Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cerca de 70 mortos em atentado no Iraque

Soldado americano patrulha Sadr City

A explosão de uma bomba, esta terça-feira, num mercado em Sadr City, na zona leste de Bagdade, provocou a morte a cerca de 70 pessoas.

Além das vítimas mortais o atentado deixou mais de 130 pessoas feridas, no que já é considerado um dos Maios violentos ataques terroristas de 2009 no país.

De acordo com as autoridades iraquianas, a bomba estava escondida numa motorizada que carregava vegetais e terá rebentado por volta das 19h30 locais (16h30, hora de Lisboa).

A zona de Sadr City é maioritariamente habitada por muçulmanos xiitas e o ataque parece ser o mais recente da já longa história de violência sectária no Iraque.

A rivalidade entre muçulmanos sunitas e xiitas tem vindo a ganhar cada vez maior intensidade há medida que se aproxima a data de retirada das tropas americanas do Iraque.

O atentado desta terça-feira, por exemplo, surge a menos de uma semana da data indicada para a retirada do Exército americano das zonas urbanas do país.

De acordo com o plano da Casa Branca, as operações de combate no Iraque deverão estar terminadas no final de Setembro de 2010 e nenhum soldado norte-americano continuará no país depois do final de 2011.








http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=168398

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails