ESTOU APRENDENDO MUITO COM TODO ESSE MATEIAL INSTRUTIVO DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL. EU SOU DE SÃO PAULO COMGREGO NA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO DO BELEM SETOR 51 PARADA DE TAIPAS, COM O PASTOU RUBENS PINHA, O MEU NOME E ANTONIO DE OLIVEIRA SANTOS.ORE POR NOS. PARABENS PELO O TRABALHO DEIXO UMA MENSAGEN BIBLICA, MATEUS 5:46,47 POIS,SE AMARDES OS QUE VOS AMAM.QUE GALRADÃO TEREIS? NÃO FAZEM OS PUBLICANOS O MESMO?
47 E,SE SAUDARDES UNICAMENTE OS VOSSOS IRMÃOS, QUE FAZEIS DE MAIS?
NÃO FAZEM OS PUBLICANOS TAMBEM ASSIM?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails