Pesquisa personalizada

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Piratas capturam mais barcos


15h28m

foto DIETMAR HASENPUSCH/AFP
Piratas capturam mais barcos
No sábado, piratas somalis capturaram este navio alemão de 20 mil toneladas

Um cargueiro britânico a operar sob bandeira do Panamá e um barco de pesca do Taiwan foram capturados por piratas da Somália no Oceano Índico.

Fontes diplomáticas adiantaram que o barco de pesca de Taiwan 'MV Win Far 161' foi capturado próximo das Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, não havendo ainda informações sobre o local onde o cargueiro britânico Malaspina Castle foi tomado de assalto.

Segundo as mesmas fontes, que falavam sob anonimato, ainda não existe qualquer informação sobre o número ou nacionalidade dos tripulantes a bordo destes embaracações.

A estes dois ataques de pirataria juntam-se um outro contra um iate de pavilhão francês com quatro tripulantes a bordo, no sábado ao largo de Ras Hafun, no nordeste da Somália, anunciou hoje a Ecoterra International, uma organização não-governamental de vigilância marítima, baseada no Quénia.

Também no sábado piratas somalis capturaram um navio alemão de 20 mil toneladas a cerca de 400 milhas da costa da Somália, entre o Quénia e as Ilhas Seychelles, indicou Andrew Mwangura, responsável por um programa de assistência aos marinheiros no leste africano.

A mesma fonte estima que serão 24 o número de tripulantes a bordo do navio alemão.

Os ataques contra navios ao largo da Somália e no Golfo de Aden, uma das rotas marítimas mais frequentadas do mundo, diminuiu recentemente devido ao aumento das patrulhas navais efectuadas por navios sob comando da NATO.

Os piratas da Somália - que saem da costa samalí em pequenas embarcações, tomando de assalto os navios que passam ao largo - já atacaram mais de 130 navios mercantes ao largo do país no ano passado, um aumento de mais 200 por cento em relação à 2007.

Perante o aumento dos ataques, a NATO deslocou para a região do Corno de África cinco navios de guerra, pertencentes a Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e Estados Unidos para reduzir ou mesmo acabar com os actos de pirateria contra navios internacionais.




http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1193203



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails