Pesquisa personalizada

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Reforma da Reforma

Pasaados 492 anos da reforma, não seria precipitado afirmar que, em muitos aspectos, precisamos de uma Reforma da Reforma, como filhos e herdeiros da mesma. Basta olhar a situação de não poucas igrejas, hoje, pois não estamos muito longe da decadência moral que pode preceder uma Reforma.

Algo precisa de reforma quando se deteriorou, ou tomou curso errado, ou se deformou. Assim, reformar é formar de novo, reconstruir, corrigir, retificar, restaurar. Reformar é fazer um "movimento para trás" é levar algo à sua situação original.

Não vendemos Indulgências, mas poliferam ensinamentos que enganam os crentes com a promessa da salvação em troca de dinheiro e bens materiais.

Não temos santos e imagens, mas muitos tratam a Bíblia (ou partes dela) como "amuleto". Não temos catecismo, mas alguns usam a cartilha de "usos e costumes". Não temos missa, só cultos liturgicamente engessados. Não temos paramentos sacerdotais, mas temos paletó e gravata.

Não temos reza, mas temos orações repetitivas. Não pagamos promessa nem temos penitência, mas abusamos de votos e jejum, que mas parecem engenhosas maneiras de barganhar com Deus. precisamos voltar às Escrituras Sagradas como a nossa regra de fé e prática. precisamos voltar aos principios evangélicos de simplicidade e pureza, indicando que somos santificados pela presença do Espirito Santo, não pela observância de formalidades e cerimônias externas.
precisamos, igualmente, da multiforme graça de Deus.

paulo ensinou: "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente" (Rm 12.2). Assim, tudo que se conforma e não se transforma precisa urgentemente de uma Reforma.

Com amor e oração,




Produzido por: CD-Alair Alcantara dos santos





Liberdade




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails