Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de março de 2009

Vendas de GM, Ford e Toyota desabam nos Estados Unidos em fevereiro

SÃO PAULO - As principais montadoras que atuam no mercado norte-americano apresentaram ontem fortes reduções em suas vendas no mês de fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A General Motors (GM) foi a que apresentou o pior desempenho. A empresa anunciou uma queda de 52,9% das vendas no país em fevereiro, com 127.296 unidades ante 270.423 em fevereiro do ano passado. A venda de caminhonetes sofreu mais, com perda de 55%, enquanto a de veículos leves recuou 50%. A Ford, por sua vez, vendeu 96.044 unidades no mês passado, contra 192.248 no mesmo mês em 2008. A queda foi de 48%. A Chrysler não havia divulgado seu volume de vendas nos Estados Unidos até o fechamento desta edição.

A montadora japonesa Toyota teve um resultado menos pior. As vendas da empresa nos EUA recuaram 39,8% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 109.583 unidades. Em fevereiro de 2008 foram vendidas 182.169 unidades. Segundo a empresa, as vendas de carros caíram 36,3%, para 64.956 unidades. Já as vendas de caminhões leves tiveram queda de 44,4%, para 44,627.

O setor automobilístico se tornou um dos mais afetados por uma crise que começou no setor financeiro e acabou por jogar a economia dos EUA em recessão. O Wall Street Journal informou recentemente que conselheiros independentes do Departamento do Tesouro começam a estudar a possibilidade de que as montadoras americanas GM e Chrysler tenham de ser protegidas sob o Chapter 11, o capítulo da legislação norte-americana que regulamenta as falências e concordatas.

Volks

Detlef Wittig, chefe de vendas globais e marketing da Volkswagen AG, disse ontem que as vendas na indústria global de automóveis caíram 24% no mês passado, mas a montadora alemã conseguiu ganhar participação de mercado graças ao declínio menor do que a indústria como um todo, segundo notícia do Wall Street Journal. Durante entrevista no Auto Show de Genebra, Wittig afirmou que as vendas globais da Volkswagen caíram 12% em fevereiro. Ele citou o portfólio renovado de produtos como o motivo para ter conquistado fatia de mercado no mundo. Wittig informou que a Volkswagen vê queda no mercado global como um todo para entre 46 milhões e 49 milhões de veículos em 2009. Ele acredita que demorará até cinco anos para o mercado se recuperar para os níveis de 2007, com vendas de 60 milhões.




http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=7&id_noticia=276199&editoria=

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails