Pesquisa personalizada

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Número de mortos por terremoto na Indonésia sobe a 23

Um forte terremoto de magnitude 7 na escala de momento sacudiu a ilha indonésia de Java nesta quarta-feira (2), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Pelo menos 23 pessoas morreram, segundo Priyadi Kardono, funcionário da agência local de gestão de catástrofes. Balanço anterior dava conta de 15 mortes. Há vários feridos, e ao menos 5 mil pessoas estão desabrigadas.

AFP
AFP
Moradores de Sukabumi, na ilha indonésia de Java, observam danos provocados pelo terremoto desta quarta-feira (2).



O tremor ocorreu às 7h55 GMT (4h55 de Brasília), na costa de Java, principal ilha do arquipélago. Danos materiais foram registrados na capital indonésia, Jacarta, e em outras cidades e vilas próximas ao epicentro.
A ilha turística de Bali, a 700 km a leste do epicentro, também sentiu o abalo.

O USGS chegou a emitir um alerta de tsunami na região, mas ele foi retirado cerca de meia hora depois. Inicialmente, o centro havia medido a magnitude do tremor em 7,4, mas depois revisou para 7.

A agência geofísica da Indonésia confirmou o terremoto com uma pequena variação de intensidade: 7,3 graus na escala Richter.

O ministro da Saúde disse que equipes de emergência estavam sendo mandadas para a região próxima ao epicentro. Muitas casas da vila de Margamukti foram destruídas, segundo o morador Edi Sapuan, e há muitos feridos. "Nós deixamos as casas logo ao sentir o tremor", disse ele. "Cinco minutos depois, tudo ruiu."

Moradores de Jacarta relataram que prédios tremeram. As ruas ficaram cheias de pessoas que desceram de prédios de apartamentos e escritórios.

Uma testemunha em Tasikamalay disse que a sede da prefeitura desabou, e que uma mesquita ficou muito danificada. Foram registrados danos também em prédios de Bandung.

As principais empresas dos setores elétricos, de gás e petróleo, siderurgia e mineração da ilha de Java disseram não ter tido suas atividades significativamente afetadas.

Atualizado às 12h14.








http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=brasil_mundo&cod=6007

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails