Pesquisa personalizada

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Estudo II - PROMETIDO O MESSIAS - Parte 1




Quando chegou o tempo para a vinda do Messias, as profecias de Isaías confirmaram que Jesus era o cumprimento das esperanças do pecador.
Desde a promessa de Deus a Adão e Eva, a humanidade tem aguardado a vinda do Salvador (Gen.3:15). Essa profecia apontava para Alguém que viria quebrar o poder de Satanás.
Quando Isaías escreveu as palavras de Isa.9:1-7, os exércitos da Assíria estavam dominando os territórios de Zebulom e Nafatali, duas das tribos do Norte. Era um tempo de completas trevas e aflições. Antes da primeira vinda de Cristo, as trevas espirituais cobriam a Terra. As pessoas necessitavam desesperadamente da mensagem messiânica de luz e esperança. A profecia de Isaías a respeito do nascimento de Cristo trouxe a segurança de que Deus iria reverter as dificudades de Seu povo.
Leia sobre os benefícios que o Messias traria a Seu povo (Isa.9:2-5).
Nenhum de nós teve preexistência. Jesus era diferente. Imagine as reações dos teólogos de Jerusalém, quando Ele afirmou: “Antes que Abraão existisse, Eu sou” (João 8:58). Preexistência não é o mesmo que a teoria da reencarnação, na qual muitas pessoas acreditam hoje. Jesus afirmou ter vivido, desde a eternidade antes de tomar a forma humana.
Isaías declara que antes que a glória do Senhor (Isa.40:5) seja revelada, um trabalho de preparo teria que ser feito. A “voz que clama no deserto” (Isa.40:3) teria que vir antes do Messias.
Os evangelistas identificam essa “voz”do deserto como sendo João Batista (Mat.3:3; Mar.1:2-4; Luc.3:4-6; João 1:23).
Deus nunca deixa Seu povo sem uma mensagem de preparo para a Sua vinda. Da mesma forma como chamou João Batista para preparar o povo para a primeira vinda de Jesus, também nos chama para preparar o mundo para a segunda vinda de Jesus.
No Antigo Testamento, há duas linhas de profecias messiânicas. Uma, enfatiza o Messias poderoso e conquistador, que livraria Israel dos inimigos. A outra linha, descreve o Servo Sofredor e o Pastor, que cuidaria de Seu povo.
A maior parte das pessoas que viviam na época de Jesus se fixava na primeira linha profética, uma vez que tais pessoas estavam vivendo sob dominação estrangeira por mais de 500 anos, e ansiavam pela libertação política.
O que sairia do “tronco de Jessé”? (Isa.11:1). Leia os textos para entender que esse “Renovo”é Jesus (Jer.23:5 e 6; Apoc.5:5; 22:16; Atos 13:22 e 23).
Um aspecto importante na missão de Jesus é Sua compaixão e amabilidade para com os vencidos e manchados pelo pecado.
Quão gratos devemos ser a Deus que não deixou Seu povo sem uma mensagem de esperança no futuro. As profecias sobre o Messias, no livro de Isaías, apontavam com esperança para o vindouro Salvador. O cumprimento dessas profecias na vida de Jesus dá-nos a certeza de que as profecias relacionadas com o segundo advento também se cumprirão. 


Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara




Liberdade






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails