Usina afirma que vai colaborar na apuração das causas do apagão desta madrugada
O Brasil recebe agora 9.800 megawatts de energia produzida por Itaipu.
- Neste momento, 18 unidades geradoras produzem energia para o Brasil e o Paraguai.
O presidente da Itaipu, Jorge Samek, disse nesta manhã, em entrevista ao programa São Paulo no Ar, que ainda não se sabe a causa do apagão na noite da última terça-feira, mas que a energia produzida pela hidrelétrica foi rejeitada pelas redes de transmissão e que Itaipu funcionava normalmente quando ocorreu o apagão.
O fornecimento de energia já voltou ao normal em boa parte do país. O apagão generalizado começou pouco depois das 22h e afetou os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco e mais o Distrito Federal.
Por volta das 23h30, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o apagão foi de 14 mil megawatts e que o problema começou com a falha em uma linha de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu.
Em nota, a empresa informou que o sistema de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste do país, também foi afetado. O fenômeno é chamado de efeito dominó pela usina.
Até o início da manhã desta quarta-feira, Furnas ainda não havia se manifestado sobre o apagão.
Este foi o terceiro blecaute em dez anos sofrido pelo Brasil. O primeiro grande apagão brasileiro aconteceu em 17 de setembro de 1985, quando nove Estados ficaram sem luz por cerca de três horas. Mas o termo apagão ficou “conhecido” mesmo no país em 1999, quando dez Estados e o Distrito Federal ficaram cerca de quatro horas no escuro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir na manhã desta quarta-feira (11) com o ministro de Minas e Energia para discutir as causas do apagão.
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/itaipu-diz-que-opera-normalmente-desde-as-6h-20091111.html
Reproduzido por: Liberdade
Nenhum comentário:
Postar um comentário